A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Cécile Mestelan
Mariana Valle Lima

As melhores lojas para comprar loiça em Lisboa

Esta cidade tem trunfos na hora de pôr a mesa. A peso ou à peça, eis as melhores lojas para comprar loiça em Lisboa.

Escrito por
Editores da Time Out Lisboa
Publicidade

Acabaram-se as desculpas para servir o jantar com loiça de meia tigela. Há quem guarde as peças mais bonitas ou mais valiosas para ocasiões especiais, mas acreditamos que todas as refeições podem e devem ser celebradas e acompanhadas por cerâmicas de alto gabarito. Uma coisa é certa: um verdadeiro apreciador de loiça não vai resistir ao roteiro que traçámos e que percorre diferentes zonas da cidade. Entre pratos, canecas, tigelas, terrinas e também peças decorativas, a peso ou à peça, dizemos-lhe quais as melhores lojas para comprar loiças em Lisboa.

Recomendado: Na moda, na arte e no design, eles são mestres de colecção

Lisboa parte a loiça toda

  • Compras
  • Decoração
  • Castelo de São Jorge

O azul profundo é, de facto, o primeiro cartão-de-visita desta pequena loja na Mouraria. Lá dentro, saltam à vista as cerâmicas, praticamente todas feitas em Portugal, mas também os tapetes felpudos, a joalharia e a ilustração. Nem tudo é português — esta loja é dedicada a marcas e artesãos do Mediterrâneo. Há ainda espaço para as ilustrações de Teresa Rego, mas também para os brincos da Sol Studio ou para os sacos e t-shirts da tunisina Lyoum.

  • Compras
  • Decoração
  • Intendente
  • preço 2 de 4

Das duas uma: ou regressa à maior loja d'A Vida Portuguesa da cidade – a do Intendente, precisamente – ou aproveita para dar um saltinho ao espaço da Rua da Anchieta, no Chiado. Se é loiças que procura, fica bem servido nas duas. A primeira, por ser grande, tem tudo e mais alguma coisa. A segunda é mais pequena, mas tem uns tesourinhos por descobrir por lá, sobretudo da Bordallo Pinheiro ou do Depósito da Marinha Grande.

Publicidade
Bailarico
  • Compras
  • Presentes e lembranças
  • Benfica/Monsanto

Arraiais e quermesses. Sardinhadas e festas. Marchas, rifas, manjericos, bandeirolas e música pimba. Susana Cruz vai a todas e só tem pena que os Santos Populares se resumam a um mês. E porque a fama da Bailarico se foi alastrando por Lisboa, no Verão de 2022, a loja dividiu-se em duas – o segundo espaço, no 2A da Praça Professor Santos Andrea, ficou conhecido como a Loja das Festas, vocacionado precisamente para os artigos mais celebrativos; o primeiro foi baptizado como Loja das Surpresas e continua a encher-se de loiças, coloridas e de todas as formas e feitos.

  • Arte
  • Areeiro/Alameda

Bordallo Pinheiro é uma das personalidades mais relevantes da cultura portuguesa oitocentista, com uma produção notável na criação de cerâmica e não só. A fábrica de faianças foi construída em 1884, nas Caldas da Rainha, por Raphael Bordallo Pinheiro e o seu irmão, Feliciano Bordallo Pinheiro e desde então que é reconhecida a sua influência. Na loja da Guerra Junqueiro encontra loiças com os mais variados motivos, que podem funcionar como decoração ou para servir um belo repasto numa travessa arrojada.

Publicidade
  • Compras
  • Decoração
  • Chiado/Cais do Sodré

Da Calçada da Estrela, esta ceramista francesa radicada em Lisboa mudou-se para a Rua Poiais de São Bento e com ela levou as suas peças mais inconfundíveis. Pratos, taças, chávenas de café, copos, caixas e bules decoram as prateleiras – tudo é feito à mão e por vezes com detalhes gráficos que já são uma imagem de marca de Cécile Mestelan.

  • Compras
  • Decoração
  • Chiado

É uma das lojas favoritas dos lisboetas na hora de rechear o louceiro lá de casa. E uma das razões é a balança que está no balcão. Aqui, as compras são pagas ao quilo. A Cerâmicas na Linha começou por funcionar com algumas marcas apenas e com restos de colecções, mas o sucesso foi tal que há cada vez mais fábricas de loiça a vender para a loja. Quase tudo é vendido a peso, mas há peças à unidade, como as loiças Bisarro, Bordallo Pinheiro e Costa Nova.

Publicidade
  • Compras
  • Avenida da Liberdade/Príncipe Real

Esta marca nacional de louça em grés fino, que exporta grande parte da sua produção, tem uma loja que já conquistou o coração dos lisboetas. Entre mobiliário antigo, arranjos florais, velas e louça (sobretudo), encontra na Rua Castilho as colecções da Costa Nova. Há ainda talheres, copos de vidro, e têxteis para o lar. Objectos feitos a partir dos melhores recursos naturais nacionais.

  • Compras
  • Decoração
  • Lisboa

Da união de esforços e vontades de Catarina Portas, a fundadora d'A Vida Portuguesa, e de Filipa Belo, mentora da plataforma Portugal Manual, nasce o Depozito. Dentro desta loja-armazém, encontram-se dezenas de marcas e autores portugueses, uma curadoria dividida entre o velho e o novo artesanato, em que ambos dialogam e se complementam. Dos mestres de olaria alentejanos aos novos talentos da joalharia contemporânea portuguesa, dos trajes da Nazaré às pequenas marcas que dão cartas no estacionário, há muitos produtos para descobrir e até um pequeno café para quem precisar de uma pausa entre compras.

Publicidade
  • Compras
  • Decoração
  • Avenida da Liberdade

Fruto da curadoria de Ricardo Preto, director criativo do Amorim Luxury Group, a selecção de marcas e objectos da Fashion Clinic Home é o mais recente chamariz para quem palmilha a artéria mais cara do país. Entre mobiliário, cerâmica, têxteis, luminária, tapeçaria, livros e fragrâncias para a casa, a loja está montada a pensar no Natal, já aí à porta. Ginori 1735, Les Ottomans, Assouline, Maison de Vacances, Dyptique, Byredo, Ichendorf são outras das etiquetas de luxo que ocupam os 300 metros quadrados, com paredes e tectos deixados em bruto. A nova pop-up ficará de portas abertas até ao final do ano. O plano é voltar a fazer obras o espaço, que fica por baixo do restaurante JNcQUOI Asia. Sob a direcção de Vincent Van Duysen, o arquitecto belga responsável pelos interiores do JNcQUOI Beach Club, nascerá aqui uma nova Fashion Clinic. As coisas da casa não vão ficar esquecidas – hão-de encontrar outros poisos temporários enquanto não aparecer uma morada definitiva.

  • Compras
  • Campo de Ourique

Em Campo de Ourique, o canto das loiças tem um nome. O Outlet do Bairro junta, em poucos metros quadrados, itens suficientes para pôr uma mesa e disponibiliza uma generosa variedade de cores e formas, a pensar nos gostos mais sóbrios, mas também naqueles que não conhecem a palavra discrição. A cereja no topo do bolo? Uma quantidade assinalável de peças da Bordallo Pinheiro. O que é que se pode pedir mais?

Publicidade
  • Compras
  • Decoração
  • Lisboa

Depois do Monte Estoril, a San Pi veio para Lisboa – uma mudança há muito pedida pelos clientes da cidade, embora a primeira loja continue de boa saúde e bastante recomendável. Mas para o pacato bairro de Campo de Ourique, esta marca de cerâmica de levar à mesa não veio sozinha. Trouxe a algarvia Casa Bohemia, com quem divide o espaço, e ainda umas quantas etiquetas amigas, incluindo os têxteis da Bicla e as peças decorativas de Caetano de Oliveira. Além das loiças minimais, das velas e dos aromas, uma das metades do espaço está ainda ocupado com uma pop-up rotativa, por onde vão passar, todos meses, várias marcas portuguesas.

  • Compras
  • Chiado

Da mesma maneira que, quando queremos loiça a sério, vamos à Vista Alegre, quando queremos ir à Vista Alegre, escolhemos, de preferência, a loja do Chiado. Tudo o que faz desta uma das mais históricas e carismáticas marcas portuguesas está aqui: as peças assinadas por artistas portugueses, as colaborações com a Lacroix, as edições comemorativas, os cristais da Atlantis e o serviço de personalização de peças. Deseja mais alguma coisa?

Mais compras em Lisboa

  • Compras

São lojas com universos próprios, com espaço para moda, decoração, livros, acessórios e até comida. E ninguém se chateia, todos ganham em ver os diferentes produtos reunidos em torno de um único conceito. Se procura uma peça especial, é muito provável que a encontre numa destas concept stores lisboetas, afinal a curadoria é a alma destes negócios e propor objectos que não se encontram ao virar da esquina é a sua especialidade. Resumindo, é uma espécie de elite dentro do roteiro de compras da cidade. Fique a conhecer as melhores concept stores de Lisboa.

Recomendado: As novas lojas em Lisboa que tem mesmo de conhecer

  • Compras
  • Decoração

Lisboa tem algumas das melhores lojas de decoração mesmo à mão de semear. Dos candeeiros às cadeiras, do vintage às linhas mais contemporâneas, as novas tendências já espreitam e se a missão dos próximos tempos é redecorar, então prepare-se para abrir os cordões à bolsa. Estas lojas têm universos próprios e estilos para todos os gostos (e carteiras), porque de quando a quando é mesmo preciso dar um novo ar à casa – acredite que a decoração pode fazer toda a diferença. Estas lojas são paragens obrigatórias para quem se quer armar em especialista. 

Recomendado: As melhores concept stores em Lisboa

Publicidade
  • Compras
  • Antiguidades

Encontrar aquela peça que a mãe deitou fora nos anos 80 ou 90 pode ser difícil e só quem o conseguiu sabe exactamente a sensação. O cheiro, o toque, a torrente nostálgica que nos invade quando, no meio de prateleiras, cabides, arcas e baús, voltamos atrás no tempo. O truque é saber onde e o que procurar – e as opções são vastas. Roupa, mobiliário, raridades, discos, a lista do revivalismo adensa-se. Fique a conhecer as melhores lojas vintage em Lisboa. Vai ver que não cheiram a naftalina, cheiram a boas e velhas histórias.

Recomendado: Comprar usado? Descubra estas lojas vintage online

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade