Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right Saia à rua e descubra as melhores lojas na Baixa

Atenção, continuamos a tentar dar-lhe a informação mais actualizada. Mas os tempos são instáveis, por isso confirme sempre antes de sair de casa.

Bird on a Wire Studio
Inês Félix

Saia à rua e descubra as melhores lojas na Baixa

O comércio para estes lados faz as lojas tradicionais conviver lado a lado com as marcas mais modernas

Por Francisca Dias Real
Publicidade

Pouco terá de se preocupar com colinas, é a vantagem de andar às compras na Baixa lisboetatudo plano para não se cansar (para isso já basta o peso dos sacos). Por entre armadilhas para turistas recheadinhos de suvenirs e restaurantes com relações públicas gastronómicos à porta, a Baixa está cheia de lojas tradicionais que ainda sobrevivem (algumas delas com estatudo de Loja com História) e que se misturam com outras representativas de grandes cadeias ou até mesmo marcas portuguesas.

Do vinho aos produtos para o lar, passando pelo calçado ou roupa, veja este roteiro como um guia das melhores lojas da Baixa.

Recomendado: Um roteiro das melhores lojas na Rua Augusta

As melhores lojas na Baixa

Pollux

Compras Grandes armazéns Baixa Pombalina

Procura um estendal, uma panela de pressão, uma cortina de duche, uma caneca com o nome "Nádia", um Trivial Pursuit e um crisântemo de plástico? A Pollux cuida de si. A megastore octagenária da Rua dos Fanqueiros tem tudo o que você procura e muito mais ao longo de vários andares bem apetrechados. O Less, cafetaria e restaurante do terraço, tem uma vista incrível sobre a cidade e é um dos nossos miradouros não oficiais preferidos.  

bird on a wire studio
bird on a wire studio
Fotografia: Inês Félix

Bird on a Wire

Compras Santa Maria Maior

Os achadões vintage de Buki Fadipe saltaram do digital para um showroom na Baixa, o Bird on a Wire, agora com mais luz e espaço. É entrar no maravilhoso mundo do vintage das décadas de 60, 70 e 80, onde há vestidos e casacões incríveis, óculos escuros ao estilo cat eye, sobretudos de linhas clássicas e bijuteria XXL. Aqui encontra a peça ideal e intemporal, desde os sapatos da About Arianne, da Miista, a lingerie da Paparina ou as peças daYuka.

Publicidade
vintage cactus
vintage cactus
©vintage cactus/Facebook

Vintage Cactus

Compras Cais do Sodré

Há fanáticos para tudo até no que toca às plantas. Este pequeno espaço tem cactos e suculentas de todos os tamanhos e feitios, que pode levar para oferecer com vaso ou sem ou ainda pode escolher uns suportes em macramé, se quiser ir mais longe. Peça dicas à dona para não se atrapalhar na hora de cuidar desta espécie.  

degrau
degrau
Fotogafia: Duarte Drago

Degrau

Compras Moda Chiado

Onde moravam livros moram agora sapatos que ajudam a palmilhar as sete colinas da cidade. Depois da primeira casa na Rua do Alecrim, a Degrau abriu também portas no vaivém da Rua do Carmo cheia de marcas com identidade. Encontre por lá as tradicionais Paez (que comemoram dez anos em 2019), os sapatos minimalistas da Muroexe, os ténis da italiana Superga, as mochilas da Ucon Acrobatics, os óculos de sol e relógios da Komono e a mais recente Hoff, a jogar no campo dos ténis.

Publicidade
Garrafeira Nacional
Garrafeira Nacional
Fotografia: Ana Luzia

Garrafeira Nacional

Compras Lojas de bebidas alcoólicas Baixa Pombalina

Nas mãos da mesma família desde sempre, a Garrafeira Nacional, que nos últimos anos estendeu os seus tentáculos a mais duas lojas em Lisboa (a GN Cellar, na Baixa e ao Time Out Market), continua a ser o sítio certo para descobrir vinhos caros, comprar os mais correntes, as bebidas espirituosas, os licores, tudo. Tem tanta oferta, muita dela rara, que existe mesmo um museu com garrafas especiais visitável na loja original, da Rua de Santa Justa.

Casa Macário
Casa Macário
Fotografia: Manuel Manso

Casa Macário

Compras Chocolates e doces Baixa Pombalina

São mais de cem anos de actividade, uma actividade que se enche de garrafas, cafés, chás e uma série de outras especialidades. Muito antes da moda moderna das mercearias finas já dava cartas a Casa Macário, fundada em 1913. E se nos primeiros tempos de vida esta instituição da Baixa se dedicava apenas à venda de cafés e chás, acolhendo os lotes acabados de chegar das antigas colónias portuguesas, desde 1970 que o catálogo se alargou a vinhos do Porto, aguardentes e whiskeys. 

Publicidade

Casa Canadá

Compras Baixa Pombalina

Se procura malas, carteiras, pastas, bagagem e vestuário em pele chegou ao país certo. Perdão, à loja certa. Não se deixe levar pelo nome, que a Casa Canadá é um bastião alfacinha desde 1920. Suba ao primeiro andar, um clássico de muitas outras lojas da zona. 

tiger
tiger
©DR

Flying Tiger

Compras Chiado

Pode ser considerada a loja oficial para presentes do amigo secreto, mas há mais neste paraíso das pechinchas. Material de cozinha, chinelos, velas, estacionário, decoração, brinquedos, e objectos cuja utilidade é difícil de definir. Também pode encontrar aquele presente para o animal de estimação.

Publicidade
Casa Pereira da Conceição
Casa Pereira da Conceição
DR

Casa Pereira da Conceição

Compras Chocolates e doces Baixa Pombalina

A loja enche o olho mal se passa da porta, graças à incrível madeira de casquinha dos móveis, estilo Luís XVI. Depois enche as narinas com o aroma a café acabado de moer (o lote da casa é aposta certa) e, se quiser ficar para
 ouvir a história, contada por Margarida Pereira da Conceição, terceira geração na loja, também enche o ouvido. E ela lhe falará sobre os tempos em que o seu avô importava loiça da China, depois de Alcobaça e só mais tarde outras peças portuguesas, como as da Vista Alegre; ou como o lugar ocupado pelos leques de pau-santo e pintados à mão, teve em tempos exemplares de madrepérola ou tartaruga. Resumindo, é imperdível.

Sapataria Lisbonense

Compras Baixa Pombalina

As suas origens fazem-nos recuar a 1887 e quando falamos de "calçado para a vida" (ou pelo menos para boa parte dela) convém referir a Lisbonense, uma verdadeira instituição da rua, ou ruas, uma vez que se estende para os Correeiros e Assunção. Linha ortopédica, modelos para desporto, sapatos para criança e linhas clássicas para homem e mulher continuam a definir esta morada. 

Publicidade
©typographia.tshirts/Instagram

Typographia Lisboa

Compras Baixa Pombalina

Vestem-se desde 2010, estão entre as t'shirts mais cool da capital, já chegaram a Espanha e livre-se de pensar que servem apenas para os forasteiros levarem para casa em forma de recordação da cidade. Está a ver aqueles formatos "I (inserir coração) Lisboa"? Esqueça, isto é todo um outro mundo alternativo ao souvenir tradicional.

Dama de Copas

Compras Baixa Pombalina

Se confunde o número do soutien com a copa, se acha que faz mal dormir de soutien ou se acredita que usar soutien com aros é coisa que lhe dá cabo da saúde, é porque está na hora de programar uma visita ao espaço da Dama de Copas. Tem uma escadaria imponente, janelas que se transformaram em provadores, quadros e mobília dos anos 20 e um aconselhamento sério no que diz respeito ao bra fitting.

Publicidade
A Outra Face da Lua
A Outra Face da Lua
Duarte Drago

A Outra Face da Lua

Compras Moda Baixa Pombalina

Não estamos a falar de uma loja de roupa em segunda mão qualquer. A Outra Face da Lua é a loja de moda vintage por excelência. Há mais de dez anos que esta loja espalha o charme de outras décadas pela Baixa, com roupa de homem e mulher e acessórios. Dos blusões desportivos dos anos 80 às silhuetas cintadas dos anos 60, entrar aqui é viajar no tempo. 

Muji

Compras Chiado

Não é preciso ter sintomas de comprador compulsivo para querer comprar tudo o que são soluções de arrumação e organização da Muji. Basta gostar de objectos simples, funcionais e com cores claras, sejam para cozinha, quarto, casa de banho ou escritório. Na roupa, apresentam, entre meias e camisas, uns muito úteis casacos e coletes estilo kispo, a pesar menos que uma pena e a ocupar pouco espaço na mala.

Publicidade
Chapelaria d'Aquino
Chapelaria d'Aquino
Fotografia: Ana Luzia

Chapelaria d'Aquino

Compras Baixa Pombalina

Não são todas as cidades que se podem gabar de ter uma chapelaria fundada em pleno século XXI, mas Lisboa tem. Em plena baixa pombalina, a Chapelaria D'Aquino conseguiu recuperar o charme de outros tempos e com uma boa dose de modernidade. Tem chapéus para todos os gostos, dos cocos às abas mais largas, só é preciso manter viva a tradição de sair à rua com vontade de completar o modelito.

Electric Tiger
Electric Tiger
©Inês Félix

Electric Tiger

Compras Lojas vintage Baixa Pombalina

A Electric Tiger nasceu pelas mãos de Marco e Imma, ambos apaixonados por tudo o que grita retro e vintage. Imma chegou à capital há menos tempo e trazia de Itália a experiência de trabalhar numa loja vintage e os contactos de fornecedores – a maior parte das peças da Electric Tiger vem de Nápoles. Camisolas, saias, carteiras, casacos e alguns acessórios distribuem-se pelos chariots da pequena loja.

Publicidade
Alfaiataria Piccadilly
Alfaiataria Piccadilly
©DR

Londres Salão

Compras Baixa Pombalina

Sedas naturais, lãs, algodões, piquet e lantejoulas. O tecido a metro ganha outra vida no Londres Salão, casa fundada em 1950, no espaço anteriormente ocupado por uma alfaiataria inspirada nos espaços congéneres de Piccadilly. É daqueles destinos de interesse público, devidamente classificado, onde nenhum promenor é deixado ao acaso, da decoração à proveniência das matérias-primas. A exuberância da montra não passou despercebida a sua magestade a rainha D. Isabel II, aquando da sua visita a Portugal em 1957.

Capitão Lisboa

Compras Presentes e lembranças Baixa Pombalina

De polaroids a canecas, mapas de cortiça a quadros, passando por peças de autor e livros engraçados, a oferta faz as delícias dos mais novos e dos mais graúdos. Se precisar de oferecer um presente a cada membro da família este é um dos locais onde os pode aviar, e tem a certeza que sai com selo de originalidade. Vantagem: os preços são convidativos.

Publicidade
PHIL BOUTEFEU

Vans

Coisas para fazer Baixa Pombalina

É a maior loja da marca na Península Ibérica e a sua primeira flagship store em Portugal. O calçado desportivo, a roupa e os acessórios serão apenas uma das razões para ficar a conhecer este espaço. No interior da loja com uma fachada tipicamente pombalina, vai encontrar um exemplar gigante da bota Sk8-Hi, umas originais escadas em forma de half-pipe ou vitrines museu da Vans com colecionáveis da marca que lhe vão proporcionar uma uma experiência Off the Wall – lema da marca americana desde 1966.

Son Of A Gun
Son Of A Gun
©Son Of A Gun/Facebook

Son of a Gun

Compras Baixa Pombalina

A loja de streetwear é daquelas que entra na categoria cool kid on the block. Sweats, chapéus, T-shirts ou ténis de marcas difíceis de achar fora do universo online, como é o caso da Huf, Selva, Undefeated, Born x Raised ou Stussy. Para os mais radicais fique com a nota: há tábuas de skate coloridas para mandar cenário em qualquer half-pipe.

Publicidade
Chapelaria Azevedo Rua
Chapelaria Azevedo Rua
© Artur Lourenço/CML

Chapelaria Azevedo Rua

4 /5 estrelas
Compras Acessórios Santa Maria Maior

Durante décadas, foi esta a chapelaria que ditou a moda em Lisboa. Do rei D. Carlos a Fernando Pessoa, todos saíam de lá bem embarretados. No final do século XX, a Azevedo Rua aumentou a oferta para as mulheres. Pena que hoje em dia os chapéus já não sejam assim tão usados como no tempo da Canção de Lisboa. Mas se quiser compor o cenário aqui também há luvas e bengalas.

Mais compras em Lisboa

shon mott
Fotografia: Inês Félix

As melhores lojas no Príncipe Real

Compras

Algumas das melhores concept stores em Lisboa têm morada no Príncipe Real, mas também há espaço para designers portugueses no bairro mais cool da cidade, onde há uma porta aberta a cada dois passos.

Recomendado

    Também poderá gostar

      Publicidade