Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right Mergulhe na cidade: os melhores sítios para nadar em Lisboa

Mergulhe na cidade: os melhores sítios para nadar em Lisboa

Piscinas infinitas, naturais ou oceânicas e praias paradisíacas, faça um-dó-li-tá e mergulhe nestes sítios para nadar em Lisboa

Piscinas oceânicas
Fotografia de Orlando Almeida/GI Piscina Oceânica Alberto Romano
Por Francisca Dias Real |
Publicidade

Diz-se por aí que “dentro de água é que se está bem”, uma velha tirada para aqueles dias de calor mórbido e abrasador, em que por mais roupa que dispa vai sempre parecer o inferno na Terra. Mergulhar nas águas da cidade pode ser uma solução fácil, gratuita (ainda que nem sempre) e refrescante para sobreviver aos dias quentes em Lisboa. E as soluções passam ora por uma piscina de hotel ou por uma que não lhe arrombe a carteira, ora por aquela praia paradisíaca aqui à beira ou uma piscina natural no meio de umas arribas. Tudo isto são sítios para nadar em Lisboa, decida-se entre mergulhos doces ou salgados.

Recomendado: O melhor do Verão em Lisboa

Sítios para nadar em Lisboa

Coisas para fazer

Pagar pouco, nadar muito

Gosta de dar um bom mergulho na piscina, mas recusa-se a esvaziar a carteira para o fazer? Depois de explorar as melhores piscinas em Lisboa, partimos em busca das que refrescam as ideias e o corpinho sem dar cabo da conta bancária. Se pensa que no centro da cidade não há piscinas onde possa mergulhar, afaste essa ideia. Dá para ir de Carnide às Olaias e ainda dar um salto até Oeiras ou ao Estoril. Por isso, o melhor é começar à procura do protector solar, agarrar na toalha e preparar-se para dar uns mergulhos sem grandes preocupações. Recomendado: As melhores piscinas para dar um mergulhos em Lisboa

Piscina praia das maçãs
DR
Coisas para fazer

Mergulhos oceânicos

O tempo quente pode chegar tardio, mas chega. Está na hora de se banhar de creme protector, estender a toalha na espreguiçadeira – ou onde se sentir mais confortável – e deixar que o sol e o calor façam o seu trabalho, com intervalos marcados por mergulhos aquáticos. Mas não são uns mergulhos quaisquer. Estas são piscinas de água salgada: é essa, aliás, a maravilha das piscinas oceânicas – um fingimento de que estamos no mar, mas num ambiente controlado, sem areia (que é uma chatice para muitos) e sem a agitação marítima das ondas. 

Publicidade
piscinas naturais em portugal
Fotografia: Claudia van Zyl/ Unsplash
Coisas para fazer

Nadar ao natural (com roupa, atenção)

A praia e as piscinas de hotel não são a única opção se quiser dar uns mergulhos ou ir chapinhar com as crianças. As piscinas naturais, por exemplo, têm muitas vantagens e são mais abundantes do que se possa pensar. Normalmente no meio da natureza, permitem-no observar a beleza selvagem que o rodeia, enquanto nada em águas sem cloro. Já para não falar que são excelentes alternativas para fugir das enchentes de veraneantes. Fomos à procura das piscinas naturais em Portugal mais imperdíveis e partilhamos esta lista para o fazer sair de casa. 

piscina do altis belém
Fotografia: Arlindo Camacho
Hotéis

Navegar em águas hoteleiras

Meter água é das expressões mais cobiçadas durante as semanas e meses que se seguem. No fundo, sempre que o sol aparece e o tempo aquece. A cidade está cheia de fabulosos tanques, para se banhar em grande estilo e espreguiçar à vontade. Há muito para aproveitar nos hotéis de Lisboa sem precisar para isso de fazer check-in. Um mergulho nas piscinas, é só uma delas. Estes são os melhores hotéis com piscina em Lisboa. Seja para um, dois ou três mergulhos. Tudo o que quiser. 

Publicidade
Upscale Bar, Epic Sana
©DR
Coisas para fazer

Nadar na crème de la crème

Vamos mostrar-lhe como esquecer filas, pôr-se a salvo das alforrecas, refrescar as ideias e apanhar o tão desejado sol sem fazer ondas ou tempestades de areia. Falamos das melhores piscinas em Lisboa, das exclusivas a hóspedes às que recebem visitantes de braços abertos. Muitas delas são verdadeiros oásis instalados em alguns dos melhores hotéis da cidade, desde o Altis ao Sheraton. Está à espera do quê para vestir o fato de banho, agarrar na toalha e dar um mergulho? Se acabar por se entusiasmar depois de uma tarde de descontracção, não perca o embalo. Aproveite e faça check-in.

piscinas municipais em lisboa
Fotografia: Artem Verbo/ Unsplash
Coisas para fazer

Braçadas olímpicas

Sabia que não há um único músculo no corpo que não seja trabalhado enquanto está a dar umas braçadas? Os benefícios para a saúde de nadar são incortonáveis. Se gosta de se armar em nadador olímpico, mas odeia o ruído dos banhistas e a sensação de se tornar em panado assim que se vê com areia da cabeça aos pés, as piscinas municipais podem ser uma excelente alternativa. Há tanques de competição, mas também de aprendizagem para os miúdos ou para os menos dados à mariposa. Já para não falar das muitas modalidades que pode começar a praticar, desde a clássica hidroginástica (não, não é só para avós) ao aquafitness e ao aquadeep, ambos na berra. Para si, tentámos reunir as melhores piscinas municipais, quer pelo preço reduzido quer pela diversidade de oferta de actividades. Agora é consigo: seja o seu próprio Phelps. 

Publicidade
Praia do Carvalhal
Fotografia: Arlindo Camacho
Coisas para fazer

Dar aos braços com Bandeira Azul

A Associação Bandeira Azul da Europa ultrapassou pela primeira vez as três centenas e meia de praias premiadas e 16% estão abrangidas pelo sistema multimunicipal de saneamento de águas residuais da Grande Lisboa e Oeste. Há por isso vários areais onde pode estender a toalha com a certeza de que está num sítio galardoado. E o que significa ter Bandeira Azul? Para conseguir este título é preciso que as praias cumpram um conjunto de critérios de natureza ambiental, segurança e conforto, além informação e sensibilização ambiental. Em 2019 são 352 as praias premiadas e nós dizemos-lhe 22 onde pode mergulhar perto de Lisboa.

Praia da Ursa, Sintra
©Rosino
Atracções, Praias

Apanhar ondas em Sintra

Já se sabe que Sintra guarda os seus caprichos, portanto não estranhe se estiver um calor intenso em Lisboa e precisar de uma malha por estas bandas. É um clássico, na verdade. Nunca sabemos muito bem como estará o tempo em Sintra, mas seja qual for o cenário, os índices de beleza prometem compensar todos os banhistas sem excepção, tanto os que se aventuram nas águas frias como os que não arredam pé do conforto da esplanada. Adraga? Praia Grande? Parta connosco à descoberta das melhores praias em Sintra, que sempre foi o destino de eleição da realeza (os seus inúmeros palácios são prova disso e hoje em dia é local de romaria de turistas vindos de todo o mundo). O paraíso está à espreita nestes recantos feitos de areia e mar. Para além dos banhos de sol e sal, conte com excelentes condições para a prática de desportos náuticos, como o surf, enquanto as falésias proporcionam aos mais aventureiros excelentes rampas de salto para parapente.

Publicidade
Costa Caparica Geral
Fotografia: Inês Calado Rosa
Coisas para fazer

Apanhar ondas na Costa da Caparica

Há areais e marés para todos os gostos, destinos clássicos e paragens menos óbvias na Costa da Caparica. São 15 quilómetros de costa e muitas praias por onde escolher, sendo que a pré-época de veraneio é a altura perfeita para fintar as longas filas que costumam marcar a temporada estival. Mesmo que esse duro compasso de espera faça parte do programa, não desista de partir à descoberta da outra margem. Rume à Costa da Caparica e abanque no areal certo para si. Mas, atenção, não se esqueca do protector solar. 

Praia da Conceição
Fotografia: Joana Freitas
Coisas para fazer

Apanhar ondas na linha de Cascais

Próxima paragem: praias da Linha. A menos de uma hora de Lisboa – e à distância de um comboio – não faltam escolhas para estender a toalha na areia e dar um mergulho. As praias são, diga-se sem rodeios, o grande atractivo de quem procura Cascais, independentemente da altura do ano. De Carcavelos ao Guincho, damos-lhe dez sugestões de praias em Cascais. No final, é só escolher onde estender a toalha. E quando a fome começar a apertar não se fique pela bola da praia: procure os melhores restaurantes e bares à beira-mar. 

Chapinhar noutros lados

Rossio Gastrobar
©Manuel Manso
Restaurantes

As melhores esplanadas em Lisboa

Passamos o Inverno a sonhar com elas. Ao primeiro raio de sol primaveril voltamos a corrê-las, ansiosos, e durante o Verão instalamo-nos confortavelmente, porque não queremos outra coisa: são as esplanadas. Receitamos-lhe inúmeras doses para repor os níveis de vitamina D: das novidades do ano aos sítios para ver navios, para comer fora ou para rebolar na relva. 

quiosque caricato
Fotografia: Manuel Manso
Coisas para fazer

Os melhores quiosques em Lisboa

Já lá vai o tempo em que os quiosques eram sinónimo de jornais e caramelos. Os quiosques não exigem mesa marcada com três dias de antecedência e estão sempre de esplanadas postas para nos acolher no final de um dia de trabalho, quando a luz ainda não escasseia, seja para uma cerveja fresca, um cocktail ou um petisco. E quando achávamos que já estava bom, eis que nascem novos quiosques, com refeições saudáveis, cadeiras para praticar o bronze e um cartaz de festas diversas. 

Publicidade
Parque de Monserrate
© PSML Emigus
Coisas para fazer

Os melhores jardins e parques em Sintra

Com o faro bem apurado, parta à descoberta dos melhores jardins e parques em Sintra, um trabalho que ajudamos a fazer – basta consultar esta nossa lista. Há terrenos verdejantes para todos os gostos, ora tem aquele parque com miradouro incluído com uma vista de tirar o fôlego para a serra de Sintra, ora tem o jardim de buxo, aparado milimetricamente. 

Publicidade