A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
museu berardo peça   “L’Abre biplan
©DR

Coisas para fazer dia 1 de Janeiro em Lisboa

Se não se incluir na ressaca geral, garantimos-lhe que há muitas coisas para fazer no primeiro dia do ano. Aponte.

Escrito por
Renata Lima Lobo
,
Francisca Dias Real
e
Joana Moreira
Publicidade

Após uma noite regada a espumante, a cidade acorda calma e silenciosa como raras vezes. O que fazer? Onde ir? Normalmente, a resposta é o sofá — e a culpa nem sempre é da má-disposição ou da dor de cabeça. Mas nem todas as portas da cidade estão fechadas no primeiro dia do ano. Para contrariar a ressaca, sair à rua e fazer o que está sempre a lamentar não fazer nos outros dias: eis algumas propostas para fazer valer o dia 1 de Janeiro em Lisboa, desde uma visita aos tigres-de-sumatra do Jardim Zoológico a uma exposição no Museu Berardo (um dos poucos museus da cidade abertos neste dia).

Recomendado: Cinco ideias de passagem de ano para pessoas que detestam a passagem de ano

Coisas para fazer dia 1 de Janeiro em Lisboa

  • Atracções
  • Zoológicos e aquários
  • Sete Rios/Praça de Espanha

O Jardim Zoológico gosta de contrariar o normal funcionamento do calendário e está aberto todos os dias do ano — mesmo para quem tenha tido um arranque de ano animalesco. Dos tigres-de-sumatra aos elefantes da árida savana africana, há criaturas de todas as latitudes nesta casa centenária. Se, depois de uma noite de festa, andar não faz parte dos planos, há sempre o comboio que pára nas principais atracções.

  • Coisas para fazer
  • Cascais

São mais de 80 trampolins e nove actividades para todas as idades, no espaço UPUP em Rio de Mouro, Sintra. Tem horário especial neste dia, mas está de portas abertas – é o que importa. Há um espaço para praticar basquetebol e futebol e ainda um recinto dedicado ao dodgeball (ou jogo do mata). Há também uma zona de insufláveis e outra chamada "Saco no Ar", que conta com quatro pistas de aceleração, com um metro e meio de profundidade, permitindo o aperfeiçoamento da técnica do trampolim. Dia 1 o parque está aberto das 14.00 às 20.00. 

Publicidade
  • Atracções
  • Parque das Nações

Uma visita ao Oceanário pode ser o plano perfeito para aproveitar o arranque do ano em família. Pequenos e grandes visitantes encontram ali um aquário gigante com milhões de litros de água salgada e uma série de inquilinos para conhecer. Se já começa a pensar em sardinhas, apesar de ainda faltarem uns meses para os Santos Populares, também não há nada como passear pelo Oceanário de Lisboa e vê-las. Além disso, se conseguir evitar os sentimentos de culpa, também pode ver uns bacalhaus a nadar. Neste dia as portas estão abertas das 11.00 às 20.00, com a última entrada às 19.00.

  • Atracções
  • Alcântara

A ponte 25 de Abril foi inaugurada em 1966 e tem 14 pilares, mas o pilar que interessa fica na Avenida da Índia, nas traseiras do Village Underground. Agora que já ninguém se perde, um dos aspectos mais essenciais: esta é uma atracção turística de Lisboa que leva os visitantes ao interior deste pilar para uma experiência sensorial. Dia 1 de Janeiro o Pilar 7 está aberto das 11.00 às 16.00. O bilhete custa 5€ e as crianças até aos 5 anos não pagam. 

Publicidade
  • Atracções
  • São Sebastião

O Museu Calouste Gulbenkian encerra a 1 de Janeiro, mas o jardim está "aberto todos os dias, até ao pôr-do-sol", lê-se no site da fundação. É um dos espaços verdes mais bonitos de Lisboa e uma excelente opção para dar as boas-vindas a 2022. Este jardim é um projecto dos arquitectos paisagistas Gonçalo Ribeiro Telles e António Viana Barreto e foi concluído em 1969. Um jardim emblemático do movimento moderno em Portugal que celebra a paisagem portuguesa com micropaisagens que são um chamariz para humanos e várias espécies animais.

  • Filmes

Devido à pandemia e ao confinamento, e tal como havia sucedido no ano passado, 2021 foi um ano atípico para o cinema. Mas os cinemas estão de novo abertos e as estreias sucedem-se em grande número todas as semanas, como que para compensar a ausência de filmes durante tanto tempo. Dia 1 pode ver Roda da Fortuna e da Fantasia, de Ryusuke Hamaguchi, um dos melhores filmes de 2021. No cinema Nimas a sessão é às 19.00. Lembre-se apenas que é necessário apresentar um teste negativo à Covid-19 realizado nas últimas 48 horas. 

Publicidade
  • Museus
  • Ciência e tecnologia
  • Parque das Nações

O conhecimento não ocupa lugar. Mas, felizmente, ocupa feriados e a 1 de Janeiro pode levar a família ao Pavilhão do Conhecimento, o museu de ciência nascido em 1999 no Pavilhão do Conhecimento dos Mares da Expo 98. Fascinante para miúdos, corre o risco de ser surpreendente também para os adultos, entre uma exposição permanente e várias exposições temporárias simultâneas, como a Exposição Água - uma exposição sem filtro, que fica no Pavilhão do Conhecimento até Setembro de 2022.

  • Atracções
  • Praias
  • Cascais

Não lhe vamos dizer para dar um mergulho na gélida água portuguesa. Mas há uns quantos a fazê-lo. O mergulho no mar a 1 de Janeiro é recomendado por todos os que acreditam que dá saúde para o resto do ano e também por quem gosta de prolongar o divertimento da noite anterior, já que há quem decida dar o mergulho vestido de Pai Natal ou com a camisola do clube do coração. A Praia de Carcavelos é das que costuma receber mais mergulhadores de ocasião a 1 de Janeiro, mas se vir um Pai Natal que não faz parte do seu agregado, mantenha a distância de segurança recomendada.

Explore 2022

  • Coisas para fazer

Planeando com antecedência, é possível marcar fins-de-semana prolongados para uma ou outra escapadinha. Os feriados são a oportunidade perfeita para estender as férias e passear com a cara-metade, ou juntar a família para um programa de festas especial. Para o ajudar, reunimos propostas de coisas para fazer: são 13 dias no total, mas quatro calham ao sábado ou ao domingo. Como bónus, temos também ideias para os feriados municipais de Lisboa, Almada, Barreiro, Sintra ou Amadora.

  • Compras

“No próximo ano é que é!” – quantas vezes já ouviu (ou disse) isto? As promessas são sempre em grande número, sobretudo no que toca à organização. Promete-se sempre que é desta que se vai comprar uma agenda para apontar reuniões de trabalho, cafés com amigos, jantares de família, enfim, todos os eventos da vida. Infelizmente 2020 brindou o mundo com uma reviravolta, e as agendas também: eventos adiados, eventos cancelados, eventos adaptados. 2021 foi pelo mesmo caminho. Mas não desista já do próximo ano sem o ver de perto. Pode ser que queira ser seu amigo e o convide a sair mais vezes. Para o ajudar, temos uma lista de agendas, para todos os gostos e carteiras. A ideia é começar a planear os eventos a que não vai faltar e tudo o que quer realmente fazer em 2022. Desta é que é.

Recomendado
    Também poderá gostar
      Publicidade