Chefs on Fire
Arlei Lima
Arlei Lima

O melhor da agenda na gastronomia

Jantares irrepetíveis, festivais, mercados de vinhos, showcookings e conversas essenciais.

Cláudia Lima Carvalho
Publicidade

Somos adeptos de boas mesas, mas somos sobretudo a favor de bons encontros, fartos e bem regados. As novidades gastronómicas multiplicam-se e, para que não perca pitada, organizamos-lhe a agenda. Foodies, gastrónomos, chefs, restaurateurs e todos aqueles a quem a gastronomia interessa: eis os eventos a não perder. Festivais de talento, mercados de vinhos, debates de ideias, jantares a várias mãos, festas que celebram a diversidade de sabores e prémios para o que de melhor se faz por cá. É o maravilhoso mundo da gastronomia portuguesa em eventos a acontecer nas próximas semanas.

Recomendado: Os 124 melhores restaurantes em Lisboa

O melhor da agenda na gastronomia

O evento-mãe é em Cascais, onde nasceu, mas há muito que o Chefs on Fire leva a cozinha de fogo a outras paragens. Depois de se estrear em Vilamoura, no Algarve, em Junho, o festival gastronómico de Gonçalo Castel-Branco chega a Aveiro, para uma terceira edição em formato pop-up no Parque Infante D. Pedro. Durante três dias, chefs como Ricardo Costa, do The Yeatman (Porto), Francisco Nogueira, do Tricky's (Lisboa) ou Tiago Bonito, do Palacete Severo (Porto) cozinha pratos de peixe, carne, vegetarianos e sobremesas à volta da fogueira e ao som da música de João Borsh e Iolanda. 

Jantares especiais a sul

Já não faltavam boas razões para rumar a sul para conhecer o novo Viceroy at Ombria Algarve, em Loulé, mas até Novembro há ainda quatro jantares únicos com chefs convidados que prometem deixar-nos de água na boca. O tiro de partida foi dado com Vasco Coelho Santos, chef do Euskalduna, uma estrela Michelin no Porto. Seguem-se Henrique Sá Pessoa, do Alma (duas estrelas Michelin), nos dias 11 e 12 de Julho, Alexandre Silva, do Loco (uma estrela Michelin), a 12 e 13 de Setembro, e Louise Bourrat, luso-francesa Boubou’s a 7 e 8 de Novembro. A curadoria é de Nelson Marques e o desafio é que o chef da casa, Pedro Pinto, apresente cinco pratos que celebrem a gastronomia algarvia e os convidados assinam outras cinco criações. Os jantares são limitados a 25 pessoas por noite e têm o preço de 225€ (com harmonização vínica).

+ Roteiro pelos restaurantes com estrela Michelin em Portugal

Lisboa à mesa

Lisboa nunca teve a vida gastronómica que tem actualmente, mas ainda assim quando se trata de comer fora de horas as escolhas reduzem-se radicalmente. Não há assim tantos restaurantes abertos até tarde em Lisboa e é normal. Felizmente, ainda há uns quantos onde é possível reservar mesa depois das 22.00, hora em que começam habitualmente as negas. O Galeto, no Saldanha, é um clássico que dispensa apresentações (e onde tantas vezes se encontram aqueles que trabalham na restauração a comer quando os seus sítios já fecharam), mas há mais nesta lista de restaurantes abertos até tarde em Lisboa, de cozinha de autor a pizzas e hambúrgueres.

Publicidade
Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade