0 Gostar
Guardar

Lisboa parte a loiça toda

Anda em maré de decoração? Lisboa tem os seus trunfos na hora de pôr a mesa. A peso ou à peça, eis as melhores lojas da cidade para rechear o louceiro.

Fotografia: Ana Luzia

Terrinas, travessas, chávenas, pratos e tigelas – quem é que não gosta de renovar o serviço de loiça de vez em quando? Neste campeonato, Lisboa tem os seus segredos. Dos clássicos da Bordallo Pinheiro às novas modas, saiba quais as melhores lojas para mudar, não a casa, mas, pelo menos, a mesa.

Lisboa parte a loiça toda

Cerâmicas na Linha

O nome é Cerâmicas na Linha, o apelido é Loiça ao Kg. Sendo o quilo de loiça algo que anda entre os 3,80€ e os 7,50€ – estejam os pratos mais ou menos maduros. Começou por funcionar com algumas marcas apenas e com restos de colecções, mas o sucesso foi tal que tem cada vez mais fábricas de loiça a vender para a loja. Quase tudo é vendido a peso, mas há peças à unidade, como as loiças da Bordallo Pinheiro e Costa Nova.

Ler mais
Chiado

Armazém das Caldas

Não julgue esta loja pelo tamanho. Apesar de pequena, está bem apetrechada com tudo o que sempre sonhou levar para casa. Falamos das loiças, claro, ao estilo das Caldas da Rainha, essa grande capital da terrina e da travessa. Os gatos, as rãs, os lagartos, as galinhas e os peixes tomam conta das prateleiras, mas nem tudo o que há dentro do Armazém das Caldas pertence à linhagem bordaliana. A loja tem espaço para outras peças, todas elas feitas em fábricas e oficinas de artesãos locais.

Ler mais
São Vicente 

A Vida Portuguesa

Das duas uma: ou regressa à maior loja d'A Vida Portuguesa da cidade, a do Intendente, precisamente, ou aproveita para conhecer o novo espaço, na Rua Ivens. Se é loiças que procura, fica bem servido nas duas lojas. A primeira, por ser grande, tem tudo e mais alguma coisa. A segunda é bem mais pequena, mas abriu para se especializar em coisas para a casa, loiças incluídas, obviamente.

Ler mais
Intendente

Maria Atarefada

Passou os últimos anos a conquistar uma legião de clientes e, agora que o espaço começou a ficar apertado, mudou de poiso. A Maria Atarefada é uma loja de loiça a peso, mas quando explorada com tempo, revela outros predicados. A começar na decoração da própria loja, feita com móveis restaurados pelas próprias donas - Maria e Carolina Alcoforado. Já as loiças, são sobretudo utilitárias, mas sempre com um quê de anti-tédio. Se lhe apetecer um copo de vinho a acompanhar uma tábua de queijos, também se arranja. Não é a especialidade da casa, mas sempre dá para ver as ditas loiças em acção.

Ler mais
Campo de Ourique

Companhia das Loiças

Não há volta a dar. Esta é mesmo uma das mecas para quem procura loiça a peso. Não consegue passar sem instagramar a mesa do pequeno-almoço? Aqui, a fotogenia parece ser um requisito e nem sequer é preciso pôr grandes filtros. Perca-se no meio de tantas cores e formas e lembre-se que, à saída, tem sempre de passar pela balança.

Ler mais
Campo de Ourique

Comentários

0 comments