A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Capricciosa
© Capricciosa

As melhores coisas para fazer com crianças no Halloween em Lisboa

Não sabe como entreter os miúdos no Dia das Bruxas? Inspire-se com estas ideias de coisas para fazer com as crianças no Halloween em Lisboa.

Vera Moura
Raquel Dias da Silva
Escrito por
Vera Moura
e
Raquel Dias da Silva
Publicidade

A tendência é recente em Portugal, mas os miúdos já vibram com o Dia das Bruxas. Querem mascarar-se, decorar a casa e ir à caça de doçuras – ou travessuras. Nem pense em fazer-lhes uma desfeita. Se está sem inspiração e não quer andar a bater de porta em porta, aproveite esta lista. Fomos à procura dos melhores programas para fazer com crianças no Halloween em Lisboa (ou relativamente perto) ou, por que não, uns dias antes. Afinal, a preparação é tão importante quanto a festa. Há sugestões para sessões de cinema e de leitura, mistérios para desvendar, trabalhos manuais para fazer... Tudo para um Halloween muito feliz (e um bocadinho aterrador, claro).

Recomendado: Fim-de-semana perfeito em família

Coisas para fazer com crianças no Halloween

  • Atracções
  • Quintas
  • Sintra

A Quinta do Pisão deixa-se invadir por sentimentos aparentemente opostos, mas que na spooky season convivem na perfeição: o terror e a diversão. Neste cenário rural, as tradições tomam as rédeas das festividades, com um concurso fotográfico, pintura das abóboras mais assustadoras e workshops de poções mágicas. Para completar o programa, há uma hora do conto aterradora à volta de uma fogueira crepitante, um passeio místico de tractor pela noite dentro. Encerre com o tradicional Pão por Deus, no Dia de Todos os Santos. 

  • Filmes
  • Terror

Já estava a planear uma sessão de cinema de terror quando se lembrou dos miúdos? Não há problema. Pode sempre apanhar uns sustos mais moderados: além de não faltar programação especial na televisão, em canais como o Panda, o Disney Channel e o Disney Junior, há várias propostas para ver em diferentes plataformas de streaming, como a Disney+ e a Netflix. É à escolha do freguês, mas para não perder muito tempo a decidir tratámos já de fazer uma lista para o ajudar. Só precisa de pôr os miúdos, até os mais medricas, quietinhos no sofá, e tratar das mantas e das pipocas. As propostas incluem clássicos de terror para toda a família, especiais de Halloween e até séries de bruxinhas.

Publicidade
  • Compras

Há cinema de terror, claro, mas também há livros de terror, mais ou menos obscuros. Afinal, um bom susto não precisa necessariamente de imagens em movimento, muito menos de bandas sonoras tenebrosas. Razão por que fomos à procura das melhores obras do género para os fãs de literatura e encontrámos mais de duas mãos cheias de sugestões. Como é óbvio, não esquecemos os mais novos e também há sugestões para eles, sempre com uma história mais ou menos assustadora como pano de fundo. Mas, atenção: recomendamos a companhia de uma luz de presença e de um cobertor, capaz de proteger a família inteira dos monstros debaixo da cama.

4. Fazer trabalhos manuais em casa

O que é mais divertido do que trabalhos manuais em família? Para este Dia das Bruxas, sugerimos também várias actividades caseiras, como fazer decorações de Halloween para enfeitar a sala (com recurso a caixas de cereais, por exemplo), pinturas faciais assustadoras e até esculpir abóboras. Mas como é que se esculpe abóboras? Primeiro arranja-se uma, bem redonda, depois desenha-se a cara que se quiser recortar (pode ser mais ao menos complexa, mas quantos mais pormenores maior o nível de dificuldade) e depois é só recortar a cara com uma faca (esta tarefa é para os mais velhos), mas sem se esquecerem de fazerem uma espécie de tampa no topo, para se tirar toda a polpa (deve deixar-se cerca de 1cm de casca). No final, é só pôr uma vela lá dentro e esperar que caia a noite para se apreciar o espectáculo de luz.

Mais coisas para fazer com crianças

  • Miúdos

É uma grande injustiça dizer que a palavra museu cheira a mofo. Mas se começou por arrastar os miúdos para uma exposição interminável que interessa apenas a adultos... é bem possível que o programa enfrente uma certa resistência. Não desanime. Um roteiro museológico não tem de ser um programa aborrecido, muito pelo contrário. Fomos à procura dos melhores museus para crianças em Lisboa.

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade