19 ideias para celebrar o Dia e a Noite dos Museus

Aproveite a rede ao máximo esta sexta-feira e sábado. Há horários alargados, entradas livres e muita programação paralela
Pós-Pop. Fora do lugar-comum, gulbenkian
@Carlos Azevedo Pós-Pos, uma exposição em destaque na Gulbenkian
Por Maria Ramos Silva |
Publicidade

Entradas livres e programação reforçada para assinalar os dias 18 e 19 de Maio, datas em que se celebram o Dia Internacional dos Museus e a Noite dos Museus, respectivamente. Faça uma maratona sob o mote “Museus Hiperconectados”, o prato forte para este ano. A celebração começa sexta-feira, com direito a concertos de luxo e lançamento de papagaios de papel. Sem perder o embalo, continue a festejar no sábado. Conte com fantasmas à solta, yoga num palácio, swing e até um quiz Eurovisão. Está preparado? Pegue na agenda e não deixe fugir estas oportunidades. 

Recomendado: Coisas grátis para fazer em Lisboa

Museu Calouste Gulbenkian
© Lydia Evans / Time Out
Atracções

Museu Calouste Gulbenkian

icon-location-pin São Sebastião

Passe pela cafetaria para provar o menu Especial Pop, criado pelo Chef Miguel Castro e Silva (20.00). Depois, siga as visitas a “Pós Pop” conduzidas por Filipe Faísca, João Canijo e Maria Teresa Horta. Há DJ set e actuações jazz.

Museu Rafael Bordalo Pinheiro
Fotografia: Ana Luzia
Museus

Museu Bordalo Pinheiro

icon-location-pin Campo Grande/Entrecampos/Alvalade

Mascotes como o Zé Povinho e o Gato Pires tomam de assalto o jardim do Campo Grande (13.00-14.00) e ainda tomam chá e convidam às selfies no museu (15.00).

Publicidade
Torre de Belem
© Lydia Evans / Time Out
Atracções

Torre de Belém

icon-location-pin Belém

Prepare a máquina fotográfica e os miúdos: há lançamento de Papagaios de Papel no Exterior da Torre de Belém (à 11.00) por alunos do primeiro ciclo.

Palácio de Belém
©DR
Atracções, Edifícios e locais históricos

Palácio de Belém

icon-location-pin Belém

Aproveite para fazer uma visita ao Palácio Nacional de Belém e conhecer o “Património Cultural: de geração em geração” – o Museu da Presidência fará duas visitas guiadas (11.00 e 14.30).

Publicidade
Museu Nacional de Arte Antiga
© Lydia Evans / Time Out
Museus

Museu Nacional de Arte Antiga

icon-location-pin Estrela/Lapa/Santos

12 personalidades escolhem 12 peças das colecções do MNAA. O primeiro roteiro, o de Marcelo Rebelo de Sousa, será apresentado hoje (11.30, 15.00).

Museu de São Roque
©DR
Museus

Museu de São Roque

icon-location-pin Chiado

O #DiaInternacionalDosMuseus (no caso de querer usar e abusar do hashtag) será assinalado no Museu de São Roque com o Colóquio de Homenagem a Carlos de Azevedo – Homem dos Museus, Historiador de Arte e Professor, no centenário do seu nascimento (a partir das 09.00).

Publicidade
Coche do Museu Nacional dos Coches
©Museu Nacional dos Coches
Museus

Museu Nacional dos Coches

icon-location-pin Belém

Capte fotos o dia todo no interior do museu e partilhe até cinco fotos no Instagram, com #museudoscochesDIM2018. Habilita-se a ganhar uma Fujifilm Instax mini 9.

Museus

Museu de Lisboa - Palácio Pimenta

icon-location-pin Campo Grande/Entrecampos/Alvalade

Dançar no Museu, ou melhor, dançar num Palácio do séc XVIII, é a proposta do Museu de Lisboa para celebrar o Dia Internacional dos Museus. Encha-se de energia para os workshops de funaná, forró, danças orientais, entre outras, que vão ligá-lo às várias culturas da cidade. A noite acaba com DJ MONTEYRO. Aspectos extra positivos? A entrada livre, sujeita à lotação, e ainda os comes e bebes no recinto. Lembre-se apenas que não há multibanco disponível. De resto, pode trazer toda a família e amigos.

Publicidade
Museu das Marionetas - Barnabé
©DR
Museus

Museu da Marioneta

icon-location-pin Estrela/Lapa/Santos

Sérgio Godinho faz-se acompanhar por Filipe Raposo, para um concerto de voz e piano. (21.30)

Museu do Fado - Fachada
©DR
Museus

Museu do Fado

icon-location-pin Alfama

A música em geral, e o Fado em particular, claro, definem a agenda do dia. A festa começa pelas 15.00 com a actuação dos alunos da Escola de Guitarra do Museu do Fado (dirigidos pelo Mestre António Parreira). Seguem-se três momentos de desgarradas, às 16.00, 17.00 e 18.00. A cantar ao desafio estarão os fadistas Jaime Dias com Pedro Galveias e Vitor Miranda com Diogo Rocha. A acompanhá-los, os músicos Sérgio Costa na guitarra portuguesa e Ivan Cardoso na viola.

Museu da Música
©DR
Museus

Museu da Música

icon-location-pin Sete Rios/Praça de Espanha

Há muito para fazer no Museu Nacional da Música, que recuperou um cravo famoso (salte para a página seguinte). Mostre o que vale num quiz musical especial Eurovisão (23.00). Antes, dá-se um recital de piano em homenagem a Claude Debussy (18.00).

Publicidade
Aqueduto das Águas Livres
©Museu da Água EPAL
Museus

Museu da Água

icon-location-pin São Vicente 

Cuidado com os Fantasma do Aqueduto, a visita encenada à Galeria Subterrânea do Loreto com entrada no Reservatório da Mãe d’Água das Amoreiras e saída no Reservatório da Patriarcal (19.00-00.00). Inscrição obrigatória através em mda.epal@adp.pt)

Publicidade
Museus

Museu de Arte Popular

icon-location-pin Belém

Recebe um baile de danças tradicionais europeias em que pode descobrir tradições coreográficas de várias culturas europeias (22.00).

Publicidade
Museu Militar - Fachada
Fotografia: Ana Luzia
Museus

Museu Militar

icon-location-pin São Vicente 

A Federação do Jogo do Pau junta-se à jornada e há exposição de miniaturismo, entre outros momentos. A festa decorre entre as 10.00 e as 00.00.

Igreja da Madre de Deus
©Museu Nacional do Azulejo
Museus

Museu Nacional do Azulejo

icon-location-pin Beato

Conte com um concerto na Igreja da Madre de Deus e ainda com uma oficina de origami e recorte, uma demonstração de raku, com as artes de fogo em evidência no Jardim de Inverno, e ainda a possibilidade de pintar um azulejo. Às 21.00 há visita à recém-inaugurada Sala Santos Simões – Azulejaria do século XVIII.

Publicidade
Sala do Despachio do Palácio Nacional da Ajuda
©Palácio Nacional da Ajuda
Atracções

Palácio Nacional da Ajuda

icon-location-pin Ajuda

Assista a um concerto de câmara pelos alunos da Escola Superior de Música de Lisboa (18.30). Já às 22.00, arrisque uma aula de yoga.

Mais museus em Lisboa

Museu do Dinheiro
Inês Félix
Museus

Conheça estes museus grátis em Lisboa e arredores

Não é ao domingo de manhã, sábado à tarde ou segunda de madrugada. Estes museus são de entrada gratuita sempre que a porta está aberta ao público. E a busca pela descoberta de um museu gratuito também pode significar a descoberta de um museu que nem sempre está na ribalta. Fomos à procura dos museus grátis em Lisboa e concelhos vizinhos e descobrimos algumas pérolas museológicas. 

colecção moderna na gulbenkian
©DR
Arte

Conheça estes museus de arte contemporânea em Lisboa

Não há muitos museus de arte contemporânea em Lisboa (e arredores), mas os que existem merecem uma visita. Têm colecções importantes e exposições que os colocam cada vez mais em destaque no panorama intercional das artes. Lisboa entrou no mapa da arte contemporânea e tem razões para isso. De Júlio Pomar a Andy Warhol, pode correr as mais variadas variantes artísticas ao longo deste roteiro que aqui lhe traçamos.

Publicidade