Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right Os melhores sítios para comprar livros e revistas raras em Lisboa
Photo Book Corner
Gabriell Vieira

Os melhores sítios para comprar livros e revistas raras em Lisboa

Anda à procura daquela edição xpto e não encontra nos locais habituais? Certamente aqui haverá.

Por Francisca Dias Real
Publicidade

É caso para dizer que até se pode julgar uma revista ou um livro pela capa – até porque quase todos os que encontramos nestes locais nos lavam as vistas. Arte, design, música, arquitectura, moda, decoração ou gastronomia, as categorias são infindáveis, com o cunho de especialidade garantido. E não, não as vai encontrar no quiosque onde costuma comprar o seu jornal diário ou a revista cor-de-rosa. Estas publicações, sejam elas livros ou revistas, são quase todas internacionais – ainda que haja muito boas páginas a ler com chancela portuguesa –, e algumas de edição independente, daí a raridade da coisa. Enfim, podem ser livros de colecção ou revistas para pousar na mesa de centro da sala, saiba onde comprar livros e revistas raras em Lisboa. 

Recomendado: Roteiro de livrarias independentes em Lisboa

Sítios para comprar livros e revistas raras

Banema Studio
Banema Studio
Francisco Nogueira

Banema

Compras Campo de Ourique

A arte, a arquitectura e o design entram num bar...perdão, numa loja. É a Banema. Se dantes só tinha coordenadas a norte do país, passa a tê-las agora também directamente de Campo de Ourique, onde abriu a sua mais recente concept store que quer ser um ponto de encontro entre o cliente e os artistas e artesãos. O espaço tem uma clara (e, ainda assim, harmoniosa) divisão entre a Banema Lab, que é uma autêntica biblioteca de materiais, e a Banema Studio, que se encarrega de formar família com marcas e artistas peculiares, capazes de produzir peças que transformam qualquer espaço onde vão parar. A Banema é também a feliz contemplada por guardar nas suas lojas uma boa colecção de livros da editora alemã Gestalten, com números dedicados ao design, arquitetura, arte contemporânea, gastronomia, viagens ou moda.

Under The Shop
Under The Shop
©Under The Shop

Under The Cover

Compras Livrarias Avenidas Novas

Numa das laterais da Gulbenkian está uma das lojas mais mimosas para comprar revistas e que tem feito a delícia de muitos leitores que gostam de ter por casa os últimos números de edições estrangeiras, onde pelo meio há muitas publicações independentes. Com uma montra sempre a mudar com as novidades, encontre por lá títulos como a Milk, The Gentlewoman, Cherry Bombe, Lucky Peach, Walnut, Ambrosia, Courier ou a Rucksack. Também tem loja online.

Publicidade
Photo Book Corner
Photo Book Corner
Gabriell Vieira

Photo Book Corner

Compras Avenidas Novas

Dantes, revistas e jornais. Agora, livros. É deles que está repleta a antiga tabacaria que ocupava o número 86C da Rua Marquês Sá da Bandeira, junto à Gulbenkian. A Photo Book Corner trouxe um universo que já existia online para uma loja especializada em livros de fotografia. Rui Ribeiral é quem dá o corpo ao manifesto pelo projecto, que começou em 2012 com um site e que oito anos depois finalmente se materializou numa loja. A loja não é grande e a oferta, mesmo no site, é limitada, uma vez que Rui sempre apostou forte nas novidades e em obras inéditas. Todo o processo é feito por ele, um one man show dos livros de fotografia: compra, vende, é ele quem dá a cara todos os dias na loja, que embala e que faz os envios para que cheguem perfeitos ao cliente. JH Engström, Gianni Melotti, Yael Martinez, Yumiko Izu, Wang Juyan, Stephen Shore, Joao Miguel Barros, Helena Almeida, Leila Jeffreys, Xiaoxiao Xu, Daido Moriyama, Joji Hashiguchi ou Takashi Homma são alguns dos muitos autores com livros no repositório da Photo Book Corner.

Assouline, JNcQUOI
Assouline, JNcQUOI
©JNcQUOI

Assouline

Restaurantes Avenida da Liberdade

Além de todos os encantos do JNcQUOI,  há um canto no piso do Delibar a que deve prestar mais atenção: é lá que encontra os livros editados pela prestigiada Assouline. Arte, moda, viagens, arquitectura ou design são os temas em destaque. Os preços não são os mais convidativos, mas estas peças são coisa de colecção, para estimar.

Publicidade
hello kristof
hello kristof
Manuel Manso

Hello, Kristof

Restaurantes Cafeteria Chiado/Cais do Sodré

Passou de café com revistas, para loja de revistas com café, mas depois da pandemia voltou a ser um café com algumas edições para leituras na hora. O Hello, Kristof já passou por muito, mas aquelas paredes repletas de revista são um habitué tão grande que a fama de café fofinho e instagramável já ninguém lhes tira. As leituras agora podem ser feitas in loco, mas continuam a vender revistas a partir do site. Another Man, Kinfolk, Wallpaper The New Yorker, Faune, Anorak, Numéro, The Gourmand, Dinette, Sirene Journal, Dust, Holiday, Petite Passport, Milk, Elephant, Farmlife são apenas alguns dos números que pode econtrar por lá. 

ABANCA31

Coisas para fazer Alvalade

Abanca é uma banca, mas não é como tantas outras que vende revistas. Este pequeno quiosque em Alvalade, com donos brasileiros e com a experiência de uma banca de design no Brasil (2008-2011), é um local de referência para quem procura publicações especializadas, sobretudo em arte, arquitectura e design. Tudo a conviver com o comércio de bairro. 

Publicidade
Taschen
Taschen
Fotografia: Duarte Drago

Taschen

Compras Avenida da Liberdade

A Massimo Dutti da Avenida da Liberdade abriu num palacete romântico do século XIX com um projecto do arquitecto André Caiado e decoração de Lázaro Rosa-Violán, colaborador de longa data da marca e responsável em Lisboa por espaços como o JNcQUOI. Esta não é uma loja igual às outras e a prova é o corner da editora alemã Taschen. Há livros de moda, música, arquitectura e viagens. Com jeitinho, ainda consegue encomendar aquele livro que tanto procura.

MAG Kiosk
MAG Kiosk
©MAG Kiosk/Facebook

Mag Kiosk

Compras Alcântara

Dá nas vistas à entrada da Lx Factory por ser um grande contentor amarelo, que é um tesourinho de páginas internacionais prontas a levar para a mesa de centro da sua sala. Há edições de arte, design, arquitectura, fotografia, moda, música ou gastronomia. Pode encontrar revistas como Aesthetica, Roof, World Art, Frankie ou a The Fullest.

Mais leituras em Lisboa

baobá
DR

Livrarias para crianças em Lisboa que tem mesmo de visitar

Miúdos Eventos literários

A leitura é uma peça-chave para a educação dos miúdos e uma das melhores formas de os entreter. Em Lisboa (e arredores) já existem algumas livrarias dedicadas aos mais pequenos, onde a literatura infanto-juvenil é o foco, os livros de editoras independentes – da Pato Lógico à Planeta Tangerina – têm lugar de destaque e o mundo da ilustração é a chave de ouro. Um-dó-li-tá: o difícil é escolher onde comprar. 

Biblioteca São Lázaro
Fotografia: Ana Luzia

Uma viagem pelas bibliotecas em Lisboa

Coisas para fazer

Bem-vindo a um arquivo sem-fim de livros, monografias, fonogramas, periódicos e muito, muito mais. Temos museus e recantos municipais, espaços que nos fazem recuar à época medieval e outros que ainda cheiram a fresco.

Recomendado

    Também poderá gostar

      Publicidade