Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right O que esconde o calendário de feriados para 2020

Atenção, continuamos a tentar dar-lhe a informação mais actualizada. Mas os tempos são instáveis, por isso confirme sempre antes de sair de casa.

Mosteiro dos Jerónimos
Fotografia: Arlindo Camacho Mosteiro dos Jerónimos

O que esconde o calendário de feriados para 2020

Este ano tem mais de uma dezena de feriados nacionais para aproveitar. Espreite estas ideias de coisas para fazer

Por Raquel Dias da Silva
Publicidade

Planeando com antecedência, é possível marcar fins-de-semana prolongados para uma ou outra escapadinha. Os feriados são a oportunidade perfeita para estender as férias e passear com a cara-metade, ou juntar a família toda para um programa de festas especial. Para o ajudar, reunimos propostas de coisas para fazer: são 13 dias no total, mas quatro calham ao sábado ou ao domingo. Como bónus, temos também ideias para os feriados municipais de Lisboa, Almada, Barreiro, Sintra e Amadora.

Recomendado: As melhores agendas para planear o próximo ano

Feriados de 2020

Museu de São Roque
Museu de São Roque
©DR

1. Sexta-Feira Santa

Museus Chiado

Sexta-feira, 10 de Abril

Silêncio, jejum e oração costumam ser as palavras de ordem para os cristãos, que neste dia relembram a crucificação de Jesus Cristo e a sua morte no Calvário. Mas nós acrescentamos outra: arte sacra. Serve tanto para crentes como para todos os que se recusam a rezar o terço. No Museu de São Roque, um dos primeiros museus de arte a serem criados em Portugal, encontrará, por exemplo, peças que pertenceram à Companhia de Jesus. Mas há muitas mais colecções para espreitar. Aproveite o feriado.

Museu de São Roque. Sex 10.00-19.00. 2,50€.

Arcadia
Arcadia
©Manuel Manso

2. Páscoa

Restaurantes

Domingo, 12 de Abril

É a principal celebração do ano litúrgico cristão e a mais antiga e importante festa cristã. Mas é também a desculpa perfeita para esquecer a dieta e nos artirarmos ao chocolate. Pode ser só um quadradinho, uma tablete inteira ou bombons recheados com líquidos licorosos. Nesta época, melhor ainda só os tradicionais ovos da Páscoa. Por isso, reunimos uma lista com as melhores chocolatarias em Lisboa, para comprar bombons à unidade ou tabletes do mais puro cacau e lambuzar-se todo. Há chocolates artesanais para adoçar a boca de todos.

Vários locais e horários.

Publicidade
Vista dos Restauradores do restaurante do Altis Avenida Hotel
Vista dos Restauradores do restaurante do Altis Avenida Hotel
Inês Félix

3. Dia da Liberdade

Sábado, 25 de Abril

Neste dia, a alegria e a festa colectiva vão mais uma vez sair à rua. A Corrida da Liberdade tem sempre três percursos diferentes, que partem do Quartel do R.E. 1 (Pontinha), do Largo do Carmo ou do Marquês de Pombal – todos com meta na Praça dos Restauradores. Se preferir, poderá optar pela caminhada, cujo percurso se inicia na Avenida Fontes Pereira de Melo. As provas têm sempre início às 10.30.

Vários locais. Sáb 10.30. Inscrições gratuitas.

4. Dia do Trabalhador

Filmes

Sexta-feira, 1 de Maio

O Dia do Trabalhador é perfeito para ficar em casa e não dar trabalho aos coitados que não têm a sorte de poder aproveitar verdadeiramente o feriado. É uma boa altura para lembrar que sem revolução não há evolução. A frase é discutível, sem dúvida, mas o mundo seria muito diferente sem as revoluções que nos trouxeram até aqui – e que inspiraram estes nove filmes sobre revoluções.

Na sua casa – ou noutra qualquer desde que tenha televisão.

Publicidade

5. Dia de Portugal

Museus Belém

Quarta-feira, 10 de Junho

Olhando para a actual Presidência, museologia é tudo o que talvez não venha à cabeça. Mas no Dia de Portugal, se não andar entretido na rua a tentar tirar umas selfies com o professor Marcelo Rebelo de Sousa, aproveite para visitar o Museu da Presidência. Além de descobrir a exposição permanente, que se inicia com os símbolos nacionais e termina numa abordagem dos poderes, funções e actividade dos Presidentes, poderá também passear pelos jardins do Palácio de Belém.

Palácio de Belém. Qua 13.00-14.00. 2,50€.

cemitério dos prazeres
cemitério dos prazeres
Fotografia: Ana Luzia

6. Corpo de Deus

Atracções Campo de Ourique

Quinta-feira, 11 de Junho

Feriado religioso, celebra-se sempre a uma quinta-feira. Trata-se de uma “festa de guarda” com vários séculos, na qual os católicos participam indo à missa. As ruas são decoradas com flores e costumam realizar-se procissões. É ainda comum a Igreja celebrar as primeiras comunhões de crianças e jovens. A nossa proposta, contudo, não passa por visitar igrejas, mas cemitérios, como o dos Prazeres, que possui também um núcleo museológico, para poder juntar-se a visitas guiadas pela última morada de uma série de personalidades. Constituído quase exclusivamente por jazigos particulares, foi construído no período romântico, em 1833, por ocasião da epidemia de “cólera morbus”, por isso também vale a pena admirar o património arquitectónico. 

Publicidade
Santuário da Peninha
Santuário da Peninha
Fotografia: Ricardo Salvo

7. Assunção de Nossa Senhora

Coisas para fazer

Sábado, 15 de Agosto

Segundo a tradição católica, quando morreu, Virgem Maria foi transportada em corpo e alma até aos céus. Por isso, dia 15 pode aproveitar para olhar lá para cima com mais atenção. Não sabemos se será possível ver a santa mãe de Deus, mas há mais de uma dezena de sítios para ver as estrelas em Lisboa ou a pouco mais de uma hora de carro. Basta encontrar o sítio certo, usar binóculos ou telescópios e deixar-se embrenhar pela beleza celestial, com as suas estrelas, planetas, galáxias e cometas. Lembre-se: o mais importante é divertir-se e aprender umas histórias sobre as constelações para animar aquelas noites com amigos à volta da fogueira.

Vários locais e horários.

Mural de André Saraiva
Mural de André Saraiva
Fotografia: Ana Luzia

8. Implantação da República

Coisas para fazer

Segunda-feira, 5 de Outubro

Aproveite o feriado da Implantação da República para celebrar as mais variadas manifestações artística em Lisboa, fora e dentro de portas. São murais, fachadas, esculturas em jardins, intervenções em lojas, paredes de hotéis ou monumentos históricos. À superfície, ou debaixo de terra, venha daí (praticamente) sem gastar um tostão. Só ainda não temos arte a esvoaçar nos céus (fica a dica). Mas esta lista faz a proeza de incluir a primeira escultura a ser colocada no Jardim da Estrela e a primeira igreja construída em Lisboa depois da Implantação da República.

Vários locais.

Publicidade
jardim de santos
jardim de santos
©Junta de Freguesia da Estrela

9. Dia de Todos os Santos

Coisas para fazer

Domingo, 1 de Novembro

Este dia é comemorado a cada ano em honra de todos os santos conhecidos e desconhecidos, mártires e cristãos heróicos – e pode incluir Santos, o bairro, que também merece ser celebrado. É que há muitos motivos para descer colina abaixo. Santos é, aliás, um autêntico Design District, com lojas de decoração e design aos pontapés. Já para não falar de ser um epicentro cultural de museus e galerias de arte contemporânea. E, se está a ficar com medo de se perder com tanta oferta, não se preocupe, porque fazemos questão de lhe traçar um roteiro pela zona.

Vários locais e horários.

Palácio da Independência
Palácio da Independência
©CML

10. Restauração da Independência

Atracções Edifícios e locais históricos Estrela/Lapa/Santos

Terça-feira, 1 de Dezembro

A Restauração da Independência foi o culminar de um período de grande descontentamento por parte da população portuguesa, que não estava satisfeita com a União Ibérica, entre Portugal e Espanha. A data relembra por isso a acção de nobres portugueses, que a 1 de Dezembro de 1640 invadiram o Paço Real e mataram Miguel de Vasconcelos, o representante da Espanha em Lisboa, aclamando D. João, duque de Bragança como rei de Portugal. Foi no Palácio da Independência que a revolta foi planeada pelos Quarenta Conjurados. O edifício, Monumento Nacional e sobrevivente do terramoto de 1755, tem no seu interior um jardim que possibilita uma subida à Muralha Fernandina para contemplar a vista sobre a Baixa. A maioria das salas também é visitável, mas sempre através de marcação. Está à espera do quê para ir descobrir mais sobre a história do país?

Palácio da independência. Largo de São Domingos, 11. Ter 10.00-18.00.

Publicidade
Igreja de São Vicente de Fora
Igreja de São Vicente de Fora
© Lydia Evans / Time Out

11. Dia da Imaculada Conceição

Atracções Edifícios e locais religiosos

Terça-feira, 8 de Dezembro

Este dia invoca a vida e a virtude de Virgem Maria, mãe de Jesus. Como é uma data muito importante para os católicos, sugerimos um roteiro pelas igrejas em Lisboa que todos deviam conhecer. Foi difícil, mas conseguimos escolher os templos católicos que nem o mais convicto ateu pode contornar. Não servem apenas para rezar. As igrejas são odes à arquitectura e guardam muitas histórias entre vitrais, azulejos, pinturas e talhas douradas. Não é possível viver em Lisboa e não conhecer pelo menos estas dez igrejas, sempre de porta aberta para que possa entrar sem pedir permissão à hora que lhe der mais jeito.

Vários locais e horários.

12. Natal

Filmes

Sexta-feira, 25 de Dezembro

Cinema bem intencionado e xaroposo é próprio do Natal. E, lamecha que seja, muitas vezes faz falta e é compensador olhar estes filmes e pensar como o mundo seria bem melhor assim: uma ficção atribulada com final feliz. Mas não são só essas películas que associamos à quadra. Antes, durante e depois da deglutição do bacalhau ou do polvo, do peru e de quantidades pornográficas de doces, uma boa fita calha sempre bem. E entre os melhores filmes de Natal também há clássicos de acção, um outro monstrinho e comédias mais ou menos ácidas. É só escolher.

Na sua casa – ou noutra qualquer desde que tenha televisão.

Feriados municipais de 2020

Vila Franca de Xira
Vila Franca de Xira
Fotografia: Câmara Municipal de Vila Franca de Xira

Vila Franca de Xira

Coisas para fazer Grande Lisboa

Quinta-feira, 21 de Maio

Se trabalha em Vila Franca de Xira e tem direito ao feriado da Ascensão, das duas uma: ou comemora a festa a preceito ou aproveita para fazer um programa em família. Entre paisagens urbanas e campestres há, junto ao Tejo, caminhos e parques a descobrir. Mas também há o Barco Varino Liberdade. Construído em Rio de Moinhos, Abrantes, em 1945, assegurou a circulação de bens em toda a zona estuarina: levou vinho a Lisboa, madeira, tomate e carregos de sal de Setúbal. Encalhou temporariamente como um casco abandonado, quando nos anos 60 o transporte fluvial entrou em decadência, mas foi recuperado e, em 1988, exibindo no casco o seu novo nome, “Liberdade”, iniciou uma nova vida, de passeios e de exigentes regatas e cruzeiros. Actualmente, é um Núcleo Museológico do Museu Municipal e navega ao serviço de grupos de crianças, jovens, adultos e idosos. Por que não marcar um passeio?

Palácio nacional de mafra
Palácio nacional de mafra
©DR

Mafra

Coisas para fazer Mafra/Ericeira

Quinta-feira, 21 de Maio

Em Mafra, também se celebra a Ascensão. Aproveite para passear por um pedaço de história de quase quatro hectares que, imagine-se, já celebrou o seu tricentenário. O Palácio Nacional de Mafra remonta ao século XVIII e às ordens do excêntrico rei D. João V que o mandou construir, tornando-se no mais importante edifício barroco em Portugal. A visita inclui passagem pelo Convento, onde está uma vasta colecção de arte sacra, e a famosa Biblioteca Nacional de Mafra, que conta com um acervo de quase 36 mil volumes. Poderá ainda visitar a Basílica, que ocupa a parte central da fachada, e lá dentro encontrará o conjunto único de seis órgãos históricos, uma encomenda especial quando o rei mandou erguer o Palácio.   

Publicidade
Quinta da Chocapalha
Quinta da Chocapalha
©DR

Alenquer

Atracções Quintas Grande Lisboa

Quinta-feira, 21 de Maio

A Ascensão está por todo o lado, incluindo pelo concelho de Alenquer. A nossa sugestão é aproveitar para uma escapadinha vínica e ir até à Aldeia da Galega, a 16 minutos de carro. O objectivo é chegar até à Quinta da Chocapalha, que fica na ondulada Serra de Montejunto e organiza visitas às vinhas e à adega. Também há provas (sempre por marcação). Quando lá for, procure pela plantação de pêra rocha.

wine district
wine district
Fotografia: Manuel Manso

Arruda dos Vinhos

Restaurantes Chiado

Quinta-feira, 21 de Maio

Aproveite o feriado para vir a Lisboa conhecer este restaurante e wine bar, no Chiado. Os proprietários são donos da Quinta de São Sebastião, uma marca de vinhos de Arruda dos Vinhos, e queriam criar um espaço onde ele pudesse ser apreciado. Este é, decididamente, o local ideal para vir esbanjar o seu ordenado (no bom vinho que vendem, entenda-se). Mas deixemo-nos de brincadeiras. Quem olha para a fachada do número 44 da Rua Ivens não imagina que para lá da montra de vidro se estende um espaço bem versátil, com um balcão com 36 lugares feito de madeira de carvalho americano e francês (o mesmo de que são feitas as barricas onde estagia o vinho), uma mezzanine resguardada com mesas e sofás, uma esplanada interior e ainda uma antiga cisterna do tempo do Marquês que vai ser usada como sala de provas de vinho e para workshops.

Publicidade
trigo barbela
trigo barbela
Raquel Dias da Silva

Azambuja

4 /5 estrelas
Restaurantes Avenida da Liberdade/Príncipe Real

Quinta-feira, 21 de Maio

Depois de passar o feriado a passear pela vila portuguesa, prepare-se para ir a Lisboa jantar. No Il Mercato, nas Amoreiras, já se servem pizzas biológicas, feitas com farinha de trigo antigo, vindo directamente da Aldeia da Maçussa, na Azambuja. “O teor de glúten é menor, a massa fica mais fofa e é mais fácil de digerir”, explicou-nos o chef nepalês, numa visita às plantações de barbela e espelta. Na ementa, contam-se doze pizzas feitas com farinha de trigo antigo e produtos biológicos e DOP (Denominação de Origem Protegida), entre os 10,95€ e os 19,95€. 

Palácio Marquês de Pombal
Palácio Marquês de Pombal
Manuel Manso

Oeiras

Coisas para fazer

Domingo, 7 de Junho

O concelho encaixado entre Cascais e Lisboa celebra o seu feriado municipal a 7 de Junho, data de atribuição do foral, um documento real que estabeleceu, em 1759, o concelho e a sua administração. Com mais de 170 mil habitantes, Oeiras tem muito para nos dar – e estava mais que na altura de nós olharmos atentamente para ele. Visitarmos os clássicos. Descobrirmos as novidades. Enchermos a agenda de boas razões para entrar na Marginal ou apanhar o comboio e ver o rio transformar-se em mar. Descubra as melhores coisas para fazer em Oeiras, onde o rio encontra o mar. Siga as nossas dicas e nunca se aborrecerá.

Publicidade
Comida, Peixe, Sardinhas
Comida, Peixe, Sardinhas
DR

Lisboa

Restaurantes

Sábado, 13 de Junho

Junho em Lisboa significa cheiro a sardinha assada pela cidade. Assim que finda Maio, é ver grelhas improvisadas montadas nas traseiras de restaurantes e nos arraiais cidade fora. Podem ainda não estar gordinhas – atenção a isso, que o que nós queremos é que estejam prateadas e corpulentas, para as tirar da grelha direitas para o pão e deixás-la escorrer tudo o que podem, tirar a pele com a ponta dos dedos e limpar-lhe a espinha. Isto enquanto se ouve música pimba de qualidade e se põem manjericos ao luar. Se prefere o recato de um restaurante em vez do alarido de um arraial, escolha um destes sítios para comer sardinha assada em Lisboa, bem perto dos festões para poder fazer seguir a noite.

Mexilhoeiro
Mexilhoeiro
Fotografia: Arlindo Camacho

Cascais

Coisas para fazer

Sábado, 13 de Junho

O feriado já foi a 30 de Agosto e a 7 de Junho, mas em 1977 fixou-se a 13 de Junho, juntando-se a Lisboa na festa do Santo António. É caso para dizer que se pode juntar também ao crescente número de turistas em Cascais. Mas dizemos-lhe nós que por lá andamos muito, que desde o primeiro dia que nos sentimos confortáveis na vila como na cidade. Procuramos estar atentos a tudo o que por aqui nasce. E a verdade é que às idílicas praias junta-se uma agenda de eventos preenchida, restaurantes fantásticos, imenso espaço para fazer desporto e, claro, carradas de novidades. 

Publicidade
Waikiki
Waikiki
©Manuel Manso

Almada

Coisas para fazer

Quarta-feira, 24 de Junho

Os motivos para viver o melhor de Almada são muitos e para todos os gostos, desde os restaurantes que vale a pena conhecer, passando pelas melhores praias da Costa da Caparica, até um roteiro de tudo o que não pode perder em Cacilhas. Dito isto, evite as desculpas e parta à descoberta do melhor que a Margem Sul tem para lhe oferecer. O Dia de São João é a pausa perfeita a meio da semana. Na véspera, a partir das 18.00, é provável que se realize a tradicional procissão que celebra o santo padroeiro do concelho.

Seixal

Atracções Praias Grande Lisboa

Segunda-feira, 29 de Junho

Aproveite esta segunda-feira de feriado para dar uns mergulhos. Perto de Corroios, no concelho do Seixal, esta praia fluvial, conhecida localmente como Praia dos Tesos ou Ponta de Mato, foi a primeira praia classifcada do estuário do Tejo, sendo permitida a prática balnear. Através do projecto Portugal 2020, a autarquia do Seixal vai proceder a requalificação que irá “transformar a praia dos seixalenses, num espaço inovador que incluirá a praia natural e uma pequena ilha artificial, que poderá alocar uma pequena unidade hoteleira, uma doca ou espaços de restauração”. Apesar do acesso por estrada batida, há infra-estruturas de apoio, como um parque de merendas com grelhadores, chuveiros exteriores e sanitários e até um posto de socorro dos bombeiros.

Publicidade

Montijo

Coisas para fazer Grande Lisboa

Segunda-feira, 29 de Junho

Viva o fim-de-semana prolongado numa realidade virtual. As Sky Rides não têm espaço fixo, mas de momento estão de arraial montado no Fórum Montijo. Pode ter uma experiência no universo dos dinossauros ou na grande Muralha da China. Parta ainda à Descoberta da Cidade Perdida (um ambiente tipo Indiana Jones), tenha uma aventura no Grand Canyon ou faça uma Exploração em Marte. As experiências duram cinco minutos e custam 5€, sendo que a estrutura suporta até seis participantes. Fique a saber que os jogos vão mudando, por isso não se surpreenda com as novidades.  

Sintra

Viagens

Segunda-feira, 29 de Junho

É Dia de São Pedro em Sintra e não é exagero dizer que só nos Parques de Sintra há muitas, muitíssimas, opções de trilhos pedestres para dar uso às pernas e descanso à cabeça. Dependendo do que procura – património, natureza ou “deixem-me em paz, quero é ir andar” –, no portal Active Sintra, sob a tutela da Câmara Municipal, encontra mapas para descarregar para o telemóvel com instruções detalhadas, informação cultural e ambiental, e pontos de paragem obrigatórios que dispensam o acompanhamento de guia especializado. O melhor de caminhar, convenhamos, é poder fazê-lo ao seu ritmo, à hora que bem entender e, melhor, gratuitamente. Há sugestões para todos os gostos e níveis de preparação física.

Mais coisas para fazer em Lisboa

40 Coisas Incríveis Para Fazer em Lisboa

Coisas para fazer

Lisboa é tão bonita que há quem lhe chame Lisbonita. Há também quem fale da luz, que parece ferir a vista, sobretudo quando reflectida numa parede de azulejo. E há ainda quem diga que as pessoas são simpáticas e que as ruas, mesmo que desenhadas em colinas difíceis de calcorrear, são inspiradoras. Juntámos três dezenas de ideias e criámos uma lista com sugestões de coisas para fazer.

Passeio de bicicleta promovido pela Massa Crítica
Fotografia:Ana Luzia

Coisas grátis para fazer em Lisboa

Coisas para fazer

Não sabe o que fazer em Lisboa? De concertos de rock a aulas de swing, de recitais de poesia até às estrelas, damos-lhe uma grande variedade de sugestões para aproveitar tudo quanto é à borla na cidade. São dezenas de coisas grátis para fazer em Lisboa, afinal não queremos que deixe de aproveitar o melhor que a cidade tem apenas por ter a carteira mais vazia.

Publicidade
Academia de Golfe Lisboa - Driving Range 2
Fotografia: Arlindo Camacho

Coisas para fazer sozinho em Lisboa

Coisas para fazer

Há muitos motivos para celebrar a cidade de forma ímpar sem nunca se sentir sozinho. Pode antes jogar golfe, pedalar junto ao rio, relaxar num spa, enfardar uma sobremesa inteira, beber uns copos ou ir passear o cão. Vá, dispa lá o pijama, saia de casa e aproveite para passar tempo de qualidade com a pessoa mais importante da sua vida: você

Recomendado

    Também poderá gostar

      Publicidade