Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right Praias no Algarve para fugir à Maré Vermelha

Praias no Algarve para fugir à Maré Vermelha

As águas entre Albufeira e Faro foram reabertas, mas a Maré Vermelha continua. Nada tema: não faltam praias no Algarve para lhe fugir.

tavira
algarvetips.com
Por Raquel Dias da Silva |
Publicidade

As praias entre a Ilha do Farol, em Faro, e a praia da Rocha Baixinha, em Albufeira, foram interditas por causa de uma microalga, uma espécie bioluminescente que, durante a noite, produz fluorescência, atracção em países como a Tailândia, onde para ver tem de pagar. O alerta foi dado pela Autoridade Marítima Nacional, aconselhada pela Agência Portuguesa do Ambiente, já que a apelidada “maré vermelha”, uma corrente marítima ascendente que traz à tona cistos dinoflagelados, foi considerada “potencialmente perigosa para a saúde pública”. O fenómeno tem-se verificado pelo menos nos últimos dois anos, embora numa área geográfica mais restrita. Frequente ou não, foi proibido ir a banhos ou pescar bivalves (a ingestão de água e alimentos contaminados pode conduzir a quadros severos de gastroenterite e, em casos mais graves, provocar problemas respiratórios e no sistema nervoso). Entretanto, já saíram os resultados das análises feitas pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera e começa-se a poder voltar a pôr os pés na água. Mas o que não falta são praias no Algarve para fugir da Maré Vermelha e continuar a aproveitar as suas férias em areias algarvias sem ter de pensar se está a correr um risco ou não.

Recomendado: As praias paradisíacas que ainda resistem no Algarve

Da Fuseta à Manta Rota

praia da fuzeta
Fotografia: Francisco Santos
Atracções, Praias

Praia da Fuseta

No extremo leste da Ilha da Armona, a Praia da Fuseta e a Ilha da Fuseta, de braço dado mas com identidades distintas, estão suficientemente longe da Ilha da Culatra, onde se encontra a Ilha do Farol, para conseguir fugir à maré vermelha; mas suficientemente perto para a viagem valer a pena, se estiver a passar férias perto de Faro ou Olhão. Pode ficar-se pela praia da ria ou apanhar o barco no cais para usufruir da língua de areia estreita e ondulação suave da Praia da Fuseta, com bandeira azul. Já o troço de areal entre a nova barra e o local onde se situou a barra antiga foi designado como Praia da Barra Nova, constituindo agora um areal deserto e intocado, sem equipamento de apoio nem vigilância balnear, com piscinas naturais muito convidativas na baixa-mar.

COMO CHEGAR: Dirigindo-se ao cais de embarque na Fuseta, pode fazer uma curta viagem por barco em direcção à ilha de aproximadamente dez minutos.

praia do barril
Fotografia: Ana Luzia
Atracções, Praias

Praia do Barril

Estacione o carro na avenida principal de Santa Luzia, compre uma caixa de figos do Algarve e faça-se ao caminho até à Praia do Barril. É pelo menos uma meia hora a pé, com passagem pelo sapal da Ria Formosa, considerado um dos mais belos parques naturais do Algarve. Ainda antes de passar a ponte pedonal que atravessa a ria, espreite para o sapal e veja se descobre os inúmeros caranguejos que aí habitam (não vai ser difícil, vai ver). Se a preguiça levar a melhor, apanhe o comboio que atravessa a praia. Não é muito caro, a viagem é bonita e sempre pode voltar a pé, depois de ter adormecido ao sol. O desembarque faz-se num aldeamento turístico, onde em tempos houve uma pequena aldeia piscatória dedicada à pesca do atum restam apenas as âncoras).

COMO CHEGAR: A viagem de comboio perto do aldeamento turístico Pedras d’El Rey é imperdível, mas também pode optar por fazer o mesmo trajecto a pé.

Publicidade
tavira
algarvetips.com
Coisas para fazer

Ilha de Tavira

É conhecida como Ilha de Tavira pelos locais, mas a verdade é que é apenas uma das praias que compõem a ilha arenosa, da qual fazem parte também a Praia da Terra Estreita, a Praia do Barril e a Praia do Homem Nu. Situada na extremidade oriental da ilha, dispõe de várias casas de veraneio, apoios de praia e inúmeros equipamentos turísticos, incluindo restaurantes, bares de “pés na areia” e estabelecimentos de animação nocturna durante a época balnear. Como esta praia é bastante popular, conte com enchentes, sobretudo em Agosto, mas nada tema: são sete quilómetros ao longo da costa. Basta andar uns cinco a dez minutos para sair da secção mais movimentada e encontrar o poiso ideal. Se quiser acampar na ilha, há um parque de campismo aberto de Maio a Setembro, onde é possível alugar tendas permanentes com electricidade (também pode levar a sua, não há problema). Sob a sombra de pinheiros, possui boas instalações, incluindo churrasqueiras.

COMO CHEGAR: É possível apanhar um barco no cais do rio Gilão, no centro da cidade de Tavira, ou no Cais das Quatro Águas, junto da Ria Formosa. Ambos os serviços viajam para o mesmo cais da ilha. Uma vez lá só tem de decidir se quer ficar do lado da ria ou fazer uma caminhada até ao mar. Este Verão, o cais principal da ilha está em obras e há um temporário: a frequência de barcos a ir e voltar é menor, por isso tem de estar atento para não acabar a perder horas nas filas.

Praia de Cabanas
DR
Atracções, Praias

Praia de Cabanas

Há uma data de barcos de pesca artesanal ancorados em frente à vila de Cabanas de Tavira. Era num desses que antigamente se ia até à praia num percurso rápido, uma travessia de duzentos metros de um lado ao outro, com dois dedos de conversa. Agora ou se apanha um barco no cais ou um na rampa. Uma vez lá é apreciar o areal branco e largo, com águas mornas, de ondulação suave, e muitas piscinas, perfeitas para famílias. Não é por acaso que o The Guardian a considerou, em 2013, a melhor praia de Portugal. Com apoios de praia e vigilância, também é adequada à prática de vela e windsurf. 

COMO CHEGAR: Em Tavira, vire para Vila Real de Santo António. Pare na marginal de Cabanas, de onde se vê bem a ilha. Depois é apanhar um barco no cais ou um na rampa.

Publicidade
Manta Rota
Manuel Correia
Coisas para fazer

Praia da Manta Rota

Embora mantenha muito do seu carácter original de terra piscatória, a Manta Rota assume-se actualmente como um importante centro turístico. Antes de chegar à praia, ladeada a nascente pela Praia da Lota e a poente pela Praia da Cacela Velha, encontra uma grande praça com casas de veraneio, estabelecimentos comerciais, um parque infantil, um mercado e um centro de artes e muita oferta de animação, sobretudo no Verão. Com uma grande extensão de mar com pouca profundidade, a praia é excelente para levar as crianças, mas é garantido que os adultos também não se vão aborrecer, com várias opções de desportos náuticos e de restaurantes, bares e esplanadas.

COMO CHEGAR: A rede de passadeiras e passadiços sobrelevados, a partir da praça principal, convindam-no a percorrer as dunas, enquanto observa a vegetação dunar desde o interior, onde surgem plantas aromáticas (como a perpétua-das-areias) e arbustos (como o piorno-branco, planta característica do sotavento arenoso), até à frente de mar, onde dominam o estorno e o cardo-marítimo.

De Albufeira ao Carvoeiro

praias no Algarve
Booking.com
Coisas para fazer

Praia da Oura

icon-location-pin Grande Lisboa

Com Bandeira Azul, esta praia encontra-se perto de Albufeira, no centro de uma das zonas mais animadas do Algarve, com muito comércio à volta. Tem todos os apoios e serviços de praia necessários e oferece excelentes condições para uns belos dias de férias à beira-mar, com direito à prática de desportos náuticos como o windsurf e o mergulho. É contudo muito frequentada por turistas, graças à presença de inúmeros hóteis e aparthóteis (apartamentos xpto, portanto) em Areias de São João. Mas – atente a esta informação privilegiada – a praia torna-se mais deserta para nascente, naturalizando até à chamada Pedra dos Bicos, uma formação rochosa muito recortada que define o extremo leste da Oura. Esta praia é, aliás, conhecida pelas enseadas e piscinas nas rochas.

COMO CHEGAR: Acessível pela Rua Ramalho Ortigão.

praias no Algarve
Kolforn
Coisas para fazer

Praia dos Aveiros

Não é grande, mas a Praia dos Aveiros apresenta excelentes condições para snorkeling, uma prática desportiva de mergulho em águas rasas. Além de que é francamente bonita, com as suas enseadas e areias finas e douradas. Permite, aliás, contemplar o panorama da linha de costa até Vilamoura, bem como fazer um passeio sobre a plataforma rochosa na base da arriba a poente, alcançando depois um trilho pedonal que percorre o topo da arriba até ao areal do Forte de São João. Mas convêm ter atenção: a arriba encontra-se intensamente desgastada e, ao longo do passeio, observa-se uma profusão de galerias, grutas e algares.

COMO CHEGAR: Vizinha da Praia da Oura, pode aceder-lhe através de uma escadria junto ao Hotel Auramar.

Publicidade
praias no Algarve
Portugal Travel Tips
Coisas para fazer

Praia de São Rafael

Enquadrada por arribas calcárias de tons quentes, manchas de pinhal e enormes arbustos de aroeira, a Praia de São Rafael deve o seu nome ao empreendimento turístico aí situado, mas a fama é mérito das águas calmas e transparentes, perfeitas para explorar a vida marítima escondida nas rochas submersas. Já o areal é amplo, embora estreito e ladeado de uma diversidade notável de exóticas formações rochosas naturais, destacando-se a Ponte Pequena e a Ninho das Andorinhas, ambas dotadas de arcos, cavernas, grutas e penhascos. Se não costuma alugar toldos, opte pelo lado esquerdo da praia, onde há mais espaço.

COMO CHEGAR: Pela Estrada Guia-Galé, que está sinalizada. Há acessos para a praia através de escadas ou rampa em madeira.

praia da coelha
Fotografia: Francisco Santos
Atracções, Praias

Praia da Coelha

O caminho até à praia é pedonal, seguindo ao longo de campos agrícolas onde se observam oliveiras e alfarrobeiras de aparência centenária. Com a proximidade do mar, surgem exuberantes matos litorais, com zimbo, carrasco, aroeira e palmeira-anã, a única palmeira nativa da Europa. Aninhada entre arribas douradas, onde são visíveis fósseis marinhos, esta praia em Sesmarias, Albufeira, entre as praias da Guia e da Galé, é das mais abrigadas do vento. É, também, pelo menos é o que consta, a praia predilecta do antigo presidente da República Aníbal Cavaco Silva. Talvez pela beleza das galerias e grutas resultantes da erosão das águas doces e salgadas sobre a rocha calcária. O areal não é, contudo, muito extenso.

COMO CHEGAR: Na estrada principal, ir para a Praia do Castelo. Depois de virar à esquerda, surge a única placa para a Coelha. Virar à direita e logo à esquerda, para uma estrada esburacada. Depois do Hotel Baía Grande, na bifurcação, ir pela esquerda. Estacionar onde der e percorrer 800 metros até às arribas. Ir sempre pela esquerda, por caminhos de terra batida, até chegar à praia.

Publicidade
Coisas para fazer

Praia do Carvalho

É numa enseada escondida, que se abre entre as falésias, que encontra a Praia do Carvalho, uma jóia do Algarve, próxima de outra jóia (a praia e gruta de Benagil, onde também pode ir dar um saltinho). O areal divide-se entre duas arribas, águas calmas e límpidas, de ondulação suave, e uma rocha que se ergue quase a meio da praia, compondo o cenário. É certo que, no pico do Verão, não a encontra vazia, mas ainda assim não é assim tão frequentada. E ainda bem, claro, porque o ideal é mesmo preservá-la de enchentes, até porque, embora a praia tenha uso balnear, está classificada como praia de uso limitado já que larga extensão do areal se encontra inserida em zona de risco de derrocada. É ter cuidado, mas vale a pena a visita.

COMO CHEGAR: Saia da EN 125 em Lagoa em direcção a Carvoeiro. Na baixa de Carvoeiro, vire à esquerda, para nascente. Quando chegar, o acesso à praia é mais complicado: através de uns degraus íngremes e de um túnel esculpido dentro da falésia onde se observam fósseis marinhos. Tente não tropeçar.

Mergulhe pelo país

Praia do Meco
Manuel Manso
Coisas para fazer

As melhores praias naturistas em Portugal

Em Portugal, a Federação Portuguesa de Naturismo promove a prática da nudez social desde 1977. Fomos por isso à procura das melhores praias naturistas em Portugal para poder andar como veio ao mundo, sem vergonha nem receio, e conhecer pessoas frescas que não têm medo de aragens.

Publicidade
Costa Caparica Geral
Fotografia: Inês Calado Rosa
Coisas para fazer

As melhores praias na Costa da Caparica

Há areais e marés para todos os gostos, destinos clássicos e paragens menos óbvias na Costa da Caparica. São 15 quilómetros de costa e muitas praias por onde escolher, sendo que a pré-época de veraneio é a altura perfeita para fintar as longas filas que costumam marcar a temporada estival.

Publicidade