19 ideias para celebrar o Dia e a Noite dos Museus

Aproveite a rede ao máximo esta sexta-feira e sábado. Há horários alargados, entradas livres e muita programação paralela

@Carlos AzevedoPós-Pos, uma exposição em destaque na Gulbenkian

Entradas livres e programação reforçada para assinalar os dias 18 e 19 de Maio, datas em que se celebram o Dia Internacional dos Museus e a Noite dos Museus, respectivamente. Faça uma maratona sob o mote “Museus Hiperconectados”, o prato forte para este ano. A celebração começa sexta-feira, com direito a concertos de luxo e lançamento de papagaios de papel. Sem perder o embalo, continue a festejar no sábado. Conte com fantasmas à solta, yoga num palácio, swing e até um quiz Eurovisão. Está preparado? Pegue na agenda e não deixe fugir estas oportunidades. 

Recomendado: Coisas grátis para fazer em Lisboa

Museu Calouste Gulbenkian

Passe pela cafetaria para provar o menu Especial Pop, criado pelo Chef Miguel Castro e Silva (20.00). Depois, siga as visitas a “Pós Pop” conduzidas por Filipe Faísca, João Canijo e Maria Teresa Horta. Há DJ set e actuações jazz.

Ler mais
São Sebastião

Museu Bordalo Pinheiro

Mascotes como o Zé Povinho e o Gato Pires tomam de assalto o jardim do Campo Grande (13.00-14.00) e ainda tomam chá e convidam às selfies no museu (15.00).

Ler mais
Campo Grande/Entrecampos/Alvalade
Publicidade

Palácio de Belém

Aproveite para fazer uma visita ao Palácio Nacional de Belém e conhecer o “Património Cultural: de geração em geração” – o Museu da Presidência fará duas visitas guiadas (11.00 e 14.30).

Ler mais
Belém
Publicidade

Museu Nacional de Arte Antiga

12 personalidades escolhem 12 peças das colecções do MNAA. O primeiro roteiro, o de Marcelo Rebelo de Sousa, será apresentado hoje (11.30, 15.00).

Ler mais
Estrela/Lapa/Santos

Museu de São Roque

O #DiaInternacionalDosMuseus (no caso de querer usar e abusar do hashtag) será assinalado no Museu de São Roque com o Colóquio de Homenagem a Carlos de Azevedo – Homem dos Museus, Historiador de Arte e Professor, no centenário do seu nascimento (a partir das 09.00).

Ler mais
Chiado
Publicidade

Museu de Lisboa - Palácio Pimenta

Dançar no Museu, ou melhor, dançar num Palácio do séc XVIII, é a proposta do Museu de Lisboa para celebrar o Dia Internacional dos Museus. Encha-se de energia para os workshops de funaná, forró, danças orientais, entre outras, que vão ligá-lo às várias culturas da cidade. A noite acaba com DJ MONTEYRO. Aspectos extra positivos? A entrada livre, sujeita à lotação, e ainda os comes e bebes no recinto. Lembre-se apenas que não há multibanco disponível. De resto, pode trazer toda a família e amigos.

Ler mais
Campo Grande/Entrecampos/Alvalade
Publicidade

Museu do Fado

A música em geral, e o Fado em particular, claro, definem a agenda do dia. A festa começa pelas 15.00 com a actuação dos alunos da Escola de Guitarra do Museu do Fado (dirigidos pelo Mestre António Parreira). Seguem-se três momentos de desgarradas, às 16.00, 17.00 e 18.00. A cantar ao desafio estarão os fadistas Jaime Dias com Pedro Galveias e Vitor Miranda com Diogo Rocha. A acompanhá-los, os músicos Sérgio Costa na guitarra portuguesa e Ivan Cardoso na viola.

Comprar bilhetes Ler mais
Alfama
Publicidade

Museu da Música

Há muito para fazer no Museu Nacional da Música, que recuperou um cravo famoso (salte para a página seguinte). Mostre o que vale num quiz musical especial Eurovisão (23.00). Antes, dá-se um recital de piano em homenagem a Claude Debussy (18.00).

Ler mais
Sete Rios/Praça de Espanha
Publicidade

Museu da Água

Cuidado com os Fantasma do Aqueduto, a visita encenada à Galeria Subterrânea do Loreto com entrada no Reservatório da Mãe d’Água das Amoreiras e saída no Reservatório da Patriarcal (19.00-00.00). Inscrição obrigatória através em mda.epal@adp.pt)

Ler mais
São Vicente 
Publicidade

Museu de Arte Popular

Recebe um baile de danças tradicionais europeias em que pode descobrir tradições coreográficas de várias culturas europeias (22.00).

Ler mais
Belém
Publicidade

Museu Militar

A Federação do Jogo do Pau junta-se à jornada e há exposição de miniaturismo, entre outros momentos. A festa decorre entre as 10.00 e as 00.00.

Ler mais
São Vicente 

Museu Nacional do Azulejo

Conte com um concerto na Igreja da Madre de Deus e ainda com uma oficina de origami e recorte, uma demonstração de raku, com as artes de fogo em evidência no Jardim de Inverno, e ainda a possibilidade de pintar um azulejo. Às 21.00 há visita à recém-inaugurada Sala Santos Simões – Azulejaria do século XVIII.

Comprar bilhetes Ler mais
Beato
Publicidade

Mais museus em Lisboa

Paragens obrigatórias no Bairro dos Museus em Cascais

Cascais criou um verdadeiro microclima cultural com a implementação daquilo a que chamou Bairro dos Museus. O conceito é simples e só requer que dê umas voltinhas pelo perímetro que concentra um conjunto de equipamentos dedicados à cultura na vila. Concebido pela Câmara Municipal de Cascais e pela Fundação D. Luís I, o Bairro dos Museus em Cascais distingue-se pela forte componente de inovação e coerência cultural. Para entrar nos edifícios pode optar (vá por nós, que compensa) por comprar o bilhete único. Custa 8€ e dá acesso a todos os equipamentos do Bairro dos Museus. Preparado para a maratona? O Centro Cultural de Cascais, a Casa Sommer, o Museu Conde Castro Guimarães, a Casa das Histórias de Paula Rego e a Casa de Santa Maria são os pontos de paragem obrigatória neste roteiro cultural. Prometida para breve, está a abertura do Museu de Arte Urbana, a próxima grande atracção da zona. 

Ler mais
Por Francisca Dias Real
Publicidade

Museus e monumentos a não perder em Belém

De antigos coches a peças modernas, de edifícios que se perdem nos tempos a estruturas que ainda cheiram a fresco em Lisboa. Reserve um tempo na sua agenda para explorar a zona de Belém e arredores. Siga o roteiro de museus e monumentos, e faça o favor de compor a ordem da visita a seu gosto. 

Ler mais
Por Maria Ramos Silva

Comentários

0 comments