A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
As estreias de cinema de Março de 2023
DRAs estreias de cinema de Março

As estreias de cinema para ver em Março, de ‘Creed III’ a ‘Great Yarmouth – Provisional Figures’

Dois filmes portugueses, o grande vencedor dos Goya e o Leão de Ouro de Veneza. O cartaz dos cinemas promete em Março.

Escrito por
Eurico de Barros
Publicidade

Março é o mês dos Óscares. Mas o cinema não se resume a essa gala magnética em Los Angeles. Apesar da poucas estreias previstas, veremos nas nossas salas, se mais não houvesse, filmes premiados em latitudes bem mais próximas. Casos de As Bestas, do espanhol Rodrigo Sorogoyen, que amealhou nove distinções nos Goya; e de Toda a Beleza e a Carnificina, documentário da norte-americana Laura Poitras, que arrecadou o Leão de Ouro em Veneza no ano passado. Mais próximos ainda, cá de casa mesmo (Portugal), chegam os filmes há muito esperados de Marco Martins e Júlio Alves. Estas são as sete estreias de cinema que queremos ver em Março.

Recomendado: As estreias de cinema a não perder nos próximos meses

As estreias de cinema em Março

Mascarade

Pierre Niney, François Cluzet, Isabelle Adjani e James Wilby são os principais intérpretes deste filme policial de Nicolas Bedos, sobre um antigo dançarino que viu a carreira terminar abruptamente devido a um acidente, e se envolve com uma mulher cativante, que vive à custa de esquemas e de manipulações românticas. Os dois amantes começam então a conceber um plano maquiavélico, no meio do luxo da Riviera francesa.

Estreia a 2 de Março

Creed III

Michael B. Jordan interpreta e realiza este terceiro filme da série Creed. Damien Anderson, um amigo de infância de Adonis Creed e antigo prodígio do boxe, reaparece após ter cumprido uma longa pena de prisão, e quer voltar a afirmar-se no ringue, desafiando o seu antigo amigo e campeão.

Estreia a 2 de Março

Publicidade

A Arte de Morrer Longe

Júlio Alves assina esta comédia romântica baseada no livro homónimo do escritor Mário de Carvalho. Pedro Lacerda e Ana Moreira interpretam um casal lisboeta que se está a separar. Falta apenas saber qual dos dois ficará com a tartaruga de estimação. Uma decisão que vai adiando o divórcio.

Estreia a 2 de Março

A Voz das Mulheres

Rooney Mara, Claire Foy, Jessie Buckley e Frances McDormand são as principais intérpretes deste filme realizado e co-escrito (com Miriam Toews) por Sarah Poley, passado em 2010 numa colónia de uma seita religiosa tradicionalista, que não é mencionada. Enquanto os homens estão na cidade, a pagar as fianças daqueles que foram presos por crimes sexuais, um grupo de oito mulheres de várias gerações junta-se para discutir o sucedido.

Estreia a 9 de Março

Publicidade

Toda a Beleza e a Carnificina

A documentarista Laura Poitras (autora do oscarizado Citizenfour) ganhou o Festival de Veneza com esta fita sobre a vida da artista e activista Nan Goldin, e o seu combate para responsabilizar a farmacêutica Purdue Pharma, propriedade da família Sackler, pela crise dos opióides nos EUA, bem como os museus e instituições artísticas que receberam apoio financeiro daquela. Nomeado para o Óscar de Melhor Documentário de Longa-Metragem.

Estreia a 16 de Março

Great Yarmouth – Provisional Figures

O novo filme de Marco Martins, o realizador de Alice, tem na base um espectáculo da sua companhia teatral Arena Ensemble e passa-se em 2019, na cidade inglesa de Great Yarmouth, entre os trabalhadores portugueses que ali acorrem para trabalhar nas fábricas de processamento de carnes. Tânia, antiga operária nestas, é conhecida como “A Mãe dos Portugueses”, pelo seu trabalho de facilitadora junto dos emigrantes lusos. Com Beatriz Batarda e Nuno Lopes.

Estreia a 16 de Março

Publicidade

As Bestas

Grande vencedor dos Goya, com nove prémios conquistados, este filme do espanhol Rodrigo Sorogoyen foi co-produzido com a França. Marina Foïs e Denis Ménochet interpretam um casal francês de meia-idade que se instalou numa aldeia da Galiza, onde se dedicam a uma agricultura eco-responsável e a restaurar casas abandonadas. Mas quando se opõem a um projecto de instalação de turbinas eólicas na zona, a relação com os vizinhos azeda.

Estreia a 23 de Março

Mais cinema

Os 100 melhores filmes clássicos
  • Filmes

Comédias e westerns, policiais e melodramas, ficção científica e fantástico, sem esquecer o musical, há de tudo nesta lista preenchida com 100 dos melhores filmes clássicos. Nela encontramos obras de alguns dos melhores realizadores da história do cinema, como Buster Keaton, Fritz Lang, Ingmar Bergman, John Ford, Howard Hawks, Federico Fellini, François Truffaut, Jean-Luc Godard, Luchino Visconti ou Martin Scorsese, entre muitos, muitos outros. Pode ser o início de uma colecção de grandes obras do cinema mundial em DVD ou Blu-ray. Ou ainda uma lista para orientação no YouTube, onde se encontram vários destes títulos em boas cópias.

Os 100 melhores filmes de terror de sempre
  • Filmes

Escolher os melhores filmes de terror de todos os tempos é assustador, a todos os níveis. Especialmente tendo em conta a atenção que o género tem recebido em anos recentes, à custa de filmes como Foge ou Hereditário. Parece que, depois de anos nas margens, o cinema de terror está a passar por um momento de adulação crítica. Todavia, quando chegou a altura de escolher os filmes mais assustadores de sempre, além dos críticos da Time Out, consultámos aqueles que nunca tiveram medo do terror. 

Publicidade
  • Filmes

Qualquer lista de melhores filmes de comédia de sempre é discutível (mas qual é que não é?), que isto do humor varia muito de pessoa para pessoa. Então como é que se escolhem os melhores? Com seriedade e abrangência. Mais concretamente, falando com peritos, desde cómicos a actores, realizadores e escritores. Desde películas clássicas a outras mais recentes e de sucessos de bilheteira a filmes mais experimentais, por assim dizer, estas comédias são fonte contínua de gargalhadas ou sorrisinhos sarcásticos, tanto faz, perante a imaginação cómica ou o puro disparate transformado em arte de fazer rir.

Os 100 melhores filmes de ficção científica de sempre
  • Filmes

O potencial cinematográfico (e não só) da ficção científica é quase infinito. É nestes filmes que os nossos maiores pesadelos podem tornar-se realidade e os nossos sonhos concretizar-se, ao mesmo tempo que é dito e posto em causa algo sobre o nosso presente. E o género sempre fez as delícias do público, desde o tempo dos efeitos especiais básicos e rudimentares dos filmes mudos ao excesso digital dos blockbusters contemporâneos. Hoje, porém, é a própria crítica que aplaude e celebra muitos destes filmes, tal como acontece com os super-heróis e o terror.

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade