19 ideias para celebrar o Dia e a Noite dos Museus

Aproveite a rede ao máximo esta sexta-feira e sábado. Há horários alargados, entradas livres e muita programação paralela
Pós-Pop. Fora do lugar-comum, gulbenkian
@Carlos Azevedo Pós-Pos, uma exposição em destaque na Gulbenkian
Por Maria Ramos Silva |
Publicidade

Entradas livres e programação reforçada para assinalar os dias 18 e 19 de Maio, datas em que se celebram o Dia Internacional dos Museus e a Noite dos Museus, respectivamente. Faça uma maratona sob o mote “Museus Hiperconectados”, o prato forte para este ano. A celebração começa sexta-feira, com direito a concertos de luxo e lançamento de papagaios de papel. Sem perder o embalo, continue a festejar no sábado. Conte com fantasmas à solta, yoga num palácio, swing e até um quiz Eurovisão. Está preparado? Pegue na agenda e não deixe fugir estas oportunidades. 

Recomendado: Coisas grátis para fazer em Lisboa

Museu Calouste Gulbenkian
© Lydia Evans / Time Out
Atracções

Museu Calouste Gulbenkian

icon-location-pin São Sebastião

Passe pela cafetaria para provar o menu Especial Pop, criado pelo Chef Miguel Castro e Silva (20.00). Depois, siga as visitas a “Pós Pop” conduzidas por Filipe Faísca, João Canijo e Maria Teresa Horta. Há DJ set e actuações jazz.

Museu Rafael Bordalo Pinheiro
Fotografia: Ana Luzia
Museus

Museu Bordalo Pinheiro

icon-location-pin Campo Grande/Entrecampos/Alvalade

Mascotes como o Zé Povinho e o Gato Pires tomam de assalto o jardim do Campo Grande (13.00-14.00) e ainda tomam chá e convidam às selfies no museu (15.00).

Publicidade
Torre de Belem
© Lydia Evans / Time Out
Atracções

Torre de Belém

icon-location-pin Belém

Prepare a máquina fotográfica e os miúdos: há lançamento de Papagaios de Papel no Exterior da Torre de Belém (à 11.00) por alunos do primeiro ciclo.

Palácio de Belém
©DR
Atracções, Edifícios e locais históricos

Palácio de Belém

icon-location-pin Belém

Aproveite para fazer uma visita ao Palácio Nacional de Belém e conhecer o “Património Cultural: de geração em geração” – o Museu da Presidência fará duas visitas guiadas (11.00 e 14.30).

Publicidade
Museu Nacional de Arte Antiga
© Lydia Evans / Time Out
Museus

Museu Nacional de Arte Antiga

icon-location-pin Estrela/Lapa/Santos

12 personalidades escolhem 12 peças das colecções do MNAA. O primeiro roteiro, o de Marcelo Rebelo de Sousa, será apresentado hoje (11.30, 15.00).

Museu de São Roque
©DR
Museus

Museu de São Roque

icon-location-pin Chiado

O #DiaInternacionalDosMuseus (no caso de querer usar e abusar do hashtag) será assinalado no Museu de São Roque com o Colóquio de Homenagem a Carlos de Azevedo – Homem dos Museus, Historiador de Arte e Professor, no centenário do seu nascimento (a partir das 09.00).

Publicidade
Coche do Museu Nacional dos Coches
©Museu Nacional dos Coches
Museus

Museu Nacional dos Coches

icon-location-pin Belém

Capte fotos o dia todo no interior do museu e partilhe até cinco fotos no Instagram, com #museudoscochesDIM2018. Habilita-se a ganhar uma Fujifilm Instax mini 9.

Museus

Museu de Lisboa - Palácio Pimenta

icon-location-pin Campo Grande/Entrecampos/Alvalade

Dançar no Museu, ou melhor, dançar num Palácio do séc XVIII, é a proposta do Museu de Lisboa para celebrar o Dia Internacional dos Museus. Encha-se de energia para os workshops de funaná, forró, danças orientais, entre outras, que vão ligá-lo às várias culturas da cidade. A noite acaba com DJ MONTEYRO. Aspectos extra positivos? A entrada livre, sujeita à lotação, e ainda os comes e bebes no recinto. Lembre-se apenas que não há multibanco disponível. De resto, pode trazer toda a família e amigos.

Publicidade
Museu das Marionetas - Barnabé
©DR
Museus

Museu da Marioneta

icon-location-pin Estrela/Lapa/Santos

Sérgio Godinho faz-se acompanhar por Filipe Raposo, para um concerto de voz e piano. (21.30)

Museu do Fado - Fachada
©DR
Museus

Museu do Fado

icon-location-pin Alfama

A música em geral, e o Fado em particular, claro, definem a agenda do dia. A festa começa pelas 15.00 com a actuação dos alunos da Escola de Guitarra do Museu do Fado (dirigidos pelo Mestre António Parreira). Seguem-se três momentos de desgarradas, às 16.00, 17.00 e 18.00. A cantar ao desafio estarão os fadistas Jaime Dias com Pedro Galveias e Vitor Miranda com Diogo Rocha. A acompanhá-los, os músicos Sérgio Costa na guitarra portuguesa e Ivan Cardoso na viola.

Museu da Música
©DR
Museus

Museu da Música

icon-location-pin Sete Rios/Praça de Espanha

Há muito para fazer no Museu Nacional da Música, que recuperou um cravo famoso (salte para a página seguinte). Mostre o que vale num quiz musical especial Eurovisão (23.00). Antes, dá-se um recital de piano em homenagem a Claude Debussy (18.00).

Publicidade
Aqueduto das Águas Livres
©Museu da Água EPAL
Museus

Museu da Água

icon-location-pin São Vicente 

Cuidado com os Fantasma do Aqueduto, a visita encenada à Galeria Subterrânea do Loreto com entrada no Reservatório da Mãe d’Água das Amoreiras e saída no Reservatório da Patriarcal (19.00-00.00). Inscrição obrigatória através em mda.epal@adp.pt)

Publicidade
Museus

Museu de Arte Popular

icon-location-pin Belém

Recebe um baile de danças tradicionais europeias em que pode descobrir tradições coreográficas de várias culturas europeias (22.00).

Publicidade
Museu Militar - Fachada
Fotografia: Ana Luzia
Museus

Museu Militar

icon-location-pin São Vicente 

A Federação do Jogo do Pau junta-se à jornada e há exposição de miniaturismo, entre outros momentos. A festa decorre entre as 10.00 e as 00.00.

Igreja da Madre de Deus
©Museu Nacional do Azulejo
Museus

Museu Nacional do Azulejo

icon-location-pin Beato

Conte com um concerto na Igreja da Madre de Deus e ainda com uma oficina de origami e recorte, uma demonstração de raku, com as artes de fogo em evidência no Jardim de Inverno, e ainda a possibilidade de pintar um azulejo. Às 21.00 há visita à recém-inaugurada Sala Santos Simões – Azulejaria do século XVIII.

Publicidade
Sala do Despachio do Palácio Nacional da Ajuda
©Palácio Nacional da Ajuda
Atracções

Palácio Nacional da Ajuda

icon-location-pin Ajuda

Assista a um concerto de câmara pelos alunos da Escola Superior de Música de Lisboa (18.30). Já às 22.00, arrisque uma aula de yoga.

Mais museus em Lisboa

Museu do Oriente
©Museu do Oriente
Museus

Os melhores museus em Lisboa

Edifícios relativamente novos, com linhas que são uma perdição para a fotografia, e clássicos da cidade que patrocinam autênticas viagens no tempo. Destaque-se ainda os inúmeros e regulares workshops e eventos que promovem para adultos e crianças, ou mesmo as cafetarias e brunches que também são pequenas obras de arte. Deixamo-lo com uma visita guiada aos melhores museus em Lisboa, dando razões para redescobrir endereços obrigatórios e ideias para explorar colecções surpreendentes. A lista de melhores museus em Lisboa não pára de crescer e nós estamos cá para actualizá-la.

Museu Arqueológico do Carmo
Fotografia: Manuel Manso
Coisas para fazer

19 experiências imperdíveis nos museus em Lisboa

Não fique a admirar estas actividades como se fossem quadros na parede. O conjunto de experiências que se segue é apenas uma amostra da quantidade inesgotável de iniciativas fomentadas pelos museus em Lisboa. É através deles que garante acesso a um barco, que pode consultar um acervo áudio único, fazer uma generosa doação ou até alugar um enorme salão de festas para celebrar o aniversário. À falta de ideias, nós dizemos-lhe quais são as experiências imperdíveis nos museus em Lisboa. Siga o nosso roteiro. Está à espera do quê?

Publicidade
colecção moderna na gulbenkian
©DR
Arte

Conheça estes museus de arte contemporânea em Lisboa

Não há muitos museus de arte contemporânea em Lisboa (e arredores), mas os que existem merecem uma visita. Têm colecções importantes e exposições que os colocam cada vez mais em destaque no panorama intercional das artes. Lisboa entrou no mapa da arte contemporânea e tem razões para isso. De Júlio Pomar a Andy Warhol, pode correr as mais variadas variantes artísticas ao longo deste roteiro que aqui lhe traçamos.

museu dos coches
©Wikipedia
Coisas para fazer

Museus e monumentos a não perder em Belém

De antigos coches a peças modernas, de edifícios que se perdem nos tempos a estruturas que ainda cheiram a fresco em Lisboa. Reserve um tempo na sua agenda para explorar a zona de Belém e arredores. Siga o roteiro de museus e monumentos, e faça o favor de compor a ordem da visita a seu gosto.

Publicidade
Esta página foi migrada de forma automatizada para o nosso novo visual. Informe-nos caso algo aparente estar errado através do endereço feedback@timeout.com