Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right Os murais de homenagem aos profissionais de saúde

Atenção, continuamos a tentar dar-lhe a informação mais actualizada. Mas os tempos são instáveis, por isso confirme sempre antes de sair de casa.

Arte Urbana, Edis One, Pariz One e Ôje, Hospital dos Lusíadas
©Mariana Valle Lima Edis One, Pariz One e Ôje - Hospital dos Lusíadas

Os murais de homenagem aos profissionais de saúde

Conheça os murais que foram desenhados a pensar nos profissionais de saúde, entre o Grande Porto e a Grande Lisboa.

Por Editores da Time Out Lisboa
Publicidade

São uma forma de homenagear e também alertar para a importância dos profissionais de saúde no combate à pandemia. São eles os nossos soldados da linha da frente de uma batalha que, apesar de ter agora uma arma de peso – a vacina – ainda vai demorar a ter um fim. O importante agora é baixar a curva, reduzir o número de infectados para que haja camas e profissionais disponíveis para todos os que deles precisem, seja qual for a maleita. Comece por ajudar ficando em casa, sempre que possível, e conheça os murais que nasceram na Grande Lisboa e no Grande Porto em homenagem aos profissionais de saúde.

Recomendado: A arte urbana está bem de saúde no Panorâmico de Monsanto

Mural de homenagem aos profissionais de saúde
Mural de homenagem aos profissionais de saúde
Edis One

Edis One - Lisboa (Junho 2020)

Notícias Arte

O mural foi inaugurado a 19 de Junho de 2020, para assinalar os 100 dias desde a declaração de pandemia pela Organização Mundial da Saúde, a 11 de Março. A peça de arte urbana está eternizada na Rua Abílio Mendes, junto ao Hospital Lusíadas, no Alto dos Moinhos. Ao graffiter Edis One, juntaram-se os artistas Pariz One e Ôje, para compor a equipa responsável pelo mural colorido representativo daqueles que têm estado na linha da frente do combate à pandemia, resultado de um convite do grupo Lusíadas Saúde.

 

Vhils no Hospital de São João
Vhils no Hospital de São João
© Marco Duarte

Vhils - Porto (Junho 2020)

Os heróis deste tempo não vestem capas esvoaçantes. Envergam batas brancas e todos os dias dão o corpo às balas para combater o bicho que virou o nosso mundo de pernas para o ar. Em Junho de 2020, o artista Alexandre Farto, mais conhecido por Vhils, homenageou os profissionais de saúde com um mural numa parede exterior do Hospital de São João. A obra mostra os rostos de dez médicos, enfermeiros, auxiliares, administradores e técnicos do hospital, um dos centros de referência de tratamento para a Covid-19, registadas com a grande escala e sensibilidade a que o artista nos habituou. 

Publicidade
Mural de Guel Do It no Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia
Mural de Guel Do It no Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia
© DR

Guel Do It - Gaia (Setembro 2020)

Também do outro lado do rio Douro o nobre trabalho dos profissionais de saúde ficou gravado num mural de 200 metros quadrados, no Centro Hospitalar de Gaia. O autor é Miguel Mazeda, artista gaiense que assina como Guel Do It, que, além de somar colaborações com reputadas marcas e instituições, tem trabalhado com associações ligadas à habitação social e ao acolhimento de crianças em risco. Foi esse espírito solidário que o levou a misturar o realismo e a fantasia para imortalizar os protagonistas, adultos e crianças, do serviço hospitalar, num mural onde o azul se destaca.

Mural de MrDheo em Vila Nova de Gaia, em homenagem aos profissionais de saúde
Mural de MrDheo em Vila Nova de Gaia, em homenagem aos profissionais de saúde
©DR

MrDheo - Gaia (Novembro 2020)

MrDheo é autor de vários murais de arte urbana espalhados pelo país e por vários cantos do mundo – desde a sua cidade natal, Vila Nova de Gaia, até Miami, São Paulo, Joanesburgo ou Dubai. Tem um percurso artístico ligado ao futebol e até já entrou para os recordes do Guinness, mas em Novembro dedicou um mural em Vila Nova de Gaia aos verdadeiros campeões. A obra chama-se "Anjos na terra", em homenagem aos profissionais de saúde, e foi feita de forma manual, com recurso apenas a sprays. O mural retrata a enfermeira Sofia, que foi infectada com Covid-19, enquanto trabalhava no Hospital de S. João no Porto.

Publicidade
Mural em Loures
Mural em Loures
©Marina Aguiar

Asur - Loures (Dezembro 2020)

“Ramo de Flores” é o título do mural desenhado pelo artista urbano Asur, junto ao Hospital Beatriz Ângelo, após um desafio lançado pela Câmara Municipal de Loures. Localizado na Avenida Professor Dr. Armando dos Santos Ferreira, tem 350m2 (70 metros de comprimento por seis de altura) e contou com a colaboração de cerca de 40 profissionais do hospital, que dedicaram um pouco do seu tempo para também participar na pintura do mural. Foi inaugurado no Dia Internacional dos Direitos Humanos, assinalado a 10 de Dezembro. Espreite a página de Facebook Loures Arte Pública para ver mais imagens desta obra.

Mais arte urbana

Arte Urbana, André Carrilho, Estação de Sete Rios
©Mariana Valle Lima

As novas obras de arte urbana em Lisboa

Arte Arte ao ar livre

São muitos os artistas urbanos que têm encontrado na cidade de Lisboa as telas perfeitas para exprimir a sua arte. Uma arte cada vez mais apoiada não só pela Câmara Municipal de Lisboa (através do Gabinete de Arte Urbana) e juntas de freguesia, mas também por vários negócios da cidade. Desde Março, a cidade ganhou grandes peças de arte urbana, graças aos muitos os talentos que saíram à rua para dar novas cores à cidade.

Campo Chicago - Chelas
Hoopers/Malagueta

Siga este roteiro de arte urbana em Lisboa

Coisas para fazer

Vhils, Bordalo II, Aka Corleone, Smile, ±MaisMenos±, Tamara Alves ou Mário Belém são alguns dos nomes mais sonantes neste roteiro de arte urbana em Lisboa. A eles juntam-se artistas de todo o mundo, que escolhem Lisboa para servir de tela aos mais variados estilos e mensagens. Se por um lado Lisboa está em guerra com taggers com pouco talento para a coisa – e que fazem questão de espalhar assinaturas por tudo quanto é sítio –, por outro a cidade é cada vez mais um museu a céu aberto de belíssimas obras de arte urbana. Embarque connosco num passeio alternativo pela cidade.

Publicidade
arte urbana na Amadora
Câmara Municipal da Amadora

Roteiro de arte urbana na Amadora

Coisas para fazer

“A Cidade da BD”, como se tem afirmado em Portugal e como confirma a parede de um túnel a caminho do Fórum Luís de Camões, é uma referência da expressão artística no espaço público e na cultura urbana da Grande Lisboa. Na rota da arte pública, contam-se mais de uma centena de murais, graças sobretudo ao projecto “Conversas na Rua”, organizado pelo município desde 2015, que promove todos os anos várias intervenções artísticas, em articulação com o património e a paisagem urbana da cidade. Entre as diferentes propostas visuais, encontramos obras de artistas como Odeith, Akacorleone, Vile e Smile.

Recomendado

    Também poderá gostar

      Também poderá gostar

        Publicidade