Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right Coisas para fazer no Dia Internacional dos Museus em Lisboa
Palácio Nacional da Ajuda
Palácio Nacional da Ajuda

Coisas para fazer no Dia Internacional dos Museus em Lisboa

Descubra como celebrar o Dia Internacional dos Museus em Lisboa. Há entradas gratuitas e programação especial.

Por Francisca Dias Real e Raquel Dias da Silva
Publicidade

O sector da cultura tem sido um dos mais afectados pela pandemia. Tendo em conta os desafios que estes espaços enfrentam, este ano, o tema do Dia Internacional dos Museus, celebrado a 18 de Maio, é  “O futuro dos museus: recuperar e reimaginar”. E, apesar de continuarmos a ter de respeitar o distanciamento social e a etiqueta respiratória, a Direcção-Geral do Património Cultural volta a convidar os espaços museológicos da Rede Portuguesa de Museus para se associarem a estas comemorações. Antes, ainda há a Noite Europeia dos Museus, a 15 de Maio. Para não perder nada, o Governo compilou toda a programação aqui. Mas, se não quiser perder muito tempo, espreite o nosso guia de coisas para fazer em Lisboa nesta data especial.

Recomendado: Dia dos Museus: as actividades que pode aproveitar com crianças

Dia e Noite nos Museus

Museu do Dinheiro
Inês Félix

Museus grátis em Lisboa e arredores

Museus

Não é ao domingo de manhã, sexta à tarde ou segunda de madrugada. Estes museus são de entrada gratuita sempre que a porta está aberta ao público (em alguns terá de marcar). E a busca pela descoberta de um museu gratuito também pode significar a descoberta de um museu que nem sempre está nas bocas do mundo e, como sabe, o conhecimento não ocupa lugar, por isso quanto mais melhor. Fomos à procura dos museus grátis em Lisboa e concelhos vizinhos e descobrimos algumas pérolas museológicas.

MAAT
DR

Conheça estes museus de arte contemporânea em Lisboa

Arte

Lisboa entrou no mapa da arte contemporânea e tem razões para isso, a contrabalançar os artistas internacionais com os grandes portugueses que puseram a arte contemporânea num pedestal. De Júlio Pomar a Andy Warhol, de José de Almada Negreiros a Marcel Duchamp, pode correr as mais variadas variantes artísticas ao longo deste roteiro que aqui lhe traçamos.

Publicidade
MAAT
Fotografia: Arlindo Camacho

Guia para não pagar entrada nos museus em Lisboa

Museus

Há museus completamente gratuitos em Lisboa (já os listámos) e depois há outros que não dão o braço a torcer e onde vai ter sempre de se chegar à frente e abrir a carteira. Mas ainda há um meio termo, aqueles que dão tréguas em pelo menos um dos dias da semana ou do mês, para que possa entrar sem gastar dinheiro. Seja ao sábado, no primeiro domingo do mês ou depois de uma certa hora – há opções para tudo e não há grandes desculpas para não aderir a estas borlas.

Recomendado

    Também poderá gostar

      Best selling Time Out Offers
        Publicidade