A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

David Lynch volta a estar em destaque no LEFFEST

Luís Filipe Rodrigues
Escrito por
Luís Filipe Rodrigues
Publicidade

David Lynch foi homenageado na primeira edição do European Film Festival, em 2007. E este ano volta a ocupar um lugar central no festival, entretanto conhecido como LEFFEST, ou Lisbon & Sintra Film Festival, que se realiza entre os dias 16 e 25 de Novembro.

O cineasta americano será objecto do ciclo "Waiting For Mr. Lynch", que inclui duas exposições – Small Stories, com 55 fotografias a preto e branco da autoria do realizador, e Psychogenic Fugue, do fotógrafo americano Sandro Miller, que reúne uma série de fotografias de John Malkovich na pele de várias personagens criadas por David Lynch –, uma retrospectiva do seu trabalho para cinema, televisão e publicidade desde 2007 e a apresentação do livro Room To Dream (Espaço Para Sonhar, na edição portuguesa), escrito a quatro mãos pelo realizador e pela jornalista Kristine McKenna.

David Lynch não é o único grande realizador que será homenageado no festival deste ano. O português João Botelho, o britânico Mike Leigh, o americano Paul Schrader, o italiano Mario Martone e o cazaque Darezhan Omirbayev também vão marcar presença nesta edição e serão alvo de retrospectivas que vão desde a década de 70 (nos casos de Botelho, Leigh e Schrader) até ao presente.

A selecção oficial, que ainda não se encontra fechada, inclui em competição os filmes A Portuguesa, de Rita Azevedo Gomes, Asako I & II, de Ryusuke Hamaguchi, L'Empire de la perfection, de Julien Faraut, L'Homme fidèle, de Louis Garrel, In My Room, de Ulrich Köhler, Long Day's Journey Into Night – Di qiu zui hou de ye wan, de Gan Bi, Ozen, de Emir Baigazin, Sedução da Carne, de Júlio Bressane, Transit, de Christian Petzold, e Vox Lux, de Brady Corbet.

O vencedor será escolhido por um júri composto pelo realizador brasileiro Walter Salles, a pianista argentina Martha Argerich, o escritor e realizador nova-iorquino Jonathan Littell, o pianista e maestro americano Stephen Kovacevich, a cantora e actriz americana Chrysta Bell e o artista plástico português Jorge Queiroz. 

Fora de competição encontram-se, entre outros filmes, High Life, de Claire Denis, The Sisters Brothers, de Jacques Audiard, Loro 1 e Loro 2, de Paolo Sorrentino, Double Vies, de Olivier Assayas e Shoplifters, de Kore-eda Hirokazu.

Há ainda um par de ciclos temáticos: "Neoliberalismo — a semente do populismo e dos novos fascismos?", com filmes como Il Conformista (197), de Bernardo Bertolucci, ou 8, avenue Lénine, de Valérie Mitteaux e Anna Pitoun (2018); e "O desejo chamado 'Utopia'", com curadoria de Alexey Artamonov, Denis Ruzaez e Ines Branco López.

A 12ª edição do LEFFEST decorrerá nos cinemas Medeia Monumental, Espaço Nimas e o Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa, e no Centro Cultural Olga Cadaval, Palácio Nacional e Jardins de Queluz, Palácio Nacional de Sintra e MU.SA – Museu das Artes de Sintra, no concelho de Sintra. E ainda numa sala dos cinemas NOS (ainda por definir).

+ 18 estreias de cinema para ver nos próximos meses

+ As novidades em Sintra que tem de conhecer

Últimas notícias

    Publicidade