A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Luís Gaspar é o Chefe Cozinheiro do Ano

Escrito por
Inês Garcia
Publicidade

Luís Gaspar, chef executivo do restaurante Sala de Corte, ganhou o grande título na 28.ª edição do Chefe Cozinheiro do Ano, com um menu com sopa da pedra, caldeirada de bacalhau salgado seco da Noruega, vitela, mão de vaca e grão e para sobremesa uma brisa do Liz de amêndoa e limão.

Incomparável! Ganhar o Chefe Cozinheiro do Ano é certamente o melhor momento da minha carreira! Sempre sonhei ganhar este concurso que considero uma referência na história da cozinha em Portugal. Este prémio é sem dúvida a recompensa do meu trabalho e dedicação e faço questão de o partilhar com toda a minha equipa, @saladecorte.pt e @delidelux. Há figuras incontornáveis que fazem parte da minha carreira a quem devo um obrigado por todos os ensinamentos e conselhos que sigo atentamente até hoje. Ao Rui Sanches, Margarida Sanches, Chef Henrique Sá Pessoa e a toda a estrutura do Grupo Multifood um sentido obrigado pela confiança depositada e valorização da minha carreira! Às Edições do Gosto, liderada pelo Paulo Amado e sua fantástica equipa; à Associação Cozinheiros Profissionais Portugal representada pelo Chef Carlos Cabelo Madeira, Chef António Bóia e Chef Paulo Pinto deixo uma palavra de gratidão pelo forte contributo na história e valorização dos profissionais de Cozinha e Pastelaria de Portugal. A todos os patrocinadores e fornecedores reforço a importância do seu contributo para a realização deste concurso. Makro Portugal, Norge -Bacalhau da Noruega, Estrella Damm,ICEL, Carnes Jacinto, Tabasco, Bom Sucesso Arroz, ALGAPLUS, Prochef,Vista Alegre, Loja do Sal de Rio Maior, Quintal Urbano e Terra d' Avó. E por fim, um agradecimento especial à minha família e amigos que sempre me apoiaram e acreditaram em mim! #cca_eg#interfoodanddrinks#cca2017 #chefecozinheirodoano#estanatuamao

A post shared by Luis Gaspar (@luisdgaspar) on

Durante dois dias, seis chefs prepararam menus para avaliação dos jurados – a grande escolha foi dos chefs Nuno Mendes (do londrino Chiltern Firehouse), André Silva (Porta), André Magalhães (Taberna da Rua das Flores), João Rodrigues (Feitoria), José Avillez (Belcanto) e Nuno Diniz (Tágide).

Em 2.º lugar ficou Nicu Iastremschii, do Loco, e em 3.º Nuno Fernandes, do restaurante O Talho. Duarte Eira, do restaurante Salpoente (Aveiro), Leandro Araújo, do São Gabriel (Almancil) e Ricardo Raimundo, da Escola Profissional de Fátima, estão entre os seis finalistas.

A sobremesa brisa do Liz de amêndoa e limão, do menu vencedor de Luís Gaspar, foi duplamente distinguida, com o Prémio Helmut Ziebell. E pela primeira vez na história da competição, foi entregue o prémio Escolha da Imprensa a Nuno Fernandes, do restaurante O Talho.

O Chefe Cozinheiro do Ano, organizado pela Edições do Gosto, é um dos mais importantes concursos de cozinha para profissionais em Portugal e já distinguiu Henrique Sá Pessoa, João Rodrigues, Luís Américo, Vítor Matos, Igor Martinho, Tiago Bonito, Louis Anjos, André Silva ou, no último ano, Rui Martins.

+ A Sala de Corte é um dos melhores restaurantes de carne em Lisboa

Últimas notícias

    Publicidade