Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right Seis séries para ver em Outubro

Seis séries para ver em Outubro

Para Outubro, mês em que ficar em casa colado ao ecrã já não parece mal, há estreias e regressos há muito esperados.

Publicidade
Living With Yourself
Netflix

Outubro chega e, entre estreias há muito esperadas como Watchmen e regressos antigos (olá Walking Dead!) ao ecrã, é o filme que dá continuação a Breaking Bad que nos está a deixar mais ansiosos. Afinal, o que aconteceu a Jesse Pinkman depois daquele final épico? Mal podemos esperar, mas estamos com medo. Faz sentido voltar a uma série que já tínhamos arrumado no panteão televisivo? Por outro lado, saudamos a aposta da RTP na ficção nacional. Depois de Sara, Sul parece merecer a nossa atenção. Seja como for, damos-lhe uma ajuda e organizamos-lhe a agenda. Eis as séries a não perder em Outubro.

Recomendado: As melhores séries do momento

Seis séries para ver em Outubro

Catarina, a Grande

É uma das estreias mais esperadas do ano, uma série sobre o reinado de Catarina, a Grande (1729-1796), mais especificamente sobre os últimos anos ao poder desta mulher que tinha tanto de implacável como de apaixonante e com quem a Rússia cresceu e se modernizou. Catarina casou-se com o imperador russo Pedro III quando era uma princesa alemã de 14 anos, mas nunca o amou. A sua ambição e a visão de Estado levaram-na a exonerar o marido e a ser coroada em 1762. Helen Mirren é a protagonista desta minissérie de quatro episódios que conta ainda no elenco com Jason Clarke.

HBO (estreia T1)

Sul

Se a RTP foi criticada por ter atirado Sara, de Marco Martins, para o segundo canal, o mesmo não se poderá dizer de Sul, a série policial realizada por Ivo M. Ferreira (Cartas de Guerra), que se estreia em horário nobre de domingo no principal canal da estação pública. Com nove episódios, a história parte de Humberto (Adriano Luz), um inspector da Polícia Judiciária responsável por investigar um conjunto de mortes suspeitas no rio Tejo, para nos trazer à memória os anos da troika. Não foi assim há tanto tempo, mas as imagens de um país sufocado por uma forte crise económica e social parecem já distantes. Sul, que no início do ano foi apresentada no Festival de Berlim, tem um elenco de luxo: Jani Zhao, Margarida Vila-Nova, Beatriz Batarda, Nuno Lopes, Miguel Guilherme.

RTP1

Publicidade

Walking Dead

Quanto Robert Kirkman dá por terminada a história original dos seus comics, as audiências da série que os levou para o pequeno ecrã não param de descer desde a sexta temporada. Mas a nona parte parece ter recuperado o espírito inicial da série da AMC, exibida pela FOX em Portugal. Destaque para um grande momento choque que marcou os episódios finais, numa cena à moda antiga do universo The Walking Dead, onde rolaram cabeças de algumas personagens queridas dos fãs. É ao mesmo tempo uma nota de esperança para a acção prometida pelo realizador Greg Nicotero, que no painel Behind the Screams da Universal Studios garantiu que os dois primeiros episódios da décima temporada serão “badass”. A acção agora segue sem o seu principal herói, o desaparecido Rick Grimes [interpretado por Andrew Lincoln] e de outra histórica: Maggie [Lauren Cohan], que abandonou a comunidade no mesmo episódio da nona temporada.

FOX

Living With Yourself

Imagine este cenário: viver o dia-a-dia com a melhor versão de si, uma pessoa igualzinha mas em bom? É precisamente o que acontece a Miles (Paul Rudd), um homem caído em desgraça e que vive num lamento constante. Um dia, decide sujeitar-se a um tratamento inovador num spa que promete torná-lo numa pessoa melhor. Subitamente, Miles acorda de bem com a vida, até perceber que afinal havia outro. Timothy Greenberg, vencedor de dois Emmys com o programa The Daily Show with Jon Stewart, é o autor deste original Netflix protagonizado por Paul Rudd e… Paul Rudd.

Netflix. 18 de Outubro (estreia T1)

Publicidade

Watchmen

É uma das estreias mais esperadas da rentrée, uma grande aposta da HBO e que chega como a continuação da aclamada banda desenhada onde os heróis mascarados são perseguidos e o relógio do juízo final continua a contar. Don Johnson (Acção em Miami, Django Libertado) é um dos rostos principais.

HBO. 21 de Outubro (estreia T1)

O Método Kominsky

Michael Douglas e Alan Arkin, dois senhores que habitualmente não vemos na televisão e que agora se juntaram nesta comédia que podia muito bem ser a história dos dois, são o melhor cartão de visita desta aposta da Netflix que conquistou o Globo de Ouro de Melhor Série de Comédia. Criada por Chuck Lorre (Dois Homens e Meio ou A Teoria do Big Bang), O Método Kominsky consegue pôr-nos a rir sobre um tema que tanto nos assusta: envelhecer. Não faltam conversas sobre a próstata, o viagra e a proximidade da morte.

Netflix. 25 de Outubro (T2)

E um filme a não perder

El Camino: A Breaking Bad Movie

Foi em 2013 que Breaking Bad chegou ao fim, após cinco temporadas. A despedida agridoce de Walter White (Bryan Cranston) e Jesse Pinkman (Aaron Paul) parecia ditar o fim de uma era na televisão que tinha começado muitos anos antes com Sopranos, mas na verdade abria portas para um novo mundo: a Netflix começava a crescer, tal como a força das audiências ajudadas pelas redes sociais. Dois anos depois, Vince Gilligan, a mente por trás de tudo, dava-nos Better Call Saul, o spin-off com a história do advogado/vigarista Saul Goodman (Bob Odenkirk). A crítica rendeu-se igualmente, tal como a maior parte dos fãs, que sempre foram insistindo num regresso da série-mãe. Quando já ninguém acreditava, Gilligan surpreendeu e anunciou um filme para fechar o capítulo: El Camino: A Breaking Bad Movie. E finalmente saberemos como correu a vida a Pinkman.  

Netflix. 11 de Outubro.

O melhor para ver no sofá

Filmes

As melhores séries para ver na Netflix

O catálogo da Netflix, em Portugal, tem algumas falhas. Isso é notório sobretudo nos filmes, mas também nas séries. Só é possível colmatar esse problema devido a umas quantas parcerias estratégicas e ao facto de algumas das melhores produções do momento serem originais do serviço de streaming. O que é inegável é que, com uma ou outra excepção de peso, como Os Malucos do Circo dos Monty Python, a maior parte das séries disponíveis na Netflix foi feita neste século. 

Filmes

As 13 séries na HBO que vale a pena ver

Se a vida já estava difícil com tanta oferta, com a chegada da HBO ficou ainda mais complicado gerir a agenda – e não falamos apenas da vida social, mas do calendário de estreias de séries. A pensar nisso, fizemos-lhe uma selecção das séries na HBO que vale a pena ver e que nunca o farão perder tempo. Recuperamos os clássicos que não pode perder e as novidades que têm dado que falar. De Os Sopranos e A Guerra dos Tronos até ao mais recente fenómeno Chernobyl, estas são as 13 séries na HBO que vai gostar de ver. 

Publicidade
The New Pope
Gianni Fiorito/HBO
Filmes

Séries que tem de ver até ao final do ano

Com a quantidade de material que todos os dias chega à indústria é bastante plausível que estejamos a atravessar uma das fases mais profícuas no que ao conteúdo de ficção diz respeito. Regressos há muito esperados, despedidas difíceis e novidades que prometem ser boas. Por agora, deixamos-lhe estas séries que tem de ver até ao final do ano para não perder a carruagem do que vale realmente a pena. 

Publicidade