Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right Cinco séries para ver em Março
Madam C. J. Walker: Uma Vida Empreendedora
Amanda Matlovich/Netflix MADAM CJ WALKER

Cinco séries para ver em Março

Fica cada vez mais difícil acompanhar tanta e boa produção televisiva. A pensar nisso, organizamos-lhe a agenda

Por Cláudia Lima Carvalho
Publicidade

O mês de Março promete grandes estreias na televisão, com especial destaque para Madam C. J. Walker: Uma Vida Empreendedora, protagonizada por Octavia Spencer. Apesar de a termos visto recentemente em Truth Be Told, da Apple TV+, não é comum encontrar a actriz na televisão. Na aposta de Março da Netflix, Spencer dá vida a Madam C. J. Walker, a primeira mulher multimilionária. Mas há mais para ver antes desta minissérie, como o regresso de Westworld dois anos depois da segunda temporada chegar ao fim. Se não consegue acompanhar tudo o que passa na televisão, em Março dedique-se a estas cinco séries.

Recomendado: As estreias de cinema que não pode perder nos próximos meses

Cinco séries para ver em Março

Dave

A história começa assim: sem que ninguém imaginasse, Dave Burd aspirava tornar-se numa estrela mundial do hip-hop. Ele que nunca tinha cantado grande coisa em público. De repente, em 2013, lançou uma malha no YouTube chamada “Ex-Boyfriend” sob o nome de Lil Dicky. O nome artístico que escolheu já dava pistas, mas a canção de lançamento não deixava margem para dúvidas: isto até pode ser música, mas é também humor carregado de referências sexuais. Para surpresa do norte-americano, até então empregado numa agência publicitária, “Ex-Boyfriend” somou um milhão de visualizações em apenas  horas e Lil Dicky era agora olhado como um novo talento do rap. “Foi o melhor dia da minha vida porque mostrou-me que sou quem eu pensava que seria”, diz Burd ao New York Times a dias da estreia de Dave, série baseada na sua própria vida.

HBO.

The Valhalla Murders

Um detective da polícia islandesa com funções de profiler, que está na Noruega, tem de regressar de urgência ao seu país para ajudar um experiente colega a investigar uma série de terríveis assassinatos. Estes podem estar todos relacionados e serem obra do primeiro serial killer da história da Islândia. 

Netflix. Dia 13.

Publicidade

Westworld

Ficou sempre longe do fenómeno que em 2016, antes da estreia, se antecipava, mas não deixou de conquistar a sua legião de fãs. A cada dois anos, chega uma nova temporada de Westworld e todo um novo rol de teorias sobre o mundo criado pelo casal Jonathan Nolan e Lisa Joy. À terceira temporada, nada aparenta estar igual, mas o conflito entre andróides e humanos parece ganhar força, num mundo diferente, um novo parque temático. Confuso? Não é por acaso, é assim a realidade desta série, que tem somado dezenas de nomeações para Emmys e Globos de Ouro.

HBO. 16 de Março

The Plot Against America

Em 1939, o herói da aviação Charles Lindbergh regressava aos EUA de um auto-exílio e logo foi apontado como putativo candidato republicano a disputar a Casa Branca com Roosevelt. Se tivesse avançado, bem poderia a História ter seguido o curso alternativo descrito por Philip Roth em A Conspiração Contra a América. O livro de 2004, adaptado nesta minissérie, dá conta da sua ascensão ao poder. Lindbergh era um populista de mão-cheia, simpatizante de Hitler. Uma versão de 1940 muito próxima de 2020 (até no recurso ao velho slogan dos fascistas locais: “America First”). Nestes seis episódios, acompanhamos uma desorientada e aterrorizada família de Newark, retrato de toda a comunidade judaica norte-americana face à vitória do ominoso outsider

HBO. 17 de Março.

Publicidade

Madam C. J. Walker: Uma Vida Empreendedora

Contra todas as probabilidades e adversidades da época, Madam C.J. Walker tornou-se na primeira mulher norte-americana a construir um império. Foi a primeira multimilionária a fazer a sua própria fortuna com uma linha de produtos para cabelo. Bateu preconceitos, não apenas por ser mulher num mundo de homens, mas por ser negra numa sociedade ainda racista. Esta minissérie, inspirada em factos verídicos, tem quatro episódios e um elenco de luxo: o papel principal foi entregue a Octavia Spencer, que contracena com nomes como Blair Underwood e Tiffany Haddish. 

Netflix. 20 de Março

Março, Marçagão

Metronomy
©Greg Alexandre

Concertos em Lisboa em Março

Música

Março volta a ser o mês do MIL - Lisbon International Music Network, com dezenas de concertos, workshops e palestras em vários bares do Cais do Sodré e não só. Mas há mais coisas boas em agenda, como os regressos dos DIIV, dos Moon Duo e dos Metronomy, que lançaram discos novos no ano passado. Ao nível da produção nacional, destacam-se as datas do luso-iraniano Mazgani no Capitólio e dos Pop Dell'Arte no Centro Cultural de Belém, além de um concerto muito especial dos Capitão Fausto, que tocam com a Orquestra Das Beiras no Campo Pequeno. 

Miradouro de São Pedro de Alcântara
Fotografia: Inês Félix

Os melhores eventos em Lisboa em Março

Coisas para fazer

O pior, em princípio, já passou. Ou pelo menos está quase a passar. Março, diziam os antigos, tinha manhãs de Inverno e tardes de Verão. Verdade é que os dias estão cada vez maiores e a hora muda no final do mês. Antes disso há muitas exposições para visitar, peças para ver, concertos para ouvir e outras coisas boas. Se não acredita veja esta lista de eventos em Lisboa em Março. 

Recomendado

    Também poderá gostar

      Publicidade