Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right Viagem ao mundo da literatura infantil
Baobá, livros

Viagem ao mundo da literatura infantil

Apanhe boleia do Dia Mundial do Livro Infantil e conheça as nossas sugestões de livros, livrarias e outras ideias, que os miúdos vão adorar.

Por Maria Ramos Silva e Raquel Dias da Silva
Publicidade

Das melhores livrarias infantis aos livros que vai querer adicionar à estante lá de casa, tome nota das novidades e de outros títulos a não perder. Porque os bons livros não têm prazo de validade e de pequenino é que se torce o pepino, convidamo-lo a fazer uma viagem ao mundo da literatura infantil. Entre histórias sobre musas inspiradoras, a revolução dos cravos e até a cidade de Lisboa, o difícil vai ser escolher. Mas, alegre-se, há opções para todos os gostos e feitios, com e sem ilustrações, com e sem palavras.

Recomendado: Caixas de subscrição com livros para todas as idades

Viagem ao mundo da literatura infantil

baobá
baobá
DR

1. Livrarias para crianças em Lisboa que tem mesmo de visitar

Miúdos Eventos literários

A leitura é uma peça-chave para a educação dos miúdos e uma das melhores formas de os entreter. Em Lisboa (e arredores) já existem algumas livrarias dedicadas aos mais pequenos, onde a literatura infanto-juvenil é o foco, os livros de editoras independentes – da Pato Lógico à Planeta Tangerina – têm lugar de destaque e o mundo da ilustração é a chave de ouro. Um-dó-li-tá: o difícil é escolher onde comprar. Mas veja estas sugestões de livrarias para crianças, para não perder o fio à meada e deixar que elas tenham as prateleiras do quarto recheadas de letrinhas.

livros infantis
livros infantis
Fábula

2. Cinco novidades literárias para crianças

Miúdos

Livros nunca são demais e a melhor altura de lhes apanhar o gosto é logo desde pequeninos. A verdade é que os miúdos nem precisam de já saber ler para se maravilharem com as páginas ilustradas e as histórias onde nunca falta uma bela moral. Em prosa curta ou verso, sem nunca dispensar a ilustração aprimorada e cheia de bons esconderijos, estas obras prometem fazê-los abrir a boca de espanto. São cinco sugestões de livros infantis fresquinhos (da fornada de 2021) que convencem até os adultos.

Publicidade
A Menina com os olhos ocupados
A Menina com os olhos ocupados
Ilustração de André Carrilho

3. Dez livros infanto-juvenis que nos chamaram à atenção em 2020

Miúdos

São livros infanto-juvenis, mas são bons para qualquer idade. Editados este ano, e assinados por autores portugueses, estes são alguns dos livros que mais nos chamaram à atenção ao longo do ano. Com páginas cheias de ilustrações e histórias de encher o olho, há livros que são também autênticas obras de arte, dignas de coleccionador. A Menina com os Olhos Ocupados, de André Carrilho, Menino, Menina, de Joana Estrela, ou Desvio, de Ana Pessoa e Bernardo P. Carvalho, ficam bem em qualquer estante. Mas não são os únicos.

livros feministas para crianças
livros feministas para crianças
DR

4. Musas inspiradoras: nove livros para pais e filhos

Miúdos

Não são princesas ou rainhas (bem, algumas também eram), mas heroínas da vida real que, com talento e determinação, fizeram a diferença na sua época e muitas vezes para lá dela. Da aventureira Amelia Earhart, pioneira da aviação nos Estados Unidos, até à cientista portuguesa Branca Edmée Marques, sem esquecer muitas outras raparigas rebeldes, como a pintora mexicana Frida Kahlo ou a astronauta russa Valentina Tereshkova, quase todas figuram nestes noves livros feministas, escritos a pensar nas crianças, mas perfeitos para qualquer idade.

Publicidade
banda desenhada, livros, livros de banda desenhada
banda desenhada, livros, livros de banda desenhada
Fotografia: Miika Laaksonen/ Unsplash

5. Seis novidades de banda desenhada a não perder

Compras

É para os miúdos e para os crescidos. Numa simples tira, numa página inteira ou num álbum, a banda desenhada é para todos. A chamada nona arte apresenta histórias aos quadradinhos, narradas em sequência através de vinhetas, como as dos super-heróis ou as aventuras da Mafalda, de Quino. Mas há mais para além da Marvel, da DC e dos clássicos da nossa infância. Uns têm menos letras, outros mais asneiras. Uns são para as crianças, outros para os adultos, outros ainda para a família inteira.

6. Livros infantis sobre Lisboa: a cidade trocada por miúdos

Miúdos

Se dependesse de nós, todas as famílias lisboetas já tinham corrido as melhores livrarias para crianças da cidade. Mas, uma vez lá dentro, o que procurar nas prateleiras? Entre centenas e centenas de títulos, com histórias deliciosas e ilustrações que apetece pôr em molduras e pendurar na parede, há uma boa ideia para alfacinhas de gema: compor a mini-biblioteca lá de casa com os melhores livros infantis sobre Lisboa.

Publicidade
alice vieira a cinco vozes
alice vieira a cinco vozes
©Bernardo Carvalho

8. A revolução para garotos: três livros infantis sobre o 25 de Abril

Miúdos Eventos literários

A famosa fotografia do menino de cabelinhos aos caracóis a pôr um cravo numa arma está muito desactualizada. Esse rapaz tem agora para cima de 40 anos. Para os que não chegam aos dois palmos de altura mas já estão a perguntar o que é isso de revolução dos cravos, seleccionámos três livros que vale a pena ler em família. 

Publicidade
livros infantis
livros infantis
Fotografia: Miguel Pereira

9. Livraria Lello lança colecção infantil com ilustrações de artistas portugueses

Notícias Vida urbana

A Livraria Lello, uma das mais emblemáticas do país, escolheu cinco clássicos da literatura infanto-juvenil e convidou cinco artistas portugueses para os ilustrar. Com traduções em português, inglês, espanhol e francês, a adaptação dos textos é da premiada Adélia Carvalho, fundadora da livraria Papa-Livros e da editora Tcharan. Perfeitas para ler em voz alta, as histórias são especialmente apropriadas para crianças dos seis aos dez anos.

A Menina com os olhos ocupados
A Menina com os olhos ocupados
Ilustração de André Carrilho

10. Este livro ilustrado ajuda os miúdos a afastar os olhos do ecrã

Notícias Crianças

Pô-los sentados à mesa — antes de a refeição arrefecer, leia-se — e convencê-los a largar o telefone ou o gadget do momento são duas das tarefas mais difíceis para qualquer pai com miúdos na idade de estar do contra (às vezes é até à adolescência, ufa...). “Mas não podemos só impor. É preciso conversar”, diz André Carrilho, um dos ilustradores mais premiados do país, que acaba de lançar A Menina com os Olhos Ocupados, a sua estreia como autor de um livro para a infância, que convida as crianças a desligarem os ecrãs para “ver mais longe, pra todos os lados”.

Publicidade
Colecção Superpoderes
Colecção Superpoderes
Colecção Superpoderes

11. Esta colecção fala das Necessidades Educativas Especiais

Notícias Crianças

O Carlos sabe imenso sobre comboios, mas será capaz de ultrapassar o nervosismo de se juntar aos colegas para vencer a competição de ciências da escola? “Esta história mostra o outro lado do espectro do autismo, as mais-valias [desta perturbação do neurodesenvolvimento]”, revela ao telefone Célia Louro, editora da Lilliput, a nova chancela infanto-juvenil do grupo 20|20, que se estreia com a colecção Superpoderes. Acabadinha de aterrar nas livrarias, a série de quatro livros não só celebra os traços positivos associados às Necessidades Educativas Especiais, como ajuda pais e filhos a lidarem de forma construtiva com as desventuras de vários “pequenos super-heróis”.

Giroflé
Giroflé
Cucoo Kids

12. Comece a treinar a voz: este livro musical traz canções da infância dos portugueses

Notícias Crianças

Lembra-se de cantar o “Jardim da Celeste” em frente à televisão? Talvez até recorde o magazine educativo da RTP 1 e a carrinha vermelha, “sempre a andar pela estrada fora”. Como essa música – ainda querida tantos anos depois –, há muitas mais. Ana São-Marcos e Joana Santos foram à procura das “canções tradicionais da nossa infância” e ousaram sonhar com um livro musical interactivo capaz de agradar a todos: da geração Panda e os Caricas aos avós.

O mundo encantado dos livros

almedina, livraria, príncipe real, livros, leitura, livro
Fotografia: Inês Félix

Gosta de livros? Descubra os clubes de leitura e tertúlias em Lisboa

Coisas para fazer

O maior e mais antigo clube de leitura do mundo chama-se missa e repete-se todos os domingos, sempre com o mesmo livro: a Bíblia. Mas quem procura alternativas laicas e gosta de variar, há muito por onde escolher: da livraria Baobá, um projecto da editora Orfeu Negro, com sessões de histórias aos sábados, à biblioteca de Alvalade com serões conduzidos por Gonçalo M. Tavares. Há poesia, contos infantis, banda desenhada e muitos romances.

livros
Fotografia: Noémi Macavei-Katócz/ Unsplash

Livros para todos: apps e plataformas para promover a leitura

Coisas para fazer

Adora ler ou descobriu há pouco tempo as maravilhas da leitura? Então, se ainda não o fez, está na hora de descobrir as melhores apps e plataformas para o ajudar a fomentar ou até a manter esse hábito. Desde sites para troca, compra ou venda de livros em segunda mão até redes sociais para leitores, esta lista tem tudo o que precisa para continuar a encher estantes e a trocar opiniões com outros bibliófilos.

Recomendado

    Também poderá gostar

      Publicidade