Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right Oito formas de ter um Natal mais sustentável

Oito formas de ter um Natal mais sustentável

Apesar da época apelar ao consumo desenfreado, é possível ter um Natal mais sustentável, sem fazer pausa na luta pelo planeta

Por Raquel Dias da Silva |
Publicidade
Natal
Fotografia: Joanna Kosinska/ Unsplash

Temos de admitir: embora possa ser uma época de solidariedade e espírito familiar, o Natal também é um festim de desperdício alimentar e de papel (do que se usa para embrulhar os presentes e do que se usa para os comprar). Mas não tem de ser. Há muitas formas de ter um Natal mais sustentável. Alugar um pinheiro para ajudar os bombeiros, fazer lembranças personalizadas, comprar presentes amigos do ambiente, visitar mercados solidários, optar por embrulhos ecológicos e garantir que a mesa é farta mas não sobra nada. Espreite estas oito formas de ter um Natal mais sustentável.

Recomendado: Eles criam bom ambiente: projectos sustentáveis em Lisboa

Por um Natal sustentável

1
Pinheiro Bombeiro
Fotografia: Pinheiro Bombeiro
Notícias, Vida urbana

Alugue um pinheiro e ajude os bombeiros

O Pinheiro Bombeiro, um projecto de uma start-up portuguesa, é talvez a melhor solução para um Natal um pouco mais liberto de culpa. Afinal, as árvores de plástico não são propriamente a coisa mais ecológica do mundo (e andar a comprar árvores a sério sem saber muito bem se acabou de contribuir para o desequilíbrio do ecossistema também não). Mas por 20€ pode alugar um pinheiro para celebrar a quadra, ao mesmo tempo que ajuda os bombeiros voluntários e o planeta. Depois é só devolvê-lo ali por altura dos Reis. Tem é de fazer a reserva até 16 de Dezembro: o levantamento pode ser feito num dos muitos locais disponíveis, como o Hub Criativo do Beato ou a Lx Factory. Mas também dá para o receber no conforto do seu lar.

2
natal
Samuel Holt/unslapsh
Coisas para fazer

Workshops de Natal em Lisboa para meter mãos à obra

A quadra natalícia desperta o espírito fazedor que anda escondido durante o resto do ano? Se for como nós, fica cheio de vontade de tirar todas as decorações do sótão e pô-las a uso, tipo arraial caseiro. Mas também há quem goste de meter as mãos à obra e decorar a casa da forma mais personalizada possível – da árvore à coroa de Natal para pendurar na porta, sem esquecer a mesa. Por falar em mesa, há mesmo um workshop para o ajudar a enchê-la de forma sustentável, através de receitas que não provocam sobras nem desperdício – do que pode parecer lixo, podem nascer pratos bem originais. Por isso, adie as compras e atire-se a estas oficinas DIY de Natal.

Publicidade
3
Time Out Market
Duarte Drago
Compras

Vá a estes mercados de Natal solidários

O espírito da quadra leva toda a gente a querer decorar com prendas o espaço à volta da árvore de Natal ou o sapatinho pendurado na lareira – mas há formas de contrariar esse consumismo desenfreado e torná-lo mais sustentável e solidário. Ano após ano crescem as campanhas de solidariedade que fazem reverter produtos ou eventos a favor desta ou daquela associação. É como juntar o útil ao agradável nestes mercados solidários que lhe sugerimos: pode despachar uma série de presentes e fica de consciência tranquila porque estará a ajudar alguém.

4
presentes de natal
©Kira auf der Heide/Unsplash
Compras

Aposte em presentes amigos do ambiente

Comprar sustentável já não é, afinal, um bicho-de-sete-cabeças e para muitos é um verdadeiro estilo de vida. É a pensar no planeta e nos seres que o povoam que sugerimos alternativas de presentes de Natal amigos do ambiente: sustentáveis e fáceis de reutilizar ou reciclar. As propostas são para todos e para todas as carteiras, desde cestas artesanais a sapatos vegan, sem esquecer produtos feitos com plástico ou madeira reciclada. O difícil vai ser escolher, mas pode aproveitar para apontar ideias para (pelo menos) os próximos dez natais.

Publicidade
5
ISTO
Duarte Drago
Compras, Estilo de vida

As lojas e marcas sustentáveis em Lisboa que tem de conhecer

Hoje em dia, estar atento à pegada ecológica e tornar-se consciente das suas escolhas enquanto consumidor já se tornou habitual – comprar sustentável deixou de ser um bicho de sete cabeças e, para alguns, é já um estilo de vida. Também por isso Lisboa tem cada vez mais espaços e marcas que promovem este modo de vida. Reunimos marcas sustentáveis que tem de conhecer, desde a cosmética ao calçado passando pelo vestuário feminino, masculino ou infantil, sem esquecer os sapatos ou até mesmo roupa de banho e decoração para a casa. Olhe com atenção para estas estas marcas amigas do ambiente se quiser comprar presentes de Natal a pensar num consumo sustentável.

6
mercados
Inês Félix
Compras

Compre na Dona Ajuda para ajudar quem mais precisa

Avenida da Liberdade/Príncipe Real

Uma boa forma de ter um Natal mais verde é comprar presentes em segunda mão, de preferência em boas condições e a preços acessíveis. Se o poder fazer enquanto pratica o espírito solidário da época, ainda melhor. Pode começar, por exemplo, com uma visita à Dona Ajuda, a loja social da Boa Vizinhança, uma IPSS de voluntariado de proximidade, que integra residentes e trabalhadores da freguesia de Santo António, em Lisboa. A funcionar no Mercado do Rato todos os dias úteis (das 11.00 às 18.00) e aos sábados (das 10.30 às 13.30), na Dona Ajuda encontra roupa de homem, mulher e criança, acessórios, brinquedos, livros, CD's e até artigos para a casa.

Publicidade
7

Arranje embrulhos ecológicos

O Natal também é sinónimo de papel usado e desperdiçado. Mas não tem de ser. Há muitas alternativas ecológicas para fazer embrulhos: as clássicas páginas de jornais e revistas, retalhos de tecido perdidos ou de peças de roupa demasiado velhas para doar e até caixas e sacos de cartão à espera de serem reutilizados. Se tiver jeito para tricotar ou costurar, os presentes também podem ser oferecidos dentro de bolsas personalizadas, que depois podem servir, por exemplo, para saco de pão ou bolsa de cosméticos. Por outro lado, para fechar os embrulhos, esqueça a fita cola e opte por washi tapes (feitas com papel de arroz) ou cordel.

8
gastronomia
Fotografia: Câmara Municipal de Lisboa

Opte por receitas com zero desperdício

O livro de receitas Natal saudável com zero desperdício, do Chef Fábio Bernardino, foi lançado em 2017, mas continua actual. Além de propôr soluções económicas e saudáveis, com informação nutricional adicionada, promove a luta contra o desperdício alimentar. O melhor é que o projecto, da Câmara Municipal de Lisboa e da Direcção-Geral da Saúde, está disponível online de forma gratuita. 

Natal em Lisboa

Crianças Natal
Freepik
Miúdos, Workshops e aulas

Estão quase aí as férias de Natal para os miúdos

Fechar as crianças em casa durante as férias de Natal? Antes de se enervar a pensar o que lhes vai fazer enquanto está no escritório, leia esta lista com sugestões de sítios onde se podem divertir à grande durante a quadra. Mas despache-se, que o Natal é quando um homem quiser mas as inscrições não.

Wonderland 2018
Duarte Drago
Coisas para fazer

Os melhores mercados de Natal em Lisboa

São mercados que assentam que nem uma luva a quem quer fugir da confusão da quadra nos centros comerciais ou mesmo para aqueles que deixam tudo para a última (há datas para compras tardias a pensar nos esquecidos). Anote as melhores sugestões e divirta-se.

Publicidade
presente
© Ben White/ Unsplash
Compras

Presentes de Natal solidários

O verdadeiro espírito de Natal pode ficar esquecido entre uma e outra loja, mas para entrar mesmo no espírito da quadra o melhor é anotar algumas ideias de presentes de Natal solidários. Felizmente multiplicam-se as campanhas que apelam à solidariedade e agora pode aproveitar o espírito natalício para ajudar e inspirar-se para o resto do ano.

You may also like

    Publicidade