Novidades de Inverno a não perder

As temperaturas podem baixar, mas Lisboa está a ferver com tanta novidade. Se ainda não conhece estas, corra para aquecer.

Fotografia: Francisco SantosA tosta unicórnio da My Mother's Daughter

Descubra já algumas novidades a não perder este Inverno: de cafés a discotecas, há coisas novas para animar os dias frios de manhã à noite. 

Novidades de Inverno a não perder

Os gelados em rolo do HeyMate
1/9

Os gelados em rolo do HeyMate

Esta loja de gelados enrolados vem abalar os cânones da gastro-meteorologia – abriu em pleno Inverno, em Alvalade – e pôr em causa a hegemonia da bola enquanto veículo ideal para a degustação de gelado. A HeyMate serve esta especialidade tailandesa (um sucesso viral pelo mundo fora) que junta ao gelado de nata vários ingredientes esmigalháveis: pastel de natal, bola de berlim, Nutella ou Oreo são desfeitos com uma espátula, adicionados ao gelado, alisados e transformados em rolinhos. Assisitir ao processo é relaxante ou enervante, dependendo da gula de cada um.

Rua Acácio de Paiva, 4 A. Todos os dias 12.30-21.00.

A inauguração do novo café de Jamie Oliver
© Jon Enoch
2/9

A inauguração do novo café de Jamie Oliver

Já se sabe o que é (um Jamie’s Italian, da cadeia de restaurantes italianos do chef inglês), já se sabe onde fica (Príncipe Real) e já se sabe quando abre: na próxima semana. É verdade que já houve outras datas avançadas e outras datas atrasadas, mas parece que deste Inverno não passa.

Praça do Príncipe Real, 28 A.

As tostas unicórnio do café My Mother's Daughter
Francisco Santos
3/9

As tostas unicórnio do café My Mother's Daughter

O menu do novo café do Largo de São Sebastião da Pedreira parece uma antologia de todas as comidas virais dos últimos dois anos – virais no sentido de popularidade nas redes sociais, não no sentido médico do termo. Senão vejamos: tostas unicórnio, kale, pudim de chia com carvão activado, granola, bowls, açaí, granola e lattes. Todo o menu é “plant based” (outra tendência, outra maneira de dizer vegan) e há aparições pontuais de super-alimentos. Em resumo, tem tudo para ser o próximo sítio da moda. Até a moda mudar.

Largo de São Sebastião da Pedreira, 49. Seg-Sex 8.30- 19.00, Sáb-Dom 10.00-17.00.

O café "a sério" do novo Simpli
Manuel Manso
4/9

O café "a sério" do novo Simpli

Ser um snob do café já não é pedir um café curto, sem o princípio, em chávena fria, com um pingo de leite magro e adoçante. Os apreciadores das bicas e da picuinhice encontraram no café artesanal uma nova forma de mostrarem o seu gosto refinado. E o Simpli está preparado para todo o tipo de ultra-exigências e perfeccionismos. No novo café da Rua Braamcamp os grãos são escolhidos a dedo, torrados na casa e moídos no momento para fazer um café com as medidas certas – e um preço a condizer: 1,10€ a bica.

R. Braamcamp , 68-72 (Marquês). Seg-Sáb 8.00-20.00.

Ler mais
Avenida da Liberdade/Príncipe Real
O Museu da Sociedade de Geografia
©DR
5/9

O Museu da Sociedade de Geografia

De todas as novidades deste Inverno, esta é a menos “nova”. A Sociedade de Geografia de Lisboa está no número 100 da Rua das Portas de Santo Antão desde 1897 para apoiar todos aqueles empenhados na nobre missão de “dar novos mundos ao mundo”. Era uma espécie de Google Earth offline, com um interface menos intuitivo e muita papelada. A sede desta sociedade de exploradores tem um museu que, até há pouco tempo, podia ser visitado apenas uma vez por mês. Mas agora pode ir coscuvilhar os diários de viagem de Roberto Ivens, Silva Porto ou Gago Coutinho a qualquer dia útil da semana. E sem pagar nada. No museu estão ainda vários objectivos das antigas colónias que pertenciam ao acervo do entretanto extinto Museu Colonial. A biblioteca, a loja e a cafetaria do museu também estão abertos durante a semana. A entrada é gratuita.

Rua das Portas de Santo Antão, 100. Seg-Sex 10.00-17.00

Ler mais
Lisboa
O novo Heterónimo Baar e Refeitório do Senhor Abel
6/9

O novo Heterónimo Baar e Refeitório do Senhor Abel

É só um bar. Está mal. Deviam ser vários: um mais direccionado para engenheiros navais com jeito para os versos, outro de inspiração rural para indivíduos mais dados à contemplação da natureza. Enfim. O Heterónimo Baar complementa o restaurante Senhor Abel, tudo novidades em Marvila, tudo inaugurações recentes protagonizadas pelo chef Chakall. O restaurante serve especialidades italianas e o bar aposta nos cocktails. Os novos negócios ficam nos antigos armazéns de vinhos Abel Pereira da Fonseca, uma marca à qual o poeta Fernando Pessoa, consta, se afeiçoou bastante ao longo da vida.

Praça David Leandro da Silva, 4-5.

Ler mais
Marvila
O ciclo Portugal em Vias de Extinção do D. Maria II
© Filipe Ferreira
7/9

O ciclo Portugal em Vias de Extinção do D. Maria II

Um dos programas culturais mais urgentes deste início do ano começou no passado dia 11. “Portugal Em Vias de Extinção” é um ciclo que inclui concertos, teatro, palestras e oficinas no Teatro D. Maria II. Tudo com o objectivo de debater a desertificação do interior de Portugal, que só costuma ser notícia pelos piores motivos – e o ano passado houve muitos, demasiados, maus motivos. O primeiro espectáculo chama-se “Jornalismo, Amadorismo, Hipnotismo”, e resulta de várias sessões de trabalho onde pessoas que não eram jornalistas nem hipnotistas – nem actores – saíram à rua à procura de histórias.

Rossio. Até Março.

Comprar bilhetes Ler mais
Santa Maria Maior
O Mome e a East House, as novas discotecas de Lisboa
ManuelManso
8/9

O Mome e a East House, as novas discotecas de Lisboa

Já foi Kapital, já foi Main e agora é Mome (Av. 24 de Julho, 68). Um dos edifícios mais icónicos da Avenida 24 de Julho resiste a todas as mudanças da cidade e vai mantendo a sua vocação como discoteca – agora também com restaurante e bar de cocktails. Na outra ponta da cidade, em Marvila, abriu na passagem de ano a East House (Rua Acácio Barreiro, 3), uma discoteca a funcionar no lugar do restaurante Beatus, famoso por ter no seu interior uma réplica de um autocarro londrino.

A próxima residência da Enchufada no B. Leza
© Ben do Rosário
9/9

A próxima residência da Enchufada no B. Leza

Uma vez por mês, a partir de 15 de Fevereiro, a editora de música electrónica Enchufada vai ficar com a chave do B.Leza para fazer o que lhe entender. São as noites Na Surra, uma residência mensal que convida na noite de estreia Rastronaut, PEDRO (ex-Kking Kong), Progressivu e Dotorado Pro. Vão ser noites de clubbing que pretendem mostrar o novo som de Lisboa.

Cais do Gás, 1, Qua-Dom. 22.30-04.00

Ler mais
Cais do Sodré

Frio em Lisboa

Cafés em Lisboa para se abrigar do frio

É tempo de pôr uma camisola mais quentinha, esquecer as idas à praia e procurar abrigo em cafés acolhedores. Damos-lhe ideias para todos os dias da semana.   

Ler mais
Por Editores da Time Out Lisboa

As melhores esplanadas para fingir que é Verão

O Royale Café presenteia os seus clientes com mantas para a esplanada exterior, uma técnica repetida pelo recentemente renovado Noobai, que será em breve reforçado com aquecedores de esplanada. O Park também tem desses apetrechos, fazendo deste terraço uma espécie de réplica de outro hemisfério. À beira-rio pode encontrar conforto nas mantas do À Margem ou no Le Chat.

Ler mais
Por Luís Leal Miranda
Publicidade

Inverno em Lisboa: ideias para tirar os miúdos de casa (sem os constipar)

Tem saudades do Verão, quando qualquer praia ou parque preenche os tempos livres dos mais novos? Surprenda-se com a quantidade de programas infantis que existem em Lisboa no Inverno: exposições, sessões de cinema, concertos e oficinas.   Recomendado: 101 coisas para fazer em Lisboa com crianças

Ler mais
Por Luís Leal Miranda

Comentários

0 comments