Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right Da comida à playlist – a melhor forma de passar o Natal em casa
Natal
Fotografia: Markus Spiske

Da comida à playlist – a melhor forma de passar o Natal em casa

2020 foi desafiante e vai continuar a sê-lo até nas festividades. Saiba como passar da melhor forma o Natal em casa

Por Francisca Dias Real
Publicidade

Já estamos fartos da lenga-lenga sobre este ano ser um ano atípico e obrigatoriamente um ano diferente de qualquer outro. É um ano que pede resguardo, pouco contacto físico e nada de festarolas e ajuntamentos. Porém, a quadra natalícia custa a passar sem a família toda em redor da mesa, sem as habituais tradições e sem abraços nem beijinhos, mas 2020 terá de ser assim, um ano diferente. E para anos assim, temos bom remédio: ficar em casa o máximo de tempo possível, reduzir os contactos, e fazer do Natal uma celebração mais caseira e alternativa. Temos uma série de planos, da playlist à comidinha, para não perder o espírito e, ainda assim, divertir-se. 

Recomendado: O melhor do Natal em Lisboa

A melhor forma de passar o Natal em casa

camisola de NAtal
camisola de NAtal
OYSHO

Já comprou a sua camisola de Natal?

Compras

Se ainda não sabe expressar o grande amor por tudo o que é natalício (ou pelo contrário o pequeno ódio de estimação) é ficar atento à lista que se segue. A pensar no fenómeno das ugly christmas sweaters (camisolas de Natal feias) andámos à procura de camisolas quentes que cumpram esse requisito de tão fofinhas e exageradas que são. Arranjámos umas quantas mais minimalistas, que o Natal deve ser para todos e não só para quem gosta de se vestir de duende e pôr luzes a piscar ao peito. Vá, deixe-se de coisas e vista-se a rigor na consoada ou no dia de Natal, não custa nada e fica bem na fotografia.

Escolher a playlist certa para a Consoada

Música

Há boas canções de Natal? Haver, há, no entanto uma linha muito estreita separa a qualidade da lamechice e o cliché. Há canções que não se podem mesmo evitar. Outras que, quando surgiram, foram uma surpresa. Algumas são porventura uma paródia, uma provocação, vá lá, que é Natal. E as que são capazes de abalar um coração? Dessas, também há umas quantas. A esperança, porém, essa, está presente em quase todas. Mas além dessas, que são clássicos inevitáveis para pôr a tocar na coluna na noite da consoada, também temos uma compilação dos melhores discos de Natal para embalar a quadra e trazer o espírito para dentro de casa.

Publicidade
Casa da Comida
Casa da Comida
DR

Fugir da cozinha e encomendar a ceia de Natal

Restaurantes

A pandemia tirou-nos os convívios com muita gente, mas não nos vai tirar o bacalhau, o peru, o cabrito ou as rabanadas. E é por isso que cá estamos, caro leitor. Para lhe dizer onde pode encomendar a papinha toda feita para rechear a mesa na ceia de Natal. Tire proveito dos serviços de take-away e entregas ao domicílio natalícios com os menus especiais que estes restaurantes criaram. O máximo de trabalho que vai ter – em alguns casos nem isso – é ir ao restaurante buscar a encomenda de Natal e empratar tudo em casa.

Ladidadi Wines
Ladidadi Wines
Fotografia: Inês Félix

Encher o copo sem sair de casa

Bares Enotecas

Se precisar de beber para esquecer a pandemia, as restrições e o facto de ter de estar longe da família nesta época, aconselhamos moderação mas não julgamos. Compreendemos. Faça-o é com vinho do bom. Há lojas, marcas e wine bars a fazer entregas de vinho ao domicílio para garantir que nada lhe falta no momento do apocalipse. Vinhos naturais ou convencionais, brancos, rosés ou tintos, para encher o copo sem medos e brindar à nossa saudinha e da nossa família. Faça o que fizer, não deixe o copo esvaziar na consoada. Isso é que não.

Publicidade
Bolo, Bolo-Rei, The Oitavos
Bolo, Bolo-Rei, The Oitavos
©Gabriell Vieira

Escolha a sumidade para sentar à mesa

Restaurantes

Sem fava nem boneco de loiça, mais ou menos redondinhos, com frutos cristalizados ou caramelizados, muitos frutos secos e um cheirinho licoroso. Mesa de doces de Natal tem de ter estas sumidades, mas já lá vão os tempos onde só os mais tradicionais bolos-rei e rainha tinham direito a sentar-se. Se não é fã dos clássicos, nesta lista encontrará opções fora da caixa, com chocolate e avelãs, em formato coroa a ir buscar inspiração à babka, com folhas de ouro ou até numa versão mais progressista com croissants a servir de base do bolo. Este Natal é diferente, portanto os bolos rei e rainha também podem ter personalidade. Sempre com qualidade. Encomende já.

Entreter as crianças para não abrirem os presentes mais cedo

Filmes Família e crianças

Escolhemos uma dúzia de filmes irrecusáveis para esta época para entreter os miúdos naquelas horas em que a ansiedade para abrir os presentes se torna maior que tudo o resto. Há desde produções mais recentes, como Frozen – O Reino do Gelo, de Chris Buck e Jennifer Lee, e títulos de boa memória dos 90s, como Sozinho em Casa, de Chris Columbus, ou O Estranho Mundo de Jack, dirigido por Henry Selick e produzido por Tim Burton, a clássicos tão intemporais como Feliz Natal, Charlie Brown (1965), de Bill Melendez. Enfim, sente-os no sofá que o grande ecrã trata do resto. Se quiser há mais uma série de filmes aqui recomendados para que sejam vistos em família, outro punhado de comédias românticas natalícias ou para quem não quer lamechiches ainda tem uma lista de filmes de Natal alternativos

Publicidade

Deixar a ironia tomar conta deste Natal

Filmes Comédia

Há muito tempo que os episódios especiais de Natal são quase uma tradição da televisão americana. Mas às vezes, e sobretudo em séries cómicas de referência como The Simpsons, Friends, SeinfeldThe Office, South Park ou 30 Rock, entre outras, o Natal não é só (e nalguns casos não é de maneira alguma) paz e amor. Há peripécias, piadas politicamente incorrectas e muitos disparates no sapatinho. Tudo isto para ver depois de deitar a criançada e ficar a fazer serão no sofá- Juntámos 12 episódios especiais de Natal de 12 séries de comédia para entrar no espírito da quadra. Ou então não.

Bolos, Tronco de Natal, Ritz Delicatessen
Bolos, Tronco de Natal, Ritz Delicatessen
©Gabriell Vieira

Adoçar a mesa e aumentar os níveis de açúcar no sangue

Restaurantes Pastelarias

Os troncos de Natal não são tradição portuguesa. É uma sobremesa típica em França ou na Bélgica nesta altura do ano e, na sua versão mais tradicional, a sua aparência é o mais próxima possível de um tronco de lenha (afinal, representa um hábito da quadra, em que as famílias se reuniam em volta da lareira para ouvir histórias e entoar cânticos de Natal enquanto um enorme tronco queimava). Mas por cá os troncos de Natal já se juntaram às rabanadas, azevias, sonhos, fatias douradas, coscorões e bolos-reis para agradar aos mais esquisitos ou adoçar ainda mais a quadra com novos sabores. Trate já das encomendas para a sua mesa de Natal nestes cafés e pastelarias com os melhores troncos de Natal em Lisboa.

Publicidade
Cartas com Tomates
Cartas com Tomates
©Inês Félix

Sentar-se à volta da mesa sem ser para comer

Compras

Mas sim para jogar. Estamos a falar dos famosos jogos de tabuleiro, dos clássicos, dos reinventados e dos alternativos, há para todos os gostos. Esta é mais uma bela maneira de matar o tempo e esperar que faça a digestão para poder enfardar mais uns docinhos, tudo isto enquanto puxa pela cabeça e deita a última cartada. Apesar de passarmos a vida a sugerir coisas para fazer na cidade, não resistimos a boas propostas caseiras, sejam elas para deitar cartas, beber até ganhar, testar a cultura geral ou armar-se em humorista. Siga as nossas dicas e prepare a mesa de jogos. 

Ideias para presentes

presentes de Natal solidários
Fotografia: Kira auf der Heide/ Unsplash

Presentes de Natal solidários

Compras

Para evitar que o verdadeiro espírito de Natal fique esquecido entre as incertezas deste ano, mesmo que no nosso pensamento estejam aqueles de quem mais gostamos, o melhor é anotar algumas ideias de presentes de Natal solidários. Felizmente multiplicam-se as campanhas que apelam à solidariedade e agora pode aproveitar o espírito natalício para ajudar e inspirar-se para 2021.

Presentes com ARTE
DR

Presentes de Natal: ofereça uma peça de arte

Compras

O Natal está mesmo aí à porta e pensar nas prendas pode muitas vezes tornar-se numa dor de cabeça, sobretudo se estiver rodeado de pessoas que são exigentes na hora de desfazer um embrulho. Por isso, é sempre preciso dar um toque de criatividade na hora de encher o sapatinho dos amigos e da família. Já pensou oferecer arte?

Publicidade
Natal
Juliana Malta/ Unsplash

50 presentes de Natal até 10 euros

Compras

Não desespere nem peça já um empréstimo: juntámos uma lista de 50 presentes, todos até 10 euros. Para elas, para eles, para os mais novos e até para a casa (sim, o mais seguro é comprar qualquer coisa para a casa da tia afastada). Isto é que vai ser poupar. No final, até pode escolher qualquer coisinha para si. Boas compras.

Recomendado

    Também poderá gostar

      Best selling Time Out Offers
        Publicidade