Lojas ilustradas em livro dos Urban Sketchers

Os Urban Sketchers Portugal (USkP) precisam de apoio para lançar um livro com ilustrações das lojas históricas de Lisboa

JoséLeal

Os associados da Urban Sketchers Portugal (USkP), um conjunto de talentosos observadores urbanos, foram desafiados no início do ano pela plataforma Círculo das Lojas de Carácter e Tradição de Lisboa. E o desafio consistia em desenhar todas as lojas históricas para que no futuro servissem de esboço para outro tipo de iniciativas, como exposições, divulgação em mupis, postais e até uma possível edição em livro.

Essa possibilidade está de momento à sua espera na plataforma de crowdfunding PPL, sob o nome “TORNE POSSÍVEL O NOSSO LIVRO COM OS URBAN SKETCHERS” (assim mesmo em letras garrafais). A editora será a Zestbooks, que já publicou livros com os USkP. A campanha já está praticamente assegurada, com 74% do objectivo (880€) cumprido.

Lojas ilustradas em livro dos Urban Sketchers

Chapelaria Azevedo Rua
©JoseLeal
1/5

Chapelaria Azevedo Rua

Durante décadas, foi esta a chapelaria que ditou a moda em Lisboa. Do rei D. Carlos a Fernando Pessoa, todos saíam de lá bem embarretados. No final do século XX, a Azevedo Rua aumentou a oferta para as mulheres. Pena que hoje em dia os chapéus já não sejam assim tantos como no tempo d'A Canção de Lisboa.

Praça D. Pedro IV, 73. 21 347 0817. Seg-Sex 09.30-19.00, Sáb 10.00-14.30

Livraria Ferin
©PedroCabral
2/5

Livraria Ferin

Fundada em 1840 por Maria Teresa Ferin, filha de uma família belga radicada em Lisboa, é especializada em livros raros e edições de luxo. Caso do livro Cinema TIVOLI – Memórias da Avenida, de Duarte de Lima Mayer e João Monteiro Rodrigues, que foi apresentado em Janeiro por Sarmento de Matos (também um luxo) debaixo dos arcos de pedra e sobre a calçada portuguesa da sala de eventos da livraria. Aqui também pode assinar revistas e pedir a entrega de livros ao domicílio.

Rua Nova do Almada, 70-74 (Chiado). Seg-Sáb 10.00-20.00

Casa das Sementes Soares & Rebelo
© FernandaLamelas
3/5

Casa das Sementes Soares & Rebelo

Sob o lema “cultivar relações”, com fachada de madeira trabalhada, esta loja fundada em 1935 vende sementes de legumes e flores, como feijão, cebola, ervilhas, papoilas, tulipas ou crisântemos. Tudo da marca da casa, a Hortelão.

Rua Dom Antão de Almada, 1A-1B (Chiado). 21 880 6040. Seg-Sex 09.00-19.00, Sáb 09.00-13.00

Pequeno Jardim
©AndreiaSantaMaria
4/5

Pequeno Jardim

De vão de escada, esta loja só tem mesmo a condição física. O jardim pode ser pequeno, mas as flores nunca acabam e nisto já Vasco Santana reparava. O actor não era o único artista a entrar no Pequeno Jardim quase todos os dias. Artur Semedo, Beatriz Costa e Lucien Donnat também não passavam sem ela.

Rua Garrett, 61 (Chiado). 21 342 2426. Seg-Sex 09.00-20.00, Sáb 10.00-20.00, Dom 10.00-18.00

Fábrica Sant’Anna
©AndreiaSantaMaria
5/5

Fábrica Sant’Anna

A fábrica de cerâmica e azulejaria funciona na Ajuda, onde existe um showroom que pode passar a ser o único: a loja da Rua do Alecrim, ali desde 1916, corre o risco de fechar. O prédio, onde habita também o restaurante Das Flores, vai ser transformado num hotel da Visabeira.

Rua do Alecrim, 95 (Chiado). 21 342 2537. Seg-Sáb 09.30-19.00

Também lhe pode interessar

Livros sobre Lisboa que tem de ler

Todos a têm como pano de fundo, embora a tratem sob diferentes perspectivas. Mas se há conclusão comum a todos estes livros sobre Lisboa, é que a cidade é linda de qualquer forma.

Ler mais
Por Renata Lima Lobo

"Lojas com História" têm finalmente seguro de vida

Os responsáveis por 63 espaços comerciais, distinguidos pela Câmara Municipal de Lisboa com o rótulo “Lojas com História”, ficaram a conhecer que medidas de protecção e incentivos estão contemplados neste programa da autarquia. 

Ler mais
Por Sara Sanz Pinto
Publicidade

As lojas mais bonitas de Lisboa

Há muito por onde escolher – e ainda bem. Lisboa é linda e muitas das suas lojas também, das mais vintage a criatividades recentes. Agora venha às compras connosco.

Ler mais
Por Renata Lima Lobo

Comentários

0 comments