Conheça as dez novas praças de Lisboa
O programa municipal Uma Praça Em Cada Bairro está a intervir por toda a cidade. Estes são dez projectos para melhorar a vizinhança.

A Praça de Espanha vai transformar-se num grande espaço verde e recuperar o riacho do Rego, pondo fim a uma zona altamente congestionada, inóspita e propícia a cheias no Inverno. É a mais importante intervenção do programa municipal Uma Praça Em Cada Bairro, que tem duas mãos-cheias de projectos em carteira: de Sete Rios e de São Sebastião da Pedreira até à Alameda do Beato e à contestada Praça da Mouraria. O objectivo é sempre o mesmo: criar novos centros, retirar espaço aos carros e devolver o espaço público a quem anda a pé. O projecto de requalificação do Largo do Rio Seco, que se divide entre a Ajuda e Alcântara, é apresentado aos moradores esta quinta-feira, 7 de Fevereiro, às 18.30, nas instalações do Sporting Clube do Rio Seco.
Recomendado: Eléctrico rápido liga concelhos de Lisboa e Oeiras
As novas praças de Lisboa

Praça de Espanha
Promotor: Câmara de Lisboa
Onde: Campolide, Avenidas Novas e São Domingos de Benfica
Estado da obra: por iniciar
Conclusão prevista: 2020
Projecto: NPK – Arquitectos Paisagistas Associados

Parada do Alto de São João
Promotor: Câmara de Lisboa
Onde: Penha de França
Projecto: Pedro Dinis e José Barra

Largo Conde Barão
Promotor: Câmara de Lisboa
Onde: Misericórdia

Largo da Boa Hora
Promotor: Câmara de Lisboa
Onde: Ajuda
Investimento: 800 mil euros

Praça da Mouraria
Promotor: Câmara de Lisboa e Centro Islâmico do Bangladesh – Mesquita Baitul Mukaramn
Onde: Arroios
Projecto: Inês Lobo
Investimento: 3 milhões de euros

Largo de São Sebastião da Pedreira
Promotor: Câmara de Lisboa
Onde: Avendias Novas

Sete Rios
Promotor: Câmara de Lisboa
Onde: São Domingos de Benfica
Conclusão prevista: 2022
Projecto: Camilo Cortesão

Largo do Rio Seco
Promotor: Câmara de Lisboa
Onde: Ajuda, Alcântara
Investimento: 1,3 milhões de euros

Alameda do Beato
Promotor: Câmara de Lisboa
Onde: Beato
Conclusão prevista: 2020
Projecto: Orgânica Arquitectura
Investimento: 700-800 mil euros

Praça do Chile
Promotor: Câmara de Lisboa
Onde: Arroios
Lisboa 2030
Conheça as dez novas praças de Lisboa
O programa municipal Uma Praça Em Cada Bairro está a intervir por toda a cidade. Estes são dez projectos para melhorar a vizinhança.
As grandes obras que vão mudar os transportes em Lisboa
Menos carros e mais gente a pé nas ruas, transportes públicos e meios suaves de mobilidade (bicicleta, trotineta) em barda, e melhor qualidade de vida. Os planos da Câmara de Lisboa apontam para uma cidade menos congestionada e poluída, mas antes de lá chegarmos haverá muito pó e ruído de maquinaria pesada no ar.
Parque verde vai ligar a zona oriental de Lisboa
Lisboa esperou duas décadas por isto: o Parque das Nações está a deixar de ser uma zona desgarrada do resto da cidade. Xabregas, Beato, Marvila, Braço de Prata e Cabo Ruivo estão finalmente a renovar-se e a fazer a ligação a Santa Apolónia.
A marginal de Almada vai rivalizar com a de Cascais
Quando chegarmos aos anos 30 deste século, Lisboa também será conhecida como aquela cidade de onde se vê muito bem a novíssima e elegante Margem Sul. A Cidade da Água e o novo Cais do Ginjal são os dois projectos com que Almada vai contribuir para essa mudança.