A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Palácio Nacional da Ajuda
Palácio Nacional da Ajuda

Coisas para fazer no Dia Internacional dos Museus em Lisboa

Descubra como celebrar o Dia Internacional dos Museus em Lisboa. Há entradas gratuitas e programação especial.

https://media.timeout.com/images/105796494/image.jpg
Escrito por
Francisca Dias Real
e
Raquel Dias da Silva
Publicidade

O sector da cultura tem sido um dos mais afectados pela pandemia. Tendo em conta os desafios que estes espaços enfrentam, este ano, o tema do Dia Internacional dos Museus, celebrado a 18 de Maio, é  “O futuro dos museus: recuperar e reimaginar”. E, apesar de continuarmos a ter de respeitar o distanciamento social e a etiqueta respiratória, a Direcção-Geral do Património Cultural volta a convidar os espaços museológicos da Rede Portuguesa de Museus para se associarem a estas comemorações. Antes, ainda há a Noite Europeia dos Museus, a 15 de Maio. Para não perder nada, o Governo compilou toda a programação aqui. Mas, se não quiser perder muito tempo, espreite o nosso guia de coisas para fazer em Lisboa nesta data especial.

Recomendado: Dia dos Museus: as actividades que pode aproveitar com crianças

Dia e Noite nos Museus

  • Museus

Há museus completamente gratuitos em Lisboa (já os listámos) e depois há outros que não dão o braço a torcer e onde vai ter sempre de se chegar à frente e abrir a carteira. Mas ainda há um meio termo, aqueles que dão tréguas em pelo menos um dos dias da semana ou do mês, para que possa entrar sem gastar dinheiro. Seja ao sábado, no primeiro domingo do mês ou depois de uma certa hora – há opções para tudo e não há grandes desculpas para não aderir a estas borlas. Está pronto para apontar estas dicas?

  • Arte

Lisboa entrou no mapa da arte contemporânea e tem razões para isso, a contrabalançar os artistas internacionais com os grandes portugueses que puseram a arte contemporânea num pedestal. De Júlio Pomar a Andy Warhol, de José de Almada Negreiros a Marcel Duchamp, pode correr as mais variadas variantes artísticas ao longo deste roteiro que aqui lhe traçamos.

Publicidade
Os cinco museus mais estranhos de Lisboa
  • Coisas para fazer
  • Centros culturais

Moldes de esculturas, dinheiro falso, uma peça para serrar crânios... Esta selecção teria lugar numa suposta Ala de Insólitos de um hipotético Museu dos Museus. Se já foi várias vezes ao Museu Nacional de Arte Antiga, conhece os cantos à Casa das Histórias da Paula Rego e sabe enumerar toda a Colecção Berardo, então se calhar está a precisar de um novo desafio. A verdade é que há muito mais, e insólito quanto baste, para descobrir nos museus mais estranhos em Lisboa e arredores. Dos gessos à extinta cera, com uma pausa pelo caminho na Polícia Judiciária, conheça estes cinco.

Recomendado
    Também poderá gostar
      Publicidade