O World of Wine é um dos locais que vai ter um mercado de Natal
DR | O World of Wine é um dos locais que vai ter um mercado de Natal
DR

As melhores coisas grátis para fazer este fim-de-semana no Porto

Quer sair de casa sem gastar um tostão? Tome nota das melhores coisas grátis para fazer este fim-de-semana no Porto.

Publicidade

O fim-de-semana chegou, finalmente, e se não lhe apetece gastar dinheiro, não há problema, estamos aqui para ajudar. De concertos a exposições, passando por mercados e festivais de cinema e de arte urbana, a agenda cultural da cidade não pára e dá para todos os bolsos. Deixamos-lhe aqui tudo o que pode fazer no Porto este fim-de-semana, sem gastar um tostão. Se quiser preencher ainda mais os seus dias, pode também dar uma vista de olhos às melhores coisas grátis para fazer no Porto — incluindo uma visita aos parques e jardins da cidade —, ou admirar a arte que existe nas ruas. Não precisa de agradecer.

Recomendado: As melhores coisas para fazer no Porto com chuva

 

As melhores coisas grátis para fazer este fim-de-semana no Porto

  • Coisas para fazer
  • Mercados e feiras
  • Santa Catarina
De discos a CDs, cassetes, livros e revistas sobre música e cultura musical, o Porto Vinyl Market está de regresso ao Maus Hábitos. Nesta feira de discos, livros e memorabilia musical vão estar presentes várias lojas, dealers e distros do Porto e arredores. A feira é de entrada livre e acontece no primeiro sábado dos meses ímpares, sendo a próxima no dia 3 de Maio, das 14.00 às 19.00.
  • Coisas para fazer
  • Bonfim
Se é dos que gostam de desafios diferentes e de conhecer novos espaços, este evento é para si. É que o Ciclo Cultural dos Cemitérios do Porto, promovido pela Câmara Municipal do Porto, está de regresso para a sua 15.ª edição, entre Maio e Setembro, e traz 10 visitas a dois cemitérios históricos da cidade: o Cemitério do Prado de Repouso e o Cemitério de Agramonte. As visitas vão permitir desvendar a história destes espaços, bem como conhecer os monumentos e culturas que lá habitam, os túmulos mais inusitados e as principais figuras da História lá sepultadas. O ciclo arranca no dia 3 de Maio, às 11.00, com uma visita ao Cemitério do Prado do Repouso. Cada sessão tem uma lotação máxima de 50 participantes e requer inscrição obrigatória através de um formulário online publicado na página da Eco Agenda. 
Publicidade
  • Arte
  • Porto
Entre 29 de Março e 15 de Junho, a Galeria Municipal do Porto vai ter três exposições no seu espaço nos Jardins do Palácio de Cristal, com obras dos artistas Pauline Curnier Jardin, Mónica de Miranda e Francisco Pedro Oliveira. Com curadoria de João Laia, o piso zero irá acolher “Escarlate Profundo, Rubi Gritante – The Freestanding Joys”, um projecto da artista francesa Pauline Curnier Jardin, centrado no papel das mulheres e de grupos marginalizados no universo europeu do entretenimento. Já no Piso 1, com curadoria de João Laia e Nuno Crespo, estará patente “Profundidade de Campo”, da cineasta, investigadora e artista portuguesa de origem angolana Mónica de Miranda, que representou Portugal na 60.ª Bienal de Veneza, no ano passado. Já o Piso -1 irá acolher “Forma Primeira”, um projecto expositivo de Francisco Pedro Oliveira, com curadoria de Isabeli Santiago. As três exposições podem ser visitadas, de terça-feira a domingo, das 10:00 às 18:00.

Mais coisas grátis para fazer no Porto

  • Coisas para fazer
  • Caminhadas e passeios

O Porto está particularmente bem servido neste departamento. Sim, não nos poupamos de elogios à cidade. Do Parque de Serralves ao Jardim das Virtudes, é difícil cansarmo-nos dos espaços verdes espalhados um pouco por todo o lado. Cada um tem a sua história, a sua identidade, e o seu melhor ângulo para a fotografia nas redes sociais. É fácil perceber porque é que estes são os melhores parques e jardins no Porto: são boas opções para passear ao fim-de-semana, fazer algum exercício fisico ou até para descansar no final de um dia longo de trabalho. 

Recomendado: Os melhores miradouros no Porto

  • Desporto
  • Corrida

Fazer exercício ao ar livre é a melhor forma de relaxar e sair de casa durante umas horas. Por isso, calce as sapatilhas e vá conhecer os melhores sítios para correr no Porto. Há opções para todos os graus de dificuldade, ora em estrada plana, ora em terreno desnivelado com direito a subidas para acelerar o ritmo cardíaco, e, muitas delas, com vistas que ajudam a esquecer o cansaço. Caso goste mais de fazer exercício sobre duas rodas, também pode optar por ir pedalar para um dos melhores sítios para andar de bicicleta no Porto.

Recomendado: Os melhores parques e jardins do Porto

Publicidade
  • Coisas para fazer

Os miúdos andam aborrecidos? Leia o que se segue porque temos o elixir que combate o desânimo, a apatia e a preguiça. Não falta o que fazer com as crianças pela Invicta, por isso, aproveite o fim-de-semana, ou o seu próximo dia de folga, e leve consigo esta lista de coisas para fazer com os miúdos no Porto. Visitar um museu, passear pelo parque, dizer olá a animais ou ir às compras numa livraria pensada para eles são algumas das nossas propostas. Não se esqueça de deixar tablets e outros gadgets em casa, para poder aproveitar o dia ao máximo. 

Recomendado: Os melhores restaurantes para famílias no Porto

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade