"Perceptual Phenomena, Color Spaces, Structural Honesty" Galeria Underdogs
DR | "Perceptual Phenomena, Color Spaces, Structural Honesty", na Galeria Underdogs
DR

20 galerias de arte em Lisboa: um roteiro alternativo

Entre talentos emergentes e nomes consagrados, conheça estas galerias de arte em Lisboa.

Publicidade

museus e galerias que estão de pedra e cal no roteiro cultural dos lisboetas, com uma agenda de exposições regular e, muitas vezes, difícil de acompanhar. Mas, onde andam os artistas emergentes? Nas galerias que estamos prestes a apresentar-lhe, está claro. É aqui, nas galerias de arte menos óbvias de Lisboa, que pode ficar a conhecer novos talentos. Algumas moram mesmo no centro da cidade, outras espalham-se por bairros mais periféricos, menos turísticos ou nos que só agora estão a ser descobertos por uma grande parte dos lisboetas. Eis um roteiro alternativo por 20 galerias de arte em Lisboa. 

Recomendado: Sangue novo, tinta fresca. Estes tatuadores estão a pôr Lisboa no mapa

 

Galerias de arte em Lisboa: um roteiro alternativo

  • Arte
  • Galerias
  • Campo de Ourique

"A Galeria Miguel Nabinho abriu em 2000 e é hoje uma das maiores galerias de arte contemporânea da Península Ibérica, representando alguns dos seus maiores artistas (Pedro Cabrita Reis, Pedro Calapez, Ana Jotta, Jorge Molder, etc). Apesar de ter a sua base de coleccionadores institucionais e privados baseada em Espanha e Portugal, os seus artistas têm reconhecimento mundial com exposições nos maiores museus da Europa e EUA" – assim se apresenta a Galeria Miguel Nabinho.

Rua Tenente Ferreira Durão, 18B (Campo de Ourique). Seg-Sáb 10.30-13.00 e 14.00-19.00

  • Arte
  • Galerias
  • Grande Lisboa

A galeria de arte contemporânea foi fundada em 2001 e está sediada em Lisboa. Tem como objectivo promover a internacionalização da arte contemporânea portuguesa, através da representação de artistas nacionais e internacionais, e trabalha com curadores nacionais e internacionais, de forma a criar uma plataforma de discussão e expansão. Participa em feiras de arte internacionais como a Art Basel, Art Basel Miami Beach, ARCO Madrid e ARCO Lisboa. 

Rua de Santo António à Estrela, 33 (Estrela). Ter-Sex 11.00-19.00, Sáb 15.00-19.00

Publicidade
  • Arte
  • Arte contemporânea
  • Marvila

Depois de trabalhar com vários artistas desde 2012, Francisco Fino tem agora um espaço fixo onde pode cumprir o sonho de ser galerista. Depois do antigo armazém de vinho e azeite ter estado devoluto, as obras de reabilitação do espaço demoraram um ano e transformaram o espaço em duas salas de exposição amplas. Entra-se directamente nas mostras porque o galerista não quer intimidar o público com os balcões e escritórios onde se tratam de negócios, arredados para o segundo andar. Na parte de trás, vista para a linha de comboio, mas também para um terraço e para as laranjeiras do terreno.

Rua Capitão Leitão, 76 (Marvila). Ter-Sex 12.00-19.00 e Sáb 14.00-19.00 e apenas por marcação 

  • Arte
  • Arte contemporânea
  • Grande Lisboa

A Quadrado Azul nasceu em 1986, no Porto, e vai buscar o nome à obra futurista K4 O Quadrado Azul, editada em 1917 por Almada Negreiros e Amadeo de Souza-Cardoso. Foi das primeiras da cidade, e surge do interesse por arte moderna e contemporânea de Manuel Ulisses, coleccionador de arte desde a década de 60. Em 1987 a galeria expunha Antoni Tàpies e, um ano depois, Salvador Dalí. A galeria de Lisboa foi aberta em 2006 para alargar as possibilidades de exposição dos artistas que representa.

Rua Reinaldo Ferreira, 20A (Alvalade). Ter-Sáb 14.00-19.00

Publicidade
  • Arte
  • Arte contemporânea
  • Xabregas

Criada em 1999, a Galeria Filomena Soares tem o seu foco na arte contemporânea e promove o diálogo entre artistas, curadores e instituições, nacionais e internacionais. Dedica-se também à edição e produção de livros de arte, que pode ver nas suas generosas instalações de 1000 m2, em Xabregas, na zona oriental da cidade. Representa Andreia Santana, Carlos Garaicoa, Carlos Motta, Christine Sttreuli, Dan Graham, Délio Jasse, Dias & Riedweg, Edgar Martins, Fernanda Fragateiro, Frederik Værslev, Günther Förg, Helena Almeida, Herbert Brandl, João Penalva, Kiluanji Kia Henda, Letícia Ramos, Miguel Rio Branco, Pedro Barateiro, Peter Zimmermann, Rui Chafes, Sara Bichão e Shirin Neshat, artistas de que há uma selecção de obras que pode ser apreciada na sala de exposição de acervo.

Rua da Manutenção, 80 (Xabregas). Ter-Sáb 10.00-19.00

  • Arte
  • Galerias
  • Alfama

Situada no centro histórico de Lisboa, em Alfama, num edifício do século XVII cuidadosamente remodelado, a Perve Galeria realiza exposições de arte moderna e contemporânea desde 2000, tendo mostrado, ao longo do seu percurso, obras de artistas de várias gerações provenientes da Coleção Lusofonias, que abrange autores nacionais, tais como Mário Cesariny, Cruzeiro Seixas, Artur Bual e Rosa Ramalho, bem como artistas de outros países e comunidades de língua portuguesa pelo mundo, como Ernesto Shikhani, Malangatana, Manuel Figueira, Márcia Matonse, Reinata Sadimba e José Chambel. A Perve Galeria promove, igualmente, importantes nomes internacionais tais como Giorgio di Chirico, Leonor Fini, Pablo Picasso, Salvador Dalí, Sónia Delaunay, Wifredo Lam e Victor Brauner.

Rua das Escolas Gerais, 13-19 (Alfama). Ter-Sáb 14.00-20.00

Publicidade
  • Arte
  • Marvila

As paredes vermelhas da .insofar destacam-se para quem passa na Rua Capitão Leitão, morada de nomes como a Galeria Francisco Fino ou a de Bruno Múrias. Hugo Carvalho fundou a galeria de arte contemporânea e desafiou Inês Valle a desenvolver a programação. A expectativa é que esta galeria “contribua não só para o panorama português, mas também para um repensar de como é que uma galeria de arte se pode posicionar no mundo da arte contemporânea”, diz a curadora e directora artística.

Rua Capitão Leitão, 53 (Marvila). Visita apenas por marcação 

  • Arte
  • Galerias
  • Lisboa

É um cantinho discreto mas justifica uma passagem pela Rua Antero Quintal. Benjamin Gonthier é um arquitecto francês que se apaixonou por Lisboa. Tão expressivo foi esse sentimento que criou o Foco, um projecto para promover os trabalhos de jovens artesãos, artistas ou designers, portugueses e internacionais. Nesta galeria, encontra desde peças exclusivas até objectos únicos, reunidos num só espaço, para um encontro entre público e artistas. Da cerâmica à ilustração, há muito para descobrir.

Rua Antero de Quental, 55A (Intendente). Ter-Sex 14.00-19.00, Sáb 14.00-18.00

Publicidade
  • Arte
  • Galerias
  • Avenida da Liberdade/Príncipe Real

Há muito que Atsumi Fujita, directora da Sokyo em Quioto, procurava abrir uma galeria de arte contemporânea na Europa. Mas foi apenas em 2019, após uma visita a convite de um coleccionador português, que a curadora encontrou em Lisboa a cidade perfeita para o fazer. Na agora Sokyo Lisbon, ainda que a cerâmica seja o meio artístico privilegiado, a galeria não irá circunscrever-se a esta expressão, mas cobrir a arte contemporânea de forma mais abrangente. Da mesma forma, também não irá restringir-se a artistas japoneses, mesmo se nos primeiros tempos, beneficiando da parceria com a Sokyo Gallery no Japão, estiver focada sobretudo em artistas de origem nipónica nunca antes expostos em Lisboa.

Rua de São Bento, 440 (São Bento). Ter-Sex 11.00-19.00

  • Arte
  • Marvila

Dantes, o grande corpo artístico que é a Underdogs vivia com um pé em Marvila (onde nasceu em 2010, num armazém colossal do Braço de Prata) e outro no Cais do Sodré, mas os pés juntaram-se para caberem todos dentro do armazém na Rua Fernando Palha. Se antes havia duas casas a albergar obras de arte, agora passa a haver só uma – a Underdogs Art Store está instalada em Marvila, junto da galeria que sempre esteve por ali. Além disso, há também a Underdogs Capsule, dedicada a pequenas exposições e projectos experimentais.

Rua Fernando Palha, Armazém 56 (Marvila). Ter-Sáb 14.00-19.00

Publicidade
  • Arte
  • Arte contemporânea
  • Chiado

O casal Bebel Moraes e Daniel Mattar veio directamente do Rio de Janeiro para se apaixonar por Lisboa. A paixão pela cidade e pela arte fez com que abrissem uma galeria de arte contemporânea – a Brisa. Com uma longa experiência na área da fotografia é aí que está o ponto forte deste novo espaço no Chiado. As vivências no mundo da moda brasileira – ela como stylist e ele como fotógrafo – motivaram vários projectos fotográficos que abordam temáticas das sociedades tradicionais e que agora trazem para a nossa cidade.

Rua Victor Cordon, 44 (Chiado). Ter-Sáb 11.00-13.30 e 14.30-19.00

  • Arte
  • Arquitectura
  • Bairro Alto

Inaugurada em 2017 pela arquitecta e curadora Bárbara Silva, a NOTE é a primeira galeria privada de arquitectura em Lisboa. Nasceu como um novo espaço cultural do Bairro Alto, no número 32 da Travessa da Cara, dedicado à divulgação e ao debate sobre a arquitectura e o seu papel na construção da dinâmica das cidades e da sociedade. A ambição é tirar das instituições e levar para a rua a consciência do papel da arquitectura na qualidade de vida das pessoas.

Travessa da Cara, 32 (Bairro Alto). Qua-Sáb 15.00-20.00

Publicidade
  • Arte
  • Campo Grande/Entrecampos/Alvalade

A Balcony chegou à cidade pelas mãos dos coleccionadores portugueses Luís Neiva, Paulo Caetano e Pedro Magalhães e pretende dar a conhecer novos artistas para servir de rampa de lançamento das jovens carreiras na arte contemporânea. De paredes branquinhas e chão de linóleo azul, a galeria vai reunindo um portefólio de artistas que vai aumentando à medida que as exposições se vão desenrolando.

Rua Coronel Bento Roma, 12A (Roma). Ter-Sáb 14.00-19.30

Arte em Lisboa

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade