Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right Reabertura dos museus: ideias para celebrar o Dia Internacional dos Museus
Museu de arte antiga
Paulo Alexandrino Museu de arte antiga, MNAA

Reabertura dos museus: ideias para celebrar o Dia Internacional dos Museus

Aproveite a reabertura de portas de muitos museus que assinalam em simultâneo o Dia Internacional dos Museus

Por Francisca Dias Real
Publicidade

Desconfinar, mas com cautela. A calendarização do Governo ditou que museus, galerias e palácios podem abrir a partir desta segunda, 18 de Maio. Muitas reaberturas acontecem já nesse dia, ainda que com incertezas e regras especiais. A data assinala também o Dia Internacional dos Museus, este ano sob o tema "Museus para a Igualdade: Diversidade e Inclusão". Muitos dos museus celebram a efeméride com entradas gratuitas e alguma programação especial – que também se mantém online, para quem permanece em casa. Está preparado? Descubra por que bilheteiras já pode passar.

Recomendado: Dia dos Museus: as actividades que pode aproveitar com crianças

Dia dos Museus

CCB
CCB
©CCB

1. Centro Cultural de Belém

 

O CCB volta a abrir as portas da Garagem Sul no dia 18 e com entrada gratuita para celebrar o Dia dos Museus, mas com horário reduzido (Ter-Dom 10.00-17.00). Por lá está a exposição “O Mar é a Nossa Terra”, inaugurada a 10 de Março, e que apresenta as contradições que existem entre a terra e o mar. Haverá um guia explicativo em áudio que estará acessível a partir dos telemóveis dos próprios visitantes (leve os seus fones). Para os mais novos, há desafios e quebra-cabeças que levam as famílias a descobrir os segredos da linha de costa. A reabertura das salas de espectáculos só virá com novas ordens do Governo, e a partir de Julho está prevista uma programação de música e cinema ao ar livre. 

Museu Nacional de Arte Antiga
Museu Nacional de Arte Antiga
© Lydia Evans

2. Museu Nacional de Arte Antiga

A reabertura do MNAA, em Lisboa, dá-se com a inauguração da exposição “A Linha que Fecha Também Abre”, onde se confrontam cinco desenhos de Julião Sarmento com oito desenhos italianos do Renascimento. 18 de Maio será também o primeiro dia de apresentação do espaço onde serão restaurados os Painéis de São Vicente, de Nuno Gonçalves, um local devidamente vedado, mas visível para os visitantes. Pode ainda ver pela primeira vez a última aquisição do museu – Um Estudo para Camões, um desenho de Domingos Sequeira. Nesse dia, o pianista Pedro Emanuel Pereira dará um concerto à porta fechada, que pode ser acompanhado a partir das 19.00 na Antena 2. Saiba mais aqui

Museus em casa

British Museum, Londres
© DR

Museus do mundo para visitar sem sair de casa

Museus

De obras impressionistas parisienses, no Museu de Orsay, a uma lição de Grécia antiga, no Museu Benaki de Atenas, a um arquivo voyeurístico de relíquias de ex-amantes no Museu de Relacionamentos Terminados, há algumas exposições fascinantes à distância de um clique - e todas elas grátis. Coloque a chaleira ao lume, acomode-se no sofá e prepare-se para um auto-isolamento esclarecedor com estes museus virtuais que pode explorar em casa.

museu calouste gulbenkian
©DR

Visitas aos museus de Lisboa dentro de casa

Coisas para fazer

Apesar de tudo o que nos assola, podemos continuar a alimentar a mente e a inspirarmo-nos em visitas aos museus a partir de casa. A tecnologia assim o permite, através de fotografias e realidade virtual. O Google Arte e Cultura lançou uma iniciativa com mais de 500 museus e galerias por todo mundo. É possível filtrar por popularidade ou localidade e nós mostramos-lhes os melhores de Lisboa. 

Recomendado

    Também poderá gostar

      Publicidade