Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right Cursos e workshops em Lisboa que não pode perder

Cursos e workshops em Lisboa que não pode perder

Deixe a preguiça de lado e inscreva-se num destes cursos e workshops em Lisboa

Por Francisca Dias Real |
Publicidade
curso
Ilustração: José Carlos Fernandes

É desta, desta é que é. Todos os anos começam assim, com promessas que agora é que vai ser, que vamos mover mundos e fundos e aprender uma mão-cheia de coisas novas. Deixando de lado as desistências, não queremos que lhe faltem ideias para se atirar àquele curso ou workshop que tanto o fascina. Quer tornar-se num especialista em vinho? Ou prefere pôr as mãos na massa? Também há linhas e dedais para quem gosta do corte e costura. Sem esquecer os fanáticos por cozinha que gostam de viajar pelo palato. Aqui encontra cursos e workshops em Lisboa que respondem a todos os gostos e necessidades. 

Recomendado: Coisas para fazer em Lisboa este mês

Cursos e workshops que não pode perder em Lisboa

vinho
©photo-nic.co.uk nic/Unsplash
Coisas para fazer

Cursos de vinhos

Olha para o rótulo e pouco ou nada lhe diz. Depois de vertido no copo, faz aquele gesto de especialista e sente o aroma do vinho – continua sem perceber as características do que está prestes a beber. E mais: tem um jantar e compra o vinho errado (que não combina, vá) para servir com a iguaria. Se estes problemas o apoquentam há quem o possa ajudar – e não, não precisa de ser um sommelier para dar uns toques no mundo vínico. Estes cursos de vinho em Lisboa ajudam-no a tornar-se numa pessoa mais entendida na matéria, o suficiente para fazer brilharete junto da família e amigos. 

©Pixabay
Coisas para fazer

Cursos de línguas

Já marcou a viagem e está de malas aviadas para dar de frosques e conhecer outras paragens? Isso, ou tem vontade de falar a língua dos vizinhos do Airbnb ou a do turista ao seu lado na rua. Vá, esqueça lá a premissa de que burro velho não aprende línguas. Aprende e nós ajudamos. Os básicos para praticar levam-se na ponta da língua, prontinhos a despejar e a surpreender quem está à espera que daí só saia o universal inglês. Por aqui encontra linguarudos que o ensinam a dar bailinho tanto em espanhol como em russo. Inscreva-se nestes cursos de línguas em Lisboa.  

Publicidade
Máquina fotográfica antiga
Fotografia: Mauro Gonçalves
Coisas para fazer, Aulas e workshops

Cursos de fotografia

De dia, de noite, às voltas, a subir ou a descer. A arte fotográfica para amadores não se esgota nos filtros do Instagram. Para revelar o seu lado artístico, explore a sua veia mais objectiva com estes cursos de fotografia em Lisboa: se não conseguir entrar já na próxima turma (nos casos em que se aplica), pode sempre esperar pela próxima edição do curso ou do workshop, uma vez que acontecem regularmente. Vá lá, esqueça a lente dos smartphones de uma vez por todas e brilhe nas redes sociais com fotografias que parecem profissionais.  

escrita
©Pixabay
Coisas para fazer

Cursos de escrita

Nem sempre é fácil dar largas à imaginação quando à sua frente está uma folha em branco, seja ela em papel, seja digital. É preciso preenchê-la com alguma história, real ou ficcional. Nestes cursos desenvolve tanto a parte criativa, como a técnica – sim, porque há truques que facilitam a redacção de um texto. Desde escrita de viagens, narrativas que transportam o leitor para o outro canto do mundo, à escrita de livros infantis, nestes cursos de escrita em Lisboa pode aprender de tudo, sem ter de passar por crises de criatividade. 

Publicidade
Café
Unsplash
Coisas para fazer

Cursos de café

Quando se fala em café de especialidade, fala-se também de aromas, de acidez, de notas florais, de triagem dos melhores grãos e por aí fora. Aprender tudo sobre café é também tornar-se um pequeno cientista de laboratório, um conhecedor profundo das melhores características do café, da colheita até à chavena. Sabe distinguir um robusta de um arábica? Sabe qual é o ponto de torra ideal para o café de filtro ou café expresso? É mesmo preciso um curso e em Lisboa começa a ter algumas opções para aprender uma das profissões da moda. Ora, espreite estes cursos de café em Lisboa. Recomendado: E você, sabe qual é a maneira mais complicada de pedir um café?

Coisas para fazer

Cursos de cozinha

O homem, a mulher, os miúdos, os amigos. Todos queremos comer e beber bem. Estamos prontos para sermos arrebatados por um prato feito como mandam as regras, um petisco inesperado ou um cocktail conversador. Qualquer altura é boa. Podem mandar vir de onde quiserem: do Japão, da Índia, da China ou até de outras origens portuguesas. O importante é homenagear estas belas gastronomias – e a nossa, pois claro – e dar conforto às barrigas, sejam elas de freiras ou de cidadãos sem hábitos cinzentos. Chega de conversa: vamos aos cursos antes que a vontade esfrie. 

Publicidade
Coisas para fazer

Cursos de sushi

O sushi é associado sobretudo a peixe cru, mas a sua origem está na verdade relacionada com uma técnica de conservação em arroz avinagrado, embora o prato japonês, como actualmente o conhecemos, deva muito ao niguiri sushi (arroz avinagrado enformado com as mãos, servindo de cama a uma fatia de peixe cru) e ao cientista Kinunae Ikeda, que em 1907 descobriu um quinto sabor, o do ácido glutâmico, conhecido por umami (“gosto saboroso e agradável”), que patenteou no ano seguinte. Mas essa é uma história para ler em livros sobre a gastronomia nipónica, como o Arigato – 10 anos de sushi em Portugal (2018), de Cristina Cordeiro, que reconstrói uma história muito mais antiga do que o restaurante do Campo Pequeno. É que esta lista é para ler rápido: o objectivo é mesmo pôr as mãos na massa, neste caso no peixe e no arroz. Preparado para se tornar um sushiman respeitável?

Maria Modista
Fotografia: Arlindo Camacho
Coisas para fazer, Aulas e workshops

Cursos de costura

Ai chegue, chegue, chegue a sua agulha, e nem pense em afastar o seu dedal. Isto é o bê-á-bá do corta e cose. Comece por aí antes de se aventurar por caminhos nunca antes costurados. Quando finalmente conseguir pôr a linha no cu da agulha, faça umas bainhas e vá somando técnicas a partir daí. Passe pela modelagem e teste conhecimentos a fazer um vestidinho (não é tão fácil quanto parece). Preferindo, dedique-se ao tricot, à estampagem em tecido (tudo com técnicas manuais), ao crochet ou até ao macramé. Estes são os cursos de costura em Lisboa para fazer nos próximos dias. 

Publicidade
Yoga
©DR
Coisas para fazer

Cursos zen

É desta, desta é que é. Todos os anos começam assim, com promessas que agora é que vai ser, que vamos mover mundos e fundos e aprender e praticar uma mão cheia de coisas novas. Se também começou o ano a dizer a si mesmo que ia ficar mais zen e a stressar menos – sim, porque o lufa-lufa de Lisboa não é fácil para ninguém – é uma boa ideia estar atento às sugestões que por aqui lhe damos. Há yoga para as horas vagas, do dito normal e do hot (que ajuda na flexibilidade, por exemplo) e até meditação. Só precisa de perceber a melhor forma de ficar relaxado e aventurar-se nestes cursos zen em Lisboa.

Coisas para fazer

Cursos de pintura

Tal como Arles serviu de inspiração a Van Gogh, Lisboa pode servir de inspiração para a sua próxima obra. Mesmo que ainda não tenha comprado os pincéis. Em Lisboa há academias e ateliers com profissionais que lhe emprestam (bom, na verdade vendem) um pouco da sua sabedoria a quem não tem tempo ou vontade de abraçar agora um percurso académico. Seja a óleo ou com aguarela, paisagens ou retratos, se não tentar nunca irá descobrir se será a próxima grande promessa artística do país. Ou pelo menos do seu agregado familiar, o que já não é nada mau. Pegue no pincel e inscreva-se nestes aulas de pintura em Lisboa.

Publicidade
maquilhagem
©DR
Coisas para fazer

Cursos de maquilhagem

Ter um aparador em casa recheadinho de maquilhagem que lhe serve de stand de trabalho para se embonecar todos os dias é o ponto de partida para admitir que sofre de um fanatismo qualquer perante pincéis, batons, sombras, bases, iluminadores, blushes ou eyeliner. Se é sempre requisitada para maquilhar as amigas para aquela ocasião especial também é um sinal de que, talvez, a maquilhagem ocupe um grande espaço na sua vida. Porque não aperfeiçoar a técnica? Nada tema, porém, se não dá uma para a caixa, porque estes cursos de maquilhagem em Lisboa ajudam qualquer um a entrar neste mundo e a sair como uma verdadeira profissional. Desde maquilhagem mais simples, à indústria da moda e do cinema, conheça estes cursos de maquilhagem em Lisboa.

©Pixabay
Coisas para fazer

Cursos para meter as mãos à obra

O ponto aqui é simples: não fique a gastar o sofá de casa, que aí não se aprende nada. Quer dizer, até pode aprender uma coisa ou outra, mas há habilidades que o obrigam a ser mais dinâmico e a algum trabalho de mãos – uma certa minúcia, diga-se. Falamos de cerâmica, por exemplo, em que precisa de estar pronto para meter mãos à obra, amassar a coisa, dar-lhe forma (pode ser uma caneca ou um jarrão lá par casa) e conseguir responder ao milagre da criação artística. Mas não se fique por aqui: aprenda umas ténicas de colagem, que são também um exercício para o cérebro, sabia? Também há quem queira aprender a fazer jóias, para dar consolo aos mais vaidosos.  Não vá mais longe e tome nota destes cursos de cerâmica, colagem e joalharia em Lisboa. 

Publicidade
Mata da Machada
Mata Nacional da Machada
Coisas para fazer

Passeios e workshops para respirar ar puro

A vida na cidade não tem de se resumir às manhãs com brunches da moda, a tardes intelectuais de roteiro literário ou a jantares prolongados com banda sonora. Para além da beleza celestial, também a natureza está disponível durante o ano inteiro, para meter as mãos na terra ou os olhos no céu. Enquanto os responsáveis pelo urbanismo não encontram o ponto de equilíbrio entre a construção humana e os espaços verdes naturais, o desafio de conciliar a cidade e a natureza é de cada um de nós. Não precisa de começar a criar uma horta na varanda, nem de se tornar (muito menos do pé para a mão) guru do zero desperdício, mas passar mais tempo ao ar livre é remédio santo para vários males. Em Lisboa, há tantos cursos zen para deixar de stressar, como passeios e workshops na natureza. Entre aulas de jardinagem, visitas a campos arqueológicos, observação de aves ou passeios micológicos, o difícil é escolher. Respire fundo (onde o ar for mais puro) e prepare a lista para o fim-de-semana ou para as próximas férias em família.

Coisas para fazer em Lisboa

Vista dos Restauradores do restaurante do Altis Avenida Hotel
Inês Félix
Coisas para fazer

Passeios em Lisboa para fazer esta semana

Bem no centro da cidade todas as semanas há uma série de passeios em Lisboa. E os dias que se seguem trazem uma programação particularmente variada. Temos sugestões para ocupar o seu fim-de-semana. 

Academia Time Out - Mercado da Ribeira
Fotografia: Manuel Manso
Coisas para fazer, Aulas e workshops

Os workshops de cozinha da Academia Time Out

Aproveite e aprenda as melhores dicas para uma mesa farta. Os miúdos, como sempre, não foram esquecidos e para eles também há aulas de volta dos tachos. Toca a vestir o avental. 

You may also like

    Publicidade