Mariscadas em Lisboa: quem não marisca, não petisca

À procura de bons sítios para uma mariscada em Lisboa e arredores? Despache-se a ler isto para poder ir lambuzar os dedos à vontade

Fotografia: Arlindo Camacho

Verdadeiras instituições da cidade ou recém-chegados, o que interessa é que o Verão chama por camarões e lagostins, bruxas e amêijoas, percebes, canilhas e ostras. Remate com uma toalhita com aroma de limão. 

Mariscadas em Lisboa: quem não marisca, não petisca

Pesqueiro 25

Ninguém diria que em frente à discoteca Jamaica e no 1.º andar de um hostel estaria uma marisqueira. Veio de São Martinho do Porto, onde tem a casa-mãe desde o Verão de 2016, para a rua cor-de-rosa, e João Diogo Mendes e César Lourenço, os donos, trouxeram um aquário cheio de marisco. Têm camarão al ajillo, amêijoa real, lagostim do mar, bruxas, canilhas, percebes... um sem fim de mariscada portuguesa. 

+ Pesqueiro 25: é fresco, é nacional, e fica no Cais do Sodré

Ler mais
Cais do Sodré

Nune's Real Marisqueira

3 /5 estrelas

Cervejaria que se preze tem presunto de corte impecável à mesa, imperiais geladas sempre a chegar, marisco fresco com sabor a mar e pregos para finalizar. A tudo isto, o Nune’s junta uma lista interessante de peixes, pratos de tacho como arroz de lagosta e açorda de gambas e um mil-folhas surpreendente.

Reservar agora Ler mais
Belém
Publicidade

Ramiro

4 /5 estrelas

Não foi preciso vir Anthony Bourdain para o confirmar: esta é uma das melhores marisqueiras da cidade. Dos percebes aos lagostins, das amêijoas à sapateira, é tudo bom. Remate com o prego. Aviso à navegação, seus devoradores de marisco: a casa encerra para férias durante o mês de Agosto e retoma actividade no começo de Setembro. 

Ler mais
Intendente
Publicidade

Pinóquio

4 /5 estrelas

O clássico Pinóquio é um dos poucos sítios da cidade onde ninguém se importa de se sentir um alien entre turistas. Pelo contrário, até dá gozo ver chegar às mesas alheias as travessas dos nacos gordos de pica-pau de lombo, as amêijoas a fumegar, as gambas cozidas com maionese, as cervejas bem geladas. Chegar e depois, claro, pedir igual.

+ Um pica-pau de chorar por mais

Ler mais
Santa Maria Maior
Publicidade

Ibo

3 /5 estrelas

Um bom restaurante de comida moçambicana, com queda para os caris. Há cabrito e chacuti e um cenário em cima do rio que torna a refeição agradável. A ponte com o mar português segue em menos de nada, já que a vertente de marisqueira fica tudo menos esquecida neste destino. 

+ Os melhores restaurantes do mundo em Lisboa

Ler mais
Cais do Sodré
Publicidade

O Relento

Ainda os pratos com croquetes, rissóis e chamuças estão a aterrar na mesa e já estamos a responder instintivamente: “Isso não queremos, pode levar.” Aqui, nem se atreva – além do marisco fresquíssimo, os fritos acabados de fazer são das melhores coisas desta marisqueira com mais de 50 anos.

+ Alguém falou em chamuças? Aqui estão elas

Ler mais
Oeiras

Mar do Inferno

4 /5 estrelas

Bruxas do Guincho, percebes da Roca, navalheiras de Cascais: a carta de marisco do restaurante que os cascaenses tratam pelo nome próprio, Lurdes, tem como estrelas espécies das águas vizinhas e faz companhia a uma lista de peixe sempre fresco, que fica tão bem grelhado como ao sal.

+ Os melhores restaurantes em Cascais

Ler mais
Cascais
Publicidade
Mostrar mais

Outros menus, outros sítios

Os melhores restaurantes vegetarianos em Lisboa

Comer vegetais cozidos e sensaborões é coisa do passado. Se não acredita, explore esta lista com os dez melhores restaurantes vegetarianos em Lisboa, capazes de tornar as couves de bruxelas em verdadeiras estrelas de passerelle – que, ainda por cima, lhe vão fazer bem à saudinha.   Recomendado: Os melhores restaurantes saudáveis em Lisboa

Ler mais
Por Mariana Morais Pinheiro

Os melhores restaurantes de carne em Lisboa

A salivar por um bom bife? Já tínhamos desmistificado a carne maturada e mostrado os melhores sítios para a comer, mas estava a faltar uma lista essencial dos melhores restaurantes de carne em Lisboa. Carnívoros da cidade: este roteiro é para vocês.  Recomendado: os melhores hambúrgueres em Lisboa

Ler mais
Por Mariana Correia de Barros
Publicidade

Comentários

0 comments