
Os melhores papéis de Idris Elba na televisão e no cinema
Na semana em que se estreia "Yardie", o primeiro filme realizado por Idris Elba, escolhemos o melhor do actor britânico em TV e na tela
Revelado na televisão em 2002, graças ao seu papel de Russell "Stringer" Bell na memorável série policial The Wire, Idris Elba tem vindo a impôr-se como um actor de grande presença, perfeitamente capaz de interpretar uma personagem negativa, a seguir vestir a pele de um herói tradicional e logo depois personificar um cidadão comum, sem que isso afecte a sua imagem. Elba, que recentemente afastou a ideia de que poderia ser o próximo James Bond, é agora também realizador, com Yardie, uma história de vingança ambientada nas décadas de 70 e 80, na Jamaica e depois em Londres. Das séries The Wire e Luther a filmes como Beasts of No Nation, eis as interpretações mais destacadas de Idris Elba.
Recomendado: Vinganças femininas no cinema
Os melhores papéis de Idris Elba na televisão e no cinema
‘The Wire’ (2002-2004)

‘Luther’ (2010-2019)

O detective John Luther é um homem dotado para o trabalho policial mas que tem uma vida pessoal complicada. É muitas vezes vítima das suas emoções e tem que lutar contra os seus demónios pessoais, ao mesmo tempo que se empenha no combate ao crime. Idris Elba é perfeito no papel deste homem cujos pontos fracos lhe conferem toda a sua humanidade e credibilidade. Uma grande série policial realista, que continua no ar na Grã-Bretanha.
‘Prometheus’, de Ridley Scott (2012)

‘Batalha do Pacífico’, de Guillermo del Toro (2013)

Quando um actor é muito bom, consegue distinguir-se mesmo em filmes de menor qualidade, indiferentes, formatados ou pesados de efeitos digitais. Idris Elba fá-lo nesta superprodução, onde robôs gigantescos manejados por homens combatem criaturas marinhas monstruosas que ameaçam exterminar a humanidade. No papel do general Pentecost, o actor projecta autoridade e dá dimensão humana a um filme feito em computador.
‘Mandela: Longo Caminho para a Liberdade’, de Justin Chadwick (2013)

‘Second Coming’, de Debbie Tucker Green (2014)

‘Beasts of no Nation’, de Cary Joji Fukunaga (2015)

‘Jogo da Alta-Roda’, de Aaron Sorkin (2017)

Jessica Chastain é a vedeta deste filme baseado na história real de Molly Bloom, a antiga esquiadora olímpica que organizava partidas de póquer particulares e de acesso muito restrito, para celebridades e milionários, e acabou investigada pelo FBI e levada a tribunal. Mas no papel de Charlie Jaffey, o advogado de Molly, Iris Elba nunca fica na sombra de Chastain e faz da sua personagem complementar da dela.
Os melhores papéis de...
Os melhores filmes de Margot Robbie
Em meia-dúzia de anos, e após aparecer em O Lobo de Wall Street, a australiana Margot Robbie chegou ao topo de Hollywood, já teve duas nomeações para os Óscares de Melhor Actriz e Melhor Actriz Secundária e foi considerada pela revista Time uma das 100 pessoas mais influentes do mundo.
Os melhores papéis de Idris Elba na televisão e no cinema
Revelado na televisão em 2002, graças ao seu papel de Russell "Stringer" Bell na memorável série policial The Wire, Idris Elba tem vindo a impôr-se como um actor de grande presença, perfeitamente capaz de interpretar uma personagem negativa, a seguir vestir a pele de um herói tradicional e logo depois personificar um cidadão comum, sem que isso afecte a sua imagem.
Os melhores filmes de Diane Keaton
Woody Allen trouxe-a do palco para o cinema em 1972, na comédia O Grande Conquistador, e fez dela a sua primeira musa, dirigindo-a numa série de filmes onde se destaca, obviamente, Annie Hall. Mas se Keaton é uma consumada actriz cómica, não se limita nem se contenta com esse registo.
Os melhores filmes de Javier Bardem
É um dos mais internacionais actores espanhóis e já ganhou um Óscar de Melhor Actor Secundário, em Este País Não é para Velhos. Javier Bardem impôs-se como actor de primeiro plano no seu país nos anos 90, antes de dar o salto para os EUA.
O melhores filmes de Sandra Bullock
Vencedora de um Óscar de Melhor Actriz em 2010 por Um Sonho Possível, Sandra Bullock impôs-se em Hollywood graças a Speed – Perigo a Alta Velocidade, em 1994, e é uma daquelas estrelas de cinema que conquistou os espectadores graças à sua imagem de "girl next door".