Coisas para fazer dia 1 de Janeiro em Lisboa

O que fazer? Onde ir? São perguntas típicas do primeiro dia do ano. Normalmente, a resposta é sofá. Mas garantimos-lhe que, se não quiser aderir à ressaca geral, há muitas coisas para fazer dia 1 de Janeiro em Lisboa.
Oceanário
Peter Liu Oceanário
Por Francisca Dias Real |
Publicidade

A festa acaba e a cidade acorda calma e silenciosa como raras vezes. Mas nem todas as portas da cidade estão fechadas no primeiro dia do ano. Eis seis propostas para contrariar a ressaca, sair à rua e fazer aquilo que está sempre a lamentar não fazer nos outros dias por falta de tempo: são coisas para fazer dia 1 de Janeiro em Lisboa. 

Coisas para fazer dia 1 de Janeiro em Lisboa

Jardim Zoológico de Lisboa
© Arlindo Camacho
Atracções, Zoológicos e aquários

Jardim Zoológico de Lisboa

icon-location-pin Sete Rios/Praça de Espanha

O Jardim Zoológico gosta de contrariar o normal funcionamento do calendário e está aberto todos os dias do ano — mesmo para quem tenha tido um arranque de ano animalesco. E não, o Zoo não é só para crianças. O que aqui tem é uma hipótese de dar a volta ao mundo sem sair da cidade. Dos tigres-de-sumatra aos elefantes da árida savana africana, há criaturas de todas as latitudes nesta casa com 133 anos. Sem falar dos espectáculos diários com os golfinhos e leões marinhos (se fizer anos ainda lhe cantam os parabéns). Lembre-se que lá dentro ainda tem um comboio que dá uma volta pelas principais atracções, com várias paragens pelo caminho e respectiva explicação áudio. Em alternativa tem também o teleférico, que além de sobrevoar as zonas de habitat animal, tem uma vista privilegiada para os telhados de Lisboa — perfeito para umas fotos instagramáveis. 

Praça Marechal Humberto Delgado . Seg 10.00-18.00.

Will Clark Show
Photograph: Grace Chu

Bingo Belenenses

O jogo é uma forma de divertimento que nos acompanha toda a vida – também pode ser uma forma de a estragar, por isso cuidado com os abusos. Mas concentremo-nos na ideia saudável de começar o ano divertido à volta da mesa com uma grupeta de amigos. A proposta é o Bingo Belenenses. Inaugurada em 1986, esta sala de Bingo do Clube de Futebol Os Belenenses, no Saldanha, é a maior de Lisboa e uma das maiores da Península Ibérica e, só por isso, já merece a nossa atenção. O edifício tem serviço de bar, caso queira estender-se noite dentro. Se preferir, mesmo ali ao lado tem o Galeto, também aberto no dia 1, onde se pode atirar a uma bela canja ou a um bacalhau na brasa – se ainda não estiver farto da comida da época natalícia. Siga para bingo!

Avenida João Crisóstomo, 15 (Saldanha). Seg 15.00-03.00.

Publicidade
Bounce lisboa
©DR
Coisas para fazer

Bounce

icon-location-pin Grande Lisboa

Tem horário especial neste dia, mas está de portas abertas – é o que importa. A partir das 15.00 pode começar a saltar nos mais de 100 trampolins do Bounce, um verdadeiro coliseu saltitante, ou atirar-se ao dodgeball, se estiver pronto para se desviar dos arremessos da equipa oposta. Caso queira investir numas técnicas de parkour o melhor sítio é a The Wall, perfeito para trepar paredes – e nem precisa de estar irritado. E se já teve treino suficiente na zona de free jumping siga para a área de performance com trampolins de nível olímpico.

Avenida dos Cavaleiros, 35. Seg 15.00-22.00. A partir de 12€ (uma hora).

Coisas para fazer, Mercados e feiras

Time Out Market Lisboa

icon-location-pin Cais do Sodré

Da mesma família de quem vos escreve é o Time Out Market que, mesmo depois de dar palco à festa de Ano Novo da Match Attack no domingo (31), estará aberto a partir do 12.00. O mercado tem uma selecção dos melhores restaurantes da cidade e bares, para não se queixar que quer comer fora e não sabe onde. É só escolher. Muito do que é bom na cidade está ali.

Avenida 24 de Julho, 49 (Cais do Sodré). Seg 12.00-00.00.

+ Passagem de ano no Time Out Market

Publicidade
Oceanário de Lisboa
Fotografia: Ana Luzia
Atracções

Oceanário de Lisboa

icon-location-pin Parque das Nações

Com um horário mais reduzido, mas aberto para quem quer ver peixinhos. Num país com uma extensão de costa destas, e com uma tradição marítima que se perde nos tempos, era praticamente criminoso imaginar que o peixe só tem lugar no prato. Pequenos e grandes visitantes encontram no Oceanário um gigante aquário com milhões de litros de água salgada e uma série de inquilinos para conhecer com entusiasmo, entre águas temperadas, tropicais e frias, porque o planeta faz-se de diversidade. Para além da recomendável romaria à exposição permanente, pode ir mais além e visitar a exposição temporária patente no Oceanário. “Florestas Submersas by Takashi Amano” apresenta florestas tropicais através de um aquário gigante (e não são todos?) onde vive mais de metade da biodiversidade existente nestas áreas, entre elas algumas das espécies mais ameaçadas do mundo.

Parque das Nações, Esplanada D. Carlos I. Seg 12.00-18.00. A partir de 10€.

Entre com o pé direito

Compras, Vestuário feminino

Compras: peças essenciais para a festa de passagem de ano

Algumas das tendências mais fortes da estação encaixam que nem uma luva na festa de réveillon. Esta passagem de ano use e abuse do veludo, dos brilhos do tecido lurex ou lantejoulas grandes, dos metalizados e do glitter à grande nos olhos e nas unhas. Vale tudo, para os homens também. Espreite aqui as peças essenciais para a festa de passagem de ano.

Publicidade
Rive-Rouge
LUISA FERREIRA
Coisas para fazer

Passagem de ano no Time Out Market

No dia 31 de Dezembro, os restaurantes do Mercado da Ribeira vão fechar mais cedo (às 19.00), mas as portas do Time Out Market não vão estar fechadas. Recomendado: Fingerfood para a passagem de ano na Academia Time Out.

bates mal da pinhata
©Fabrice Demoulin
Restaurantes

Cinco menus para o jantar de passagem de ano

É noite de glamour (dizem) e em que vale a pena subir a parada para se despedir do ano velho e abraçar as novidades de 2018. Seja: damos-lhe uns quantos menus de passagem de ano para quem quer deixar uma nota preta na mesa. E se não está para gastar assim tanto, também arranja aqui o que comer na última noite do ano.

Publicidade
Publicidade
Esta página foi migrada de forma automatizada para o nosso novo visual. Informe-nos caso algo aparente estar errado através do endereço feedback@timeout.com