A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Silly season: o Inimigo Público de Nuno Saraiva em exposição

Cláudia Lima Carvalho
Escrito por
Cláudia Lima Carvalho
Publicidade

E se? Começa quase sempre assim para acabar num desenho que não só nos faz soltar uma gargalhada como nos põe a abanar a cabeça em concordância com o absurdo. E estes desenhos são para gente grande.

Rascunhos e desenhos estão lado a lado de algumas páginas do Inimigo Público (IP), o suplemento satírico do jornal Público. Kim Jong-un noivo de Donald Trump, vestido de noiva nos Casamentos de Santo António, ou a mascote Gil da Expo 98 caída em desgraça. Se não aconteceu, podia ter acontecido, diz-nos o slogan do IP e faz-nos imaginar Nuno Saraiva com as suas ilustrações agora expostas no Passevite, o atelier que é também uma galeria em Arroios.

O foco da exposição, “Inimigo Exposto”, são os desenhos mais recentes do ilustrador, 15 originais (fabriano 200g, 22,9X30,5cm cada), para sermos mais precisos. Mas não vão faltar também trabalhos mais antigos, alguns da primeira edição do suplemento dirigido por Luís Pedro Nunes e que se estreou nas bancas em Setembro de 2003.

“Publiquei entre 2003 e 2006 um total de 149 cartoons e nesta exposição estão os melhores”, diz-nos Nuno Saraiva, explicando que são todos “desenhos monocromáticos, tinta da china sobre papel”. A boa notícia, para os mais aficcionados, é que todos os trabalhos estão à venda.

Mas não se distraia, a exposição inaugurada no último fim de-semana fica no Passevite só até 13 de Setembro.

Rua Maria da Fonte, 54 (Intendente). Ter-Sáb 15.00-20.00. Entrada livre

+ As melhores coisas grátis para fazer em Lisboa esta semana

Últimas notícias

    Publicidade