Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right Museus em Lisboa: as obras de arte que tem mesmo de ver

Museus em Lisboa: as obras de arte que tem mesmo de ver

Do retrato de Fernando Pessoa à capa do LP de um então novíssimo Camané. Da custódia de Belém à Taça Iogurte ganha pelo Benfica. Eis uma série de obras de arte de visita obrigatória

white afrodisiac telephone dali
©Jose Manuel Costa Alves/Berardo
Por Maria Ramos Silva e Mauro Gonçalves |
Publicidade

Conhece as propriedas do pó de múmia? E o nome da imagem do arcanjo que seguiu nas naus portuguesas em jeito de protecção? Acha que os cravos são (apenas) flores? Está preparado para atender um lavagante? Ok, chega de perguntas que só adiam ainda mais a satisfação da sua curiosidade. Se não faz ideia do que tem andado a perder nos museus em Lisboa, já por si repletos de experiências imperdíveis, nós recenseamos a matéria e oferecemos um bússula segura. Os acervos enchem-se de autênticas pérolas com peças para todos os gostos, e nada como um breve roteiro para não se perder nos melhores corredores da cidade. É obrigatório conhecer estas obras de arte.

Recomendado: Os melhores museus em Lisboa

Museus em Lisboa: as obras de arte que tem mesmo de ver

biombos de nambam
©MNAA
Museus

Os Biombos Namban

icon-location-pin Estrela/Lapa/Santos

Portugueses, espanhóis e italianos – para os japoneses era tudo corrido com o mesmo nome, namban. O nome dado aos primeiros povos europeus a pisar solo nipónico virou arte, com toda uma geração de bimbos decorados com cenas destes encontros entre povos. Procure-os no Museu do Oriente. Em alternativa, também encontra belíssimos exemplares no Museu Nacional de Arte Antiga.

Publicidade
arcanjo s rafael museu da marinha
©DR
Museus

O arcanjo São Rafael

icon-location-pin Belém

Acredita-se que a escultura em madeira viajou para a Índia, a bordo da nau São Rafael, na armada de Vasco da Gama. Quando a nau se afundou, no regresso, foi salva por Paulo da Gama, que a levou para o navio comandado pelo irmão. Ficou na Índia quando o navegador ali faleceu, em 1524. Cem anos depois voltou para Portugal. Em 1950 foi doada ao Museu de Marinha, por onde deve passar.

Mais museus em Lisboa

Pessoas sentadas observam um painel no Museu de Arte Antiga
Fotografia: Arlindo Camacho
Arte

Museus e galerias em Santos

Galerias de arte contemporânea escondidas, instalações em montras, programas para miúdos e graúdos e uma nova mediateca onde pode treinar o seu francês. Aqui na zona ninguém se aborrece. Tem o aclamado Museu de Arte Antiga, onde pode encontrar o famoso tríptico de Bosch, mas também pode passar para o outro lado da rua e entrar na Wozen, uma residência artística com direito a exposições e actividades para todos. Pelo meio, há mais uma mão cheia de galerias que tem mesmo de visitar no bairro de Santos.

MAAT
Fotografia: Arlindo Camacho
Coisas para fazer

Dez museus a não perder em Belém e arredores

De antigos coches a peças modernas, de edifícios que se perdem nos tempos a estruturas que ainda cheiram a fresco em Lisboa. Reserve um fim-de-semana para explorar a zona de Belém e arredores. Ora siga o roteiro de museus, e faça o favor de compor a ordem da visita a seu gosto. 

Publicidade
Actividades para crianças no Museu Berado
©Museu Berardo
Miúdos

Museus para crianças em Lisboa? São mais que as mães e bem divertidos

É uma grande injustiça dizer que a palavra museu cheira a mofo. Mas se começou por arrastar os miúdos para uma exposição interminável que só interessou aos pais... é bem possível que o programa enfrente alguma resistência. Não desanime. Fomos à procura dos melhores museus para crianças em Lisboa. Para ir ao passado e ao futuro, sem sair do presente. 

Museu Arqueológico do Carmo
Fotografia: Manuel Manso
Coisas para fazer

19 experiências imperdíveis nos museus em Lisboa

Não fique a admirar estas actividades como se fossem quadros na parede. O conjunto de experiências que se segue é apenas uma amostra da quantidade inesgotável de iniciativas fomentadas pelos museus em Lisboa. É através deles que garante acesso a um barco, que pode consultar um acervo áudio único, fazer uma generosa doação ou até alugar um enorme salão de festas para celebrar o aniversário. À falta de ideias, nós dizemos-lhe quais são as experiências imperdíveis nos museus em Lisboa. Siga o nosso roteiro. Está à espera do quê?

Publicidade