A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Sardinha vencedora
©Cristiano VieiraUm dos trabalhos vencedores do Concurso Sardinhas 2021

Sete formas de celebrar o Santo António em Lisboa

Cheios de saudades de bailaricos e manjericos, reunimos uma agenda para quem não quer perder o espírito das festas.

Escrito por
Renata Lima Lobo
Publicidade

Os arraiais, tal como os conhecemos, não estão autorizados em Lisboa, mas a alma dos Santos Populares continua viva nos alfacinhas. Não são "os Santos", mas quase, quase... (pausa para conter a lágrima). Lisboa este ano volta a não virar um arraial só, mas o espírito das festas vai dando notícias aqui e ali. Entre jantares, música, exposições ou passeios, e seguindo as recomendações da DGS, conheça algumas formas de celebrar o Santo António e tê-lo mais perto de si. Mesmo que tenha de guardar para 2022 aquela festa mais rija.

Recomendado: As melhores coisas grátis para fazer em Lisboa esta semana

  • Coisas para fazer
  • Vida urbana
Com excepção de 2020, o Arraial da Voz do Operário acontece todos os anos. O espaço ao ar livre que costuma receber os adeptos da folia dos santos populares não tem estado vazio: desde 28 de Maio que o espaço exterior está aberto para jantares, num ambiente agradável e seguro que faz lembrar os bons velhos tempos. A segurança começa na reserva obrigatória, uma forma de controlar a ocupação, e há seis menus disponíveis que pode escolher de antemão, todos eles tradicionais (bom, quase, quase todos) e com cheirinho a arraial (mesmo não sendo). O preço de cada menu inclui entradas, prato, sobremesas, café e bebidas. Se o objectivo for mesmo matar saudades do Santo António, atire-se ao menu Brasa, o mais indicado para a ocasião, com linguiça assada e caldo verde de entrada, bifanas, sardinhas e salada nos pratos principais e, para sobremesa, o típico arroz doce. Conheça melhor todos os menus no Facebook da Voz do Operário. As reservas podem ser feitas por telefone (91 217 6895 ) ou email.

Aproveite o bom tempo

  • Coisas para fazer
  • Caminhadas e passeios

Sabemos (e já lhe dissémos) quais são os melhores sítios para fazer piqueniques em Lisboa. Mas, se é daqueles que não gosta ou não tem tempo para a logística de preparar o cestinho de verga recheado de iguarias, pode sempre optar por ir buscar a papinha toda feita. A pensar em si, seleccionámos quatro ofertas de piqueniques na cidade que vão desde os piqueniques tradicionais a um exemplar de luxo, para começar o desconfinamento com calma e ao ar livre. Junte a família mais próxima que já não vê há meses, os melhores amigos ou simplesmente faça uma pequena escapadinha a dois para o meio do verde. Sempre com boa comida. Assim, é só pegar no cesto, estender a toalha e praticar o ócio deitado na relva e ao sol, sem ter de se preocupar com o farnel.

  • Coisas para fazer

O treino ao ar livre e em grupo deixou ser uma moda para passar a ser parte do cenário lisboeta. Depois de ler as nossas propostas, se vir uma grupeta à beira-rio ou gente a subir e descer bancos de jardim, já sabe de onde vêm. Praticar exercício físico fora de quatro paredes pode ser a solução perfeita para tempos estranhos como estes que vivemos. À beira-mar ou tirando partido dos altos e baixos de Lisboa (e de outras geografias da Área Metropolitana), conheça estes grupos para treinar ao ar livre em Lisboa, para suar sozinho ou em grupo (grupos controlados, atenção).

Publicidade
  • Arte
  • Arte ao ar livre

São muitos os artistas urbanos que têm encontrado na cidade de Lisboa as telas perfeitas para exprimir a sua arte. Uma arte cada vez mais apoiada não só pela Câmara Municipal de Lisboa (através da Galeria de Arte Urbana) e juntas de freguesia, mas também por vários negócios locais. A cidade ganha todos os meses novas e grandes peças de arte urbana, graças aos muitos os talentos que saem à rua para dar novas cores à cidade, tendo por base os mais variados temas. Seguimos o cheiro da tinta e propomos um roteiro fresquinho para descobrir com as novas obras de arte urbana em Lisboa.

Recomendado
    Também poderá gostar
      Publicidade