Se há arte que deve andar agradecida com esta moda é a da cerâmica. De repente, o prato raso tornou-se aborrecido, o prato de sopa não é suficiente para levar uma refeição inteira, a ardósia foi arrumada a um canto e somos bombardeados com tigelas bonitas por todo o lado. Com um cuidado tal que o IKEA não chega para fornecer tantos espaços.
Para quem quer seguir a bowlmania em casa, aqui fica uma lista de sítios para comprar tigelas.
A Pura Cal (LX Factory. 96 678 1511), tem uma série de marcas portuguesas com tigelas bonitas, das quais se destacam as da colecção ZUVI, ZEVA, ZIVI (na imagem).
A apostar menos em marcas (apesar de encontrar por lá Costa Nova e Bordalo Pinheiro) e mais na diversidade, a Cerâmicas na Linha (Rua Dr. José da Cunha, 20B, Oeiras. 21 457 5920; Rua Capelo, 16, Chiado. 21 598 4813) é o paraíso da loiça a quilo, com várias tigelas coloridas, para escolher a granel.
Com o mesmo estilo de loiças, mas com preços à unidade e outras marcas de faianças das Caldas da Rainha, o Outlet do Bairro (Rua Almeida e Sousa, 21A. 91 975 9138), em Campo de Ourique, tem várias malgas para todo o tipo de ocasiões, das mais sóbrias às mais coloridas.
No mesmo bairro, a Maria Atarefada (Rua Padre Francisco, 10C. 93 275 0132) também oferece o mesmo estilo de tigelas. Para doses pequenas ou grandes, para uma mesa séria ou mais descontraída, com marca ou sem marca.
Para quem procura peças 100% portuguesas e com as quais é preciso ter algum cuidado, nada como ir à A Vida Portuguesa (Chiado e Intendente), onde a Bordalo Pinheiro e a Costa Nova estão em grande destaque. Também aqui se vendem as míticas tigelas de melamina em várias cores da Flapana, antiga Fábrica de Baquelite de Leiria.