Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right Os melhores sítios para comprar livros e revistas raras em Lisboa

Os melhores sítios para comprar livros e revistas raras em Lisboa

Anda à procura daquela edição xpto e não encontra nos locais habituais? Certamente aqui haverá.

Under the Cover
©Under the Cover
Por Francisca Dias Real |
Publicidade

É caso para dizer que até se pode julgar uma revista ou um livro pela capa – até porque quase todos os que encontramos nestes locais nos lavam as vistas. Arte, design, música, arquitectura, moda, decoração ou gastronomia, as categorias são infindáveis, com o cunho de especialidade garantido. E não, não as vai encontrar no quiosque onde costuma comprar o seu jornal diário ou a revista cor-de-rosa. Estas publicações, sejam elas livros ou revistas, são quase todas internacionais – ainda que haja muito boas páginas a ler com chancela portuguesa –, e algumas de edição independente, daí a raridade da coisa. 

Enfim, podem ser livros de colecção ou revistas para pousar na mesa de centro da sala, saiba onde comprar livros e revistas raras em Lisboa. 

Recomendado: Roteiro de livrarias independentes em Lisboa

Sítios para comprar livros e revistas raras

Assouline, JNcQUOI
©JNcQUOI
Restaurantes

Assouline

icon-location-pin Avenida da Liberdade

Além de todos os encantos do JNcQUOI,  há um canto no piso do Delibar a que deve prestar mais atenção: é lá que encontra os livros editados pela prestigiada Assouline. Arte, moda, viagens, arquitectura ou design são os temas em destaque. Os preços não são os mais convidativos, mas estas peças são coisa de colecção, para estimar.

Seg-Sáb 10.00-20.00 e Dom 12.00-20.00.

Sunrise Press
©Inês Félix
Compras, Livrarias

Sunrise Press

icon-location-pin Avenida da Liberdade

As revistas mais difíceis de encontrar, as capas mais espectaculares, os livros de super-heróis americanos, os jornais e revistas de todos os dias: todos convivem na estreitinha loja em tempos conhecida por Tema, com números internacionais como a Fantastic Man, Cereal, Kinfolk ou Cafe Racer.

Seg-Dom 09.00-21.00.

Publicidade
Under The Shop
©Under The Shop
Compras, Livrarias

Under The Cover

icon-location-pin Avenidas Novas

Numa das laterais da Gulbenkian está uma das lojas mais mimosas para comprar revistas e que tem feito a delícia de muitos leitores que gostam de ter por casa os últimos números de edições estrangeiras, onde pelo meio há muitas publicações independentes. Com uma montra sempre a mudar com as novidades, encontre por lá títulos como a Milk, The Gentlewoman, Cherry Bombe, Lucky Peach, Walnut, Ambrosia, Courier ou a Rucksack. Também tem loja online.

Taschen
Fotografia: Duarte Drago
Compras

Taschen

icon-location-pin Avenida da Liberdade

A novíssima Massimo Dutti da Avenida da Liberdade abriu num palacete romântico do século XIX com um projecto do arquitecto André Caiado e decoração de Lázaro Rosa-Violán, colaborador de longa data da marca e responsável em Lisboa por espaços como o JNcQUOI. Esta não é uma loja igual às outras e a prova é o corner da editora alemã Taschen. Há livros de moda, música, arquitectura e viagens. Com jeitinho, ainda consegue encomendar aquele livro que tanto procura.

Seg-Dom 10.00-20.00.

Publicidade
Coisas para fazer

ABANCA31

icon-location-pin Alvalade

Abanca é uma banca, mas não é como tantas outras que vende revistas. Este pequeno quiosque em Alvalade, com donos brasileiros e com a experiência de uma banca de design no Brasil (2008-2011), é um local de referência para quem procura publicações especializadas, sobretudo em arte, arquitectura e design. Tudo a conviver com o comércio de bairro. 

MAG Kiosk
©MAG Kiosk/Facebook
Compras

Mag Kiosk

icon-location-pin Alcântara

Dá nas vistas à entrada da Lx Factory por ser um grande contentor amarelo, que é um tesourinho de páginas internacionais prontas a levar para a mesa de centro da sua sala. Há edições de arte, design, arquitectura, fotografia, moda, música ou gastronomia. Pode encontrar revistas como Aesthetica, Roof, World Art, Frankie ou a The Fullest.

Seg-Sex 09.00-19.00, Sáb-Dom 12.00-19.00.

Mais leituras em Lisboa

Biblioteca São Lázaro
Fotografia: Ana Luzia
Coisas para fazer

Uma viagem pelas bibliotecas em Lisboa

Bem-vindo a um arquivo sem-fim de livros, monografias, fonogramas, periódicos e muito, muito mais. Temos museus e recantos municipais, espaços que nos fazem recuar à época medieval e outros que ainda cheiram a fresco.

Casa Fernando Pessoa
Fotografia: Ana Luzia
Coisas para fazer

Gosta de livros? Descubra os clubes de leitura e tertúlias em Lisboa

O maior e mais antigo clube de leitura do mundo chama-se missa e repete-se todos os domingos, sempre com o mesmo livro: a Bíblia. Mas quem procura alternativas laicas e gosta de variar, há muito por onde escolher: da Casa Fernando Pessoa, com clubes dedicados ao poeta, à livraria Baobá, um projecto da editora Orfeu Negro, com sessões de histórias aos sábados. 

Publicidade