A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Baobá, livros

Viagem ao mundo da literatura infantil

Apanhe boleia do Dia Mundial do Livro Infantil, que se celebra a 2 de Abril, e aproveite este nosso roteiro em família

Raquel Dias da Silva
Escrito por
Maria Ramos Silva
e
Raquel Dias da Silva
Publicidade

Das melhores livrarias infantis aos livros que vai querer adicionar à estante lá de casa, tome nota das novidades e de outros títulos a não perder. Porque os bons livros não têm prazo de validade e de pequenino é que se torce o pepino, convidamo-lo a fazer uma viagem ao mundo da literatura infantil. Entre histórias sobre musas inspiradoras, a revolução dos cravos e até a cidade de Lisboa, o difícil vai ser escolher. Mas, alegre-se, há opções para todos os gostos e feitios, com e sem ilustrações, com e sem palavras.

Recomendado: Caixas de subscrição com livros para todas as idades

Viagem ao mundo da literatura infantil

  • Miúdos

A leitura é uma peça-chave para a educação dos miúdos e uma das melhores formas de os entreter. Em Lisboa (e arredores) já existem algumas livrarias dedicadas aos mais pequenos, onde a literatura infanto-juvenil é o foco, os livros de editoras independentes – da Pato Lógico à Planeta Tangerina – têm lugar de destaque e o mundo da ilustração é a chave de ouro. Um-dó-li-tá: o difícil é escolher onde comprar. Mas veja estas sugestões de livrarias para crianças, para não perder o fio à meada e deixar que elas tenham as prateleiras do quarto recheadas de letrinhas.

  • Miúdos

Livros nunca são demais e a melhor altura de lhes apanhar o gosto é logo desde pequeninos. A verdade é que os miúdos nem precisam de já saber ler para se maravilharem com as páginas ilustradas e as histórias onde nunca falta uma bela moral. Em prosa curta ou verso, sem nunca dispensar a ilustração aprimorada e cheia de bons esconderijos, estas obras prometem fazê-los abrir a boca de espanto. São cinco sugestões de livros infantis fresquinhos que convencem até os adultos.

Publicidade
  • Coisas para fazer

Estão catalogados como sendo para os mais novos, mas são bons em qualquer idade. Editados em 2021, quase todos assinados por portugueses, estes são os livros infanto-juvenis que mais nos marcaram ao longo do ano. Com páginas cheias de ilustrações e histórias de encher o olho e os sentidos, alguns são também autênticas obras de arte, dignas de coleccionador. Era uma vez (e muitas outras serão), de Johanna Schaible, Mudar, de Ana Ventura, e Pardalita, de Joana Estrela, ficam bem em qualquer estante. Mas não são os únicos. Ora, confirme lá.

  • Miúdos

Não são princesas ou rainhas (bem, algumas também eram), mas heroínas da vida real que, com talento e determinação, fizeram a diferença na sua época e muitas vezes para lá dela. Da aventureira Amelia Earhart, pioneira da aviação nos Estados Unidos, até à cientista portuguesa Branca Edmée Marques, sem esquecer muitas outras raparigas rebeldes, como a pintora mexicana Frida Kahlo ou a astronauta russa Valentina Tereshkova, quase todas figuram nestes noves livros feministas, escritos a pensar nas crianças, mas perfeitos para qualquer idade.

Publicidade
  • Compras

É para os miúdos e para os crescidos. Numa simples tira, numa página inteira ou num álbum, a banda desenhada é para todos. A chamada nona arte apresenta histórias aos quadradinhos, narradas em sequência através de vinhetas, como as dos super-heróis ou as aventuras da Mafalda, de Quino. Mas há mais para além da Marvel, da DC e dos clássicos da nossa infância. Uns têm menos letras, outros mais asneiras. Uns são para as crianças, outros para os adultos, outros ainda para a família inteira.

Livros infantis sobre Lisboa: a cidade trocada por miúdos
  • Miúdos

Se dependesse de nós, todas as famílias lisboetas já tinham corrido as melhores livrarias para crianças da cidade. Mas, uma vez lá dentro, o que procurar nas prateleiras? Entre centenas e centenas de títulos, com histórias deliciosas e ilustrações que apetece pôr em molduras e pendurar na parede, há uma boa ideia para alfacinhas de gema: compor a mini-biblioteca lá de casa com os melhores livros infantis sobre Lisboa.

Publicidade

O mundo encantado dos livros

  • Coisas para fazer

O maior e mais antigo clube de leitura do mundo chama-se missa e repete-se todos os domingos, sempre com o mesmo livro: a Bíblia. Mas quem procura alternativas laicas e gosta de variar, há muito por onde escolher: da livraria Baobá, um projecto da editora Orfeu Negro, com sessões de histórias aos sábados, à biblioteca de Alvalade com serões conduzidos por Gonçalo M. Tavares. Há poesia, contos infantis, banda desenhada e muitos romances.

  • Coisas para fazer

Adora ler ou descobriu há pouco tempo as maravilhas da leitura? Então, se ainda não o fez, está na hora de descobrir as melhores apps e plataformas para o ajudar a fomentar ou até a manter esse hábito. Desde sites para troca, compra ou venda de livros em segunda mão até redes sociais para leitores, esta lista tem tudo o que precisa para continuar a encher estantes e a trocar opiniões com outros bibliófilos.

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade