Novas oportunidades: arte low-cost

Porque uma obra de arte não tem de custar os olhos da cara, dizemos-lhes quais as lojas e galerias obrigatórias para quem quer investir em ilustração e serigrafia
Fotografia: Manuel Manso Malapata, uma das melhores galerias para comprar ilustração de pequeno formato
Publicidade

Quem disse que a ilustração é o parente pobre da arte? Em Lisboa, conseguimos encontrar seis lojas e galerias que provam o contrário, com o melhor que anda a ser feito nas áreas da ilustração e da serigrafia. Dos jovens artistas aos nomes sonantes, dos autores portugueses aos génios criativos internacionais, esta arte é para todas as carteiras.

Novas oportunidades: arte low-cost

Underdogs
©DR
Compras, Arte, artesanato e passatempos

Underdogs Art Store

icon-location-pin Cais do Sodré

Sabia que os artistas que passam pela Underdogs ficam em stock? Depois de deitar um olho às exposições, pode sempre ir até à loja, partilhada com a Montana, e sair de lá com um canudo de arte debaixo do braço. As opções vão dos prints de autores portugueses, como Wasted Rita e Maria Imaginário, a trabalhos de artistas convidados, como Okuda, Pixelpancho e Finok.

Malapata
Fotografia: Manuel Manso
Compras, Arte, artesanato e passatempos

Malapata

icon-location-pin Chiado

Abriu portas já a pensar numa nova vaga de autores cheios de jeito para o desenho, mas não se esqueceu dos nomes consagrados. A Malapata é um espaço exclusivamente dedicado à ilustração, onde brilham artistas como João Fidalgo, Murta, Tânia Ferrão e Madalena Braga. O formato, esse, é ao gosto do freguês. A galeria tem um gosto especial por coisas pequenas, do clássico A4 aos sacos de lona e pins.

Publicidade
Ó Galeria
Fotografia: Arlindo Camacho
Arte, Desenho e ilustração

Ó Galeria

icon-location-pin Castelo de São Jorge

Bendita a hora em que a galeria portuense resolveu rumar a sul e instalar-se na Mouraria. A vinda para Lisboa começou por ser temporária, mas o facto é que foi esticando, sem arredar pé. Além das exposições que dão a conhecer os melhores de uma nova geração de autores, para quem procura uma ilustração especial, a Ó Galeria é um verdadeiro mundo.

centro portugues de serigrafia
©DR
Compras, Arte, artesanato e passatempos

Centro Português de Serigrafia

icon-location-pin Estrela/Lapa/Santos

Apesar do nome, nem só de serigrafia vive o CPS, que também facilita o acesso dos colecionadores de arte a gravuras, xilogravuras, litografias, fotografias e arte digital, dos grandes mestres aos artistas emergentes. Feitas as apresentações, saiba que esta casa tem artistas em catálogo que nunca mais acabam, por isso, a parte mais difícil vai ser mesmo decidir-se só por um.

Publicidade
Gabinete de Curiosidades (lado B), by Andre da Loba Illustration na Galeria Abysmo
©DR
Arte, Desenho e ilustração

Abysmo Galeria

icon-location-pin Chiado

Além de exposições e livros (sim, porque a Abysmo também é uma editora), aqui vai ter muito com que se entreter na hora de procurar uma ilustração nova lá para casa. Os nomes em catálogo vão soar-lhe familiares, sempre com um par de características em comum: o humor e a ironia.

Art room
Fotografia: Manuel Manso
Compras, Arte, artesanato e passatempos

Art Room

icon-location-pin Chiado/Cais do Sodré

Em dias de exposições individuais, a escolha fica mais limitada, ainda assim, a ilustração e a serigrafia são um dos pratos fortes deste sótão de ar encantador no Príncipe Real. Se quiser preparar uma visita, pode sempre dar uma vista de olhos no Facebook, onde o Art Room vai partilhando as últimas novidades.

Mais compras em Lisboa

Rua Garrett
Fotografia: Manuel Manso
Compras

Vamos às compras? Estas são as 22 melhores lojas no Chiado

É o coração de Lisboa e, apesar das subidas e descidas serem as maiores inimigas de quem passeia cheio de sacos, o Chiado continua a ser o grande centro comercial ao ar livre da cidade. Paredes meias com casas centenárias, há marcas todas moderninhas, peças de designers, cadeias internacionais e boutiques cheias de charme.

green boots
©DR
Compras

Oito marcas portuguesas para noivas

Daqui para a frente, já sabemos como é que vai ser: casamento atrás de casamento, um non stop de vestidos brancos e marisco a dar com um pau. Mas, no que toca ao grande dia, a gamba do Algarve não é o único produto nacional. Há pelo menos oito marcas portuguesas que têm uma palavra a dizer na hora de compor a noiva. 

Publicidade
granado e phebo
©Charlotte Valade
Compras, Boutiques

Pau-Brasil: as marcas que atravessaram o Atlântico

É a nova atracção do Príncipe Real e traz a Lisboa um Brasil diferente do que estamos habituados a ver. A Pau-Brasil tem 17 marcas brasileiras pouco conhecidas por cá. O foco está no design de autor e, do mobiliário à moda, as opções são de perder a cabeça. 

Publicidade
Esta página foi migrada de forma automatizada para o nosso novo visual. Informe-nos caso algo aparente estar errado através do endereço feedback@timeout.com