0 Gostar
Guardar

Entreter os miúdos sem gastar um tostão

No Dia Mundial da Poupança, temos seis programas grátis para gastar a energia das crianças e dar descanso à carteira dos pais

©Bruno Neves/Planetário
O Planetário é grátis no primeiro domingo do mês

Ficar em casa com os miúdos pode não custar dinheiro, mas dá cabo dos nervos a muitos crescidos. Problema: nem sempre a conta bancária está para programas culturais e actividades ao ar livre pagas. Solução: museus com entrada gratuita, actividades que não custam um cêntimo ou até um piquenique no parque enquanto a chuva não volta.    

Entreter os miúdos sem gastar um tostão

1

Vamos construir um coche?

O primeiro domingo do mês é o dia da família no Museu dos Coches (além de ser o dia em que ninguém paga para entrar). No próximo, pais e filhos podem construir, recortando e colando, maquetes das geringonças que andavam na estrada noutros tempos.

Reservar agora Ler mais
Belém
2

A fauna e a flora são de todos

Existem mais de 150 espécies de fauna e flora para descobrir no Parque Florestal de Monsanto. O espaço verde é do tamanho de 900 campos de futebol e o percurso da Rota da Biodiversidade tem 14 km – mas as famílias podem escolher troços mais pequenos para percorrer a pé ou de bicicleta. No site da Câmara Municipal há um mapa para descarregar e há fichas das aves, reptéis, mamíferos e plantas que podem encontrar. O melhor de tudo? Não custa nada.

Ler mais
Benfica/Monsanto
3

Viagem ao Oriente depois das aulas

Que tal se deixarem os trabalhos de casa para o fim-de-semana e na sexta-feira depois das aulas forem todos ao Museu do Oriente? Entre as 18.00 e as 22.00 ninguém paga e há muito para descobrir. No final, apostamos que vão estar todos com os olhos em bico.

Ler mais
Estrela/Lapa/Santos
4

Piquenique de Outono

Aproveite que o frio e a chuva tardam a chegar para fazer um piquenique. O Jardim da Estrela é o cenário ideal porque tem meia dúzia de clareiras relvadas perfeitas para estender a toalha e ainda um parque infantil onde os miúdos se podem divertir (a qualidade do areão é inspeccionada a cada 15 dias). Encha a cesta e passe uma tarde diferente e muito económica. 

Ler mais
Estrela/Lapa/Santos
5

Com as mãos na massa

Que é como quem diz, no barro. A oficina de cerâmica da Quinta Pedagógica dos Olivais convida os mais pequenos a brincar à olaria. Num ambiente campestre, os pequenos escultores vão moldar uma peça que, depois de ir ao forno, poderá ir viver para a prateleira da sala. Se quer garantir lugar, não se esqueça de marcar (21 855 0930 ou quinta.pedagogica@cm-lisboa.pt)

Ler mais
Encarnação
6

Ver estrelas não custa nada

No primeiro domingo de cada mês (é já o próximo!) o Planetário de Lisboa tem uma sessão gratuita para crianças até aos 12 anos. Mande-os de foguetão até à lua, mostre-lhes uma monumental trovoada e vejam estrelas, constelações, nubelosas, luas e planetas em família.  

Ler mais
Belém

Comentários

0 comments