A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Inês Aires Pereira e Rui Maria Pêgo
©DRInês Aires Pereira e Rui Maria Pêgo em 'Erro 404'

RTP vai ter cinco novas séries de ficção nos próximos meses

‘Codex 632’, ‘Erro 404’, ‘Lusitânia’, ‘Matilha’ e a terceira temporada de ‘Operação Maré Negra’ são os novos títulos anunciados para as noites de segunda-feira da RTP1.

Renata Lima Lobo
Escrito por
Renata Lima Lobo
Publicidade

Entre informação, desporto e entretenimento, a programação da RTP para a temporada 2023/2024 inclui cinco novas produções nacionais, algumas em parceria com outras geografias. São séries de ficção pensadas para as noites de segunda-feira na RTP1: Codex 632, a adaptação da obra homónima de José Rodrigues dos Santos, que estreia em Outubro; Erro 404, Lusitânia, Matilha e a terceira temporada de Operação Maré Negra, cujas datas de estreia ainda não foram divulgadas.

Codex 632 é a série que dará o pontapé de saída nas noites de segunda-feira algures em Outubro, adaptação do livro homónimo de José Rodrigues dos Santos que terá Paulo Pires à frente do elenco. Em comunicado, a RTP avança que se trata de uma série centrada “numa mensagem enigmática encontrada entre os papéis que um velho historiador deixara no Rio de Janeiro antes de morrer”, e “uma aventura, repleta de enigmas e mitos”, em que o personagem principal Tomás de Noronha (Paulo Pires) “se vê envolvido numa investigação que pode mudar radicalmente a nossa memória colectiva e a percepção que temos da história mundial”.

É uma produção com seis episódios da portuguesa SPi para a RTP, com realização de Sérgio Graciano (Linhas de Sangue), numa parceria inédita com a plataforma brasileira Globo Play. O elenco inclui, aliás, conhecidos actores brasileiros como Alexandre Borges, Deborah Secco ou Betty Faria. “Nesta relação da RTP com a Globo Play é pensado o abrir de um novo caminho, porque de facto a Globo Play é uma plataforma com muitos subscritores e com um grande impacto no Brasil. Fico contente não só por estar no projecto, mas também por saber que a RTP tem esta ligação à Globo Play, e esta possibilidade de pôr um projecto – quase na sua totalidade português, embora tenha alguns actores brasileiros também – a ser visto no Brasil”, disse Paulo Pires aos jornalistas, durante a apresentação da nova grelha da RTP, no Capitólio, esta na quarta-feira. O actor português avançou que nesta adaptação tiveram o cuidado de não apresentar Tomás de Noronha como um herói. “É um professor de história e ponto final. Tinha de resolver as coisas à sua maneira, mesmo que houvesse uma cena de luta ele tinha de lutar como um professor de história e não como um herói”.

Paulo Pires
©DRCodex 632

As datas de estreia das restantes séries originais ainda não foi revelada, mas sê-lo-ão “brevemente”. A grande novidade talvez seja Erro 404, produção da Santa Rita Filmes realizada por Patrícia Sequeira (Rabo de Peixe) que eleva a actriz Inês Aires Pereira à categoria de protagonista, num registo um pouco diferente daquele a que nos tem habituado. Neste enredo, que pode fazer lembrar episódios de Black Mirror, Rita (Inês Aires Pereira) perde a melhor amiga e, enquanto atravessa um momento difícil, descobre no telemóvel uma aplicação chamada Appy que lhe permite viver a vida de outras pessoas. “Porém, Rita não percebe que os erros da aplicação, ainda em fase experimental, irão provocar consequências irreparáveis na sua vida”, revela a sinopse. “Não é uma comédia, mas ao mesmo tempo é. É uma história dramática, pesada, não é real, mas depois todas as situações que acontecem têm um lado muito cómico. Acabamos por nos rir de uma coisa trágica”, explicou Inês Aires Pereira, confessando-se feliz por terem apostado na sua participação. “Estou muito feliz por terem apostado em mim, por ter feito este caminho com a Patrícia [Sequeira] e por ser também uma personagem que não é aquilo que costumo fazer. Tenho feito comédia nos últimos anos e de repente tenho de ir para uma personagem mais para dentro, mais interior, mais triste, a viver algum drama. E eu duvidei durante muito tempo, pensei ‘só me vão chamar para a comédia, nunca vou fazer uma coisa mais dramática’, e este convite aconteceu. Não podia estar mais feliz. Eu chegava a casa e dizia: ‘Amor, eu sou actriz! Eu chorei!’”, contou, com o humor que lhe é característico. 

Inês Aires Pereira
©Santa Rita FilmesCréditos: Santa Rita Filmes

Outra produção nacional a caminho chama-se Lusitânia, da Take It Easy Film, uma antologia de histórias do género aventura de fantasia, que dará a conhecer algumas lendas e mitos portugueses através da lente do realizador Frederico Serra (Coisa Ruim). “Criança Lobo”, “Boi Vermelho”, “A Aposta com o Diabo”, “Cidade Perdida”, “A Lenda da Serpente” e “Inês Negra” são as histórias que compõem esta produção dividida em seis episódios autónomos, cada um com um elenco diferente e rodados em diferentes localizações de Portugal. Soraia Tavares é um dos nomes do elenco (no episódio “Cidade Perdida”) e revelou um pouco do que podemos esperar. “Uma coisa nova é trazer para a televisão a fantasia e cada episódio pode ser mais cómico, mais dramático ou mais de suspense. São histórias do fantástico, contos tradicionais portugueses e acho que o grande desafio para os actores foi representar às vezes com o nada.” 

Soraia Tavares
©Ukbar FilmesLusitânia

Já confirmada estava a terceira e última temporada de Operação Maré Negra, uma co-produção da RTP e da Televisión de Galicia, que volta a juntar a Ficción Producciones (Espanha) e a Ukbar Filmes (Portugal) e que voltará a integrar o catálogo da Prime Video. De regresso ao elenco estará Lúcia Moniz, que na primeira temporada interpretou a inspetora Carmo e que agora irá partilhar protagonismo com a inspectora Dani, interpretada por Soraia Chaves na segunda temporada. “Foi uma novidade fabulosa para mim saber que ia trabalhar com a Lúcia Moniz. E a relação das duas inspectoras portuguesas acho que é muito interessante. Há uma rivalidade entre estas duas personagens que acho que enriquece muito a narrativa”, avançou Soraia Chaves. Enquanto não chega Operação Maré Negra, podemos ver a actriz no quarto e último episódio da série Histórias da Montanha, também da RTP, que será emitido a 24 de Setembro. 

Operação Maré Negra
©RTP DivulgaçãoOperação Maré Negra

Uma das estreias mais aguardadas é Matilha, spin-off da série Sul (2019) – que ainda pode ser vista na RTP Play. Um enredo passado em 2011, o ano da crise e da troika, quando dois inspectores da Polícia Judiciária ficam responsáveis por um caso que, à primeira vista, aparenta tratar-se de um acidente. Em Matilha, da Arquipélago Filmes, regressam as personagens Matilha (Afonso Pimentel) e Mafalda (Margarida Vila-Nova), e Edgar Medina volta a ser o realizador. A série “acompanha a jornada de redenção de Matilha que abandona a vida de marginal e luta para não perder o amor de Mafalda. Contudo, a tentativa de reabilitar se perante a sociedade não terá os resultados esperados.” Margarida Vila-Nova, que brevemente regressa à série O Clube, da OPTO SIC, para a quarta temporada, e que também aguarda a estreia da série Irreversível, para a RTP (onde também entra Soraia Chaves) saúda a aposta na expansão do universo de Sul. “Acho importante que as séries que tenham tido sucesso não fiquem por ali, que tenham uma continuidade. A Matilha é um caso claro em que houve uma intenção de prolongar aqueles personagens noutras histórias. E depois, claramente, todas as séries que estão aqui a ser apresentadas hoje são temas diferentes, linguagens muito diferentes e acho muito pertinente a RTP continuar a apostar na ficção nacional. É um papel importantíssimo que abre caminho para que as séries possam saltar lá para fora e que haja co-produções como há vários exemplos aqui presentes”, disse a actriz, sublinhando que Sul está disponível no catálogo da HBO Max espanhola.

Matilha
©Arquipélago FilmesMatilha

Gilmário na cadeira do “Cinco”

A apresentação da nova programação da RTP revelou outras novidades. The Voice Portugal estreia já a 17 de Setembro com António Zambujo, Fernando Daniel e Sara Correia no papel de jurados, aos quais se junta Sónia Tavares nesta nova edição. E o programa Taskmaster, com estreia marcada para 23 de Setembro, regressa com novos participantes e desta vez Vasco Palmeirim e Nuno Markl irão avaliar as provas de Cândido Costa, Madalena Abecassis, Wandson Lisboa e Gabriela Barros. A 30 de Setembro estreia uma nova temporada do Programa Cautelar, com apresentação de Filomena Cautela, um programa que disseca alguns temas fracturantes de forma acessível. Autoritarismos, conflitos esquecidos, Inteligência Artificial, habitação e reforma serão alguns dos temas em cima da mesa.

Um dos grandes destaques é mesmo o regresso do talk-show 5 Para a Meia Noite. A grande surpresa foi o anúncio do humorista angolano Gilmário Vemba como o grande anfitrião do programa que irá estrear a 12 de Outubro. Já a nova edição do Masterchef Portugal está marcada para Novembro, desta vez com os chefs Miguel Rocha Vieira, Noélia Jerónimo e Diogo Rocha. Uma das personalidades da noite foi Herman José, cujo programa Cá Por Casa também está de volta este mês de Setembro, num ano em que o humorista assinala 50 anos de carreira e os 40 anos de O Tal Canal, embora a RTP não tenha avançado como irá comemorar as efemérides.

+ Os velhos ‘Arrepios’ de R.L. Stine têm uma nova série para assombrar o Halloween

+ ‘Poker Face’, a série em que Natasha Lyonne é um detector de mentiras ambulante

Últimas notícias

    Publicidade