Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right O melhor do Parque das Nações para as crianças

O melhor do Parque das Nações para as crianças

Existem seres humanos a morar na sua casa que não eram nascidos quando foi a Expo 98? Depois de derramar uma lágrima trancado na casa de banho, entre no corredor das memórias e leve-os a descobrir a zona oriental da cidade.

Publicidade
Pavilhão do Conhecimento
Arlindo Camacho O Pavilhão do Conhecimento é uma das maiores atracções para crianças no Parque das Nações

A zona oriental de Lisboa estava completamente adormecida até 1998, quando a EXPO fez nascer o grandioso Parque das Nações. "EXPO? O que é isso?", perguntam aos pais os filhos dos anos 2000. Se não lhe apetece fazer uma longa viagem pelo corredor da memória, o melhor é enfiá-los no carro e partir à descoberta do bairro à beira Tejo, onde não faltam atracções para as crianças. Algumas são heranças da Exposição Internacional de Lisboa de 1998, cujo tema foi "Os oceanos: um património para o futuro"; outras nasceram bem depois disso (sim, como os seus filhos). Nesta lista, encontra 13 paragens obrigatórias para os mais pequenos se divertirem no Parque das Nações. 

Recomendado: O melhor de Monsanto para os miúdos

O melhor do Parque das Nações para as crianças

1
Férias no Oceanário de Lisboa
PEDRO PINA
Atracções

Oceanário de Lisboa

Parque das Nações

Num país com uma extensão de costa destas, e com uma tradição marítima que se perde nos tempos, era criminoso imaginar que o peixe só tem lugar no prato. Vai daí, em 1998, a exposição universal que aconteceu em Lisboa encontrou neste edifício um dos seus pontos altos. O gigante aquário com milhões de litros de água salgada e centenas de inquilinos, entre águas temperadas, tropicais e frias, é paragem obrigatória na cidade. Além da romaria à exposição permanente, conte com mostras temporárias e actividades originais: que tal dormir com os tubarões ou ouvir fado entre os peixinhos?

2
Exposição Risco no Pavilhão do Conhecimento ( 2016)
©DR
Museus, Ciência e tecnologia

Pavilhão do Conhecimento

Parque das Nações

Ser astronauta por um dia, andar num carro com rodas quadradas, ou descobrir a cozinha molecular. Fascinante para miúdos, o Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva corre o risco de ser surpreendente também para os mais crescidos. O museu da ciência nascido em 1999 no Pavilhão do Conhecimento dos Mares da Expo 98 vive num edifício desenhado pelo arquitecto premiado Carrilho da Graça e acolhe uma exposição permanente empolgante para crianças com tiques de engenhocas e várias exposições temporárias perfeitas para futuros cientistas.

+ 20 curiosidades sobre o Pavilhão do Conhecimento

Publicidade
3
ZeroZero
DR
Restaurantes

ZeroZero Parque das Nações

Parque das Nações

Tem uma esplanada com mesas redondas, perfeitas para famílias. Se o irmão mais velho ZeroZero do Príncipe Real já era um bom poiso para levar os miúdos, o do Parque das Nações – com as mesmas pizzas mas vista para o rio e vizinhos de peso, como o Oceanário, a Altice Arena e o Pavilhão do Conhecimento – nem se fala. 

4
telecabine parque das nacoes
Fotografia: Arlindo Camacho
Coisas para fazer

Telecabine

Parque das Nações

Desaconselhamos que siga as pisadas do nosso intrépido fotógrafo, que passou a viagem em pé, de braço de fora da janela, com a sua máquina fotográfica. Mas não deixe de fazer o seu postal das alturas – e leve os miúdos a reboque. Sente-se e aproveite a vista, porque a deslocação em teleférico, cerca de 30 metros acima do solo e do rio, vale a pena. É uma das heranças de 1998 e não deve ficar exclusivamente nas mãos e olhos dos turistas.

Publicidade
5
LXSkate
©LXSkate
Coisas para fazer, Aulas e workshops

Lx Skate

Parque das Nações

Os skateparks multiplicam-se em Lisboa - mas sem saber andar em cima de uma prancha, nãoservem de muito. A iniciativa Lx Skate quer dar a todos a oportunidade de desenvolver o seu próprio estilo de skate e boas práticas de segurança – para que as quedas não deixem ninguém de braço ao peito. As aulas decorrem em dois skateparks de Lisboa: no Parque das Nações (junto à Ponte Vasco da Gama) e em São Sebastião (perto da Escola Marquesa da Alorna).

6
Science4You
Miúdos

Science4you

Parque das Nações

Vista-lhes a bata branca, ponha-lhes os óculos transparentes e despenteie-lhes o cabelo: para uma festa de aniversário diferente, transforme o seu filho e os amigos em cientistas malucos, que podem recriar a erupção de um vulcão, fazer o seu próprio slime ou participar numa corrida de balões. Tudo num ambiente de laboratório onde não faltam microscópios, tubos de ensaio e muitas substâncias mágicas.

Publicidade
7
Butchers - Maminha Black Angus
Fotografia: Ana Luzia
Restaurantes

Butchers

Parque das Nações

É melhor estudar bem a lição porque as crianças vão querer saber o que é isso da carne maturada. E se para os mais esfomeados chega dizer que é mais macia, os curiosos vão querer saber mais sobre o processo enzimático que se obtém quando os cortes são mantidos em ambientes de temperatura e humidade controlada por 35 dias e querer perceber como os ácidos libertados durante esse período fazem diminuir o pH da carne. Até porque é isso mesmo que faz a diferença no prato, mesmo quando se pede um hambúrguer ou uma picanha. Isso e a batatadoce frita, claro…

8
Ecologival Kids
Miúdos

EcologicalKids

Parque das Nações

Há um mundo verdíssimo de fraldas reutilizáveis, toalhitas, material descartável, acessórios para a praia, brinquedos eco e muito mais, que fazem com dê por bem empregue a exploração da zona norte do Parque das Nações, para correr as prateleiras da loja EcologicalKids. Se tem dúvidas, nada de dar voltas à cabeça. É mais fácil consultar o blogue da marca ecologicalkidsblog.com ou recorrer ao atendimento online.

+ Marcas infantis sustentáveis para pequenos amigos do planeta

Publicidade
9
Parque das Nações
Arlindo Camacho
Coisas para fazer

Marina Parque das Nações

Parque das Nações

Vela, canoagem ou o armazenamento do seu caiaque. Na Doca dos Olivais, junto ao Oceanário de Lisboa, a água está mesmo a pedi-las e aos domingos não se falha. Todas as semanas entre as 10.00 e as 12.00 o centro náutico aposta na canoagem para maiores de 10 anos. Pode comprar aulas avulso (7,50€) ou poupar com a subscrição mensal (25€) se os miúdos quiserem repetir a dose. 

10
 Christmas gift guide: gadget geeks   - Nintendo 3DS
Rob Greig
Miúdos, Workshops e aulas

Happy Code Parque das Nações

Grande Lisboa

De pequenino se torce o geekzinho. É nisso que a escola de tecnologia e inovação Happy Code acredita. Daí os cursos pensados para miúdos dos 7 aos 17, que vão da programação à robótica, com espaço para a criação de jogos e apps. Tem lá em casa um aspirante a youtuber? O próximo Bill Gates ou Mark Zuckerberg? Basta inscrevê-lo num dos cursos regulares ou de férias. 

Publicidade
11
1UP Gaming Lounge
©DR
Coisas para fazer, Jogos e passatempos

1UP Gaming Lounge

Parque das Nações

Bar temático de videojogos, salão de jogos e loja de (adivinharam!) videojogos.
 A 1UP Gaming Lounge é o habitat natural de todos os gamers que gostam de ter uma vida offline. Um bar
 com PCs, consolas retro e actuais, arcadas e muitos jogos à disposição. Quem acha que os fãs de videojogos são pessoas sem capacidade de socialização, tem aqui
 uma prova do contrário. Organizam-se também alguns torneios de videojogos.

12
Compras

Gama Rústica

Parque das Nações

A Gama Rústica tem a vantagem de ser portuguesa e especialista em enxoval de bebé, criança, decoração e acessórios, e promete elevar a fasquia de fofura (e fica próxima da EcologicalKids, duplo risco para a carteira). Todos os produtos podem ser personalizados e fabricados à medida.

Publicidade
13
Coisas para fazer

Um Parque de Contos

Parque das Nações

“Era uma vez…” – esse mundo de possibilidades. Essa expressão infalível para entreter, adormecer ou despertar a mente dos mais novos. Nas manhãs de domingo, a Casa do Arboreto, entre o Passeio do Tejo e o Passeio dos Heróis do Mar, em frente à Travessa Robinson Crusoé, transforma-se em Parque de Contos, com contadores de histórias a usar e abusar do “era uma vez”.

A entrada é gratuita.

Dom 11.00

A Oriente tudo bem

parque das nações
Fotografia: Arlindo Camacho
Coisas para fazer

27 coisas para fazer no Parque das Nações

É um paraíso para runners em particular, atletas em geral. Num parque familiar onde as corridas são mais que as mães, ao ar livre é que se está bem. São cinco quilómetros ao longo do Tejo, com um terço de área ocupada por espaços verdes. Mas há mais motivos para aproveitar o melhor da zona oriental de Lisboa. 

Publicidade