A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Parque Marechal Carmona
Joana FreitasParque Marechal Carmona

Coisas para fazer com as crianças em Cascais

Na hora de brincar, Cascais tem muitas propostas para toda a família. Duas mãos cheias de ideias já a seguir.

Vera Moura
Raquel Dias da Silva
Escrito por
Vera Moura
e
Raquel Dias da Silva
Publicidade

A menos de meia hora de Lisboa, a Linha de Cascais tem várias praias de sonho, bons restaurantes (principalmente de peixe) e até um bairro de museus para percorrer a pé e ir aprendendo pelo caminho. Se leva os miúdos na bagagem nada tema. É que não faltam coisas para fazer com crianças em Cascais, em qualquer altura do ano: quintas pedagógicas, jardins, actividades mais ou menos radicais, museus e mergulhos, muitos mergulhos. O mais difícil vai ser enfiá-los no carro – porque depois é só um tirinho e há muito para descobrir em família.

Recomendado: Dez curiosidades sobre Cascais

Coisas para fazer com as crianças em Cascais

  • Coisas para fazer
  • Caminhadas e passeios
  • Cascais

Localizado entre Cascais e o Estoril, o Parque Palmela foi mandado construir pelos Duques de Palmela no final do século XIX. Foi, na época, palco de muitas festas, e a tradição manteve-se, com concertos, peças de teatro e espectáculos de dança no Auditório Lopes Graça. Apesar de a programação estar parada, o parque conta com um circuito de arborismo e um percurso de manutenção que estimulam a prática desportiva ao ar livre. Para aproveitar Pedaços de Aventura, basta fazer marcação prévia.

  • Coisas para fazer
  • Cascais

A enseada de Santa Marta, junto à Marina de Cascais, é um dos sítios mais românticos e fotogénicos da vila. Mas como é óbvio não é só a vista que vai agradar aos miúdos. A apenas cinco minutos a pé do centro histórico da vila e com uma localização geográfica privilegiada, a Marina é paragem obrigatória para todo o tipo de embarcações de recreio, palco de grandes eventos internacionais e ainda um espaço nobre de acolhimento, lazer e conforto a todos os que por lá passam. Pegue nos miúdos e leve-os a comer um gelado e a sonhar com o iate que vão ter no futuro (mesmo que o futuro seja apenas “logo à noite, em sonhos”).

Publicidade
  • Atracções
  • Parques e jardins
  • Cascais

Este jardim, bem no centro da vila, recebeu há uns anos um carrossel digno de conto de fadas, onde não faltam cavalos, galinhas, girafas, leões, cestos e até uma carruagem, ideal para pais com bebés de colo. O Jubilo Carrossel, assim se chama, veio para ficar e não há dia em que esteja parado. Há crianças tão fanáticas pelo passeio que os pais juram que com o dinheiro gasto já poderiam ter comprado o equipamento em si.

Jardim Visconde da Luz. Seg-Sex 11.00-19.00, Sáb e Dom 10.00- 20.00. A partir de 2€.

  • Coisas para fazer

Quilómetros e quilómetros de areia para brincadeiras sem horário nem entrada paga. Nas praias do Guincho é raro encontrar bandeira verde para mergulhos demorados, mas o areal é o mais belo da zona e as ondas pedem pranchas de surf, windsurf e kitesurf. Na Linha, da praia da Conceição à Azarujinha, difícil vai ser escolher onde estender a toalha. Paredão fora, o melhor é fazer como eles: “um-dó-li-tá, cara de amendoá!”

Publicidade
  • Atracções
  • Quintas
  • Sintra

Compreende um total de 380 hectares no Parque Natural Sintra-Cascais. Não é coisa pouca, portanto, aquilo que a Quinta do Pisão tem para apresentar às crianças que gostam da natureza. Há cavalos, ovelhas, burros lanudos e outros animais selvagens como coelhos ou perdizes. Pode lá ir colher alimentos directamente da terra, aprender mais sobre a flora da zona, fazer passeios a pé, de bicicleta e até de segway. Importante é ir.

Quinta do Pisão de Cima, EN 9-1 (junto à Barragem do Rio da Mula). Sempre aberto. Horta: Seg a Sex 09.00-12.00 e Sáb 09.00-13.00. Para reservas de actividades, não se esqueça de telefonar (215 811 750).

  • Museus
  • História
  • Cascais

O Museu do Mar Rei D. Carlos é um dos mais interactivos da vila, coisa para os entreter durante umas boas duas horas. Dedica-se não só ao estudo da comunidade piscatória de Cascais, como às artes da pesca em si, às espécies que nadam em oceanos abertos e no fundo mar – com impressionantes representações de baleias e tubarões em tamanho real – passando pela história dos moluscos. Uma onda de aprendizagem, portanto.

Rua Júlio Pereira de Mello. 21 481 5906/7. Ter-Dom 10.00-13.00 e 14.00-18.00. 3€, grátis até aos 11. 

Publicidade
  • Miúdos
  • Eventos activos
  • Cascais

Para que os seus filhos não pensem que os ovos vêm das prateleiras dos supermercados, mas sim das galinhas, leve-os a visitar a primeira quinta pedagógica biológica do país. Aqui podem conhecer moinhos de vento, visitar hortas, pomares e jardins de ervas aromáticas, alimentar animais da quinta e ajudar a equipa da casa nos tratamentos diários de cada espécie. Tem uma série de oficinas onde se podem inscrever durante as férias, por isso é estar atento às actividades.

Terceira Circular. 932 500 600. Seg-Dom 10.00-13.00/ 14.00-18.00 (apenas com marcação prévia).

  • Coisas para fazer
  • Cascais

Aqui a coragem conta. O Parque das Gerações é procurado por quem quer viver a vida com adrenalina, mas não espere encontrar um ambiente hostil: é procurado por cada vez mais famílias. E não interessa se não tem experiência, porque neste skate park tanto podem andar os grandes atletas sobre rodas como os mais novinhos, que ainda mal se equilibram em cima da tábua.

Rua António Ferro, São João do Estoril. Aberto 24 horas.

Publicidade
  • Atracções
  • Parques e jardins
  • Cascais

Não podem ver um raio de sol que os cascaenses correm logo todos para a praia. Mas nem só de areia e mar se faz a linha: o Parque Marechal Carmona também é um óptimo destino para os dias de sol. Tem relvados extensos, lagos, percursos românticos, uma mata com árvores de grande porte e um parque infantil dividido em três partes (uma para cada idade). Patos, galos e pavões passeiam-se sem vergonha, à espera da comida que os guardas não deixam ninguém dar.

  • Miúdos
  • Parques infantis
  • Cascais

Além de bowling, é possível jogar lasertag, paintball, bazoka ball, bubble football, arco e flecha, minimoto4 ou praticar hipismo. E se nem todos estes nomes fazem um click automático na sua cabeça, nós ajudamos: por exemplo, o bazooka ball é um jogo parecido com o paintball em que as “balas” disparadas são pequenas bolas de espuma que não magoam no impacto; no minimoto4, os pequenos pilotos vão poder conduzir motas pequeninas, com acompanhamento e formação de um monitor (e capacete, claro). Para além de todas estas hipóteses, há uma opção mais cor-de-rosa: o Playprincess.

Mais que fazer com miúdos

  • Miúdos

Entre os enormes arranha-céus e a poucos quilómetros das avenidas cheias de carros e motas, há espaços verdes com animais do campo, hortas biológicas, pomares e actividades rurais que os miúdos nunca pensaram experimentar, como a lavoura, fazer pão em forno de lenha ou dar banho à bicharada.

Publicidade
Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade