A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Amanhecer em Lisboa
Fotografia: Ana Luzia

Bom dia! O melhor das manhãs em Lisboa

As manhãs em Lisboa têm um encanto especial: há outro cheiro no ar, menos barulho, uma luz suave – e muitas coisas para fazer. Aqui estão algumas sugestões

Escrito por
Francisca Dias Real
e
Luís Leal Miranda
Publicidade

Algumas pessoas fazem notar que "madrugador" é uma palavra formada a partir de "madrugar" + "dor". Mas na verdade as primeiras horas do dia não têm de ser passadas em agonia. Basta pensar que, pela ordem de ideias anterior, a terminação da palavra Lisboa é "boa", o que desde logo se torna auspicioso para quem vai madrugar. Se estiver a trabalhar na cidade, vai gostar de começar os dias na companhia de algumas destas dicas. Se estiver de férias, os conselhos também se aplicam. Ora veja as nossas sugestões do melhor das manhãs em Lisboa e grite um vigoroso "Bom dia!" sem receios, mas com todos os cuidados que os tempos impõem.

Recomendado: Os melhores quiosques em Lisboa

Bom dia! O melhor das manhãs em Lisboa

  • Coisas para fazer

É preciso ser louco para ir correr às 06.00? Não, mas ajuda. Para quem adora a almofada e está numa relação com o edredon é impossível compreender o apelo de uma empreitada destas: acordar cedo para ir correr das 06.00 às 07.00 nos trilhos de Monsanto, ou de Belém, ou do Campo Grande, por exemplo. No entanto, os atletas que todos os dias correm à “hora do esquilo” – assim chamada pelos roedores que se avistam – dizem que é viciante. São loucos? Sim e não. São pessoas que, claramente, correm por gosto e não cansam. Para ser um corredor nato basta decidir o trilho (e se carregar em Ler Mais damos-lhe alguns exemplos) e equipar-se a rigor. O melhor de tudo é que depois do cansaço são brindados com o nascer do sol em Lisboa.

07.00 - Veja o nascer do sol à beira do rio
Fotografia: Ana Luzia

07.00 - Veja o nascer do sol à beira do rio

Não precisa de correr antes, claro, mas madrugar é certo. O Cais das Colunas, no Terreiro do Paço, oferece uma vista desafogada para Oriente, perfeita para ver o astro rei subir ao seu trono. Mas toda a zona ribeirinha junto a Belém é boa para assistir ao nascer do sol. O Parque das Nações oferece condições semelhantes, mas será o Cais do Sodré, junto à zona de embarque, o melhor sítio para apreciar o amanhecer (até por estar perto de espaços que garantem diversão até a noite começar a ser dia). E pode descobrir ainda as melhores coisas para fazer à beira-rio.

Publicidade
  • Restaurantes
  • Cafés
  • Avenida da Liberdade/Príncipe Real

Rezam os antigos, e os modernos, já agora, que é a refeição mais importante do dia, ou pelo menos uma das mais relevantes. Na escala da granola, das taças de iogurte fresco, das frutas da época e do lattes, falamos de um verdadeiro sismo alimentar mas no sentido mais que positivo. Além do mais, Lisboa está repleta de opções para encher a barriga, e dessas possibilidades não podem faltar, claro, as panquecas, um prato que nunca falha e que agrada a todos ou mesmo brunches, para sair de lá sem precisar de almoçar. Pode escolher rematar tudo com um bom café de especialidade, que Lisboa está perita nisso. 

09.00 - Vá às compras
©Inês Félix

09.00 - Vá às compras

A Feira da Ladra é a mais antiga da cidade e uma das mais conhecidas. Terças e sábados, o ano inteiro, faça chuva ou faça sol. O conselho mais comum: vá cedo. Porque é às primeiras horas do dia que se encontram as melhores pechinchas e os negociantes mais ensonados. Ah, e não volte para casa sem conferir os frescos e outras iguarias dos melhores mercados munipais de Lisboa, da Ribeira a Alvalade. Existem também outras feiras e mercados em Lisboa que valem uma visita, e há até novidades no calendário com dois novos mercados: o Farmers Market no Largo da Igreja de Santos, e o Mercado de Produtores no Largo de São Paulo, promovido pela Comida Independente. Ambos acontecem aos sábados de manhã. 

Publicidade
09.30 - Dê uma volta
©Inês Félix

09.30 - Dê uma volta

Há passeios em Lisboa e arredores para todos os gostos. Sugestões não faltam, e quanto ao kit de sobrevivência, calçado e roupa confortável são a recomendação da praxe, à qual acresce agora o álcool-gel e uma máscara, para qualquer eventualidade. Junte a família ou um grupo de amigos e desfrute destes passeios e caminhadas, ao mesmo tempo que aprende umas coisas e pratica algum exercício. E não se esqueça de andar longe dos outros, à distância e sem atropelos. Para os mais aventureiros há passeio pelo céu e pelo mar, sobre rodasa pé ou com crianças.

  • Museus

Nunca foi tão importante dar a mão à cultura como agora. Ir a um museu pela manhã é um exercício cultural jeitoso e fica logo vitaminado para o resto do dia. Lisboa tem museus de valor e exposições ainda mais incríveis para se entreter por estes dias. Deixamo-lo com uma visita guiada aos melhores museus em Lisboa, dando razões para redescobrir endereços obrigatórios e ideias para explorar colecções surpreendentes e que, por vezes, passam despercebidas. A lista de melhores museus em Lisboa não pára de crescer e nós estamos cá para actualizá-la. Se não quiser gastar um tostão pode optar por estes museus grátis de Lisboa

Publicidade
  • Atracções
  • Parques e jardins

Leve-os ao parque. Nada melhor do que aproveitar a manhã para evitar lutas territoriais entre garotos de idades incompatíveis e outras diferenças irreconciliáveis. Parques infantis como o do Jardim da Parada (Campo de Ourique) ou do Príncipe Real são mais práticos de visitar de manhã e em Monsanto ou no Jardim da Estrela esta também é a altura de maior sossego.

 

  • Coisas para fazer
Somos bons esplanadores e não é o Outono que nos vai fazer sair da cadeira. Pelo contrário. Saia de casa mas abrigue-se de brisas leves, ventanias e do briol que já se sente numa destas esplanadas: temos propostas à beira-rio, nas alturas ou outras mais escondidas dentro de edifícios. Das já clássicas às novidades mais recentes, estas são as melhores esplanadas para o Outono em Lisboa. Há mantinhas, aquecedores e bebidas quentes para começar a manhã de ronha na rua.
Publicidade
12.00 - Abrace o glúten
©Inês Félix

12.00 - Abrace o glúten

Manhãs também são sinónimos de pão. Pão quente acabadinho de sair do forno e pronto a ir parar lá a casa para o próximo lanche ou jantarada. O pão é um dos alimentos mais democráticos e os mais supersticiosos (ou gulosos) diriam que não há refeição sem pão na mesa. Há uma nova vaga de pães e padarias a aparecer, um elogio ao pão verdadeiro. Fizemos um roteiro pelas melhores padarias em Lisboa. Sem largar o glúten e se estiver com vontade de despachar um almocinho cedo atire-se às melhores pizzarias da cidade, há novidades que valem cada fatia. 

Mais coisas para fazer em Lisboa

  • Coisas para fazer

Se por um lado Lisboa está em guerra com taggers com pouco talento para a coisa – e que fazem questão de espalhar assinaturas por tudo quanto é sítio –, por outro a cidade é cada vez mais um museu a céu aberto de belíssimas obras de arte urbana.

  • Coisas para fazer

Não sabe o que fazer em Lisboa? De concertos de rock a aulas de swing, de recitais de poesia a passeios de bicicleta, damos-lhe uma grande variedade de sugestões para aproveitar tudo quanto é à borla na cidade. São dezenas de coisas grátis para fazer em Lisboa, afinal não queremos que deixe de aproveitar o melhor que a cidade tem apenas por ter a carteira mais vazia. Há muito para fazer à borla em Lisboa. Não acredita? Então espreite a lista que se segue. Não se vai arrepender. Já lhe dissemos que é grátis? Recomendado: Coisas grátis para fazer em Lisboa esta semana

Publicidade
  • Coisas para fazer

A preguiça fica dentro de casa – é uma ordem, ainda que com os cuidados que todos devemos ter numa saída à rua. O convite para aproveitar o melhor que a cidade tem para oferecer é nosso, só precisa de o aceitar e encarar a natureza como a premissa principal para estas actividades ao ar livre. Sim, até porque Lisboa não se faz só de museus, restaurantes ou lojas. A lista com sugestões de actividades ao ar livre não o vai deixar ficar curvado sobre si mesmo no sofá. 

Recomendado
    Também poderá gostar
      Publicidade