Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right Vhils em Lisboa: o roteiro perfeito
Chelas é o Sítio, mural Vhils, rua Salgueiro maia, chelas, Marvila
©Hélder Silva

Vhils em Lisboa: o roteiro perfeito

Uma obra que assinala o território de Chelas é a última. Fique a conhecer as obras de Vhils em Lisboa e arredores.

Por Renata Lima Lobo
Publicidade

Vhils não se faz rogado quando o assunto passa pela dimensão das obras que vai criando mundo fora. Sobram poucas pessoas a quem não soe uma campainha quando ouvem o nome Vhils. Alexandre Farto passou fronteiras há muito e mesmo assim continua por cá a deixar a sua marca em murais de pequena ou grande dimensão. O mais recente representa o lançamento da primeira pedra da 'Chelas é o Sítio', uma associação sem fins lucrativos que conta com Sam The Kid no leme. Fomos à procura, nesta margem ou do outro lado do rio, das paredes rebentadas artisticamente por Alexandre Farto e encontrámos também a icónica obra na calçada portuguesa. Recolhemos as melhores perfurações artísticas de Vhils para que siga o roteiro mais esburacado de Lisboa, veja com olhos de ver e fotografe, que é tudo instagramável.

Recomendado: Siga este roteiro de arte urbana em Lisboa

Vhils em Lisboa: o roteiro perfeito

Chelas é o Sítio, mural Vhils, rua Salgueiro maia, chelas, Marvila
Chelas é o Sítio, mural Vhils, rua Salgueiro maia, chelas, Marvila
©Hélder Silva

1. Chelas

O novo mural de Vhils representa o lançamento da primeira pedra da Chelas é o Sítio, uma associação sem fins lucrativos que quer puxar pelo potencial deste bairro lisboeta. Foi fundada por moradores, é presidida por Sam The Kid, mas está aberta a todos os que queiram visitar e também apostar nesta zona da cidade. O desenho do tag é da crew Midnight Madness.

Rotunda da Rua Salgueiro Maia

Marielle Franco Vhils
Marielle Franco Vhils
©Duarte Drago

2. Marielle Franco (2018)

Atracções Torres e miradouros Benfica/Monsanto

Vhils juntou-se à Amnistia Internacional para exigir justiça pelo assassinato de Marielle Franco. Alexandre Farto fez aquilo que sabe melhor e esculpiu a vereadora brasileira numa das paredes interiores do Panorâmico, a propósito do festival Iminente.

Panorâmico de Monsanto

Publicidade
vhils no barreiro
vhils no barreiro
ⓒCMBarreiro

3. Barreiro (2018)

Localizado numa das entradas do Bairro de Santa Bárbara, tem, o mural reflecte a visão do artista sobre a importância deste território na identidade e memória dos barreirenses e enquadra um espaço da nova alameda, agora ajardinada, que servirá para receber pequenos espectáculos.

Rua da União

4. Universal Personhood (2017)

Universal Personhood é o nome de uma série de trabalhos de Shepard Fairey, o artista americano também conhecido como Obey Giant, o homem que criou o famoso cartaz "Hope" de Obama. O significado desta série é o apelo aos direitos iguais para mulheres de todas as etnias e religiões e Obey quis partilhar a construção desta obra de 5mx14m com Vhils que ficou encarregue de completar a segunda metade do mural no seu estilo artístico.

Rua da Senhora da Glória, 69

Publicidade
vhils, edifico lumiar
vhils, edifico lumiar
©DR

5. Edifício GS1 (2016)

Intervenção feita em 2015 na sede da GS1 Portugal, uma organização sem fins lucrativos que tem por objectivo implementar normas globais que facilitem a eficiência, a segurança, a sustentabilidade e a visibilidade nos negócios.

Campus do Lumiar - Alameda Linhas de Torres

Calcada by Vhils e calceteiros de Lisboa
Calcada by Vhils e calceteiros de Lisboa
©Bruno Lopes

6. Calçada (2015)

Podíamos escolher uma parede rebentada artisticamente. Mas ainda há muito boa gente que não sabe quem é o autor desta obra chamada Calçada que mora no largo entre a paragem do eléctrico 12 na Rua de São Tomé e a Rua dos Cegos (a caminho das Portas do Sol). O autor é mesmo Vhils e este foi o seu primeiro projecto feito em calçada.
Rua de São Tomé

Publicidade
Honorato, chiado
Honorato, chiado
©DR

7. Honorato do Chiado (2015)

Restaurantes Hambúrgueres Chiado

Quando em 2015 já toda a gente conhecia os hamburgueres Honorato de trás para a frente, uma das hamburgerias mais conhecidas da cidade surpreendeu ao abrir no Chiado e ter lá dentros uma parede do Vhils, aka Alexandre Farto.

Largo Rafael Bordalo Pinheiro, 12

Publicidade
vhils, pólo gaivotas
vhils, pólo gaivotas
©DR

10. Polo Cultural Gaivotas|Boavista (2009)

Arte Centros de artes Chiado/Cais do Sodré

Música, dança e teatro – a câmara quis encher a antiga escola de projectos artísticos e conseguiu. Todas as semanas há um corrupio de ensaios e gravações e no pátio a intervenção de Vhils é uma das atracções principais. Um rosto esculpido durante o Visual Street Performance, em 2009.

Rua das Gaivotas, 8

Arte urbana na cidade

A Rua é Sua - Arroios
Gabriell Vieira

As novas obras de arte urbana em Lisboa

Arte Arte ao ar livre

São muitos os artistas urbanos que têm encontrado na cidade de Lisboa as telas perfeitas para exprimir a sua arte. Uma arte cada vez mais apoiada não só pela Câmara Municipal de Lisboa (através da Galeria de Arte Urbana) e juntas de freguesia, mas também por vários negócios locais. A cidade ganha todos os meses novas e grandes peças de arte urbana, graças aos muitos os talentos que saem à rua para dar novas cores à cidade, tendo por base os mais variados temas. Seguimos o cheiro da tinta e propomos um roteiro fresquinho para descobrir com as novas obras de arte urbana em Lisboa.

arte urbana
Fotografia: Hazul

Um roteiro de arte urbana em Marvila

Coisas para fazer

Nos últimos anos, Marvila tornou-se uma autêntica galeria a céu aberto. Anote como coordenadas o Bairro das Salgadas (Rua Dinah Silveira de Queiroz), a Quinta Marquês de Abrantes (Rua Alberto José Pessoa) e o Bairro da Quinta do Chalé (Rua José do Patrocínio), três dos núcleos abrangidos pelos artistas das tintas. Para um roteiro com orientação a preceito, consulte as visitas-guiadas da Galeria de Arte Urbana. De caminho, não se esqueça de visitar a Galeria Underdogs, meca da cultura visual, e de passar a pente fino a restante oferta ao nível das artes.

Recomendado

    Também poderá gostar

      Publicidade