Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right Vhils em Lisboa: o roteiro perfeito

Atenção, continuamos a tentar dar-lhe a informação mais actualizada. Mas os tempos são instáveis, por isso confirme sempre antes de sair de casa.

Marielle Franco Vhils
Duarte Drago

Vhils em Lisboa: o roteiro perfeito

Uma homenagem a Marielle Franco é a última obra de Vhils em Lisboa. A propósito, fique a conhecer as obras do artista por Lisboa e arredores.

Por Renata Lima Lobo
Publicidade

Vhils não se faz rogado quando o assunto passa pela dimensão das obras que vai criando mundo fora. Sobram poucas pessoas a quem não soe uma campainha quando ouvem o nome Vhils. Alexandre Farto passou fronteiras há muito e mesmo assim continua por cá a deixar a sua marca em murais de pequena ou grande dimensão. O mais recente foi o de homenagem a Marielle Franco, vereadora e activista brasileira assassinada há seis meses.  

Fomos à procura, nesta margem ou do outro lado do rio, das paredes rebentadas artisticamente por Alexandre Farto e encontrámos também a icónica obra na calçada portuguesa. Recolhemos as melhores perfurações artísticas de Vhils para que siga o roteiro mais esburacado de Lisboa, veja com olhos de ver e fotografe, que é tudo instagramável.

Recomendado: Siga este roteiro de arte urbana em Lisboa

Vhils em Lisboa: o roteiro perfeito

vhils no barreiro
vhils no barreiro
ⓒCMBarreiro

1. Rua da União

Barreiro

vhils, edifico lumiar
vhils, edifico lumiar
©DR

2. Edifício GS1

Campus do Lumiar - Alameda Linhas de Torres

Publicidade
Calcada by Vhils e calceteiros de Lisboa
Calcada by Vhils e calceteiros de Lisboa
©Bruno Lopes

3. Calçada

Rua de São Tomé

Publicidade
vhils, pólo gaivotas
vhils, pólo gaivotas
©DR

5. Pólo Cultural Gaivotas

Rua das Gaivotas, 8

Ler mais

Publicidade
vhils,avenida da india
vhils,avenida da india
©DR

8. Avenida da Índia, 28

Publicidade
vhils, avenida Calouste Gulbenkian
vhils, avenida Calouste Gulbenkian
©DR

9. Avenida Calouste Gulbenkian

Publicidade

Arte urbana na cidade

Arte Urbana, André Carrilho, Estação de Sete Rios
©Mariana Valle Lima

As novas obras de arte urbana em Lisboa

Arte Arte ao ar livre

São muitos os artistas urbanos que têm encontrado na cidade de Lisboa as telas perfeitas para exprimir a sua arte. Uma arte cada vez mais apoiada não só pela Câmara Municipal de Lisboa (através do Gabinete de Arte Urbana) e juntas de freguesia, mas também por vários negócios da cidade. Desde Março, a cidade ganhou grandes peças de arte urbana, graças aos muitos os talentos que saíram à rua para dar novas cores à cidade, tendo por base os mais variados temas. Seguimos o cheiro da tinta e propomos um roteiro fresquinho para descobrir este Verão.

Festival Iminente 2020
Gabriell Vieira

A arte urbana está bem de saúde no Panorâmico de Monsanto

Arte

A Oficina Iminente assumiu-se como o novo modelo do festival Iminente, mas adaptado às novas circunstâncias. O festival mudou e aconteceu de 9 a 19 de Setembro no Panorâmico de Monsanto num formato híbrido, dividido entre transmissões online de concertos e conversas, e workshops e intervenções de arte urbana. Ao longo dos dias de festival, nasceram novas obras de arte que ficarão no Panorâmico para apreciação de todos, assim que este abrir enquanto miradouro – coisa que se prevê para Outubro. Add Fuel, AkaCorleone, Francisco Vidal, Tamara Alves e Wasted Rita foram os culpados das novas intervenções com a curadoria e direcção artística da Galeria Underdogs.

Publicidade
arte urbana
Fotografia: Hazul

Um roteiro de arte urbana em Marvila

Coisas para fazer

Nos últimos anos, Marvila tornou-se uma autêntica galeria a céu aberto. Anote como coordenadas o Bairro das Salgadas (Rua Dinah Silveira de Queiroz), a Quinta Marquês de Abrantes (Rua Alberto José Pessoa) e o Bairro da Quinta do Chalé (Rua José do Patrocínio), três dos núcleos abrangidos pelos artistas das tintas. Para um roteiro com orientação a preceito, consulte as visitas-guiadas da Galeria de Arte Urbana. De caminho, não se esqueça de visitar a Galeria Underdogs, meca da cultura visual, e de passar a pente fino a restante oferta ao nível das artes.

Recomendado

    Também poderá gostar

      Publicidade