A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
open day
©Ricardo JunqueiraLx Market

Os melhores mercados de fim-de-semana em Lisboa

Uma escapadinha de fim-de-semana bem que pode ser em modo terapia de compras. Das roupinhas aos produtos tradicionais, há mercados para todos os gostos

Escrito por
Francisca Dias Real
Publicidade

Bem que pode regalar-se com compras no Chiado, em Campo de Ourique ou na boutique mais chique do seu bairro, mas não há nada como os mercados de rua. E olhe que há muitos mercados e feiras a visitar em Lisboa. Uma banca de produtos biológicos aqui, uma banca com roupinha em segunda mão, bem vintage, daquela do baú dos avós. Todos têm muitos tesouros por explorar.

Todos os meses, durante o fim-de-semana há mercados que se repetem, seja no primeiro domingo de cada mês ou no último sábado. Complete a sua agenda dos dias de descanso e descubra onde pode enfeirar ao sábado e domingo sem dar com o nariz na porta.

Recomendado: Coisas para fazer em Lisboa este mês

Os melhores mercados de fim-de-semana em Lisboa

Art & Flea Market
  • Coisas para fazer
  • Lisboa

No primeiro fim-de-semana de cada mês, já sabe que pode contar com a programação dos Anjos70 e o seu Art & Flea Market. São mais de uma centena de bancas de roupa, novos e usados, moda vintage, decoração, artwork e edição independente. Há que estar atento, pois há edições onde poderá assistir a um concerto ou performance artística – é ir deitando olho à programaçãoAproveite para beber um café ou aconchegar o estômago no minibar dos Anjos70.  

Primeiro fim-de-semana de cada mês 11.00-19.00.

  • Atracções
  • Belém

O Novo & Antigo assumiu a alcunha e tornou-se no Mercado do CCB. O conceito, esse, continua o mesmo. Uma pequena cidade, onde encontra de tudo, desde roupa vintage, discos, produtos biológicos e peças de decoração. Enfim, tudo quanto queira considerar para entrar na sua colecção.

Primeiro domingo do mês 10.00-18.00. 

Publicidade
Feira do Intendente
  • Coisas para fazer
  • Intendente

Se passou o fim-de-semana anterior no CCB, ao segundo domingo é hora de Feira do Intendente. Há artesanato, gastronomia e artigos em segunda mão: uma verdadeira feira bairrista em pleno Largo do Intendente e com uma tiradinha para a Rua dos Anjos. 

Todos os segundos domingos do mês 11.00-19.00.  

  • Atracções
  • Alcântara

Nunca são demais as visitas ao Lx Factory, seja por que razão for (só aqui encontra óptimas razões). E não se surpreenda se, ao domingo, vir o trilho principal ocupado por banquinhas – é o Lx Market. Já foi quase um mercado itinerante, mas foi na Lx Factory que encontrou poiso seguro. Por lá, as vendas vão do Lx Rural, com os produtos vindos directamente da terra, às já habituais marcas de vestuário, acessórios e decoração. Se vai durante a manhã, aproveite para experimentar o brunch do Wish ou quebrar a dieta com uma valente fatia de bolo da Landeau

Todos os domingos do mês 11.00-20.00.

Publicidade
  • Atracções
  • Estrela/Lapa/Santos

Diz-se um mercado criativo para pessoas criativas e toma de assalto o Jardim da Estrela no primeiro fim-de-semana de cada mês. O Crafts & Design é um mercado repleto de ideias vencedoras e de artesãos habilidosos, ou não fosse uma espécie de plataforma de divulgação de criadores na área do design, com projectos cheios de personalidade. E nem só de bancas se faz o mercado: há programação para toda a família com especial atenção para a animação de rua. Para os pais que levarem os miúdos, fica a dica: o Jardim da Estrela para além de ser perfeito para piqueniques tem um parque infantil incrível onde os miúdos se podem espojar à vontade (a qualidade do areão é inspecionada a cada 15 dias, não se preocupe.)

No primeiro fim-de-semana do mês 10.00-19.00.

  • Coisas para fazer
  • Bairro Alto

Encaminhe-se para a Travessa dos Inglesinhos, no Bairro Alto, para mais uma edição deste mercado repleto de marcas portuguesas. O Bairro Alto Market ocupará a antiga igreja do Convento dos Inglesinhos aos sábados e domingos, e à sua espera, terá os artigos da praxe, da roupa à joalharia. Como não tem uma regularidade fixa, o melhor é ir deitando o olho à página de Facebook onde vão anunciando as datas. O mercado é de entrada livre.

Publicidade
  • Atracções
  • Estrela/Lapa/Santos

O Hype Market acontece mensalmente no último sábado e ocupa o número 37E da Avenida da Igreja, em Alvalade. Tem mais de meia centena de marcas nacionais presentes, sempre com novas marcas a entrar a cada edição. Pode contar também com um espaço infantil onde as crianças se podem entreter, enquanto os pais abrem a carteira. O mercado faz uma interrupção durante o Verão para voltar em Setembro a Alvalade, mas pode contar algumas edições especiais em locais fora da rota habitual. 

Último sábado de cada mês 11.00-19.00. 

  • Atracções
  • Parques e jardins
  • Princípe Real

 

Se há poiso obrigatório para mercados é no Jardim do Príncipe Real, que todos os fins-de-semana é ocupado por bancas de pequenos produtores e artesãos. O melhor é sacar de um bloco e uma caneta para tomar nota de tudo: todos os sábados (07.00-14.00) há mercado biológico, com fruta e legumes frescos; no último sábado e na última segunda do mês (10.00-18.00) o jardim é palco da Feira de Antiguidades, Velharias e Artesanato do Príncipe Real; o Portugal Real, também de produtos alimentares com iguarias regionais em barda, decorre na 2.ª sexta-feira e no segundo sábado do mês (10.00-18.00); e, por fim, a primeira sexta-feira e o primeiro sábado são do Sabor de Perdição, que leva o artesanato e produtos naturais para o jardim.

Publicidade
  • Compras
  • Alimentos especializados
  • Santa Maria Maior

Ao último fim-de-semana do mês, a praça em redor da estátua de D. Pedro IV enche-se de barraquinhas com os produtos típicos bem portugueses, é o caso dos queijos, enchidos, vinhos, licores, mel e artesanato. Pode ir testanto os sabores regionais, ora com uma sandes de leitão, ora uma broa de mel. 

Mais que fazer ao fim-de-semana

As melhores feiras e mercados em Lisboa
  • Compras
  • Mercados e feiras

Lisboa tem espaço para todas as bancas e mais algumas – e se há variedade! Em palácios, à sombra de contentores, paredes meias com museus ou em grandes jardins pelos bairros da cidade, tudo com periodicidade fixa, ora no primeiro fim-de-semana, ora no último, só aos sábados ou só às quintas. 

Publicidade
Recomendado
    Também poderá gostar
      Publicidade