Piscina das Marés
DR | Piscina das Marés
DR

Olá, calor. Seis ideias para aproveitar o Verão no Porto

Há praias, piscinas e até cinema ao ar livre. Não faltam sugestões para sobreviver ao Verão no Porto em grande estilo.

Publicidade

Se anda à procura de um plano fresquinho no Porto, que o ajude a enfrentar as altas temperaturas e aproveitar a cidade e tudo o que ela tem para oferecer, nada tema. Temos mar, piscinas, parques, jardins, gelados, cinema ao ar livre, marcas de swimwear e muitas ideias para sobreviver ao Verão no Porto em grande estilo. Não acredita? Veja as sugestões que lhe damos e agradeça depois. Se quiser celebrar mesmo em grande, então, dê uma vista de olhos a estes bares de praia ou vá até a um rooftop bonito beber um copo ao final da tarde. 

Recomendado: As melhores esplanadas do Porto

Coisas para fazer no Verão no Porto

  • Coisas para fazer

Vista o fato de banho e calce os chinelos porque temos boas notícias para si. O Porto foi reconhecido, pela primeira vez, como Melhor Destino Metropolitano à Beira-Mar nos World Travel Awards de 2024, e este ano volta a estar nomeado na mesma categoria. E não é caso para menos: são quase três quilómetros de praia, na Foz, onde esticar a toalha e ir a banhos, com muito o que ver e fazer a poucos metros de distância. Pode, por exemplo, dar um salto até à Praia dos Ingleses: rodeada por rochas com milhões de anos, tem um areal extenso e de areia fina e um bar repleto de cocktails e outras bebidas frescas. Se quiser ver ao vivo um dos postais mais bonitos do Porto, vá até à Praia do Molhe, com a sua icónica e muito fotografada Pérgola da Foz ao fundo, ou, então, estenda a toalha na Praia do Homem do Leme, com bons acessos e bem apetrechada de coisas para fazer à volta, entre parques infantis e bares. Não deixe ainda de ir até à última praia do Porto antes de chegar a Matosinhos: a Praia do Castelo do Queijo, ladeada a norte pelo Forte de São Francisco Xavier e a sul pelos Jardins da Avenida Montevideu, que também merecem uma visita. O espaço está bem servido de transportes públicos, caso não queira andar à procura de estacionamento nas redondezas. 

  • Coisas para fazer
  • Caminhadas e passeios

Se não é fã de areia, algas e confusão, temos boas sugestões de piscinas para si, onde dar umas braçadas em paz e sossego. Umas são públicas e bem bonitas (e mais ou menos calmas), como a mítica Piscina das Marés, uma das obras emblemáticas do premiado arquitecto Álvaro Siza Vieira. Classificada como Monumento Nacional desde 2011, destaca-se pela integração harmoniosa na paisagem da costa marítima, em Leça da Palmeira. E outras estão instaladas em hotéis de cinco estrelas, rodeadas de calma e tranquilidade, e são um bom programa para um dia especial. A piscina do hotel Torel Avantgarde, por exemplo, tem vista para o rio Douro, e está aberta aos não hóspedes que reservarem um tratamento no seu spa. Se não se importar de meter os pés ao caminho e partir em busca do local ideal onde submergir o seu corpinho, então vá até à Piscina Solário Atlântico, em Espinho, ou às Piscinas Foz do Cávado, em Esposende. Ambas de água salgada e a menos de uma hora do Porto.

Publicidade
  • Coisas para fazer
  • Caminhadas e passeios

O bom tempo convida a sair de casa e a aproveitar os dias soalheiros ao ar livre. E porque não mudar de ares e fazer uma refeição num jardim? Encha a cesta de coisas boas, estique a toalha na relva e junte em redor dela a família e os amigos do peito. Sem pressas ou horários para cumprir, perca-se nas horas a petiscar e a conversar, já que o Porto está cheio de bons lugares para relaxar. O Parque da Cidade, por exemplo, tem 83 hectares e está localizado bem perto do mar. Descobrir um lugar à sombra sob a copa das árvores, ou perto de um lago e de uma família de patos curiosa vai ser tarefa fácil. Os Jardins do Palácio de Cristal também são uma paragem obrigatória onde pode fazer um piquenique com vista panorâmica para o Douro e para a cidade. Se o plano é aproveitar o piquenique com um bonito pôr-do-sol (e beber um copo ao final da tarde), o Jardim do Passeio das Virtudes não desilude. E se quiser algo mais tranquilo, espreite o Jardim Botânico, com quatro hectares cheios de árvores e plantas raras, estufas e dois lagos. Seja qual for o sítio escolhido, não faça caso das formigas, mesmo que elas lhe queiram roubar um pedaço da sua sobremesa. 

  • Cinemas
  • Santa Catarina

Quer ver um filme sem se fechar numa sala de cinema? O Batalha Centro de Cinema tem a solução: durante o mês de Julho vai levar o cinema para a rua. O programa “Oásis 3: Um lugar ao Sol” está de volta entre os dias 10 e 20, com a exibição de sete filmes na Praça da Batalha, todos às 21.30, com obras que acompanham personagens à procura de um lugar ao Sol – literal ou metafórico. O programa arranca a 10 de Julho, com Some Like It Hot, de Billy Wilder, realizador responsável pela célebre comédia que imortalizou Marilyn Monroe a interpretar o tema “I Wanna Be Loved by You”; e termina no dia 20 de Julho, com a exibição de Wild at Heart, numa homenagem ao realizador David Lynch. Por isso, já sabe, traga uma bebida (e pipocas, se quiser), sente-se e aproveite o filme à fresca. 

Praça da Batalha (Porto). 10-20 Jul, 21.30. Entrada livre

Publicidade
  • Geladarias

À beira-mar ou no centro da cidade; de fruta ou chocolate; para comer em cone, copo ou taça, não faltam sugestões de gelados para devorar nos dias mais quentes. Uma das gelatarias mais icónicas do Porto é a Neveiros, com 75 anos de vida e sabores para todos os gostos. Têm desde os clássicos, como o chocolate, o morango e o caramelo, a algumas criações próprias e mais fora da caixa. Outra gelataria bem conhecida é a Nivà. Nascida em Itália, serve uma boa variedade de gelados cremosos, feitos com ingredientes 100% naturais, servidos em copo ou cone. Se procura algo mais típico, a Gelataria Portuense é uma boa opção. Neste espaço fundado por Ana Ferreira, bem no centro do Porto, não faltam sabores de Verão, como manga e laranja ou maçã verde e mirtilo, mas também saborosos gelados de chocolate e avelã ou pistáchio. 

  • Compras

À medida que sobem as temperaturas, a roupa que trazemos no corpo diminui significativamente. O calor que se faz sentir dá vontade de passar o dia na praia, por isso, para o fazer em bom, aproveite para renovar o seu guarda-roupa estival em duas lojas portuguesas bem catitas. Na Latitid, na Foz, encontra bonitas colecções de biquinis e fatos de banhos. Este ano inspirados no Wild West americano, com muitos padrões ganga e assimetrias. Outra marca portuguesa de swimwear que, recentemente, trouxe o Verão até ao Porto foi a Cantê, que está repleta de fatos de banho com muita pinta, mas também de outras peças de roupa e acessórios. 

Mais coisas para aproveitar no Porto

  • Coisas para fazer

Somos absolutamente apaixonados por esta cidade. Pelas suas ruas estreitas e casas coloridas, pelos miradouros com vistas de cortar a respiração, pelas galerias cheias de arte antiga e contemporânea, pelos jardins e museus, e pelos restaurantes com comida tradicional ou do mundo. A Invicta é uma caixinha de surpresas, mas estas nem sempre se revelam ao primeiro olhar. É preciso descobri-las. Para que nada lhe escape, aqui tem uma lista com 45 coisas incríveis para fazer no Porto. Leia-a com atenção e partilhe-a com quem mais gosta.

Fez alguma coisa desta lista que tenha adorado? Pode partilhá-la no hashtag #TimeOutDoList e taggar @TimeOutEverywhere. Sabe como é que a Time Out selecciona as melhores coisas para fazer no mundo inteiro? Espreite aqui.

  • Coisas para fazer

Já está com saudades do Verão? De andar de fato de banho e chinelos e de dar umas valentes braçadas na água, enquanto trabalha praticamente todos os músculos do corpo? Não sonhe mais. Fizemos-lhe uma lista com as melhores piscinas interiores no Porto, para que possa nadar quentinho sem ficar com pele de galinha. É o programa ideal para uma tarde de folga ou para o fim-de-semana. Temos opções para todos os gostos, para todas as circunstâncias e para todas as carteiras. É de aproveitar. Vá, faça-se à água.

Recomendado: Os melhores hotéis com spa no Porto

Publicidade

O Porto é uma cidade que se reúne em torno da mesa, onde toda meia dose dá para dois e ninguém nunca se levanta até a última migalha ser vertida. A cozinha da cidade é um reflexo da sua gente: frontal e afectiva; sem afectações, mas exigente. Entre tripas e francesinhas, os portuenses tendem a discutir (às vezes alto!) sobre o que acreditam ser melhor e pior, mas conseguem acabar sempre a brindar como amigos a empunhar finos nas mãos. Nos últimos anos, a cena gastronómica tem-se transformado rapidamente, como reflexo de uma cidade cada vez mais aberta ao mundo – e que conquista mais e mais turistas a cada Verão. De restaurantes de cozinhas internacionais a bares de vinhos modernos, de muitas casas tradicionais a chefs que querem mostrar que é possível elevar a gastronomia local a novos patamares, o Porto tem a mesa posta. É puxar uma cadeira e sentar-se num destes restaurantes. 

Recomendado: Quem é quem? Os espaços e os restaurantes que vai encontrar no Time Out Market Porto

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade