Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right Dez sítios para ver o fogo de artifício na noite da passagem de ano

Atenção, continuamos a tentar dar-lhe a informação mais actualizada. Mas os tempos são instáveis, por isso confirme sempre antes de sair de casa.

Fogo de artifício
Edgar/Unsplash Fogo de artifício visto da Ribeira das Naus

Dez sítios para ver o fogo de artifício na noite da passagem de ano

Prepare as passas, o espumante e entre no novo ano a contemplar a cidade iluminada. Nestes sítios para ver o fogo de artifício, a noite da passagem de ano não pode correr mal.

Por Sebastião Almeida
Publicidade

Em menos de um mês chega 2020 e, quando dermos por nós, entrámos numa nova década. Foram 20 anos de acontecimentos e mudanças marcantes desde a viragem do século. Os que nasceram em 2000 já são maiores de idade, o 11 de Setembro caminha para a vintena de anos e o Euro 2004 é apenas uma memória distante, abafada pela vitória no europeu de 2016. Lisboa mudou nos últimos anos, o turismo chegou em força, a cidade ganhou novos espaços públicos e o preço das rendas das casas aumentou. Mas uma coisa se manteve: as vistas que se prolongam Tejo a dentro. São os melhores sítios para ver o fogo de artifício na passagem de ano, esteja em que margem estiver.

Recomendado: Festas de passagem de ano em Lisboa

Dez sítios para ver o fogo de artifício na noite da passagem de ano

terreiro do paço
terreiro do paço
Fotografia: Arlindo Camacho

Terreiro do Paço

Atracções Santa Maria Maior

Passagem de ano em Lisboa não seria o mesmo sem a confusão e as multidões do Terreiro do Paço na noite do último dia do ano. Este ano o programa das festas ainda não é conhecido mas certamente que estarão reservadas surpresas para os milhares de lisboetas que decidem passar o ano com o pé quase dentro do Tejo para assistir ao espectáculo de fogo de artifício.

miradouro da graça
miradouro da graça
Fotografia: Arlindo Camacho

Miradouro da Graça

Atracções Torres e miradouros São Vicente 

É um dos miradouros mais conhecidos da cidade e um dos pontos que lhe permite uma das vistas mais desafogadas de Lisboa. Daí avista o rio, o fogo de artifício de ambos os lados da cidade, e ainda consegue localizar as várias comemorações a acontecer debaixo de si . Depois dos festejos, pode lançar-se Graça adentro – de certeza que encontrará alguma festa num dos bairros mais animados da capital.

Publicidade
Miradouro santa luzia
Miradouro santa luzia
Fotografia: Ana Luzia

Miradouro de Santa Luzia

Coisas para fazer Alfama

É um miradouro com vista privilegiada para as luzes de Alfama e uma ainda melhor para o rio Tejo. Se quer admirar o fogo de artifício da cidade e da outra margem este é o sítio ideal. Daí pode descer para a festa no Terreiro do Paço ou seguir para o seu destino onde vai entrar em 2020.

Miradouro Keil do Amaral
Miradouro Keil do Amaral
Fotografia: Arlindo Camacho

Miradouro Keil do Amaral

Atracções Torres e miradouros Alcântara

Fica semi-escondido entre a floresta, na colina do auditório com o mesmo nome, e tem vista para a ponte e o rio. De noite, o tabuleiro ilumina o cenário e é um dos locais mais tranquilos para assistir ao fogo de artifício que rodeia a cidade à meia-noite de 31 de Dezembro.

Publicidade
Miradouro da Penha de França
Miradouro da Penha de França
©CML

Miradouro da Penha de França

Atracções Torres e miradouros Beato

Daqui avista partes da cidade que costumam estar fora das molduras dos miradouros mais conhecidos. Areeiro, Alameda ou Marvila são alguns dos pontos que a vista alcança. O fogo de artifício pode não ser o mais incrível visto deste local, mas pode sentir a cidade a entrar na nova década. 

miradouro do monte
miradouro do monte
Fotografia: Arlindo Camacho

Miradouro de Nossa Senhora do Monte

Atracções Torres e miradouros São Vicente 

É o ponto mais alto de Lisboa e é melhor ainda do que um mapa da cidade. Daqui consegue encontrar todos os pontos icónicos da cidade das sete colinas. Vê o rio, a baixa, as avenidas novas. Se estiver grávida, aproveite para depois de comer as passas entrar na capela que encontra ao lado e pedir um desejo. Diz-se que torna os partos tranquilos.

Publicidade

Miradouro da Capela de Santo Amaro

Coisas para fazer Alcântara

Junto à Capela de Santo Amaro, monumento nacional desde 1910, está um dos miradouros menos frequentados de Lisboa. E isso é óptimo, porque o difícil nesta cidade é encontrar um sítio sossegado e com boa vista, sobretudo para se despedir de 2019 e fazer a festa sozinho. O Tejo, a Ponte 25 de Abril, Almada: é uma das melhores vistas que vai encontrar em Lisboa enquanto os foguetes rebentam.

Isabel Galvez/ Unsplash

Jardim da Torre de Belém

Atracções Parques e jardins Belém

Se se aproximar da Torre de Belém vai conseguir ver o fogo de artifício da outra margem e o espectáculo pirotécnico que acontece em Lisboa junto à frente ribeirinha. De um lado a ponte, em frente o fogo de artifício de Almada e arredores. Se quiser fugir à confusão da festa no Terreiro do Paço, esta é uma alternativa onde pode continuar a entrar no novo ano com vista priveligiada sob o Tejo.

Publicidade
Fragata D. Fernando II e Glória
Fragata D. Fernando II e Glória
DR

Fragata D. Fernando II e Glória

Atracções Grande Lisboa

Como já e habitual, será no Largo Alfredo Dinis que a multidão que habita a margem sul do Tejo se juntará para ver chegar o ano da nova década. A véspera de Ano Novo será celebrada ao som de Ana Bacalhau, a partir das 22.30, seguindo-se o tradicional fogo-de-artifício, que dará as boas-vindas a 2020, e um concerto de Boss AC, pela 00.30.

Largo das Necessidades
Largo das Necessidades
DR

Largo das Necessidades

Atracções Parques e jardins Estrela/Lapa/Santos

Paredes meias com a Tapada das Necessidades e o Ministério dos Negócios Estrangeiros, o largo tinha até há bem pouco tempo uma das melhores vistas da cidade. Com a construção do hospital da CUF o cenário está menos interessante, mas nem por isso deixa de ser um ponto estratégio para ver a pirotecnia no ar. 

Adeus, 2019

Adeus 2019: festas de passagem de ano em Lisboa

Noite

O difícil vai ser escolher porque oferta não falta. No dia em que toda a gente se veste a rigor, provavelmente como nunca o fez durante o resto do ano, convém que existam boas ideias e sítios onde celebrar, aliás, onde entrar em 2020 a ser o rei da pista.

Criança e árvore de Natal do Rossio
Inês Félix

O melhor do Natal em Lisboa

Coisas para fazer

Nunca é cedo para começar a pensar no Natal. Antecipe-se com o nosso guia para o Natal em Lisboa, com as melhores actividades, eventos, festivais e mercados. Tudo o que precisa para festejar o Natal em grande: as lojas para comprar decorações e presentes, os mercados de Natal que estão a tomar conta da cidade, os restaurantes para jantar em grupo e os concertos que vão marcar a época festiva, além das melhores sugestões de filmes e músicas para celebrar a época em casa.

Publicidade
Igreja de Santo Eugénio
José Frade/EGEAC

Concertos de Natal a custo zero

Música

As compras e os sucessivos jantares de Natal já começaram a dilapidar o orçamento familiar, mas não quer ficar fechado em casa (ou no centro comercial)? Ora, estes concertos de Natal com entrada livre podem muito bem ser a resposta às suas preces. A maior parte deles faz parte do programa de Natal em Lisboa, da EGEAC, mas há uma ou outra excepção. Quanto à música, é sobretudo clássica, mas também há canções de Natal, aquelas que nunca nos cansamos de ouvir nesta altura.

Recomendado

    Também poderá gostar

      Publicidade