Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right Jardins Abertos: lugares secretos, workshops, visitas e passeios
Estufa Fria de Lisboa
Aline Macedo

Jardins Abertos: lugares secretos, workshops, visitas e passeios

Este fim-de-semana há mais uma edição de Jardins Abertos, desta vez de Primavera. Há muito para descobrir.

Por Francisca Dias Real e Raquel Dias da Silva
Publicidade

A Primavera, alheia ao estado do mundo, decidiu mais uma vez presentear-nos com o seu teatro da floração. Aproveitando a deixa, o Festival Jardins Abertos regressa a Lisboa nos últimos dois fins-de-semana de Maio, 22-21 e 29-30 de Maio, com programação gratuita e para toda a família. Entre os destaques, sobressaem dois espaços verdes inéditos, como o Claustro do Convento de Chelas, forrado com azulejos datados dos séculos XVIII, XIX e XX, um tanque central, canteiros de buxo e duas imponentes palmeiras-das-canárias. Mas há muito mais para descobrir.

Os portões de alguns dos jardins mais bonitos da cidade – muitos deles privados – vão estar abertos. O projecto, promovido por profissionais da cultura, botânica e sustentabilidade, quer difundir o conhecimento da natureza em ambiente urbano e sensibilizar o público para a preservação dos espaços verdes. 

A festa de encerramento acontece no domingo, 30 de Maio, na Praça do Príncipe Real (10.00-19.00). Mas, antes, tome nota deste percurso perfeito, que criámos só para si. O programa completo pode consultá-lo aqui.

Recomendado: Os melhores terraços em Lisboa

Jardins Abertos: sugestão de roteiro

Telhado Verde de Alcântara
Telhado Verde de Alcântara
Jardins Abertos

1. Dia 22

Sábado é para dormir até mais tarde? Na, na, na. Ligue o despertador que a primeira visita guiada está marcada para as 06.00 da manhã. A ideia é aproveitar o nascer do sol para descobrir (ou ver com outros olhos) o Espaço Biodiversidade no Parque Florestal de Monsanto. Mais tarde, às 09.30, é convidado a descobrir Lisboa a pé, com uma caminhada do jardim da Praça D. Luís I, no Cais do Sodré, até ao Jardim do Príncipe Real. Já a partir das 10.00, são várias as visitas livres e acompanhadas a diferentes espaços da cidade, como o Telhado Verde da Fábrica de Água de Alcântara (10.00-13.00), o Parque Botânico do Monteiro-Mor (10.00-13.00) ou a Quinta Conde dos Arcos (10.00-18.00). Entre as 11.00 e as 20.00, recomenda-se uma visita à loja Limbo, onde encontrará um Consultório de Plantas.

Estufa Fria
Estufa Fria
©Manuel Manso

2. Dia 23

Desta vez pode ficar na cama até mais tarde. Mas não se esqueça: a visita guiada ao Sapal do Estuário do Tejo está marcada para as 09.00. A partir das 10.00, começam a realizar-se as visitas habituais: destacamos, por exemplo, as no Jardim do Palacete de São Bento (10.00-17.00), à Quinta Urbana NÃM (10.00-18.00) e ao Jardim da Procuradoria Geral da República, no Palácio Palmela (10.00-18.00). Até às 18.00, também vale a pena espreitar a exposição “Sons e Matérias da Paisagem”, na Estufa Fria. No mesmo local, às 16.00, irá decorrer uma oficina de cosmética biológica com Cátia Curica, da Organii.

Publicidade
CCB
CCB
©CCB

3. Dia 29

Uma semana depois, há mais verde para descobrir na cidade. Se estiver perdido entre as várias visitas agendadas, vá por nós e atire-se às que vão acontecer nos Jardins do Centro Cultural de Belém (10.00-12.00), no British Cemetery (10.00-13.00), no Claustro do Convento de Chelas (10.00-18.00) e no Jardim da Casa Mir (10.00-12.00). Para as famílias, estão programadas actividades na Quinta Pedagógica dos Olivais (10.00 e 15.00, quinta.pedagogica@cm-lisboa.pt), no Jardim do Palácio Pimenta (11.30 e 15.30, reservas@museudelisboa.pt) e nos Jardins do Campus da Fundação EDP (16.00, visitar.maat@edp.pt). Destacamos ainda a oficina de Plantação de Aromáticas em Floreiras, às 15.00, na Escola de Jardinagem da Câmara Municipal de Lisboa.

Jardins Abertos
Jardins Abertos
Fotografia: Yago Barbosa

4. Dia 30

À semelhança de anos anteriores, esta edição termina com um mercado ao ar livre, das 10.00 às 19.00, na Praça do Príncipe Real. Mas antes, aproveite mais algumas visitas a espaços verdes, como o Centro Ismaili de Lisboa (10.00-17.00), a Quinta Pedagógica dos Olivais (10.00-17.30), o Palácio Fronteira (10.00-18.00) ou a Estufa Fria de Lisboa (10.00-18.00). Se levar os miúdos atrás, também há programação a pensar neles. Entre uma visita ao Jardim das Plantas Aromáticas e Medicinais (10.00 e 15.00, quinta.pedagogica@cm-lisboa.pt) e uma oficina de artes plásticas para eco-guerreiros (11.00, visitar.maat@edp.pt), o que não falta são opções.

Os jardins que não pode perder

Jardins Abertos
Jardins Abertos
Jardins Abertos

1. Convento de São Félix e Santo Adrião

Atracções Marvila

Na actual Estrada de Chelas encontramos o Convento de São Félix e Santo Adrião, mais conhecido por Convento de Chelas. Forrado com azulejos datados dos séculos XVIII, XIX e XX, tem um bonito clausto para ser descoberto, com um tanque central, canteiros de buxo e duas imponentes palmeiras-das-canárias. As visitas livres estão marcadas para os dias 22 e 29 de Maio, das 10.00 às 18.00.

Quinta Pedagógica dos Olivais
Quinta Pedagógica dos Olivais
Jardins Abertos

2. Quinta Pedagógica dos Olivais

Miúdos Encarnação

Há campo na cidade e fica nos Olivais. As tradições rurais e as actividades diárias típicas de uma quinta, como a lavoura, hortas e pomares e tarefas dos animais domésticos, estão acessíveis a todos os que pensam que os ovos nascem no supermercado. As visitas livres acontecem nos dias 22 e 29 de Maio, a partir das 10.00. E, se quiser pôr as mãos na terra, não se esqueça de participar nas actividades para as famílias, aos domingos, às 10.00 e às 15.00.

Publicidade
Nãm
Nãm
Duarte Drago

3. Nãm

Restaurantes Vegetariano Intendente

A Quinta Urbana NÃM é a primeira quinta urbana em Portugal que produz alimento a partir do desperdício de outra indústria, sustentada nos princípios da economia circular. Poderá descobri-la nos dias 23 e 30 de Maio, entre as 10.00 e as 18.00.

Quinta Conde dos Arcos
Quinta Conde dos Arcos
Aline Macedo

4. Quinta Conde dos Arcos

Coisas para fazer Encarnação

Fica nos Olivais e tem nove hectares divididos entre o Viveiro Municipal, a Escola de Jardinagem e a Escola de Calceteiros. No sábado, 22 de Maio, há uma oficina de multiplicação de plantas (10.00) e no seguinte, 29 de Maio, poderá aprender a plantar aromáticas em floreiras (15.00). Nestes dias também há visitas livres entre as 10.00 e as 18.00.

Publicidade
estufa fria
estufa fria
Fotografia: Manuel Manso

5. Estufa Fria

Atracções São Sebastião

É um básico quando pensamos em abrigos para plantas e está de portas abertas para visitas livres nos sábados, 22 e 29 de Maio, entre as 10.00 e as 18.00. No domingo, 23 de Maio, há uma oficina de coméstica biológica às 16.00. E no sábado, 29, além da visita livre já mencionada, poderá ver a exposição “Sons e Matérias da Paisagem” e assistir a uma conversa com os autores, pelas 16.00.

Lisboa verde

quinta das conchas, lumiar, parque, jardim,
Fotografia: Duarte Drago

Os melhores parques e jardins em Lisboa

Atracções Parques e jardins

Em Lisboa há parques para todos os gostos e nós escolhemos os melhores para brincar com os miúdos, ler um livro ou fazer um piquenique, independentemente da altura do ano. Afinal todos os dias são bons para uma pausa num destes parques e jardins de Lisboa. Do jardim da Estrela ao pulmão verde de Lisboa – falamos do Monsanto, pois claro –, espaços verdes não faltam na cidade. Com parques infantis, espaços para praticar desporto e correr ou simplesmente para se deixar estar.

avenidas novas, ciclovia
Fotografia: Manuel Manso

Ciclovias em Lisboa. Só precisa de pedalada para percorrer a cidade

Coisas para fazer

Pedalar pela cidade já entrou na rotina de muitos lisboetas, e usar a desculpa das colinas da cidade para deixar as duas rodas estacionada em casa também caiu em desuso. Muito menos vale a pena dizer que não sabe onde arranjar uma bicicleta. Se é fã da partilha, não faltam soluções como as bicicletas da rede Gira e ainda mais ideias dentro do mesmo espírito, como é o caso das trotinetas que invadiram a cidade, igualmente amigas do ambiente. 

Recomendado

    Também poderá gostar

      Best selling Time Out Offers
        Publicidade