Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right Obras em Agosto: estas são as ruas cortadas ao trânsito em Lisboa

Obras em Agosto: estas são as ruas cortadas ao trânsito em Lisboa

A vontade de sair à rua é grande, mas os condicionamentos ao trânsito em Lisboa também. Saiba onde param as obras.

condicionamentos ao trânsito
DR
Por Raquel Dias da Silva |
Publicidade

O trânsito em Lisboa costuma ficar temporariamente condicionado em determinadas artérias com relativa facilidade, graças a provas desportivas, obras e inúmeros cortes de via. É um facto, sobretudo quando entra Agosto e tanto as festas populares como as interrupções totais da circulação aquecem. Para não correr o risco de ficar preso no trânsito ou andar às voltas pela cidade, espreite esta lista dos condicionamentos actuais mais relevantes em Lisboa, que incluem cortes previstos nos programas Pavimentar Lisboa e Uma Praça em Cada Bairro. Num instante aprende por onde circular – e sobretudo por onde não circular – na capital em Agosto.

Recomendado: As opções de mobilidade urbana para passeios amigos do ambiente

Condicionamentos ao trânsito em Lisboa

segunda circular
DR

Segunda Circular

Olivais. De 9 a 13 de Agosto

Estão a decorrer trabalhos de reparação de uma conduta de água pela EPAL na Segunda Circular, junto ao aeroporto (saída para a Av. Cidade do Porto/Avenida de Berlim), que implicam condicionamentos ao trânsito entre 9 e 13 de Agosto, das 10.00 às 16.30, com supressão de uma via no sentido norte-sul, incluindo na Avenida Cidade do Porto.

Avenida de Berlim

Olivais. De 4 de Junho a 31 de Agosto

No âmbito das obras no sistema de drenagem da Avenida Infante Dom Henrique, a Avenida de Berlim está encerrada à circulação automóvel no troço compreendido entre a Avenida Infante Dom Henrique e a Avenida Dom João II, por um período estimado de 90 dias. É garantida, contudo, a circulação dos transportes públicos e, em alternativa, o acesso ao Parque das Nações deverá se efectuado através da Avenida Aquilino Ribeiro Machado (Av. Recíproca).

Publicidade
Ponte ciclopedonal da Calçada de Carriche
DR

Calçada de Carriche

Ameixoeira. De 12 a 31 de Agosto

Os condicionamentos ao trânsito na Calçada Carriche estão previstos até 31 de Agosto, devido a trabalhos de construção de uma ponte pedonal sobre a calçada, junto ao entroncamento com a Rua Professor José Pinto Correia. A interrupção da circulação não será total e os trabalhos serão realizados com o corte da via esquerda no sentido ascendente (Lisboa), o corte de uma via lateral e a zona de estacionamento contíguo à via lateral. Mas trata-se apenas da primeira de quatro fases da obra e os condicionamentos das restantes fases serão comunicados oportunamente.

Avenida de Roma

Alvalade. De 12 de Agosto a 6 de Setembro

Estão a decorrer trabalhos de pavimentação na Avenida de Roma, no âmbito do programa Pavimentar Lisboa. A artéria da freguesia de Alvalade está sujeita por isso a condicionamento de trânsito no troço entre a Avenida do Brasil e a Praça de Alvalade, de 12 de Agosto a 6 de Setembro, das 8.00 às 18.00, sem que ocorra interrupção total da circulação.

Publicidade
lumiar
DR

Estrada do Paço do Lumiar

Lumiar. De 11 de Março até 30 de Setembro

As obras de requalificação do Paço do Lumiar arrancaram em Março, com um prazo previsto de um ano, mas estão a decorrer de forma faseada e obrigam a condicionamentos de trânsito, das 08.00 às 00.00, no eixo Estrada do Paço Lumiar, Rua Direita e Estrada do Lumiar. A obra implica ainda a interrupção total da circulação e o desvio do percurso da carreira 703 da Carris: no sentido Benfica entre a Avenida Padre Cruz e a Azinhaga da Torre do Fato; e no sentido Lumiar entre a Alameda Mahatma Gandhi e a Rua Prof. Fernando Mello Moser, com relocalização das paragens. Para garantir o funcionamento regular do percurso alternativo da carreira 703, será implementado o sentido único de trânsito na Alameda Mahatma Gandhi, entre a Rua Teófilo Carvalho dos Santos e a Azinhaga do Jogo da Bola, bem como na Rua Isaac Rabin, entre a Azinhaga do Jogo da Bola e a Rua Prof. Alfredo de Sousa.

Rua das Taipas

Príncipe Real. De 4 de Junho a 4 de Outubro

A obra, para repor o arranjo à superfície do Jardim de São Pedro de Alcântara, tem uma duração estimada de quatro meses e provoca os seguintes constrangimentos na circulação rodoviária: corte de trânsito no troço da Rua das Taipas junto ao miradouro, durante o período de duração da obra; e fortes restrições à circulação e estacionamento nos restantes troços da Rua das Taipas.

Publicidade
belém
Idealista

Rua Bartolomeu Dias

Belém. De 29 de Julho a 18 de Outubro

A primeira fase da obra implica a interrupção da circulação no troço entre a Praça do Império e a Rua Vila Correia. A circulação alternativa será garantida em ambos os sentidos para o trânsito geral pela Praça do Império, Rua D. Lourenço de Almeida, Rua Vila Correia, retomando a Rua Bartolomeu Dias na direcção para Norte, sendo que, na direcção de Algés e para o transporte público em geral em ambos os sentidos, se seguirá directamente da Praça do Império à Av. da Índia. Para garantir e minimizar o impacto da obra na vida quotidiana dos residentes, os trabalhos decorrem em período diurno, não obstante a necessidade da interrupção total da circulação, incluindo a circulação do eléctrico 15 da Carris. Para acomodar as condicionantes de circulação no eléctrico 15, a sua viagem termina no Largo dos Jerónimos e o restante percurso é assegurado por autocarros.

Rua Maria Andrade/ Rua Maria da Fonte

Intendente. De 1 de Julho a 29 de Outubro

Devido a trabalhos de repavimentação na Rua Maria Andrade e na Rua Maria da Fonte, estas artérias das freguesias de Penha de França e São Vicente poderão apresentar condicionamentos de trânsito de 1 de Julho a 29 de Outubro de 2019, entre as 08.00 e as 17.00. 

Publicidade
ajuda
Câmara Municipal de Lisboa

Largo da Boa-Hora à Ajuda e envolvente

Ajuda. De 24 de Julho a 22 de Novembro

No âmbito do programa Uma Praça em Cada Bairro, estão a decorrer obras de requalificação do Largo da Boa-Hora à Ajuda, que provocam condicionamentos de trânsito no largo e nas artérias envolventes. Numa primeira fase, o troço entre a Rua Nova do Calhariz (entre a Rua Dom Vasco e a Calçada da Boa-Hora) e o final da Rua dos Quartéis está encerrado ao trânsito (até 24 de Agosto, prevê-se), garantindo-se contudo o acesso a veículos de emergência. Em alternativa, o trânsito particular e de transportes públicos é garantido, em ambos os sentidos, pela Rua D. Vasco, Largo da Boa- Hora à Ajuda, Calçada da Boa-Hora e Rua Aliança Operária. Numa segunda fase, a realizar-se de 26 de Agosto até ao final do prazo previsto, os trabalhos decorrem, com interrupção total da circulação, na Travessa da Boa-Hora à Ajuda (a partir do cruzamento com a Rua Dom Vasco), no Largo da Boa-Hora à Ajuda (até à Travessa do Machado à Ajuda) e no troço da Calçada da Boa-Hora (entre o Largo da Boa-Hora à Ajuda e a Rua do Mirador), garantido-se mais uma vez o acesso a veículos de emergência. A circulação alternativa será garantida para o trânsito geral pela Rua Nova do Calhariz (troço entre a Calçada da Boa-Hora e a Rua Dom Vasco) e pela Rua Dom Vasco (troço entre o Largo da Boa- Hora à Ajuda e a Rua Nova do Calhariz), que durante este período funcionam com os dois sentidos de trânsito. Quanto ao transporte público no sentido Ajuda (nascente/poente), com acesso à Calçada da Ajuda, seguirá pela Rua Nova do Calhariz (onde serão efectuadas paragens nos dois sentidos) e pela Rua das Amoreiras à Ajuda, cujo sentido de trânsito será único. Mais tarde, será comunicada uma terceira fase de condicionamentos ao trânsito.

Avenida Infante Dom Henrique

Olivais e Parque das Nações. De 13 de Maio a 31 de Dezembro

Apesar de não haver corte total da circulação, as obras no sistema de drenagem da Av. Infante Dom Henrique (entre a Av. de Pádua e a Av. de Berlim), nas freguesias dos Olivais e Parque das Nações, provocam condicionamentos de trânsito, previstos até ao último trimestre de 2019.

Publicidade

Avenida Gomes Pereira

Benfica. De 8 de Junho a 10 de Janeiro de 2020

A Avenida Gomes Pereira estará sujeita a condicionamentos de trânsito, das 10.00 às 23.59, até ao próximo ano, graças a obras de requalificação, que implicam trabalhos complexos de renovação na rede de saneamento no subsolo e posterior pavimentação da via. Nesta primeira fase, cuja duração prevista era de nove semanas, mas ainda está a decorrer, a interrupção da circulação é total no troço entre a Estrada de Benfica e a Rua General Morais Sarmento. Em alternativa, o trânsito proveniente da Avenida do Uruguai, que pretenda aceder à Avenida Gomes Pereira, deverá fazê-lo pela Estrada de Benfica, 2.ª Circular e Rua da Venezuela. O trânsito proveniente desta última rua que pretenda aceder à Avenida do Uruguai deverá seguir pela Avenida Carolina Michaelis, Rua José da Purificação Chaves, Rua Tenente Coronel Ribeiro Reis, Rua Prof. José Sebastião e Silva, Rua Joaquim Paço D’Arcos, Estrada de Benfica e Praça Prof. Santos Andrea até chegar à avenida. Numa segunda fase, que durará aproximadamente 18 semanas, a circulação estará cortada no troço entre a Rua da Venezuela e a Rua General Morais Sarmento. Neste caso, o trânsito será desviado nos dois sentidos pelas Rua General Morais Sarmento e Rua André Resende. As várias carreiras da Carris serão também desviadas através dos arruamentos periféricos.

Rua da Glória

De 18 de Fevereiro a 18 de Agosto

A Rua da Glória está cortada ao trânsito, devido a obras de substituição integral de colector e pavimentos rodoviário e pedonal.

Publicidade
condicionamentos ao trânsito em Lisboa
DR

Outras ruas

Uma parceria entre a Câmara Municipal de Lisboa, a Waze e a Google Cloud permite integrar em tempo real toda a informação sobre condicionamentos de trânsito na cidade, numa tentativa de melhoria da mobilidade urbana. A consulta pode ser feita directamente na plataforma online municipal, mas se abrir, por exemplo, a aplicação do Google Maps no telefone esperto, os sinais de proibido alertam que se calhar é melhor não estar a contar com o percurso que imaginou antes da consulta. Além dos cortes já referidos, existem mais interrupções ao trânsito que não implicam cortes totais, como por exemplo na Rua das Olarias e no Largo das Olarias, que estão a passar por obras nos passeios e estacionamento, com a circulação interrompida até 31 de Dezembro, das 10.00 às 16.30.

Circular melhor

passeio de bicicleta
Fotografia: Arlindo Camacho
Coisas para fazer

Dê ao pedal: sítios onde alugar bicicletas em Lisboa

Há quem passe o dia a cantarolar a velha música dos Queen “I want to ride my bicycle/ I want to ride my bike” sem duas rodas em casa que possa usar. Mas, se por acaso sente que está na hora de resolver o problema, tome nota.

Publicidade
Vagabunds
Fotografia: Arlindo Camacho
Compras, Estilo de vida

As melhores lojas de bicicletas de Lisboa

Lisboa está cada vez mais ciclável e se quer aderir ao movimento que tem invadido a cidade, convém ir preparado, quer em segurança, quer em estilo. Conheça estas lojas de bicicletas em Lisboa.

Publicidade