Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right Os melhores sítios para comprar óculos em Lisboa

Os melhores sítios para comprar óculos em Lisboa

Das lojas que vendem exclusivamente óculos às que guardam um cantinho especial para eles, são estas as nossas escolhas

fora sunglasses
Por Editores da Time Out Lisboa |
Publicidade

Como a luz de Lisboa não costuma dar tréguas (não nos estamos a queixar), não há alfacinha que viva sem um par de óculos escuros à mão. E é preciso ver uma coisa: não é absolutamente necessário ser uma óptica especializada para vender bons e bonitos pares de óculos. Mas em Lisboa há de tudo um pouco, das históricas às caloiras, das especializadas às multifacetadas que aos óculos juntam outros acessórios, roupa ou mesmo bicicletas.

Recomendado: um novo par de óculos está mesmo a pedir uma mudança mais a sério. Descubra os 13 melhores cabeleireiros em Lisboa para mudar o visual

André ópticas atelier, atelier chiado
Fotografia: Duarte Drago
Compras

André Ópticas – Atelier Chiado

icon-location-pin Chiado

A semente original foi em Oeiras, em 1981, e mais de três décadas passadas a André Ópticas abre a sua sétima loja. A prata da casa é o ateliê no subsolo onde agora a marca fabrica os próprios modelos de óculos. É aqui que a magia acontece e que de uma placa de acetato nascem uns óculos. Uma longa bancada ocupa metade da sala onde estão dispostas todas as ferramentas, apetrechos e maquinaria pesada necessária ao ofício. O resultado final é, no fundo, o cliente sentir-se individual. Neste ateliê fazem-lhe a papinha toda – desde a leitura anatómica até à escolha da cor da armação. As possibilidades são infinitas e cada par é único. E se antes passaram mais de três décadas apenas a vender óculos, este é o momento da diferenciação, o momento em que começam a fabricá-los, sob a insígnia Family Affair – a marca criada e que imprime a nova aposta da André Ópticas nestes novos óculos que vão saindo do forno do número 12 da Rua Serpa Pinto. Sempre tudo em família.

Vagabunds
Fotografia: Arlindo Camacho
Compras, Moda

Vagabunds & Co.

icon-location-pin Baixa Pombalina

A Vagabunds & Co. destaca-se na paisagem. Apesar dos toldos e da placa em ferro meio enferrujado, dá para perceber que é novinha em folha. Lá dentro, cheira a madeira, resultado das inspirações nórdico-urbano-minimais. Mas atenção: esta loja está bem guarnecida, junta bicicletas, óculos, roupa e relógios, tudo debaixo do mesmo tecto. E logo a seguir às bicicletas, os óculos de sol são a segunda especialidade da casa. É aqui que a Vagabunds se estreia como marca própria, e com 30€ já leva um par bem jeitoso. Os topos de gama da RetroSuperFuture estão logo ao lado.

Publicidade
Amazingstore
Fotografia: Arlindo Camacho
Compras, Acessórios

Amazingstore

icon-location-pin Chiado/Cais do Sodré

A loja mantém a porta aberta na Lx Factory, mas em 2017 trocou os corredores das Amoreiras pelo passeio soalheiro do Príncipe Real. O entra e sai é constante e, neste caso, o melhor chamariz é o próprio produto. Há que reconhecer que os óculos e relógios feitos em madeira dão nas vistas. As peças vêm dos quatro cantos do mundo e as marcas também vão ficando mais moderninhas. Os relógios (em madeira) já se ligam com palmas, as carteiras da holandesa Secrid (em pele reciclada) praticamente deitam os cartões cá para fora, as colunas funcionam com o simples contacto com o telemóvel e há óculos com armações em acetato vegetal, feito a partir de fibras de algodão.

Maria Mangerica
©DR
Compras, Óculos

Maria Mangerica

icon-location-pin Chiado

A luz de Lisboa é única. Mas pede sempre um belo par de óculos escuros. No Verão é vê-la reflectida na calçada e nas claras fachadas, fazendo ricochete em direcção às retinas de quem passa. E, já que os óculos são como os sapatos, é difícil de definir o limite aceitável da colecção. Os da Maria Mangerica não só funcionam como escudo protector, como protegem os olhos e são o principal motivo de romaria às lojas da marca (onde também encontra roupa, relógios, malas, sapatos ou bijuteria) de tão lindos que são. Os preços são apetecíveis e os modelos muito variados. Além da loja do Chiado, a Maria Mangerica também tem porta aberta no Centro Comercial Roma.

Publicidade
fora sunglasses
©DR
Compras, Acessórios

Fora Sunglasses

icon-location-pin Chiado

A Fora é portuguesa tem uma loja pleno Chiado, onde expõe todas as edições limitadas, dos acetatos raros às lentes planas. Tem paredes brancas, estantes em madeira desenhadas com uma esquadria perfeita, um pé direito que mete respeito e até um jardim vertical no saguão. A oficina própria: lentes personalizadas e graduações já não têm de ser recambiadas para a fábrica. A Fora tem a maquinaria no Chiado e trata de tudo aqui mesmo.

Mais lojas incríveis

Mid Mod
Fotografia: Manuel Manso
Compras, Decoração

Para decorar a casa

Quem é que precisa de contratar um decorador quando tem as melhores lojas de decoração de Lisboa mesmo à mão de semear? Dos candeeiros às cadeiras, do vintage às linhas mais contemporâneas, as novas tendências já espreitam e se a missão dos próximos tempos é mesmo redecorar, então estas lojas são paragens obrigatórias.

Pecegueiro & F.os
Fotografia: Manuel Manso
Miúdos

Para vestir os miúdos de alto a baixo

Não se faça de difícil: visitar lojas de crianças não é um pesadelo assim tão horrível – a maioria dos pais até gosta. Afinal, qual é o coração empedernido que resiste a um vestido cheio de laços e folhos, ao triciclo de madeira ou àquele papel de parede com estrelinhas a fazer pendant com as cortinas? A Time Out foi à procura das melhores lojas para crianças em Lisboa. Chegou a casa com a conta depenada e o coração cheio.

Publicidade
Pura Cal
Fotografia: Ana Luzia
Compras, Decoração

Para repor a louça partida

Se pensa que isto de comprar loiças é coisa de donas de casa, engana-se. O roteiro está desenhado e é difícil resistir-lhe. Pratos, canecas, tigelas e terrinas, a peso ou à peça, dizemos-lhe quais as melhores lojas para comprar loiças em Lisboa.

Loja Jncquoi
©DR
Compras, Moda

Para convencer o público masculino

Da alfaiataria ao streetwear, as lojas de roupa e acessórios exclusivamente dedicadas ao universo masculino estão a crescer a olhos vistos. Com a vaidade aumenta a exigência, por isso neste roteiro também vai encontrar algumas das lojas mais bonitas de Lisboa.

Publicidade
Atelier Inês Telles
Fotografia: Manuel Manso
Compras, Joalharia

Para se encher de jóias

As melhores marcas de jóias de Lisboa estão mesmo ao virar da esquina. Dos ateliês onde se põem as mãos na massa, às lojas onde abrilhantam as montras, dizemos-lhe quais as grandes joalheiras da cidade.

Compras, Cozinha e casa de banho

Para rechear a cozinha

Nas melhores lojas de utensílios de cozinha em Lisboa encontra desde básicos que não podem faltar entre tachos e panelas a gadgets sofisticados, dignos de chef de jaleca.   

Publicidade
The Oitavos
©DR
Compras, Boutiques

Para fingir que está de férias

Umas estão escondidas em lobbies luxuosos, outras têm montras directamente para a rua. O certo é que não precisa de fazer check-in para descobrir as melhores lojas de hotel em Lisboa. Não incluem pequeno-almoço, mas podem valer-lhe uns bons achados.

casa pereira
Fotografia: Manuel Manso
Compras, Alimentos especializados

Para abastecer-se de chá e café

Quando terminar este texto a balança pode acusar uns quilos extra. É que as misturas de chá e café não seriam as mesmas sem a companhia de bolachas, rebuçados, amêndoas, frutas caramelizadas, doces regionais e outros deliciosos demónios para a linha. Esqueça as preocupações, porque estas casas merecem mesmo uma visita. 

Publicidade
Compras, Moda

Para se preparar para um casamento

Está oficialmente aberta a época dos casamentos e se as noivas estão a mil, as convidadas não andam muito longe. Há quem tenha um, dois, três, quatro, cinco casamentos até ao fim do Verão, o que faz da caça ao vestido uma tarefa das mais duras que há. Se for da equipa das precavidas, já vai ter tudo decidido. Se tem andado a empurrar com a barriga, então esta lista das 12 melhores lojas de vestidos de casamento para convidadas em Lisboa vai dar-lhe jeito. Não tem de quê.

roupas da Miss Suzie
©Miss Suzie
Compras, Trajes de fantasia

Para se disfarçar a rigor

Sabemos que é uma busca difícil, por isso, damos uma ajuda. As melhores lojas de disfarces têm tudo o que precisa para fazer um brilharete nas festas dos próximos dias, só tem de escolher o modelito ou os acessórios deste ano. Se comprar não for uma opção, tem sempre os dois guarda-roupas obrigatórios para quem quer alugar uma fatiota. 

Mostrar mais
Publicidade