Teatro em Setembro: 12 peças a não perder

Setembro é tempo de regresso e o teatro não se faz rogado neste início de temporada apresentando peças para todos os gostos
Timão de Atenas
@Jose Caldeira Timão de Atenas de Nuno Cardoso
Por Rui Monteiro |
Publicidade

Shakespeare não falta à chamada, assim como não faltam Beckett, Strindberg, Claudio Tolcachir, Duncan Macmillan, Nuno Cardoso e a misteriosa Odete, entre outros. Autores de categoria, uns mais, outros menos reconhecidos, postos em cena por encenadores e intérpretes, na maior parte dos casos com provas dadas, noutros ansiosos por as prestarem perante o público. Este mês há peças de diferentes géneros, nascidas em diferentes épocas com diferentes intenções. Há umas que é só rir. Mas há também aquelas em que, rindo ou não, é preciso pensar e não apenas ficar ali sentado a fruir. Fruir é, aliás, a palavra-chave. Por isso tenham todo o prazer possível com esta dúzia de peças propostas.

Recomendado: Coisas para fazer em Lisboa este mês

Teatro em Setembro: 12 peças a não perder

1
A Pior Comédia do Mundo
©DR
Teatro, Comédia

A Pior Comédia do Mundo

icon-location-pin Teatro da Trindade, Chiado
icon-calendar

E se de repente a porta dos bastidores se abrisse e o espectador tivesse acesso ao que por lá se passa? Foi a partir deste pressuposto que Michael Frayan escreveu esta comédia agora encenada por Fernando Gomes. O objectivo é, claro, fazer rir, através de um “olhar alucinante sobre o teatro e as loucuras e devaneios dos que o fazem, cujas tendências para crises descontroladas de ego, falhas de memória e alguma promiscuidade, transformam cada actuação numa verdadeira aventura de alto risco” interpretada, além do encenador, por Ana Cloe, Cristóvão Campos, Elsa Galvão, Inês Aires Pereira, Jorge Mourato, José Pedro Gomes, Paula Só e Samuel Alves.

Mês novo, vida nova

Música

Concertos em Lisboa em Setembro

Setembro é um mês muito peculiar. Por um lado, queimam-se os últimos cartuchos do Verão. Por outro, é a altura da rentrée, do regresso à rotina que é também o regresso dos concertos em Lisboa. Para além de festivais como o Lisb-On, a Festa do Avante! e o Santa Casa Alfama, há uns quantos concertos que valem mesmo a pena, como os de Feist, Beach House, Mercury Rev ou Low. 

Patrulha Pata
James Wessels www.ROCKMEMPHISLIVE.com
Miúdos

18 coisas para fazer com crianças este mês em Lisboa

Acabou-se a papa doce. Sete dias por semana entre mergulhos na praia e na piscina? Já chega. É tempo de regresso às aulas e à rotina, de voltar a ir para a cama cedinho e de limitar o número de horas à frente da televisão. Mas se pensa que agora é a vez da agenda infantil na cidade tirar férias, desengane-se. 

Publicidade
Joana Carneiro
@Rodrigo César
Música

Concertos gratuitos de Jazz & Clássica em Setembro

Após o merecido repouso estival – ou após digressões por outras paragens –, muitas orquestras começam a aquecer os motores para a temporada de 2018/19 e algumas das primeiras aparições fazem-se em concertos gratuitos associados ao Festival Cantabile, ao Lisboa na Rua e ao Festival de Sintra. 

Publicidade