Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right As coisas mais natalícias para fazer em Lisboa

Atenção, continuamos a tentar dar-lhe a informação mais actualizada. Mas os tempos são instáveis, por isso confirme sempre antes de sair de casa.

Terreiro do Paço - Luzes de Natal
©Inês Félix Terreiro do Paço

As coisas mais natalícias para fazer em Lisboa

Aproveite ao máximo a época com nossa lista de coisas para fazer em Lisboa este Natal – dos concertos em igrejas às luzes de Natal

Por Francisca Dias Real
Publicidade

Estamos naquela altura do ano em que toda a gente volta a adicionar Mariah Carey às playlists diárias, sem vergonha de voltar a colocar na órbita dos mais ouvidos do ano o “All I want for Christmas is you”. E se há altura em que Lisboa fica ainda mais iluminada do que o habitual é no Natal – as iluminações especiais abrem caminho nos bairros da cidade e os passeios longos na rua (à procura deste ou daquele presente) começam a parecer menos dolorosos, mesmo com o frio a bater na cara. E se a nossa cidade ainda tem um longo caminho pela frente até parecer uma Lapónia urbana – como Londres ou Nova Iorque já o fazem –, tome nota dos melhores eventos da época e descubra as coisas mais natalícias para fazer em Lisboa, dos mercados às pistas de gelo. Faça-se ao piso, mas vá agasalhado.

Recomendado: O melhor do Natal em Lisboa

As coisas mais natalícias para fazer em Lisboa

luzes de natal
luzes de natal
Fotografia: Inês Félix

Entre no espírito com a programação Natal em Lisboa

Coisas para fazer

Viver o Natal na cidade em todo o seu esplendor implica ter a experiência completa, que por sua vez, implica correr as capelinhas todas (literalmente) e pôr-se à escuta dos coros e orquestras que ocupam as igrejas durante a quadra. Mas a animação natalícia não se fica por aí. A EGEAC, de mãos dadas com a Câmara Municipal de Lisboa, volta a inundar a cidade com uma lista extensa de actividades gratuitas que arrancam dia 1 e que lhe enchem a agenda até 21 de Dezembro. A programação Natal em Lisboa viaja pelo património histórico de Lisboa, do Beato a Carnide, do Lumiar a Arroios – os concertos são a grande fatia deste tronco de Natal, mas conte com visitas guiadas, workshops, actividades para miúdos e sessões de meditação. 

Wonderland
Wonderland
Fotografia: Duarte Drago

Deslize para estas pistas de gelo

Coisas para fazer

Tem queda para a patinagem? Na verdade, não precisamos de saber, porque estas pistas de gelo espalhadas pela cidade e arredores estão preparadas para todos — profissionais e amadores, crianças e adultos. O objectivo é esquecer durante uns instantes (o suficiente para um trambolhão ou uma pirueta) a azáfama dos presentes de Natal e a confusão das lojas. O programa é, aliás, muito simples: passar uma tarde diferente de patins calçados e tentar não cair nos primeiros minutos. Por isso junte os amigos ou a família (quem sabe não tem em casa um patinador artístico escondido) e aventure-se nestas pistas de gelo em Lisboa que lhe sugerimos. 

Publicidade
natal
natal
Samuel Holt/unslapsh

Ponha mãos à obra nestes workshops de Natal

Coisas para fazer

A quadra natalícia desperta o espírito fazedor que anda escondido durante o resto do ano? Se for como nós, fica cheio de vontade de tirar todas as decorações do sótão e pô-las a uso – tipo arraial caseiro – ou então comprar tudo de novo. Mas também há quem goste de meter as mãos à obra e decorar a casa da forma mais personalizada possível – da árvore à coroa de Natal para pendurar na porta, sem esquecer a mesa. É preciso saber como impressionar a família, seja na sobremesa ou no jantar propriamente dito, portanto tome nota das receitas docinhas ou salgadas. Aventure-se num destes workshops de Natal em Lisboa. 

Igreja de São Roque
Igreja de São Roque
@Júlio Marques

Ponha-se à escuta destes concertos abençoados

Coisas para fazer

Lisboa já está iluminada, já começou a corrida aos presentes, só falta começar a cantarolar os clássicos. Esta quadra natalícia não é excepção e as igrejas voltam a ser palco de concertos gratuitos com o repertório cheio de clássicos. Sintonize os tímpanos para algumas das obras de música erudita que vai poder ouvir nestas igrejas. O menu musical é orientado pela EGEAC e está incluido no programa Natal em Lisboa, basta juntar a família toda e ir em romaria para estes locais sagrados. Neste Natal, tem boas razões para correr todas as capelinhas, até porque é sempre com entrada livre.

Publicidade
Wonderland 2018
Wonderland 2018
Duarte Drago

Conheça os melhores mercados de Natal em Lisboa

Coisas para fazer

Começou a contagem decrescente para o Natal e, por esta altura, os mercados na cidade começam a multiplicar-se que nem fatias de bolo-rei na hora do lanche. São mercados que assentam que nem uma luva a quem quer fugir da confusão da quadra nos centros comerciais ou mesmo para aqueles que deixam tudo para a última (há datas para compras tardias a pensar nos esquecidos). Para o menino, para a menina, novinho em folha ou à espera de uma segunda vida, enfim, há de tudo por estas bandas. Anote as melhores sugestões de mercados de Natal em Lisboa e divirta-se.

mercado novo futuro
mercado novo futuro
Evelyn Kahn

Seja solidário e abra a carteira por uma causa nestes mercados

Compras

A azáfama natalícia para riscar presentes da lista, muitas vezes, fala mais alto que qualquer outra coisa por esta altura. O espírito da quadra leva toda a gente a querer decorar com prendas o espaço à volta da árvore de Natal ou o sapatinho pendurado na lareira – mas há formas de contrariar esse consumismo desenfreado e torná-lo mais sustentável e solidário. Ano após ano crescem as campanhas de solidariedade que fazem reverter produtos ou eventos a favor desta ou daquela associação. É como juntar o útil ao agradável nestes mercados solidários que aqui lhe sugerimos: pode despachar uma série de presentes e fica de consciência tranquila porque estará a ajudar alguém.  

Publicidade
Igreja de Santo Eugénio
Igreja de Santo Eugénio
José Frade/EGEAC

Assista a estes concertos sem ter de pagar

Música

As compras e os sucessivos jantares de Natal já começaram a dilapidar o orçamento familiar, mas não quer ficar fechado em casa (ou no centro comercial)? Ora, estes concertos de Natal com entrada livre podem muito bem ser a resposta às suas preces. A maior parte deles faz parte do programa de Natal em Lisboa, da EGEAC, mas há uma ou outra excepção. Quanto à música, é sobretudo clássica, mas também há canções de Natal portuguesas e britânicas, bem como um coro gospel. É só escolher.

Cheira a Natal em Lisboa

Sobremesa Insólito
©DR

Os melhores sítios para jantares de Natal em grupo em Lisboa

Restaurantes

Seja bem-vindo à época oficial do reencontro de amigos, familiares, colegas, simples conhecidos e amores do coração. É a altura certa para começar a gerir a agenda de jantares de Natal, que isto é coisa para durar de Novembro até aos Reis, em Janeiro, e com trocas de prendas de amigo secreto pelo meio. Não precisa de entrar em pânico: damos-lhe uma lista de restaurantes em Lisboa desde os mais tradicionais, com boa comidinha portuguesa, opções japonesas ou pratos de comida de conforto italiana. 

Levi's Tailor Shop
©Levi's/site

Presentes personalizados? É para já

Compras

Se escolher um presente "pronto-a-oferecer" já não é tarefa fácil, um presente personalizado talvez seja a melhor forma de expressar um sentimento forte e positivo por alguém, do amor à gratidão. Tempo é dinheiro e dispender das duas coisas para dar aquele presente perfeito não tem preço. Isto se não contarmos com o gratificante sentimento de missão cumprida no acto de entrega. Para vários bolsos, sonhos e desejos, apresentamos-lhe aqui marcas, portuguesas e estrangeiras, que não olham a meios para encher as medidas à clientela. 

Publicidade
Amigo Secreto Destaque
©DR

Presentes para o amigo secreto

Compras

Dezembro é o mês de fazer da agenda um puzzle de jantares com amigos, colegas e familiares e, mais ainda, tratar de arranjar um presente para aquela troca de prendas em que aceitou enfiar-se quando combinou a janta. Mas pode começar mais cedo a pensar no que dar ao comparsa para não deixar para a última e comprar uma bagatela qualquer. 

Recomendado

    Também poderá gostar

      Publicidade