Nude Project
© Arlei LimaNude Project

Saia à rua e descubra as melhores lojas na Baixa

O comércio para estes lados faz as lojas tradicionais conviver lado a lado com as marcas mais modernas.

Publicidade

Pouco terá de se preocupar com colinas, é a vantagem de andar às compras na Baixa lisboetatudo plano para não se cansar (para isso já basta o peso dos sacos). Por entre armadilhas para turistas recheadinhas de suvenirs e restaurantes com relações públicas gastronómicos à porta, a Baixa está cheia de lojas tradicionais que ainda sobrevivem (algumas delas com estatuto de Loja com História) e que se misturam com outras representativas de grandes cadeias ou até mesmo marcas portuguesas. Do vinho aos produtos para o lar, passando pelo calçado ou roupa, veja este roteiro como um guia das melhores lojas da Baixa.

Recomendado: Um roteiro das melhores lojas na Rua Augusta

As melhores lojas na Baixa

  • Compras
  • Moda
  • Baixa Pombalina
  • preço 2 de 4

Não estamos a falar de uma loja de roupa em segunda mão qualquer. A Outra Face da Lua é a loja de moda vintage por excelência. Desde 2005 que esta loja espalha o charme de outras décadas pela Baixa, com roupa de homem e mulher e acessórios. Dos blusões desportivos dos anos 80 às silhuetas cintadas dos anos 60, entrar aqui é viajar no tempo. 

  • Compras
  • Moda
  • Baixa Pombalina

É uma das marcas internacionais de culto que fez morada na Baixa Pombalina. Com uma clientela fiel, a loja Carhartt WIP resiste à passagem do tempo, recheada de peças também elas intemporais, inspiradas pelo workwear que faz parte da história da marca. Do vestuário aos acessórios, sempre com atenção redobrada à robustez dos materiais, parece que a loja, tal como a roupa, está para durar.

Publicidade
  • Compras
  • Baixa Pombalina
Dama de Copas
Dama de Copas

Se confunde o número do soutien com a copa, se acha que faz mal dormir de soutien ou se acredita que usar soutien com aros é coisa que lhe dá cabo da saúde, é porque está na hora de programar uma visita ao espaço da Dama de Copas. Tem uma escadaria imponente, janelas que se transformaram em provadores, quadros e mobília dos anos 20 e um aconselhamento sério no que diz respeito ao bra fitting.

  • Compras
  • Baixa Pombalina

Do Chiado desceu até à Baixa para abrir portas na Rua da Prata. A FORA Sunglasses ganhou uma outra casa, mais ampla e com uma grande montra para a rua, que deixa entrar a luz e faz as maravilhas dos que por ali passam. Continuam a combinar o minimalismo com o lado artesanal da coisa, e “mais do que uma marca portuguesa, somos uma marca feita em Portugal”, refere Miguel Barral, o fundador. E tal como na loja da Rua da Misericórdia, aqui também há oficina com a maquinaria necessária para transformar uma simples armação nuns óculos graduados. Além disso, também é possível personalizar o par escolhendo a armação e o tipo de lente – as opções são perto de infinitas. 

Publicidade
  • Compras
  • Moda
  • Baixa Pombalina

Apesar de ser uma etiqueta estrangeira, a loja é já um clássico da Baixa, não fosse também esta uma marca de modelitos intemporais, a começar pelo famoso polo. Anos depois da abertura, a Fred Perry da Rua Áurea transformou-se num ponto de passagem obrigatório para todos os aficionados. O espaço passou a receber as colecções mais exclusivas da marca britânica, que até há bem pouco tempo não eram vendidas em Portugal.

  • Compras
  • Baixa Pombalina

Fundada, em 2018, por Bruno Casanovas e Alex Benllock, a espanhola Nude Project também já chegou a Lisboa. Depois de abrir cinco lojas em Espanha e uma em Itália, o primeiro espaço em Portugal quer dar a conhecer um streetwear orientado para uma nova geração de consumidores. A marca, criada num pequeno dormitório pelos amigos Bruno e Alex, assume no seu manifesto a vontade de ir além da roupa. Privilegiando o conforto, o minimalismo e a modernidade, a Nude Project quer vestir a nova geração.  

Publicidade
  • Compras
  • Baixa Pombalina

A loja de streetwear é daquelas que entra na categoria cool kid on the block. Sweats, chapéus, T-shirts ou ténis de marcas difíceis de achar fora do universo online, como é o caso da Huf, Selva, Undefeated, Born x Raised ou Stussy. Para os mais radicais fique com a nota: há tábuas de skate coloridas para mandar cenário em qualquer half-pipe.

Mais compras em Lisboa

  • Compras
  • Antiguidades

Encontrar aquela peça que a mãe deitou fora nos anos 80 ou 90 pode ser difícil e só quem o conseguiu sabe exactamente a sensação. O cheiro, o toque, a torrente nostálgica que nos invade quando, no meio de prateleiras, cabides, arcas e baús, voltamos atrás no tempo. O truque é saber onde e o que procurar – e as opções são vastas. Roupa, mobiliário, raridades, discos, a lista do revivalismo adensa-se. Fique a conhecer as melhores lojas vintage em Lisboa. Vai ver que não cheiram a naftalina, cheiram a boas e velhas histórias.

  • Compras

Já é bom contribuir para a segunda, terceira ou quarta vida de uma peça de roupa, melhor ainda se ela lhe for bater directamente à porta. Para bem dos nossos armários (e mal do nossos cartões) já há lojas que dispõem online grande parte do seu catálogo vintage e em segunda mão, das saias plissadas aos sapatos de ponta quadrada, do brinco folclórico ao blusão de ganga necessário. Umas não falam português, outras são novidade e outras já faziam parte destas andanças. Viaje ao passado com tecnologias do presente à boleia destas lojas em segunda mão e lojas vintage online. E há mais: em muitas delas também pode vender o que já não usa.

Publicidade
  • Compras
  • Lojas de segunda mão

Nunca se falou tanto em sustentabilidade como agora – não pela falta de aviso, mas pela urgência na mudança de hábitos que nos dizem respeito e que só nós podemos mudar. Comprar em segunda mão ou apostar nas peças vintage não é só sinal de moda, é mais que isso – é reflexo de um comportamento mais sustentável. Recheie o armário nestas lojas de roupa em segunda mão em Lisboa, e quando fizer limpeza do armário, lembre-se que nem tudo é lixo e pode canalizar a sua imaginação para o upcycling, a chamada reutilização criativa que transforma peças ou produtos que já não usa ou em fim de vida em novos materiais.

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade