O que há de novo na Comporta e em Tróia

Nem só de praias se faz uma das mais belas costas do país. Entre Tróia e a Comporta há várias novidades para este Verão
Jardin Minerva
Manuel Manso Jardin Minerva
Por Vera Moura |
Publicidade

As praias são as mesmas de sempre, de areia branca e fina e água verde-água onde apetece mergulhar mesmo quando o sol decide não aparecer. Mas há novidades fresquinhas para conhecer este Verão na costa entre Tróia e a Comporta. Batemos todos os km de costa, fomos de lés a lés, para lhe trazer um relatório de todas as novidades deste Verão que não pode perder. Se está de férias, aproveite, se não está, vá aproveitando também. Tem aqui ideias para muitas escapadinhas de fim de dia ou de fim-de-semana. 

Recomendado: Os melhores sítios para ficar na Comporta

 

O que há de novo na Comporta e em Tróia

Restaurantes

Gomes - Casa de Vinhos e Petiscos

O mini mercado gourmet mais conhecido e antigo da zona (e das redondezas, tal é a quantidade e a qualidade da oferta espalhada pelas prateleiras minuciosamente arrumadas) ganhou este ano um irmão mais novo: o restaurante Gomes - Casa de Vinhos e Petiscos. O nome diz quase tudo: há queijos, enchidos, conservas e presuntos para picar e bons vinhos e cokctails para beber. Mas muito mais – a lista inclui mariscos, arrozes e pratos demasiado pesados para se manterem no campeonato dos petiscos, como favas com chouriço, ervilhas com ovos ou feijoada de feijão preto. O ambiente interior é acolhedor, mas as noites mais quentes pedem para ficar na esplanada. Só não se esqueça do repelente.

Hotéis

Com Brasa no Sublime Comporta

O hotel de luxo Sublime já tinha dois restaurantes – o Sem Porta e o Food Circle. Este Verão ganhou o terceiro. Chama-se Com Brasa e o que chega às mesas partilhadas vem da grelha, a estrela da companhia. O chef Tiago Santos, que antes de aterrar na Comporta passou por restaurantes premiados como a Casa da Calçada, o Yeatman e a Casa de Chá da Boa Nova, faz questão de recorrer a produtores locais para escolher a carne, peixe e vegetais que atira para o fogo. 

 

Publicidade
Compras, Decoração

Alaire

A animada Rua do Secador ganhou mais um inquilino: a loja de decoração de exteriores Alaire. Com duas décadas de história em Cascais, levou o estilo descontraído que está mesmo a pedir um copo à beira da piscina ou uma tarde de churrasco para a Comporta – e fica-lhe a matar no edifício típico da região, branco e com telhado de colmo. Não tem casa de férias? Não tem sequer jardim? Espreite na mesma os móveis “beach style”, de marcas de design como a Gervasoni, a Dedon, a Tribu e a Manutti. De um dia para o outro tudo por mudar e assim já vai inspirado.

Piadinas Zanotta

Piadinas Zanotta

Um novo lugar de estacionamento para a food truck amarela, uma esplanada com mais lugares sentados e cheia de verdes pensados pelo projecto Horta do Zé, um bar com mojitos e caipirinhas para beber até às 02.00 às sextas e sábados, e uma nova piadina, especialmente pensada para este Verão na Comporta, com peito de peru fumado, rabanete, cornichons, rúcula, mozzarella e mostarda. A marca Zanotta pode não ser nova, mas com tantas novidades, Joana Leitão Zanotta e a sócia Susana Matias, bem merecem figurar nesta lista.

Todos os dias até às 00.00. Sex e sáb até às 02.00

Largo de São João, Comporta

Publicidade
Restaurantes

Be Comporta

Mesmo ao lado da discreta e exclusiva Cotê Sud, um clássico da aldeia, abriu no início deste Verão o Be Comporta, com tudo o que os pequenos-almoços e lanches dos tempos modernos devem ter: bowls de papas de aveia ou smoothies detox; panquecas de aveia e alfarroba; ovos benedict e tostas de abacate: não falta nada numa lista que é um paraíso para o estômago – e para as redes sociais dos foodies. O brunch (também o há, claro) custa 15,50€ e é bem completo: sente-se numa das cadeiras coloridas para ver aterrar na mesa uma taça de iogurte grego com granola caseira, ovos mexidos com espargos, tosta de abacate, sumo natural do dia e panquecas ou scones. A casa tem opções saudáveis, mas não é fundamentalista. No dia de dar uma facadinha na dieta, pode atirar-se ao hambúrguer e rematar com panquecas com Nutella.

Casa da Cultura

Flor de Sal by Melides na Casa da Cultura

O projecto que transformou um antigo celeiro de arroz numa concept-store pop-up, com instalações da artista plástica Joana Astolfi (que replicou o porto de parafitas), não é novo – mas tem coisas novas para descobrir todos os Verões. Latitid, Verve, Açaí com Granola, Our Sins, Apuro e Wickett Jones são algumas das marcas presentes, mas a grande novidade é mesmo o Flor de Sal by Melides, restaurante da praia de Melides que aqui montou uma pequena sucursal onde serve petiscos como sandes de rosbife, tábua de queijos, salada de pato fumado, carpaccio de vieiras ou sardinhas escaladas. Para acompanhar há sumos naturais, cerveja artesanal alemã e vinhos da Herdade da Comporta.

Rua do Secador. Ter-Dom 11.00-16.00 e 18.22.00.

Publicidade
Jardin Minerva
Manuel Manso
Restaurantes

Jardin Minerva

Mesas de madeira corridas, bancos e baloiços ocupam um jardim calminho e discreto, até aqui completamente inexplorado, em plena aldeia da Comporta. Dois belgas baptizaram-no de Jardin Minerva e ali servem desde Junho pequenos-almoços e hambúrgueres, sumos, cocktails e cervejas. O lema está escrito numa ardósia, mesmo a pedir o ritmo desacelerado das férias: “Tudo é feito aqui, com produtos de agricultores locais e o mais organico possível. Slow food tão rápida quanto possível.”

Compras, Decoração

Stork Club

Os ambientes são opostos, mas há qualquer coisa em comum entre o Stork Club dos anos 1930 a 1960 em Nova Iorque e o novíssimo Stork Club no Carvalhal. O primeiro estava reservado a uma elite que incluía estrelas de Hollywood e aristocratas; o segundo pertence ao designer de interiores francês Jacques Grange, com uma carteira de clientes que inclui Yves Saint Laurent, a princesa Carolina do Mónaco, Francis Ford Coppola e Paloma Picasso. Grange e o companheiro Pierre Passebon fazem parte do grupo de estrangeiros que se apaixonaram pela Comporta – e não lhes bastou comprar aqui a sua casa de férias. Abriram uma loja de decoração colorida e irreverente, onde até Setembro pode ver a bicharada de José Canudo em exposição (pintura e cerâmica). 

Escapadinhas de Verão

praia cacela velha
Fotografia: IG
Viagens

O melhor do Algarve

Restaurantes (novos, clássicos, premiados ou de hotel), esplanadas, bares, discotecas, lojas, hotéis e – claro – praias, muitos e muitos quilómetros de areia para estender a toalha e mergulhar, sem olhar para o relógio, como convém em tempo de férias. O nosso posto avançado de observação no Algarve juntou um conjunto de coisas que não pode perder a sul este Verão. 

Praia dos Alteirinhos
DR
Viagens

O melhor da Costa Alentejana

Fomos descendo, com vagar. Andando, parando, descobrindo, ouvindo quem sabe e assentando tudo. Sempre assim, no gerúndio, num presente distendido sem pressa nem prazo de validade, como tudo deve ser vivido na Costa Alentejana. De Melides à Azenha do Mar, com paragens em Vila Nova de Santo André, Sines, Porto Covo, Vila Nova de Milfontes, Almograve e Zambujeira do Mar, resiste ainda um paraíso manso feito de pequenos segredos para partilhar. 

Publicidade
Hotéis

Seis escapadinhas no interior de Portugal para o Verão de 2018

Aproveite que está toda a gente a caminho da praia para fazer o percurso no sentido contrário: viajar para o interior. Passeios pelas serras, trilhos para seguir (ou por descobrir), doses individuais servidas para saciar uma família de quatro pessoas e até praias fluviais para quem não consegue viver sem água, há de tudo na faixa do território nacional que mais se encosta a Espanha.

Publicidade