
As melhores coisas para fazer hoje no Porto
Está à procura de um bom plano? Siga as nossas sugestões das melhores coisas para fazer hoje no Porto.
Sabemos bem que, nos dias de hoje, é muito importante ficar em casa, mas também é necessário apoiar a cultura da cidade. O que lhe sugerimos é que de vez em quando saia, sempre em segurança e protegido, e vá assistir a concertos, espectáculos, exposições e outras manifestações de arte e cultura. Fique com esta lista das melhores coisas para fazer no Porto, onde não faltam actividades para encher a sua agenda. Antes de voltar a casa, aproveite que está na rua e encomende o almoço ou o jantar a um dos restaurantes do Porto com entregas ou take-away.
Recomendado: Os sítios mais instagramáveis do Porto
As melhores coisas para fazer hoje no Porto:
1. Que horas são que horas: uma galeria de histórias
A exposição reflecte sobre a paisagem histórica das galerias de arte no Porto, entre a aparente abertura cultural do final da II Guerra Mundial e a retracção do tecido cultural provocada pela recente crise económica. Este retrato retrospectivo atravessa as exposições independentes em livrarias que ensaiaram uma profissionalização alternativa da arte, recorda o confronto com novos públicos e espaços cívicos que só a revolução de 1974 permitiu até à celebração das inaugurações simultâneas na rua Miguel Bombarda, culminando na rede de lugares alternativos organizada para resistir à Troika.
2. Louise Bourgeois – Deslaçar um Tormento
A exposição, que pode ser vista no Parque e no Museu de Serralves até 20 de Junho de 2021, cobre um arco temporal de sete décadas, dando a ver obras realizadas pela artista entre os finais dos anos 1940 e 2010. Conta com um total de 32 obras, entre esculturas, têxteis, desenhos, livros e instalações arquitectónicas.
3. Souto de Moura - Memórias, Projectos, Obras
A exposição percorre os bastidores de 40 anos de criação de Eduardo Souto de Moura a partir de 40 projectos (construídos ou não) visitados em desenhos, fotografias e documentos nunca antes vistos.
4. Mais que Arquitectura
Exposição colectiva e multidisciplinar que reflecte a forma como a obra dos arquitectos desafia e ultrapassa os limites da arquitectura ao construir-se a partir de um conjunto diverso de interesses e referências. Com curadoria de Luís Urbano, Mais que Arquitectura vai, precisamente, além de esboços, esquissos e maquetes e apresenta fotografias, filmes, textos, publicações, aulas, provas académicas, registos de viagens, correspondência, peças de mobiliário ou design, colecções de arte e literatura, entre outros objectos e documentos.
5. Manoel de Oliveira Fotógrafo
Nem só de imagem em movimento se fez o percurso de Manoel de Oliveira. Também a fotografia foi importante na construção da sua obra cinematográfica, servindo de instrumento de ensaio e pesquisa para os seus filmes. Esta exposição mostra mais de 100 fotografias, na sua maioria inéditas, capturadas pelo cineasta entre as décadas de 1930 e 1950.
6. Footnote 14: Angel of History
As migrações da modernidade, a vida doméstica da burguesia e o contraste entre o exterior de produção massificada e o interior de consumo desenfreado são alguns temas que atravessam esta exaustiva exposição colectiva, que coloca diversos artistas contemporâneos em diálogo com a obra do escritor e filósofo judaico-alemão Walter Benjamin, cuja história de vida passa também por Portugal. O alinhamento inclui nomes como R. H. Quaytman, Aura Rosenberg, Arno Gisinger, André Cepeda, Paulo Nozolino, entre outros. A curadoria é da polaca Barbara Piwowarska.
7. Meu. Único. Fado.
O espetáculo Fado na Baixa - Meu. Único. Fado. é uma experiência multimédia que possibilita a quem a vive, não só ouvir, mas também passar a conhecer a história e a essência do Fado.Ao longo de cerca de uma hora, são interpretados ao vivo alguns temas emblemáticos do género, que são intercalados com segmentos de um curto documentário, que revisita, através de testemunhos de pessoas cujas vidas são feitas de Fado, alguns momentos-chave da história daquele que foi considerado, em 2011, Património Cultural Imaterial da Humanidade.O espetáculo tira partido da tecnologia de tradução simultânea instalada no auditório Fado na Baixa, que permite a quem o visita ouvir os conteúdos multimédia em Português, Inglês ou Francês. Outras línguas seguir-se-ão em breve.A experiência começa com o Fado Tradicional, o fado das vozes roucas e da linguagem descuidada, desprezado, na altura em que surgiu, pela aristocracia do país. Explora, depois, os mistérios e a evolução da Guitarra Portuguesa, a fiel companheira de todos os fadistas. Passa também por Coimbra, a eterna cidade dos estudantes, que, fervilhante de paixão e cultura, vê nascer a sua própria Canção de Coimbra, que, em finais do século XIX, passaria a ser chamada de Fado de Coimbra. O quarto segmento do espetáculo é dedicado a Amália Rodrigues, que traz novos poetas e confere ao Fado um caráter inconfundível e um reconhecimento além-fronteiras sem precedentes. Chegamos, depois, à atualidade e à fusão do Fado com novos contextos, pessoas
8. Give me truth! Cumplicities
A exposição toma como matéria concreta os cruzamentos disciplinares entre as artes visuais e as artes performativas. Apresenta pesquisas individuais de três artistas-investigadores de gerações sequenciais – Hugo Ferreira e Nuno M. Sousa; Marta Ramos; Sebastião Paz Costa – que se aventuram em processos de criação abertos e híbridos. A mostra, com curadoria FlyingPoetics | Fpoetics®, irá sendo actualizada pela estreia sequencial de três peças inéditas por cada um dos artistas-investigadores.
Mais coisas para fazer no Porto:
As melhores lojas que abriram no Porto em 2020
Mesmo no meio de uma tempestade, surgiram boas novidades no Porto. Reunimos as melhores lojas que abriram nos últimos meses, para que não perca o fio à meada na hora de renovar a artilharia lá de casa. Há lojas que dão nova vida ao comércio local e outras que vão buscar inspiração ao outro lado do mundo ou a outras épocas. Mesmo para aqueles que se preocupam com a sustentabilidade, há sítios à espera de visita. As lojas abriram e nós registámos. Agora é só abrir os cordões à bolsa e decidir que caminho vai tomar.
Recomendado: As melhores lojas no Porto
Os melhores parques e jardins no Porto
O Porto está particularmente bem servido neste departamento. Sim, não nos poupamos de elogios à cidade. Do Parque de Serralves ao Jardim das Virtudes, é difícil cansarmo-nos dos espaços verdes espalhados um pouco por todo o lado. Cada um tem a sua história, a sua identidade, e o seu melhor ângulo para a fotografia nas redes sociais. É fácil perceber porque é que estes são os melhores parques e jardins no Porto: são boas opções para juntar a família e passear ao fim-de-semana, para levar o seu melhor amigo de quatro patas a fazer algum exercício fisico ou até para reunir os amigos no final do dia de trabalho.
Recomendado: Os melhores miradouros no Porto
Os melhores miradouros no Porto
O Porto está cheio de paisagens deslumbrantes e de lugares onde ficar deslumbrado elas. Vá em passeio pela cidade e alimente o olhar, a alma e o seu feed do Instagram com esta lista dos melhores miradouros no Porto. É um plano infalível para aproveitar o bom tempo.