Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right Ano Novo Chinês em Lisboa: roteiro pelos melhores eventos da cidade

Ano Novo Chinês em Lisboa: roteiro pelos melhores eventos da cidade

O Ano Novo Chinês reforçou a agenda oriental da cidade e à boleia do Ano do Rato damos-lhe o melhor da China em Lisboa.

Por Francisca Dias Real |
Publicidade
ano novo chinês
©Augusto Fernandes

Não há doze badaladas, muito menos doze passas e flutes de champanhe. O Ano Novo Chinês entra oficialmente a 25 de Janeiro com o signo Rato, mas as celebrações começam mais cedo já por este fim-de-semana. O Rato é o primeiro dos 12 animais do zodíaco chinês, o que torna 2020 um ano propício a novos projectos. E se for de seguir as dicas do zodíaco saiba que é bom comer alimentos apreciados pelo rato – como os frutos secos ou queijo. O Museu do Oriente é onde encontra mais ofertas, mas há mais. Eis um roteiro das festividades, que é também um convite a celebrar a cultura chinesa em Lisboa.  

Recomendado: Coisas para fazer em Lisboa em Janeiro

Celebre na cidade

1
lanternas chinesas
©Andrew Haimerl/Unsplash
Coisas para fazer

Festa das Lanternas

Museu do Oriente, Estrela/Lapa/Santos

A encerrar as festividades do Ano Novo Chinês, no dia 25, participe na oficina que desafia as famílias a construir lanternas chinesas, para assinalar o Festival das Lanternas, durante a noite de lua cheia, que marca o encerramento das comemorações de entrada no novo ano.  

2
Coisas para fazer

Jianzhi - Tradicional Arte de Recorte de Papel

Museu do Oriente, Estrela/Lapa/Santos

Com cerca de 1500 anos de história, os recortes de papel Jianzhi são usados para decorar e trazer boa sorte às casas na altura do Ano Novo. O Museu do Oriente acolhe no dia 25 um workshop que o convida a experimentar esta arte de papel, património imaterial da humanidade.    

Celebre sentado à mesa

Restaurantes, Asiático contemporâneo

Boa Bao

Chiado

O Boa-Bao gosta de estar sempre em festa – apanha uma data importante e começa a magicar à volta dos tachos. Para o Ano Novo Chinês há novos pratos disponíveis cheios de sabor: os dumplings de pato à porco e cebolinho que se acredita trazerem sorte; a sopa grande Chanshoy Mian ao estilo Hong Kong, com noodles longos, raiz de lótus e pak choy; o prato Buddha’s Delight, que é servido no primeiro dia de ano novo e representa novos começos – está disponível em três versões com tofu, pargo e pato. Para terminar atire-se aos Tangyuan, os dumplings de sésamo preto, feijão de soja e gelado de Gengibre.

De 15 a 25 de Janeiro

The Old House
©The Old House
Restaurantes, Chinês

The Old House

Parque das Nações

Lisboa é cada vez mais um oásis para comer especialidades chinesas (os melhores restaurantes da espécie pode descobri-los aqui) e, a propósito do Ano Novo Chinês, há restaurantes que celebram a efeméride com menus especiais ou com noites de festa. O Old House é exemplo disso e organiza duas noites temáticas para celebrar a efeméride nos dias 24 e 25 –  o restaurante vai estar decorado com motivos tradicionais chineses, oferecerá presentes à clientela e terá um show de máscaras ao longo das refeições – encare isto como uma espécie de Carnaval antecipado. 

24 e 25 de Janeiro

Uma ideia da China

Estoril Mandarim - Dim Sum com Ovas de Peixe Voador
Fotografia: Ana Luzia
Restaurantes

Os melhores sítios para comer dim sum

Lisboa é cada vez mais do mundo, carregadinha de bandeiras no mapa gastronómico da cidade. Tornou-se um oásis para comer especialidades mexicanas, coreanas, americanas, indianas, chinesas. 

Publicidade