Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right O que são e onde beber vinhos naturais em Lisboa

Atenção, continuamos a tentar dar-lhe a informação mais actualizada. Mas os tempos são instáveis, por isso confirme sempre antes de sair de casa.

Garrafeira Pura
©DR

O que são e onde beber vinhos naturais em Lisboa

Há cada vez mais vinhos feitos sem químicos, desde a uva até à garrafa. Saiba onde beber vinhos naturais em Lisboa

Por Inês Garcia e Sebastião Almeida
Publicidade

Os vinhos naturais e biológicos não são moda passageira, são diferentes, e o método de produção é, aliás, bem antigo. Começamos por lhe explicar as diferenças entre vinificação natural, biológica e biodinâmica e dizemos-lhe onde pode ir tirar as teimas e provar este tipo de vinhos em Lisboa. Bons brindes.

Leia este glossário antes de ir a qualquer um destes restaurantes e cafés – se é para ir, que seja com conhecimento de causa.

Vinho natural: é feito por pequenos produtores com uvas próprias, colhidas à mão, de agriculturas biológicas ou biodinâmicas, e fermentadas apenas com leveduras autóctones. Desde a apanha da uva até ao engarrafamento não são utilizados quaisquer químicos ou produtos industriais.

Vinho biológico: a certificação biológica permite que se adicione uma série de aditivos que o movimento dos vinhos naturais recusa, como o enxofre e o cobre.

Vinho biodinâmico: resulta de um modo de produção que olha para a vinha como uma componente do meio ambiente envolvente. São usadas preparações especiais de sprays à base de plantas e adubos, aplicadas de acordo com o calendário lunar. 

Recomendado: Os melhores vinhos que provámos nos últimos tempos

Onde beber vinhos naturais e biológicos em Lisboa

Vino Vero

Bares Grande Lisboa

O sucesso em Veneza trouxe este wine bar até São Vicente em Maio de 2019. Aqui servem vinhos artesanais, de baixa intervenção, de Portugal, Itália, Espanha, Grécia ou Áustria, a maior parte a copo. Além de poder apetrechar também a garrafeira lá de casa, vai havendo um  menu para acompanhar a bebida com produtos locais e de época, agora com a mão do chef João Baião.

Prado
Prado
Arlindo Camacho

Prado

Restaurantes Português Castelo de São Jorge

A carta de vinhos do restaurante de António Galapito só tem, desde a abertura, vinhos naturais, entre portugueses e alguns estrangeiros, a acompanhar o menu. Peça ajuda à escanção na hora de escolher a bebida e espreite a carta, em constante mudança, feita com ingredientes bem portugueses e de produtores locais.

Publicidade
bares
bares
Manuel Manso

Black Sheep

Bares Chiado/Cais do Sodré

Lisboa ganhou uma nova ovelha negra. Chama-se Black Sheep e tem uma centena de vinhos de produtores nacionais independentes – ovelhas negras do negócio, chamemos-lhe assim. Todas as semanas há cerca 14 vinhos diferentes a copo (os preços variam entre os 3,50€ e os 6,50€) e as garrafas também estão disponíveis para levar para casa. Além disso, há sempre dois cocktails por semana: um fixo, o bastante elogiado Negroni, com um vermute mais intenso, e outro que varia. Para acompanhar, há petiscos como azeitonas, hummus de feijão branco, tábuas com queijos e enchidos ou queijo de cabra com marmelada. Se não encontrar lugar, não se preocupe: está em plena Praça das Flores e pode levar o copo para o banco de jardim.

Duarte Drago

Rebel Rebel

Bares Enotecas Lisboa

Jenifer Duke deixou Nova Iorque e mudou-se para Berlim, onde se iniciou no mundo dos vinhos orgânicos. Mas cansou-se da cidade e do tempo rigoroso. Precisava de “ver o horizonte”, como nos tempos em que viveu na Califórnia. Por isso, escolheu a Costa da Caparica para voltar a ver o mar e, por fim, fixou-se em Lisboa, depois de se apaixonar pela cidade. Entretanto, abriu o Rebel Rebel, na Estrela, um bar de vinhos orgânicos, onde se encontram referências de produtores locais de todo o mundo.

Publicidade
Senhor Uva
Senhor Uva
©Duarte Drago

Senhor Uva

Restaurantes Vegetariano Lisboa

Stephanie e Marc abriram um bar/restaurante carregadinho de vinhos naturais, com uma carta curta mas focada na comida vegetariana. Tanto pode haver um hummus servido num prato florido, como uns simples pimentos padrón ou uma couve-flor grelhada com um molho de coco, lima kafir e gengibre. Privilegiam os produtores locais e os vegetais da estação, para saborear no espaço, pequeno mas muito luminoso, com balcões em mármore e paredes em pedra branca, sem plásticos e com água filtrada. 

Ladidadi Wines
Ladidadi Wines
Fotografia: Inês Félix

Ladidadi Wines

Bares Enotecas Lisboa

Esta importadora e distribuidora de vinhos naturais tem um espaço na Graça onde se podem provar os vinhos oriundos de produtores estrangeiros e nacionais. Começou em Berlim e estendeu-se a Lisboa, contribuindo para o circuito destes vinhos que vieram para ficar.

Publicidade
Kaya, Café, Cabeleireiro
Kaya, Café, Cabeleireiro
Inês Félix

Kaya

Coisas para fazer São Sebastião

Não estranhe esta recomendação no meio de wine bars e restaurantes. Este café-cabeleireiro aposta em produtos orgânicos e sustentáveis, do champô à semente moída e torrada do cafeeiro. Há vinhos do projecto Aparte, produzidos com uvas nativas (disponíveis também no Senhor Uva, em São Bento, ou no Black Sheep, no Príncipe Real).

Lupita
Lupita
©Manuel Manso

Lupita

Restaurantes Pizza Cais do Sodré

Nesta pizzaria com massas de fermentação lenta e natural, a fórmula fica completa com os vinhos naturais, escolhidos por Jennifer Duke, da Rebel Rebel. Há sempre umas três ou quatro referências a copo, prontas para serem recomendadas.

Onde comprar vinhos naturais e biológicos em Lisboa

Os Goliardos

Têm 500 referências de vinhos online e uma garagem em Campolide que abre todas as semanas, às quintas e sextas, das 17.00 às 20.00.

Rua General Taborda, 91 (Campolide).

Garrafeira Nacional
Garrafeira Nacional
Fotografia: Ana Luzia

Garrafeira Nacional

Compras Lojas de bebidas alcoólicas Baixa Pombalina

Nas mãos da mesma família desde a dia de abertura, a Garrafeira Nacional, que nos últimos anos estendeu os seus tentáculos a mais duas lojas em Lisboa (a GN Cellar, na Baixa, e ao Mercado da Ribeira), continua a ser o sítio certo para descobrir vinhos caros, comprar os mais correntes, as bebidas espirituosas, os licores, tudo. 

Publicidade

Estado D'Alma

Restaurantes Alcântara

Assim como a Garrafeira Nacional, o Estado D'Alma também já começa a ter algumas referências de vinhos naturais e biológicos. Na dúvida, peça ajuda.

Comida Independente

Compras Mercearias finas Santos

Antes de abrir a Comida Independente, Rita Santos andou a viajar pelo país, a conhecer produtores, os seus métodos e os seus produtos. Nesta mercearia em Santos, que volta e meia funciona como bar de vinhos, tem provas comentadas e chefs convidados, e serve também pequenos-almoços simples e tábuas de queijos e enchidos, há produtos de pequenos produtores de todo o país.

Publicidade
Prado Mercearia
Prado Mercearia
©Manuel Manso

Prado Mercearia

Compras Mercearias Grande Lisboa

Esta mercearia está cheia de fornecedores portugueses. Há ovos biológicos, bons queijos, frascos de vidro com cereais e leguminosas a granel, legumes e frutas frescos do Hortelão do Oeste, Quinta do Poial ou Pomar de Príncipe, enchidos da salsicharia estremocense SEL, vinhos biológicos, biodinâmicos e naturais. À antiga, com uma vistosa balança e preços escritos à mão.

Lisboa biológica

Biomercado
Fotografia: Arlindo Camacho

As melhores lojas e mercados biológicos em Lisboa

Compras

Mas afinal o que é isto dos produtos biológicos? É coisa de grilos e de vegetarianos? E como ter a certeza de que se leva para casa carne, fruta e legumes fresquinhos, saborosos e livres de químicos bons para fabricar pneus? Fácil: todos os produtos bio estão identificados com o logótipo europeu de Agricultura Biológica. É só procurar a folhinha verde nestas lojas e mercados biológicos em Lisboa.

Bio Cabaz
DR

Os melhores cabazes de frutas e legumes em Lisboa

Compras Mercearias

Os melhores cabazes de frutas e legumes de Lisboa fazem-lhe a papinha toda. Quer dizer, a sopa não aparece cozinhada, nem a salada preparada, mas as idas ao supermercado ou à feira passam a ser quase desnecessárias. É que estes cestinhos cheios de verduras e frutas frescas estão à distância de um clique da porta da sua casa.

Recomendado

    Também poderá gostar

      Publicidade