A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Terreiro do Paço - Luzes de Natal
©Inês FélixTerreiro do Paço

As coisas mais natalícias para fazer em Lisboa

Aproveite ao máximo a época com nossa lista de coisas para fazer em Lisboa este Natal – dos concertos em igrejas às luzes de Natal.

Escrito por
Francisca Dias Real
e
Joana Moreira
Publicidade

Estamos naquela altura do ano em que toda a gente volta a adicionar Mariah Carey às playlists diárias, sem vergonha de voltar a colocar na órbita dos mais ouvidos do ano o “All I want for Christmas is you”. E se há altura em que Lisboa fica ainda mais iluminada do que o habitual é no Natal – as iluminações especiais abrem caminho nos bairros da cidade e os passeios longos na rua (à procura deste ou daquele presente) começam a parecer menos dolorosos, mesmo com o frio a bater na cara. Tome nota dos melhores eventos da época e descubra as coisas mais natalícias para fazer em Lisboa, dos mercados às pistas de gelo. Faça-se ao piso, mas vá agasalhado.

Recomendado: Natal em Lisboa: concertos, espectáculos e mercados para entrar no espírito

As coisas mais natalícias para fazer em Lisboa

  • Coisas para fazer
  • Vida urbana

A EGEAC, de mãos dadas com a Câmara Municipal de Lisboa, volta a inundar a cidade com uma lista extensa de concertos durante todo o mês de Dezembro e sempre com entrada livre – mas limitada à lotação de cada espaço, sendo exigido o levantamento de bilhetes em cada local no dia do espectáculo. A música arrancou no dia 4 de Dezembro, com o Gospel Collective na Igreja de Nossa Senhora da Graça.

  • Coisas para fazer

O famoso pregão já pouco se ouve, mas o cheiro pelas ruas de Lisboa não engana nem lisboeta, nem turista – todos querem o belo do cartucho recheado de castanhas assadas, que aquecem corpo e alma, acabadas de sair dos assadores a carvão. De rua para rua, o preço não varia: 2,5€ por uma dúzia. Para fazer a prova, o melhor é passar o olho pelo roteiro dos locais onde vai encontrar sempre alguém com um assador ambulante.

Publicidade
  • Coisas para fazer

Tem queda para a patinagem? Na verdade, não precisamos de saber, porque estas pistas de gelo estão preparadas para todos — profissionais e amadores, crianças e adultos. O objectivo é esquecer durante uns instantes (o suficiente para um trambolhão ou uma pirueta) a azáfama dos presentes de Natal e a confusão das lojas. O programa é, aliás, muito simples: passar uma tarde diferente de patins calçados e tentar não cair nos primeiros minutos. Por isso junte os amigos ou a família (quem sabe não tem em casa um patinador artístico escondido) e aventure-se nestas pistas de gelo em Lisboa que lhe sugerimos.

  • Coisas para fazer

Lisboa já está toda iluminada. Não há rua sem decoração natalícia e, em alguns sítios, é bem capaz de até vir acompanhada de música. Entre estrelas, bolas e sinos, árvores e varandas enfeitadas, há luzes de todas as cores e feitios, algumas até já vistas noutros anos, mas que parecem mais brilhantes neste. Afinal, ainda é um ano atípico. Mas, seja como for, passear pelas ruas da cidade nesta altura do ano tem sempre outro encanto.

Publicidade
  • Coisas para fazer

Começou a contagem decrescente para o Natal e, por esta altura, os mercados na cidade começam a multiplicar-se que nem fatias de bolo-rei na hora do lanche. São mercados que assentam que nem uma luva a quem quer fugir da confusão da quadra nos centros comerciais ou mesmo para aqueles que deixam tudo para a última (há datas para compras tardias a pensar nos esquecidos). Para o menino, para a menina, novinho em folha ou à espera de uma segunda vida, enfim, há de tudo por estas bandas. Anote as melhores sugestões de mercados de Natal em Lisboa e divirta-se.

Publicidade
  • Coisas para fazer

Lisboa já está iluminada, já começou a corrida aos presentes, só falta começar a cantarolar os clássicos. Esta quadra natalícia não é excepção e as igrejas voltam a ser palco de concertos gratuitos com o repertório cheio de clássicos. Sintonize os tímpanos para algumas das obras que vai poder ouvir. Neste Natal, tem boas razões para correr todas as capelinhas, até porque é sempre com entrada livre.

  • Restaurantes

As rabanadas, à semelhança do clássico bolo-rei e das filhoses, são um dos doces mais indispensáveis no período natalício. A receita tradicional diz para polvilhá-las depois com açúcar e canela, mas na cidade de Lisboa também se conhecem algumas versões mais arriscadas. Se quiser tê-las na mesa da consoada, pode (e deve) encomendá-las com alguns dias de antecedência. Aponte estes sítios para comer e encomendar rabanadas em Lisboa.

Publicidade
  • Compras

Reunimos as novas lojas que abriram nos últimos meses para que não perca o fio à meada na hora de comprar os presentes de Natal. Há espaços que dão nova vida aos bairros e outras que vão buscar inspiração ao outro lado do mundo ou a outras épocas. Mesmo para aqueles que se preocupam com a sustentabilidade, há sítios à espera de visita. As lojas abriram e nós registámos. Deixe-se levar por este roteiro de novidades.

  • Restaurantes

Vamos lá cambada, mas não é para andarmos todos à molhada. O tempo é de reencontros e festa e de jantares de grupo com a família, com os amigos ou os colegas. Juntemo-nos, ao vivo e a cores, sem perder a noção das regras. Nos restaurantes da moda ou nos clássicos de sempre, há menus de grupo que nos facilitam a vida na hora da escolha.

Publicidade
  • Coisas para fazer
  • Caminhadas e passeios

Em Dezembro, é possível percorrer a baixa lisboeta num autocarro, num comboio ou num eléctrico de Natal. Seja para ver as luzes e as árvores gigantes, para adiantar presentes de última hora ou simplesmente para se deslocar, mova-se entre paragens, fuja da confusão e atropelos no passeio sem perder o espírito.

Mais Natal em Lisboa

  • Compras

Dezembro é o mês de fazer da agenda um puzzle de jantares com amigos, colegas e familiares e, mais ainda, tratar de arranjar um presente para aquela troca de prendas em que aceitou enfiar-se quando combinou a janta. Mas pode começar mais cedo a pensar no que dar ao comparsa para não deixar para a última e comprar uma bagatela qualquer. 

  • Compras

Andamos de um lado para o outro num frenesim só em busca da prenda perfeita para o Natal, mas agora, que o que se quer é evitar os grandes centros de consumo da cidade, dá jeito uma ajudinha a escolher, não é? Ora, para evitar que o verdadeiro espírito de Natal fique esquecido entre as incertezas deste ano, mesmo que no nosso pensamento estejam aqueles de quem mais gostamos, o melhor é anotar algumas ideias de presentes de Natal solidários.

Publicidade
  • Compras

Se é daqueles que corre para as lojas à procura de peças únicas ou preços imbatíveis, saiba que a corrida é um dos exercícios em destaque nesta lista de 24 presentes de Natal para amantes do desporto, qualquer que seja a modalidade de eleição. Do boxe ao ski, passando pelo futebol, sem esquecer a natação, são várias as sugestões para que encha o sapatinho (chuteira ou bota de luta greco-romana também serve) de quem mais gosta.

Recomendado
    Também poderá gostar
      Publicidade